Soluções para salvar o Sporting

Mais do que movimentos de adeptos, simpatizantes e sócios, o Sporting precisa de dinheiro. Precisa de dinheiro para se poder ver livre da mordaça infligida pelos bancos.

O que podemos nos fazer ou o que deveríamos fazer?

Para já devemos reunir, unir a massa crítica do Sporting em torno dum objectivo comum e que resolva de vez o problema financeiro do Sporting. Isto seria o primeiro passo, a seguir teríamos de encontrar uma instituição bancária que nos apoiasse. E é neste ponto que podemos fazer algo mais do que manifestações de descontentamento.

Como?

Reunir todos os Sportinguistas que se manifestam através de blogs e fóruns, sportinguistas de todos os bordos e facções, claques, associações, etc. Em seguida, eleger um porta-voz, alguém que seja capaz de negociar com uma instituição bancária, alguém que seja um comunicador nato. Mas isto só não chega! Para um banco aceitar de nos refinanciar é preciso que o negócio seja benéfico para as partes envolvidas, Sporting e banco, e é neste capitulo bem preciso que podemos actuar, abrindo uma conta bancária nessa instituição. Num universo de 3 milhões de Sportinguistas, se conseguíssemos convencer metade a abrir conta numa instituição bancária, isso teria um peso fundamental para as negociações. Imaginem só, 1 500 000 clientes a depositar numa conta, 200 euros, depressa chegaríamos a 300 000 000 milhões de euros de depósitos com a condição de que o banco visado aceitasse refinanciar o Sporting. Seria um negócio win-win e teria muitíssimo mais peso do que as manifestações de intenções que apareçam na net.

Isto não é utópico e muito menos irrealizável porque não se pede dinheiro a ninguém, não é uma operação coração, é simplesmente utilizar a lei da oferta e da procura. Tão básico quanto isto, combater o fogo pelo fogo. Neste caso, fogo de Leão!

Mas também podemos continuar a debitar centenas de comentários de descontentamento pela net fora, criar movimentos de apoio a este ou aquele e rezar para que apareça o Dom Sebastião. Poder? Podemos, mas não terá o mesmo impacto!

seria viavel se quem estivesse à frente do clube soubesse o que fazer com o dinheiro… como isso nao acontece seria apenas mais uma soluçao queimada.

sei que o problema financeiro do Sporting é grace e que restringe a competitividade da equipa mas, na minha opiniao, podia-se fazer muitissimo melhor. a verdade é que nos últimos tempos não consigo encontrar um exemplo de boa gestão ao nível do futebol profissional, pelo menos significativo.

xi, tanto milhão! :think:

Acho que seriam 300 000 000 euros,
ou então, se preferirem:
300 milhões de euros
:great:

o problema é que ninguem lá ia por dinheiro agora com a crise…

Eu por mim alinhava. Agora convencer 1.500.000 adeptos? E à priori, a banca, claro, apoiaria essa acção de receber os nossos depósitos, mas a 2ª fase, só com a conquista da Direcção!

Preferia uma solução que passe pela liquidação directa das responsabilidades financeiras, sem refinanciamentos e dinheiro para as mãos dos dirigentes. De bom grado faço o esforço.

Mas isso foi o que se tentou com o BES. Quando se cra um socio vem lá a papelada do BES e o proprio cartão do SCp tem a possibilidade de se reverter em cartão de credito do BES. sinceramente julgo que não resultou!

O Sporting é parte muito importante da minha vida…com algo bem explicado…bem orientado…e só fazendo sentido chagando a esses valores…da minha parte por certo que contribuía…na medida das minhas possibilidades…sim…mas contribuía…e se visse mesmo o fim da linha para este clube que amo…então não duvidem até subiria a parada…
O NOSSO SPORTING NUNCA IRÁ MORRER…

Se bem me lembro esse tipo de soluções tem de ser apresentado por alternativas que se perfilem para eleições. E se bem me lembro, enquanto o JEB se limitou a apresentar-se como um messias salvador e a dizer meia dúzia de banalidades, a outra lista apresentou na altura uma ideia que vai de encontro àquilo que tu dizes mas em moldes diferentes. Se não estou em erro foi sugerido uma antecipação do valor das quotas para se poder ter margem de manobra para se negociar com a banca.

