Inter, Bayern e Spartack Moscovo. (Estavamos no Pote 3. Ficamos em 4º não por azar, mas sim por pura incompetencia… Aquele 1-3 em casa com o Spartack Moscovo na ultima jornada não lembra nem ao Diabo :sick:.)
Manchester U, Roma, Dinamo Kiev. (Estavamos no Pote 3. Ficamos em 3º num grupo logico que seguiu a logica dos potes. Essa edição ficou com um travo amargo pois a Roma estava perfeitamente ao alcance.)
Barcelona, Donetsk, Basileia. (Estavamos no Pote 2). Cumprimos, fomos competentes e ficamos em 2º.
Nunca estando no Pote 1, querias o quê? Milagres??
PS: Isto não é Liga Europa para apanhar um qualquer mija-na-escada… Isto é Champions. Não há muito por onde escolher. E ainda para mais estando no Pote 3 sabemos de antemão que vamos apanhar 2 clubes muito fortes.
Não é mesmo fácil subirmos ao pot 2 para a Champions 2015/16 mas podemos beneficiar de equipas desse pot, como o Shaktar ou o Basel, por exemplo - se fizerem prestações menos boas nas competições europeias.
Não deixa de ser curioso que aqueles que pedem os adversários mais fracos possíveis, colocam o Atlético a sair do pote 1. Um clube que no último ano fez o que fez aos colossos Real e Barça, jogando mais de meia dúzia de jogos com os dois e, corrijam-me se estiver enganado, perdendo apenas dois sendo que destes dois, apenas um foi no período regulamentar e contra o Real Madrid. E se a isto juntarmos uma final da LC e o título espanhol, não é preciso dizer muito mais sobre a enormíssima qualidade desta equipa. Sim, perderam muito jogador importante esta época o que lhes reduziu substancialmente o poderio do plantel, mas mesmo sem estes jogadores, acredito que estão a um nível acima de Chelsea, Arsenal ou diria até mesmo Real Madrid neste momento específico da época. Claro que se formos a olhar única e exclusivamente para os 11’s de cada um, chegamos facilmente à conclusão que os mais fortes serão Barça, Real, Bayern e Chelsea e os mais fracos Arsenal e Atlético. Mas eu se calhar, naquela perspectiva de querer que o Sporting fique o maior tempo possível em prova, excluindo o Arsenal (que é sem discussões o mais fraco do Pote 1), preferia o Real ou Chelsea ao Atlético.
Quanto à discussão de defrontar equipas fracas vs. defrontar equipas fortes, eu também podia ser lírico e dizer que quero ver o meu Sporting a jogar em grandes palcos, como Santiago Bernabéu, o Nou Camp ou o Iduna Park e como tal, quero é que calhem as melhores equipas possíveis. Mas, nesta perspectiva, haverá maior palco do que jogar uma final da Liga dos Campeões? E qual é a maneira mais fácil de lá chegar: defrontando as melhores equipas da prova ou ir tendo a sorte de lhes ir escapando? Acham que o Mourinho e os adeptos do Porto se importam com o facto de terem tido alguma sorte nos sorteios quando ganharam a LC em 2004?
Eu quero é que calhem os adversários mais fáceis possíveis! E isto não é falta de ambição nem coisa que se pareça. É sim o assumir de que ainda não temos equipa para ombrear com as equipas de média/grande dimensão europeia, excluindo obviamente os tubarões. Uma boa campanha europeia ajudaria-nos não só a nível de prestígio mas sobretudo a nível financeiro, e essa boa campanha só será possível (e por boa campanha, coloco a chegada aos oitavos como meta) se formos tendo alguma sorte nos adversários que nos foram calhando, principalmente estando nós no Pote 3. Se queremos que estas campanhas se tornem hábito, há que criar bases. E estas bases não se criam ao sermos eliminados logo na fase de grupos com 1 ou 2 vitórias, sendo o resto derrotas.
49% de probabilidades de nos calhar uma equipa Inglesa
45% de probabilidades de nos calhar uma equipa Alemã
44% de probabilidades de nos calhar uma equipa Espanhola
25% de probabilidades de nos calhar uma equipa Italiana
25% de probabilidades de nos calhar uma equipa Francesa
Posto isto, a probabilidade de nos sairem 2 equipas de entre estes 5 países é bastante elevada!
Restantes probabilidades:
14% de probabilidades de nos calhar uma equipa Russa
e daqui para baixo é +/- 12,5% de probabilidades para as restantes nações: Ucrânia, Suíça, Bélgica, Bulgária, Bielorrússia, Eslovénia, Suécia e Chipre
Que seja um sorteio “minimamente simpatico” …
Por norma nao temos muita sorte em sorteios,pode ser que desta vez seja porreiro!
Queria o Real Madrid para o CR nos visitar,de resto venham eles…
O facto de haver países com equipas em vários potes aumentam as probabilidades de nos calharem equipas desses países, visto que não pode haver grupos com 2 equipas do mesmo país.
Mas só no 1º pote há 6 possíveis e 3 são Espanholas… seria logo 50% de probabilidades para equipas espanholas n fossem os efeitos do ponto 1).
No pote 1 só pode sair Espanhois, Ingleses ou Alemães (100%). No pote 2 entre Espanhois, Ingleses, Alemães, Italianos e Franceses … são 5 em 8 (62,5%, que depois na prática a % é maior devido à existência de equipas destes países noutros potes). E no pote 4 ainda tens um Francês e um Italiano (25%, que na prática são mais pelas razões referidas anteriormente).
Criei um file para simular os sorteios possíveis e o Grupo que saiu + vezes tinha a Roma como nosso adversário no pote 4… espero que tenhamos + sorte que isso!