Sondagem sobre preferência clubística

A Eurosondagem fez um estudo para o DN, JN, TSF, O Jogo e Sport TV sobre a preferência clubística dos portugueses, com resultados algo “surpreendentes”. O Porto continua a uma distância considerável do Sporting na preferência clubística. Não me parece que a amostragem penalize ou beneficie algum clube em particular, portanto acho que é capaz de estar um retrato “aproximado” da realidade.

O Sporting continua com uma base de apoio bastante considerável apesar de ter vencido apenas 4 campeonatos nos últimos 30 anos. Tantos quantos tinha o Porto, antes de Pinto da Costa ser dirigente naquele clube. O que significa que o Sporting não sofreu uma erosão social proporcional à desportiva. Certamente que o clube hoje teria muito mais adeptos se não tivesse tido tanto inêxito no futebol, e o Porto cresceu bastante, principalmente no Norte, mas é um facto que esse clube ainda não tem (e muito provavelmente nunca terá…) uma popularidade proporcional ao seu êxito desportivo. Isto implica que o Sporting Clube de Portugal, apesar de tudo, tem uma grande margem de crescimento, mesmo que não se torne no curto/médio prazo um clube hegemónico no futebol português. Oxalá haja quem saiba trabalhar estes dados… Eis os resultados:

Benfica - 39,1%

Sporting - 29, 3%

Porto - 19, 6%

Outros - 12%

Ficha técnica: 1023 entrevistas telefónicas a maiores de 15 anos nos dias 7 e 8 de Maio entre as 19.00h e 22.00h.
Amostragem: Norte - 20,2%, Área Metropolitana do Porto - 14,9%, Centro - 29,2%, Área Metropolitana de Lisboa - 26,3%, Sul - 9,4%; Sexo feminino - 51,3%, sexo masculino - 48,7%.
Faixas etárias: 15 a 24 anos - 16,4%, 25 a 34 anos - 19,2%, 35 a 44 anos - 18,8%, 45 a 59 anos - 21,4%, 60 anos ou mais - 24,2%.

Assim desmistifica-se a léria dos 6 milhões :beer:

Tal como noutro dia vi em questões de adeptos havia 4,2 milhões de milhafres, 2,8 de porcos e 2,2 de sportinguistas… Sondagens…

Esta sondagem comprova o que tenho escrito noutros tópicos sobre este tema e confirma o que sinto nas localidades por onde ando:

  • Os lamps nunca na vida têm 6 milhões de adeptos;

  • O nosso Sporting tem muitos adeptos e muita força na área metropolitana de Lisboa, Toda a Região Oeste (especial ênfase para Torres Vedras e Caldas da Rainha), alguns concelhos dos Distritos de Santarém, Coimbra, Castelos Branco e Guarda, e ainda muita força um pouco por todo o distrito de Viseu e Viana do Castelo.

  • O grande crescimento do porto é na área metropolitana do porto e alguns concelhos do norte… do mondego para baixo, continuam a ser muito poucos…

Esta sondagem parece-me ser ajustada. O Sporting terá cerca de 3 milhões de adeptos (já o tinha sido apontado pelo estudo realizado no tempo de José Roquette), o Benfica 4 milhões e o Porto 2 milhões. Quando o Manuel Damásio era presidente encomendou uma sondagem que apontava para o beifica ter 4 milhões de adeptos. Eu lembro-me da bazófia dos 4 milhões. Só que aparentemente não era suficiente, e então na presidência Vale e Azevedo, ou então na do Vilarinho, encomendaram um “estudo” que incluisse os emigrantes portugueses, e foi nesse cenário (Portugal + emigração) que “dava” os tais “seis” milhões. Mas entretanto o Vieira já anda a dizer que eles são 15 milhões porque também “há” beifiquistas desde a Patagónia à Polinésia. Aquilo é uma marca tão “global” como o Man United! :liar: :mrgreen:

Mas uma área metropolitana a apoiar um clube é o suficiente para encher o estádio. Olha o exemplo do Guimarães que coloca em certo jogos tantos como nós!

Ficha técnica: 1023 entrevistas telefónicas a maiores de 15 anos nos dias 7 e 8 de Maio entre as 19.00h e 22.00h.
Amostragem: Norte - 20,2%, Área Metropolitana do Porto - 14,9%, Centro - 29,2%, Área Metropolitana de Lisboa - 26,3%, Sul - 9,4%; Sexo feminino - 51,3%, sexo masculino - 48,7%.
Faixas etárias: 15 a 24 anos - 16,4%, 25 a 34 anos - 19,2%, 35 a 44 anos - 18,8%, 45 a 59 anos - 21,4%, 60 anos ou mais - 24,2%.

É preciso analisar bem estes dados.

Em primeiro lugar, uma amostra de 1023 indivíduos parece manifestamente pouco. Claro que inquéritos maiores são complicados, mas seria interessante ter uma amostra de 10000.

Depois, excluíram todos os menores de 16 anos porquê? Eu tinha 11 anos e já era adepto (não simpatizante, ADEPTO) do Sporting. Já sabia o nome de todos os jogadores do plantel e via os jogos todos.

E é indiscutível que é precisamente nessa faixa etária que a prevalência de portistas é maior. Portanto, temos aí um importante factor de enviesamento.

Depois, o grupo > 60 anos é o maior de todos. Não sei se isso reproduz a realidade da sociedade (não faço ideia), porém é precisamente nesse escalão etário que a prevalência de sportinguismo é maior.

Seja como for, seria interessante ter acesso aos resultados por faixa etária e localização.

:arrow: :arrow:

A força do porto ainda não se sente, vai-se fazer sentir dentro de 10 anos quando esta miudagem começar efectivamente a “consumir” futebol. Agravada pelo facto dos nosso irem morrendo :-X
Daí a importÂncia de ser feito um estudo com uma amostragem maior e estrtificado por idades e “rendimento” per capita

A questão da galinhagem nem comento, não fosse o constante colo dos jornaleiros e esses infelizes já tinham passado a armazem do colombo

Eu gostaria muito que assim fosse, mas a realidade e bem diferente!!

Venham voces ao estrangeiro, nomeadamente a filadelfia, e olhem para a quantidade de sportinguistas jovens, e quase nula!!

Ha 2 anos fui a Newark ao dia de portugal e no desfile , eu costumo sempre fazer a minha propria investigacao, e na passagem do carro do sporting foram poucos os que aplaudiram, ao contrario do carro do f.c.porto. isto sem falar no benfica, que sao sempre mais!!

Para muitos este exemplo nao diz nada, mas para mim diz muito, e a realidade e que essa sondagem infelizmente anda longe da realidade, o porto ja deve de ter mais adeptos que o sporting, pelo menos no estrangeiro!!

Penso que o Sporting terá mais adeptos que o Porto, mas se eles continuam a ganhar neste ritmo vão ultrapassar-nos, nós temos obrigatoriamente de vencer nos próximos anos 2 ou 3 campeonatos, temos de parar o Porto, senão começa a nascer ali uma grande potência humana. Neste momento penso que estamos ainda na frente, claro que a zona metropolitano da Porto e no norte em geral eles ganharam muitos adeptos, mas acho que não os roubaram a nós mas mais ao benfica, os lampiões sim têm perdido muitos adeptos no norte.
É importante ganhar e rapidamente, dou o exemplo que nós mesmo com as conquistas recentes, poucas, e mesmo assim ganhamos alguma popularidade e alguns miudos…

Em Lisboa o FC Porto continua a ser nulo. Como em quase todos os locais fora da area metropolitana do Porto. E Sporting/benfica estão em igualdade de adeptos na area metropolitana de Lisboa. E mesmo no Sul (Alentejo, Algarve) ou no Centro, existem muitos Sportinguistas. No norte é que a nossa implementação é fraca.

Mas a nossa força sempre foi, e sempre será os adeptos. Se não há muito que já tinhamos perdido o estatuto de grandes. Por isso não sei qual é o espanto de o Sporting ser 2º maior a nível de adeptos, e não tão longe dos lampiões como se supõe.

e’ natural isso acontecer, afinal a nivel internacional os corruptos são imbativeis, pelo menos actualmente, daí que a sua visibilidade fora de Portugal seja muito superior ao SCP e mesmo aos orcs, e’ o mérito de quem esta’ constantemente na champions e com provas dadas.

Anda por aí uma epidemia de sondagens, ainda ontem recebi por e-mail do Sitio Oficial do Sporting um pedido para participar, se não estou enganado, num estudo da responsabilidade do Instituto do Desporto.

Segundo dizia o inquérito este era direcionado em exclusivo para adeptos dos 3 grandes.

Olha que não, olha que não! ;D

A cidade do Porto tem ainda muitos benfiquistas. São precisamente os sportinguistas que são muito poucos.
Poucos mas bons, diria eu! Ser sportinguista é uma maneira de estar, não é uma moda!

Podes crer amigo balakov, sou de vila do conde, aqui ha tanto lampiao como tripeiro… mas 1 coisa é certa, nos somos menos, mas muito melhores, sem duvida alguma…
Sempre fieis!
Viva o grande Sporting!
A ganhar ou a perder, sporting até morrer!

Aqui na cidade do Porto somos poucos mas bons…alias do melhor!

Ter 33 anos e viver no Porto que realmente tem ganho quase tudo …onde a sua massa associativa crescre dia para dia e não é só no Norte…

Em todo o lado estão a crescer…e a miudagem quase toda é do FCP…pois ganham sempre…é assim que pensam…tirando os que conseguem fazer com que os filhos continuem no trilho certo…o verde:)

Será necessário ganharmos! as vitórias trazem mais vitórias…vitórias…sede de ganhar e adeptos!

Podiamos formar um nucleo só com ppl do norte! Saudações leoninas para eles!

A ganhar ou a perder, sporting até morrer!

As sondagens valem o que valem…

Até dizem que Braga é um cidade maioritariamente Benfiquista…

Mas acreditem que a maior festa que algum vez vi em Braga foi feita de verde! Milhares e milhares de Sportinguistas, o centro da cidade completamente “entupido” de carros e uma festa monumental!

Velhos e crianças a cantar a bom som as músicas do CD da JUVE LEO que tinha saído uns tempos antes! Bandeira, cachecóis e camisolas… A loucura instalada em cada uma das pessoas presentes…

Tenho saudades… :frowning:

Criou-se muito a ideia que há poucos Sportinguistas no norte, o que eu não concordo, penso que há até bastantes, mas são muito acomodados e silenciosos. Dantes apareciam mais aos jogos, lembro-me de grandes invasões a Guimarães, Braga, Bessa, Antas com muita malta do norte, recordo-me por exemplo dum jogo para a taça de Portugal em Braga a uma terça feira no antigo 1º de Maio que a bancada visitante estava completamente cheia de Sportinguistas. Agora o pessoal Sporting é muito mais discreto, mas quando fomos campeões não houve terrinha nortenha onde o povo não tivesse enchido as ruas de verde e até na festa de nucleos a comemorar o titulo na Quinta da Malafaia em Esposende estiverem lá cerca de 1000 Leões, um número idêntico ao da festa da Batalha penso eu…

Mas isto é óbvio, basta andar por Portugal… é a constante campanha dos orgãos do sistema lampio a querer transformar a realidade em qualquer coisa de virtual.

O mais preocupante, do meu ponto de vista, é que, se fica demonstrado que o Sporting não sofreu nenhuma espécie de erosão na sua base de apoio popular, a crescente diminuição no apoio em Alvalade e pelos outros campos no país, devem-se a questões mais profundas.

Mas se a maioria prefere continuara a :whistle:…

Boa sugestao amigo juanguevara, boa ideia de formarmos 1 nucleo leonino do norte aqui do forum… :clap: :clap:
Saudações leoninas.