Perdão, aqui também a justiça é “relativa”.
Uma empresa farmacêutica pode desembolsar sem exagero 500 Milhões de €uros para desenvolver 1 único medicamento - logo aqui se vê o quão “justo” pode ser um medicamento custar um balúrdio para o bolso do comum dos mortais…
O teu problema eddie, é que tu achas que todos deviamos pensar numa sociedade feita pelos teus moldes e ideiais, e depois achas que as pessoas não se mexem.
Estás enganado. Eu aceito pagar 20€ por um canal que obtem o restante valor que pretende rteceber da publicidade. Eu aceito que um canal privado que tenha como objectivo o lucro, faça um meio termo entre o que o consumidor pode pagar e o que consegue obter da publicidade.
Eu prefiro ter um canal e eventos desportivos com Publicidade e pagar 20€, do que estar livre de publicidade e pagar 40€ para cobrir o lucro que o canal pretende!
Prefiro pagar 1€ por um bom jornal, dpo que pagar 5€ porque esse bom jornal não tem qualquer publicidade!
Prefiro que os transportes, os eventos, etc… tenham publicidade podendo assim baixar o preço para o consumidor final.
Agora eu acredito numa sociedade equilibrada entre publicidade e custo para o consumidor final. Não quero um canal a 5€ e com publicidade a ocupar metade do ecrã, nem quero um canal a 40€ sem publicidade!
O conceito de equilibrio varia é de pessoa para pessoa, por isso é que uns consideram que po canal tem um valor justo, outros não. Isso varia tambem com o que retiras do canbal. Se como dizes apenas retiras 1 jogo por semana, então pode não valer a pena para ti … valera a ida ao café mais proximo!
Na sociedade, o preço das coisas é uma equação de equilíbrio entre aquilo que o vendedor quer por elas e aquilo que o consumidor está disposto a pagar. Aliás, em termos de teoria económica, a “elasticidade do preço” mede precisamente quão sensível são os compradores ao aumento unitário do valor do bem ou serviço…
Quanto à tua questão sobre as receitas de futebol, eddie, não sei até que ponto as receitas são diferentes pelo simples motivo de que não me lembro de quando foi negociado o contrato. Os direitos televisivos da Liga estão vendidos até 2018. Não sei se foram vendidos antes ou depois da SportTv, pelo que não sei se o valor que foi oferecido teve ou não em conta o canal pago…
Oscar: isso que tu acabas de dizer sei eu e sabemos todos muito bem. Mas eu pensei que estávamos a discutir opiniões, e não factos auto-evidentes. O que interessa para a discussão não é como as coisas SÃO, mas como PODERIAM SER, se a populaça não se amochasse e dissesse que sim a tudo, qual viciado em heroína que depende do seu dealer.
Se não só os 20€ por mês não te fazem mossa na carteira, como também não tens grandes problemas morais em alimentar indirectamente parasitas, be my guest…Mas ao menos depois sejam coerentes o suficiente para não se lamuriarem devido por exemplo:
à facciosidade dos comentadores, porque o salário deles acaba por ser pago também com o vosso dinheiro
à inconveniência dos horários, porque são vocês que alimentam o sistema.
Ou se o fizerem, tenham a hombridade de o fazer directamente a quem de direito, se bem que já devem imaginar a consideração que é dada à opinião do cliente por parte de um serviço monopolista.
Eu não tenho Sporttv e também acho que o preço é exagerado, não pelo valor em si, mas sim porque não consigo assistir nem a 10% daquilo que eles transmitem e me interessaria.
Não julgo que seja justo termos de pagar por um produto que foi calculado para custar x na sua totalidade, quando consumimos apenas uma parte dele.
Aliás, a melhor analogia que se pode ser feita é justamente com os remédios. Salvo erro, julgo ter saído legislação para evitar que as pessoas comprem remédios numa quantidade muito superior aquela que necessitam, isto é, em vez de comprar uma caixa inteira de comprimidos para a gripe, compro apenas aqueles que achar necessários ou que o médico receitar.
Com a Sporttv ou outro canal do género deveria ser exactamente o mesmo, pago para ver o que quero, o SCP, o Barça e um ou outro evento, porque não há tempo para mais.
Ao contrário do que diz o To-mane não julgo que fosse ficar mais caro, face à utilização, e se ficasse é porque estou a consumir e neste caso atá a própria Sportv poderia beneficiar, mas duvido que algum dia entre algum canal pay-per-view enquanto existir esta protecção a empresas como a Tvcabo e Sporttv e outras.
PS: Ainda em relação ao serviço prestado pela Sporttv, é imperioso referir que face aos comentários que ouvimos na maioria das transmissões televisivas, os clientes deveriam era receber em vez de pagar alguma coisa para aturar aqueles animais.
