Leões, estou para comprar uma casa nova (moradia) desequipada de qualquer electrodoméstico.
No entanto possui um sistema de pré-instalação de aquecimento central.
A pensar no futuro estou a planear adquirir apenas equipamentos electricos que me permitam mais tarde investir num sistema de paineis solares.
Acontece que não percebo nada destas tretas.
Já estive no site da EDP e vi que existem uns programas de incentivo e até linhas de crédito disponíveis. Vou até contacta-los de modo a obter mais informações.
De qualquer modo gostaria de saber se há aqui pessoal que tenha conhecimentos nesta área, e me possa dar alguma orientação. Especialmente técnica, de modo a não cometer erros nas compras.
Por exemplo, posso para já avançar para um termoacumulador normal ou necessito de algo específico para que depois possa ser usado com os paineis solares e para o aquecimento central?
Será compensatório este investimento ou a manutenção sair-me-á demasiado cara?
De um modo muito resumido, os sistemas solares podem-se dividir em:
Sistemas solares térmicos (painéis solares para aquecimento de águas sanitárias, aquecimento de piscinas…)
Sistemas solares fotovoltaicos (painéis solares para produção de energia eléctrica)
No segundo grupo podes ter um sistema para consumo próprio (para acumulação em baterias) ou para venda à rede, a microgeração que falas no titulo do tópico, e o mais vantajoso devido aos incentivos que tem.
Na microgeração tens um conjunto de painéis solares fotovoltaicos (ou turbinas eólicas) num sistema que injecta na rede a energia produzida. A EDP compra essa energia que produzes a cerca de 0,65€ / kW. Aquilo que gastas é pago aos usuais 0,12 €/kW e no final do mês é feito um acerto na factura. Apesar do valor inicial é um óptimo investimento porque está pago em 5, 6 anos e a partir daí é sempre a entrar para o bolso :).
Quanto aos sistemas solares térmicos (aquecimento de águas) é uma área mais complexa pelas inúmeras soluções possíveis. Mas se precisares de alguma coisa apita.
No solar térmico a nível doméstico os novos incentivos do governo garantem preços bastante atractivos.
Espero ter sido útil
PS - O fórum que o greenjam aí pôs é bom para investigar e aprender alguns conceitos.
Eu estive a fazer contas a um painel fotovoltaico que o meu avô instalou e o investimento fica pago em 3 anos e meio. Consegue vender mais ou menos 250€/mês à EDP (se bem me lembro dos valores).
Acho estranho os 250€ apenas com potência produzida por um painel. Esses valores são conseguidos com uma instalação da potência máx. permitida (3,68 kW) que dá aproximadamente 20 painéis dependendo das suas características.
São dois circuitos distintos, o da água quente não é o mesmo do aquecimento central.
Os panéis solares podem ser utilizados para o aquecimento central, mas terá sempre que ser com piso irradiante visto que os radiadores comuns necessitam de muita água e bastante quente para funcionarem com eficiência, a uma temperatura que não é possível atingir com painéis solares.
O piso irradiante tem que ser instalado por baixo do chão da casa… ou bem que ainda não tens o chão posto ou então terás que o levantar todo para colocar as tubagens por baixo.
Na minha moradia também gostava bastante de ter piso irradiante para usar painés solares no aquecimento central, mas só de pensar em levantar todo o chão (ainda por cima é de tijoleira vermelha, não é soalho flutuante) nem vale a pena considerar essa opção sem que esteja integrada em obras maiores que possa fazer no futuro.
Tenho um sistema que funciona bastante bem para o aquecimento central, é a lareira que aquece a água e não a caldeira… desta forma tenho o ‘ambiente’ da lareira ligada na sala, mas está de facto a aquecer a casa toda.
De inverno ligo a lareira praticamente todos os dias entre das 7 da noite à meia-noite e fica-me muito mais barato do que o aquecimento a gás, além do ambiente mais acolhedor e confortável que fica na sala com a lareira ligada. :great:
Hummm… Então para o aquecimento central posso esquecer os painéis pois não vou levantar o chão de uma casa nova.
Já a lareira, parece que não me vai servir de grande coisa. Ela está numa parede que dá para fora de casa.
Vou então fazer contas a uma caldeira de modo a resolver esse assunto. Ou então aposto em radiadores eléctricos.
O eólico como é mais barato garante retorno ao fim de menos tempo, certo? Já cheguei a sugerir uns “moinhos” ao meu pai, mas já ouvi dizer que aquilo faz um barulho irritante, e então se forem vários… Alguém confirma? Talvez seja bom para pôr em terrenos longe de casas. Quanto ao fotovoltaico, o problema é mesmo o investimento inicial que é bem avultadinho. Mas aproveito a boleia e vou investigar melhor. :great:
Armas, podes sempre aproveitar a lareira para pôr um recuperador de calor e respectiva tubagem para aquecimento das outras divisões da casa. Foi o que o meu pai fez. Na minha casa só havia a lareira mas agora assim, os invernos agora são um descanso.