Agora isso que tu sugeres na prática não terá qualquer validade prática porque na realidade a situação do clube é aquela que os seus responsáveis desejam. Não nos esqueçamos que quem manda lá no Sporting não é o JEB, ele não é mais do que um lacaiozito do Ricciardi a quem esta situação de indefinição agrada. Para o BES esta é uma situação maravilhosa já que enquanto agiota interessa-lhes estar a comer altos juros e que a dívida nunca seja paga para que o processo se arraste no tempo.

Portanto, Morpheus, para nos vermos livres da mordaça dos bancos teremos que primeiro nos vermos livres da mordaça que são estes dirigentes cavalos de tróia.

Era dos primeiros a fazê-lo… mas só quando a croquettalhada toda estivesse fora daqui.

Qualquer iniciativa relevante que seja iniciada com o objectivo de resolver esse e outros problemas prementes do SCP, só atingirá o sucesso desejado, com uma solução ao nível da liderança e estrutura directiva do Clube que lhe dê credibilidade e exequibilidade. Por isso não podemos nunca, começar pelo telhado ou pelas paredes quando construímos uma casa de raiz. E até que isso não aconteça, por muito boa que seja qualquer iniciativa deste género, morrerá à nascença.

Deculpem lá qualquer coisita, mas agora vou ser irónico.
Olhando para o mundo actual, para a crise que nos vai consumindo, e o espectro negro que se avizinha, será que ainda alguém acredita no Pai Natal? Um milhão e meio de sportinguistas a depositar 200 euros sem qualquer garantia de retorno? O futebol entrou há alguns anos numa espiral de loucura cujo desfecho se prevê no horizonte, onde poucas equipas irão sobreviver e terão acesso a uma Liga Europeia. Tudo o resto meus amigos, são fantasias, e iremos, progressivamente a assistir à lenta agonia de clubes periféricos (grandes portugueses incluidos) Já aqui assumi anteriormente que o Sporting deveria extinguir a SAD, com todas as consequências que daí adviriam. As SAD’s nunca constituiram parte da solução, mas sim parte do problema: uma fuga para a frente.
Boa parte dos foristas são jovens, gostam do Sporting, lançam ideias, debatem. Muitos julgam que PPC faria melhor na presidência do clube. Não se iludam. Tanto um como outro dificilmente poderiam inverter o estado actual das finanças do clube. Como soi dizer-se, casa onde não há pão, todos ralham e têm razão.
Sou ainda do tempo do velhinho estádio José de Alvalade. Sabem como se fechou o antigo peão? Pois não. À época, abriu-se uma conta para receber donativos para a realização das obras.
Se acham que são sportinguistas de alma e coração, então abram uma conta para receber donativos para endireitar o clube. Cada um dá o que pode, sem artifícios como a Operação Coração dos encornados. Aí veremos se somos muitos, poucos, generosos, ou nem por isso.
Mas atenção, uma conta gerida por uma entidade exterior, com uma auditoria eficaz e permanente, e com os fundos a serem destinados exclusivamente ao abate do passívo. Quem estiver à frente dos destinos do clube, pouco importa, ou acham no vosso intimo que quem para lá vai, tem o intuíto de afundar o clube?

em minha casa existem 3 sportinguistas, em tempos davamos mais de 600 euros por época ao Sporting, só em bilhetes para jogos. Hoje em dia nunca vou fazer isso. Desprezo qualquer dirigente que o clube tem actualmente, não me revejo nesta mentalidade e como tal, o Sporting de mim não vai ver qualquer tostão.

:arrow: :arrow:
Concordo plenamente!

Ainda bem que disseste logo no início que estavas a ser irónico. ;D

Não creio que a tua afirmação corresponda à verdade dos factos, a situação financeira actual no futebol tem uma origem clara e essa é os prejuízos que se foram acumulando derivados de erros na gestão ao longo dos anos. Uma má gestão desportiva que descambou num desequilíbrio financeiro constante ano após ano. Corrija-se a gestão desportiva e a financeira melhora… demora tempo, talvez tanto quanto demorou até chegar aqui (uns 10 -15 anos), mas vai ao sítio.