A TVCabo também tem pacotes com cerca de 50 canais alguns dos quais quase ninguém vê, a ideia alargar ao máximo o leque de opções para satisfazer todo o tipo de clientes.
Quando compras um jornal só lês aquilo que te interessa e por aí fora
A TVCabo tem um pacote básico - com canais da caca - e se quisermos ter acesso a canais mais interessantes temos que ficar com um pacote maior e ainda com mais lixo. Porque não permitem as pessoas escolher os canais do pacote?
E comparar a compra de um jornal com a tv cabo não faz quaqluer sentido. À TvCabo foram oferecidas zonas de monopólio onde são excluídos todos os outros concorrentes, salvo algumas zonas muito particulares.
Porque pode bem ser uma limitação da tecnologia que controla todo o sistema … vulgo Middleware! Mas claro que se eles optarem por mudar todo o Middleware para fornecer esse tipo de interactividade, depois cada programa custará 5€ ( Por Jogo), o que comprando 4 jogos do Sporting por mês dará os mesmos 20€ que terias de pagar antes por 1 Mês de vários programas ( incluindo os jogos que pagaste agora).
Nada disto é assim tão simples! vcs falam da tecnologia como quem fala de descascar laranjas!
Se a tecnologia fosse como a gente quer, deixo aqui a minha receita:
Quero um canal feito à minha maneira, com a programaçção feita à minha maneira, com os conteudos escolhidos por mim.
O pior é que depois não ias conseguir ver tudo. ^-^
Talvez o ideal seja um sistema com um contador, como a luz ou a água pagavas só o que vias. :boohoo:
Mesmo assim não faltaria que dissesse que o aluguer do contador era um roubo :wall:
Acho que estás a fazer comparações sem cabimento, ou melhor, não percebeste ou eu expliquei mal o ponto de vista. Aquilo que eu me oponho é pagar por um serviço pelo qual pago mais do que uso e, como tal, reinvidico para mim ou para nós, o mesmo seviço que muitos países já dispõem, isto é ppv.
Com a existência de mais este serviço ficamos todos satisfeitos, eu porque pago aquilo que quero, tu porque podes continuar com o serviço que tens actualmente. A dúvida é saber se a Sportv ganha ou perde, para já parece-me que pelas contas deles devem perder, porque já existindo o serviço noutro lado não vejo quais os problemas de tecnologia que o Avantix refere.
Eu estou convencido de que no dia em que eles optarem por vender jogo a jogo, esses jogos deixarão de fazer parte dos pacotes. O resultado será que quem quiser continuar a ver os jogos que vê actualmente, vai pagar muito mais e como não há muito dinheiro vamos passar a ver menos futebol, que cada vez mais será um espectaculo para os mais abonados
No meu mundo perfeito, a malta tinha um cartão para introduzir na powerbox, carregava-o quando queria com X horas, e via o que lhe apetecia metendo o cartão na dita. Mas é provável que o custo para o utilizador aumentasse.
Também teria que existir uma tabela de preços: 0,50€/hora nalguns jogos, noutros outro preço, etc, etc.
Hum? É essa a minha ideia do que devia ser o sistema num futuro próximo, o que até pode vir a ser inexequível. Claro que nessa altura os custos para o utilizador deverão aumentar.
Acho que ainda há bem pouco tempo o Real Madrid proibiu a entrada de uma televisão (a La Sexta, acho) num jogo frente ao Bétis e o jogo só foi transmitido no PPV. Resultado: ficou, se não percebi mal a polémica da altura, em mais de 9 euros a cada pessoa esse jogo.
Eu não tenho dúvidas nenhumas de que tudo o que vier vai ser mais caro do que é actualmente.
Podem dizer o que quiserem mas 20€ pela quantidade e a qualidade dos jogos que a SportTV nos dá, não pode ser considerado caro. Eu só pergunto se conhecem outro canal no Mundo que tenha uma programação tão rica como este.
Admito que me digam que não vos compensa, porque as vossas marias não vos deixam tocar no comando da TV e portanto só podem ver um jogo por mês e ás escondidas, porque de resto acho que mesmo para quem só vê os jogos do Sporting, que são entre dois e quatro por mês, acho que compensa, isto partindo do principio que estamos a falar de gente que está mesmo interessada em ver os jogos e não costuma ir ao estádio
Tens razão.
Eu quando referi os medicamentos foi porque deve haver uma componente social e não apenas um critério economicista quando se está a colocar o preço ao público. Obviamente que ultrapassa as empresas e essa diferença deve ser assumida pelos contribuintes.
Atenção Avantix… estou a falar em escolher canais, por exemplo em 50, ser o cliente a escolher 25. Nunca falei num canal feito à medida. Por isso, podes continuar a descascar a tua laranjinha… :mrgreen: