Soluções para o Sporting

Já está mais do que provado que o modelo de venda da Gamebox está falido. Muitos a podem comprar, como eu, mas são muitos os que não aparecem nos jogos. Temos que centrar o modelo de assistências nos bilhetes individuais, pois esses não faltam aos jogos.

Devemos ser o único clube do mundo onde 45% dos detentores de lugares anuais faltam aos jogos, e isto é muito grave!

É por essa razão que o Benfica e o Porto têm mais assistência do que nós. Temos muitos mais bilhetes emitidos do que os nossos rivais e, surpreendentemente, temos muito menos gente no estádio.

Não concordo contigo por uma simples razão. Sempre que não posso ir empresto a minha Gamebox para alguem ir. Assim o meu lugar nunca está vago. Se todos procedermos desta forma há mais assistências em Alvalade. O que não invalida que as fracas assistências se devam a algumas exibições menos conseguidas da equipa, e a falta de investimento na mesma.

Dizes bem, “Se todos procedermos…”, mas isso não acontece. Exibições menos conseguidas? Falta de Investimento? Aceito, mas isso não justifica os cerca de 7.000 detentores de Gamebox que faltam, sistematicamente, aos jogos do Sporting.

Vou apenas recordar um artido publicado no jornal O JOGO, baseado em informações oficiais prestadas pelo Sporting ao jornal em questão.

Tirando a época 2008/2009, ou seja, esta época, sintetizava-se os 4 primeiros anos do novo estádio assim, em média:

Bilhetes de Época: 32.500
Bilhetes Individuais:7.600

Média de bilhetes emitidos (bilhetes de época + bilhetes individuais) = 40100
Média de Assistência : 31.800

Faltam 10.000 pessoas/média a cada jogo.

[u][i][b]Repara nesta época que, no somatório, foi a melhor

Bilhetes de Época: 32.000
Bilhetes Individuais: 11.600
Média de bilhetes emitidos época 2005/2006 (bilhetes de época + bilhetes individuais) = 43600
Assistência Média Época 2005/2006 = 32300[/b][/i][/u]

Faltam mais(!!) de 10.000 pessoas por jogo. Isto, simplesmente, não pode acontecer (mas aconteceu).

Estamos, tirando esta época, contabilizando os novos estádios dos 3 grandes, em primeiro lugar em bilhetes emitidos e em último em média de Assistências.

Isto está documento numa das edições do Jornal O JOGO.

Queres informação mais recente?

[size=12pt][b]Sporting vs Leixões, época 2008/2009, ou seja, esta.

Bilhetes Emitidos: 47.500 (98% taxa de ocupação)
Assistência: 36.900[/b][/size]

É por isso que, em matéria de lotação esgotada, só tivemos 2 casas cheias e 1 quase, quase cheia.

1) Sporting vs Manchester United (Inauguração) : 48.500
2) Sporting vs CSKA (Final UEFA) : 46.500 (limitação imposta pela UEFA)
3) Sporting vs Porto (2005/2006, primeira época do Paulo Bento) : 44.500

Triste, tendo em conta que no antigo Alvalade, com uma média de 8.000 bilhetes de época (eu tinha, juntamente com o meu pai), conseguíamos, com pouca dificuldade, ter 50.000 no estádio. Em 99/00, no jogo contra o Porto (2-0), os bilhetes esgotaram-se em 4 horas, o que perfaz um recorde em Portugal.

Outro problema, é que temos Superiores muito pequenas, com cerca de 7.500 pessoas cada, comparando com o antigo estádio, 13.400. Não se pode comprar bilhetes para a Sul nos jogos do campeonato e, no entanto, aquilo costuma estar a 70% da sua capacidade.

O Benfica, comparando, tem poucos bilhetes de época vendidos e mete 52.000 com facilidade, tendo bilhetes individuais muito mais baratos que o Sporting, outro problema que aflige o Sporting, que funciona em modo extorsão.

É por isso que as fracas assistências do Sporting têm características muito diferentes das outras assistências em Portugal. Nos outros clubes, apesar dos poucos bilhetes de época, o clube em questão pode sempre contar com os detentores de lugares anuais para comparecer, ficando nos bilhetes individuais a responsabilidade de terem ou não uma casa cheia.
No Sporting, reside, em largo número, daí a minha constatação recorrente do problema, nos detentores de lugares anuais que, ao faltando, em massa, porque são aos largos milhares, impedem o Sporting de ter casas cheias e assistências mais condignas e ajustadas à grandeza do clube.
O Benfica ter 25.000 pessoas no estádio é irritante para os benfiquistas, mas a questão reside na afluência de massas ao estádio, mas no Sporting o caso é bem diferente dado que, pelo número de bilhetes de época vendidos (27.000), aliado à venda de bilhetes individuais (a média desta época tem sido pouco mais de 3.000), o Sporting nunca, mas nunca pode ter uma casa de 20.000 pessoas.

Posso afirmar, sem grandes dúvidas, que este fenómeno não tem paralelo no mundo do futebol, dado que, por comportamento normal, a grandeza da assistência está, normalmente, dependente do lado dos bilhetes individuais (afluência de adeptos a um jogo em particular) e nunca do lado daqueles que têm lugar marcado e, em ordem para o garantir, o pagaram antecipadamente.

Interessante. “Desdiabolizar” esta opção seria então a tarefa que teríamos pela frente - não faltariam argumentos franquistas de que se estaria a retirar dinheiro ao futebol, mesmo que provasses por A + B que no longo prazo as vantagens eram claras. Mas continuaria a haver um grande obstáculo: estariam os detentores das acções interessados em vender? Especialmente no caso da Olivedesportos, não acredito.

Mas de uma forma ou de outra, é urgentíssimo acabar com o monopólio da Olivedesportos - que é uma das causas estruturais da debilidade financeira dos clubes portugueses - e criar um verdadeiro mercado de direitos televisivos em Portugal. Isso só será possível se houver concorrentes e estes só se atreverão a entrar em cena se acreditarem que têm alguma hipótese de conseguirem os direitos e, claro, de retorno do investimento. Por isso este é um campo onde seria preciso concertação com o Benfica. Se Sporting e Benfica assinassem contratos de média duração (4 ou 5 anos) com outra empresa ou grupo mediático, isso seria um tiro no porta-aviões da Olivedesportos e um passo de gigante para acabar com o subfinanciamento crónico dos clubes.

duas daquelas utopicas mas que abanam:

• campeonato iberico

• obras no estadio de modo a corrigir o que está mal e tornar aquele complexo como o centro desportivo e social mais importante de Portugal… construir piscinas, ginasios, pavilhoes (até tenho ideia de como o fazer…) de modo a ter todos os dias centenas ou milhares de pessoas a frequentar o estadio…

nao tenho ideia do numero de pessoas que frequenta o complexo todos os dias mas calculo que nao sejam muitas… aqui na minha terrinha existe uma sociedade onde dou aulas de piano, toco na banda e sou maestro do grupo coral… ora nesta sociedade tambem se praticam desportos (judo, kick boxing e uma forte seccao de judo com alguns atletas medalhados a nivel nacional…)… todas as noites existem actividades e a sociedade está sempre cheia de miudos… os dirigentes até dizem que só nao têm mais actividades porque o salao (onde ocorrem as actividades desportivas…) ja está lotado…

agora imaginem num clube como o Sporting… a quantidade de actividades que poderia haver num complexo bem pensado… para piscinas há sempre procura, depois ginasios, saloes e pavilhoes para actividades desde o futsal ás danças de salao passando por uma imensidao de outras modalidades… estou convencido que atrairia largas centenas de pessoas diariamente… para frequentar essas actividades paga-se… se o pagamento para socios fosse muito mais baixo poderia levar a um grande acrescimo de socios pagantes…

depois arranjar maneira de pôr jogos de modalidades antes e após os jogos de futebol (se houver dois pavilhoes até podiam haver de duas modalidades simultaneamente…) de modo a que quem vai assistir aos jogos de futebol profissional venha mais cedo para assistir aos jogo de andebol ou futsal… ou fique até um pouco mais tarde e veja uma demonstraçao de danças de salao ou provas de nataçao…

no fundo uma casa que possa ser a casa de todos os sportinguistas…

uma coisa que deveria ser feita era um acordo com o terminal do campo grande de modo a que se possa fazer uma ligaçao directa desde o terminal até dentro desse complexo…

outra ainda: depois do complexo feito, pôr paineis solares na cobertura do estádio… afinal somos um clube verde… tudo deve servir para que as pessoas se aproximem do clube…

a integraçao numa liga iberica serviria para financiar este projecto…

Eu posso não ter percebido o que queres dizer mas esse espaço com ginásios e piscinas já existe em Alvalade. O pavilhão multidesportivo tem tudo isso, é onde se praticam quase todas as modalidades do Sporting, à excepção do Futsal, Andebol e Futebol, naturalmente.

sabia que havia um espaço com ginasios mas nao sabia que o multidesportivo tambem tinha piscinas…
mas na minha opiniao esse edificio deveria ter mais visibilidade, ser maior, ficar mais perto do terminal de metro (mesmo ligado por uma passadeira ao terminal…), estar ligado ao alvalaxia, ser como a porta de entrada do estadio e albergar um pavilhao em condicoes…

o actual multidesportivo parece que está lá atrás, escondido, como um apendice estranho ao estadio e nao como parte integrante do estadio…

ja agora o que é que sabes da adesao da populacao ás actividades no clube?

ja agora o que é que sabes da adesao da populacao ás actividades no clube?

Eu quando vou tratar de qq assunto, vejo sempre muita malta a entrar e sair e pessoal de todas as idades,parece-me sem saber dados nenhuns que têm bastante adesão,isto é,muita gente pratica lá desporto.

Foi o que me aprecebi das vezes que lá fui.

SL

É verdade, esse multidesportivo é usado para natação, ginástica, treinos de futsal e até pelo ginásio Holmes Place, Todos os dias de manhã há carrinhas de externatos e de escolas que chegam com crianças para a utilização de pisicinas.

por algum tipo de milagre conseguir implementar mentalidade ultra-competitiva e sempre direccionada para a vitoria, em todo e qualquer sector do clube.

Por exemplo, quando o Vale e Azevedo era presidente do Benfica o estádio estava praticamente sempre cheio. Cuidado com o que desejas…

Concordo com tudo!! :wink:

Estou a escrever a minha proposta.Em breve irei postar 8)

É tudo muito lindo mas ver um espectaculo por 30 euros é um absurdo. Os preços com o bayern rondam esse preço. Se nós vamos a uma pista de dança, vamos a um bar, vamos a um sitio qualquer pagamos 5/8 euros. O preço correcto. O futebol também devia ser assim. Socio paga 5, adepto 10. Se fosse assim desde há muito, antes de a crise estar instaurada os estadios continuavam cheios, agora o adepto está acomodado, pensa sempre na crise e mesmo que haja medidas de fundo habituou-se a estar sentado no sofá ao quentinho com uma mini. Não há volta a dar, vai ser preciso uma reforma profunda, na arbitragem, na liga, na federação para equilibrar o campenato em justiça e transparencia. É muita merda junta que faz com que este fenómeno continue…

(Não tenho muito jeito para escrever, e expôr a minha opinião.Por isso,é possivel que algumas ideias estejam confusas e por isso peço desculpa)

Na minha opinão,a solução para trazer mais gente aos estádios passa por algumas alterações perfeitamente alcançáveis a curto prazo(já na próxima época se possivel).

Essas alterações são as seguintes:

1. Fazer com que na direcção do nosso clube, estejam presentes pessoas com que os Sportinguistas se identificam,e que essas pessoas tenham uma voz muito activa, na vida do clube.
    Teriam tambem a missão de mobilizar os sportinguistas dos nucleos de todo o país, fazendo com que estejam presentes em Alvalade em bom numero, em todos os jogos.

2. Alterar a politica de vendas de lugares de época(game-box),e preços de bilhetes para os jogos. Estes preços têem de estar de acordo com a capacidade financeira do povo português.
    Facilitar a entrada de jovens, pois é neles que reside o futuro do nosso clube.

Para cumprir os items anteriores, apresento as minhas sugestões:

José Sousa Cintra, seria o responsável de organizar os nucleos Sportinguistas de todo o país, e fazer com que em todos os jogos,o maior numero possivel de nucleos esteja representado em Alvalade.
Também seria responsável por, reactivar, alguns nucleos que caíram no esquecimento.
Ter pessoas ao lado de Sousa Cintra que são queridas pelos sportinguistas, como Hilário, Manuel Fernandes,Oceano ou Pedro Gomes,tambem me parece importante para que esta iniciativa tenha sucesso.

Lançar o desafio de encher toda a superior Norte, com Sportinguistas provenientes dos nucleos de todo o país.
Quem compra game-boxes no topo Norte, seria deslocado para o topo sul do estádio(assumo que não há incoveniente nenhum nisso).
Sinceramente,não me parece nada de inalcansável, e traria outra vida ao nosso estádio.

Como director de comunicação teríamos de substituir Miguel Salema Garção , por alguem carismático.
O meu voto ia para Dias Ferreira.Um clube como o nosso, que é constantemente atacado pelos nossos rivais, não pode responder a este tipo de provocações com frases do género, “declarações de uma enorme deselegância institucional”.
Há que ter alguem com capaciadade de responder de um modo agressivo, a provocações de baixo nivel.Quem cala, consente.

Fazer com que os lideres das claques, assinem um “procolo de união” ,para que as claques estejam a apoiar JUNTAS no topo sul do estádio.Servir os superiores interesses do Sporting, devia ser a principal motivação para tal acontecer.
Confiava em Ricardo Sá Pinto , para conduzir este “processo” visto ser um figura querida por todos os elementos das claques.
Em tempos de crise, o 12º jogador deve estar unido,e cantar a uma só voz.
Esta imagem decadente de quatro claques sem expressão , nem dimensão nenhuma ,tem de acabar!!!

Temos de ter um novo rumo,e reformular o conceito de gamebox.

Não é admissivel,vender 27 mil gameboxes, e faltarem sistematicamente 10 mil pessoas por jogo.
Como se isto não bastasse, o facto de se venderem as game-boxes, faz como que o preço dos bilhetes subam a niveis incomportáveis, para não prejudicar quem compra as gameboxes.
Uma péssima politica, visto que a vantagem da gamebox,está no facto de se ter um cartão que dá para TODOS os jogos do campeonato, mais a fase de grupos da LC,e de poupar a chatice de ir para a fila comprar billhete.
Se houvesse bilhetes a 5€ ou 10€ á venda,eu acho que as gameboxes teriam a mesma saída.

Concordo com a ideia do Petrovich, no sentido em que os sócios estão a ser discriminados, por causa da game-box adepto.
Sou 100% a favor da extinsão da game-box adepto,pois esta apenas prejudica quem é sócio.Não faz sentido!

Concordo com o que ele disse, mas acho que tambem precisamos de uma alternativa ás gameboxes, para evitar jogos como contra o Leixões este ano, em que vendemos 47500 bilhetes, e apenas estavam em Alvalade 36.900 pessoas.Ou seja,se adoptar-mos a politica de preços de bilheteira acessiveis, corremos o risco de ter lotações esgotadas com menos de 40 mil pessoas no estádio.
No jogo contra o porto em 2005/2006,tivémos lotação esgotada com menos de 45 mil pessoas em Alvalade.
Isto não pode acontecer!

Para isso, apresento também uma alternativa ao modelo de gameboxes:

Em vez de vender o lugar, vender o “direito ao lugar”.
Ou seja, paga-se , por exemplo, 50€ pelo direito de opção um lugar, e essa pessoa teria até 1 ou 2 dias antes do jogo, para pagar o bilhete para o jogo para esse lugar via multibanco, ou deslocando-se á bilheteira.
O preço somado de todos os jogos, mais o preço de “direito ao lugar” seria igual ao da game-box,com a vantagem de , caso a pessoa não queira ir ao jogo,gastaria menos dinheiro, e deixaria o seu lugar em aberto para que outra pessoa possa ir ao jogo.
A vantagem para a pessoa,estaria tambem no facto de não ser necessario deslocar-se até ao estádio para comprar bilhete, uma vez que em qualquer multibanco, poderia assegurar a sua presença no jogo.

Se os preços de bilhetes forem ajustados á realidade do nosso país, na próxima época, poderiamos aspirar a subir o numero de socios efectivos pagantes, de 27 mil para 40/50 mil.É um numero perfeitamente possivel.

“jogos comuns de campeonato” - Se os preço dos bilhetes em jogos comuns de campeonato, para sócio, fossem de 5€(superior A e B), 8€(lateral A e B), 10€(central A e B) , e para adepto 10€(superior A e B),12€(lateral A e B),15€(central A e B).
Permitir a entrada gratuita a miudos até aos 12 anos de idade,quando acompanhadas por um sócio(Esta era uma medida que tinha sucesso no estádio antigo).

“jogos grandes”- Em jogos grandes(Porto, Benfica,e jogos da Liga dos Campeões),para socios seria preço único de 12,5€ . Para adeptos 30€ (Superior), 40€ (Lateral), 50€(central).

A minha teoria é que os adeptos sportinguistas que são atraídos aos “jogos comuns do campeonato” pelo preço baixo dos bilhetes(como o jogo do Leixões deste ano), gostariam de estar presentes também em “jogos grandes” mas não devem achar muita piada aos altos preços praticados.
Por isso, seria provável que muitos desses adeptos, se façam sócios.
Ser sócio só por orgulho em ser sócio, não é muito atractivo para a maioria dos simpatizantes.Há que haver vantagens em ser sócio.