Quanto à segunda pergunta… SIM, acho no meu íntimo que quem lá tem estado nos últimos anos tem o intuito de afundar o clube. (não todos, mas muitos deles)

Caro forista, é a tua opinião. Independentemente de termos posições antagónicas em relação a PPC, respeito a tua opção. Eu, pelo menos, tenho a liberdade de me poder considerar totalmente à margem e crítico de quem lá está e quem para lá queria ir.
Agora, jamais teria a presunção de pensar que sportinguistas sejam tão mal intencionados como tu pintas. Que me digas que querem ganhar protagonismo à custa do clube, dou-te isso de barato. Afundar o clube do seu coração? Redondamente não! É por vezes essa tua atitude um pouco divisionista e sectarista que me desagrada… Desculpa lá a sinceridade.

Sectarista… eu? Pois, se achar que alguém é mal-intencionado é ser sectarista/divisionista… sim, então sou sectarista.

Eu chamaria ao que defendes de “paternalismo” e alguma “ingenuidade”, essa coisa de que os dirigentes que estão no Sporting estão lá unicamente para defender os interesses do Sporting e dos Sportinguistas e não para garantir a defesa de alguns interesses próprios ou de um grupo restrito de Sportinguistas. Isso sim é o verdadeiro “sectarismo”, é uma das faces do Roquettismo e exterminou o sentimento de identidade que transmitia aos seus adeptos. Mas se achas que estou errado então quer dizer que não se passa nada disso e o Sporting é hoje um clube vencedor e vibrante.

Passei agora por uns jornais deportivos online e reparei que há por lá Sportinguistas a pedirem o regresso de Roquette… Será isto possivel? :wall:

Claro esta que para esta ideia ser implementada, esta direcção tem de cair, mas como acho que é um dado adquirido, não o mencionei. É só uma questão de tempo!

Não se trata de meter dinheiro nas mãos de uma futura direcção, nem sequer de dar dinheiro a seja quem for. O objectivo é simplesmente abrir uma conta bancaria e fazer um deposito de X, segundo as possibilidades de cada um. Uma conta poupança que a termo paga juros. É o teu dinheiro a qualquer momento e esta a render…win-win!

Acho que é consensual entre todos os Sportinguistas que o Sporting lhes deve ser devolvido, e é portanto normal que tenhamos de fazer algo para que isso aconteça. Eu estou farto de ver movimentos passivos que não atingem nenhum objectivo. A minha experiência de vida ensinou-me que quando queres responsabilidades tens de as assumir activamente. Partindo deste presuposto, acho que a melhor maneira de ajudar o Sporting e por consequente a nos próprios, é de militar activamente com acções que tenham um real impacto.

Não se iludam, os bancos mandam no Sporting e quem para lá for, PPC, Rocha, Sintra, etc. Terá necessariamente essa condicionante asfixiante. Talvez será melhor, lutaremos por segundos lugares e umas taças, nunca chegaremos a uns oitavos de final da CL e ganharemos, talvez, um campeonato a cada 15 anos. Não chega para que as novas gerações se identifiquem com o Sporting. Perderemos muitos e muitos adeptos e aí, sim, o fim será iminente. É um cenário catastrófico mas totalmente possível e até mais plausível do que uma era de successos.

Abrir uma conta não custa nada, poupar 500€ por ano esta ao alcance de quase todos e é sempre o nosso dinheiro. Contactar uma instituição bancaria e propor a abertura duma conta especial, tipo conta de Leão, e depois mediatizar nos meios a disposição. Não estou a dizer que num ano vamos conseguir ter 1 milh de contas mas num espaço tempo de 3,4 anos é totalmente possível. Tudo dependeria de como a informação seria tratada e por quem.

Nada é impossível se agirmos, agora andar dia sim, dia não, a debitar boas intenções é que não leva a lado nenhum. Querem o Sporting? Ajudem a fortaleçe-lo

Morpheus, a tua ideia é utópica… bonita mas utópica. Entre os muitos “ses” que identifico vou destacar apenas este: deverias usar uma referencia no calculo de quanto é possível angariar por ano … essa referencia é simples de encontrar no nosso caso, trata-se do volume angariado pelas quotas dos sócios. Tudo o que for alem disto é pura ilusão.

Sobre a parte do Fundo, essa era uma das grandes ideias do Joao Mineiro (Ser Sporting)… Com jeitinho e vais ver que a ideia dele até está bem mais apurada (afinal ele é que é o especialista). :wink: