Sobre a SportTV e mais alguma coisa

Diz-me uma coisa, antes de haver SportTV e TVCabo, também pagavas para ver televisão?
Ainda hoje pagas!

então e diz-me lá quanto pagavas por mês para ver a SIC e a TVI, antes de haver TVCabo?

A SIC e a TVI empresas privadas ainda nem devem ter 15 anos, mas quando começaram não se metiam nos futebóis, porque esse era pago bem caro pela RTP, ou seja por todos nós, mesmo os que não gostam de futebol.

Agora quem quer ver futebol tem um serviço pago e ainda há um jogo por semana em canal aberto que durante muito tempo era o que a RTP dava.

Mas para responder directamente à tua pergunta, eu desde já te digo que antes de haver TV Cabo eu não pagava nada para ver a TVI e a SIC, mas também não as via. Tinha a RTP Japão e era bem bom, porque o Mota Amaral não queria que víssemos gajas nuas. Só bastante mais tarde tivemos acesso à RTP1 e à cerca de um ano passámos a ter acesso aos quatro canais portugueses gratuitamente, mas através da TVCabo, pagando 50€ (preço de campanha dos primeiros meses que já acabou) pela instalação do serviço desde que não sejamos assinantes da TVCabo, agora julgo que custa mais de duzentos euros.

Vocês falam mas é de barriga cheia :arrow:

Não creio. Ter SportTV em casa é sempre mais vantajoso para os publicitários. Estás a partir do principio que todos os que vêm o jogo no café, caso tivessem o canal em aberto em casa iriam ver exactamente o mesmo. Digo-te por experiência própria que não. Eu não sairia de casa para ver um jogo do Manchester mas agora é normal ver. E só aderi no Mundial, nem tem tanto tempo assim. Podes ter a certeza que se abrissem o canal as audiências subiam.

Eu aplico o principio a mim próprio. Tento pagar sempre o mínimo possível tendo o máximo de ganho individual. Se houver uma maneira legal de passar a pagar 10€ ou mesmo nada e poder ver a SportTV estou nessa. Não ando é a chamar ladrões ou aldrabões aos que aplicam o mesmo principio que eu.
Não penses que começo aos saltos de alegria sempre que tenho de pagar a conta. :twisted:

Eu não pagava mas pagavam os meus pais. :smiley:
SIC, TVI e mesmo RTP1 e 2 só chegaram à Madeira depois da TV Cabo e dentro da TV Cabo.

Acho essa teoria de que os produtos ou serviços cujo seu custo já tivesse sido pago em publicidade terem de ser gratuitos pouco fundamentada. Como já disse, as empresas comerciais têm como objectivo principal maximizar o lucro e não abater os custos. Será que o Publico, que tem carradas de publicidade, se o que ganha nesse item der para os custos deve fazer distribuição de borla?

Não estamos a falar de medicamentos ou de água, bens importantes para o ser humano, estamos a fazer de um lazer.

Pior: se bem me recordo, a RTP entregou à SportTV em 1999 os direitos que já tinha comprado até 2002 ou 2003 a troco de uma participação na SportTV - e depois saiu sem grandes contrapartidas. Ou seja, o lançamento do canal - o período mais arriscado em qualquer projecto - foi financiado em grande parte por dinheiros públicos via direitos adquiridos pela RTP. Um negócio da China para a Olivedesportos - aquilo é que foi comer o bolo (isto é, vender um produto) e ao mesmo tempo conseguir mantê-lo intacto (revendendo-o aos assinantes da SportTV)!

Voltando à actualidade, os €20 não me parecem nada de especial. A mim não me compensa porque prefiro ver o Sporting ao vivo e não tenho muito mais tempo disponível para gastar a ver futebol. Mas, para quem tenha mais tempo e disposição para ver o canal e/ou viva longe de Lisboa, parece-me um preço aceitável a pagar - tanto mais que os bilhetes para ver bola ao vivo estão inflaccionadíssimos.

Também não percebo porque é que o futebol tem de dar em canal aberto. Até aos meus 16-17 anos, o futebol na TV era um presente raro: fases finais de Mundiais e Europeus (que nessa época tinham menos equipas e menos jogos que hoje), finais europeias, final da Taça, alguns jogos fora das equipas portuguesas nas competições europeias e pouco mais. Era a excepção - e saboreada por isso - e não a regra. O resto ouvia-se pela rádio. Não consta que isso fizesse mal a alguém ou impedisse a maioria das pessoas de gostar de futebol ou do seu clube - pelo contrário, como se pode ver pelas assistências nos estádios nessa época. O futebol não é nenhum bem de primeira necessidade.

No entanto, chateiam-me algumas coisas nesta história da SportTV e da TVCabo:

• Aquelas ocasiões em que codificam a RAI, a TVE ou outros canais que estão a dar jogos transmitidos na SportTV- afinal, paguei por esses canais e devia ter direito a vê-los sem restrições.

• O cartel formado pela PT, que faz com que a TVCabo não tenha qualquer interesse em introduzir canais concorrentes da SportTV. Sim, há o Eurosport, mas só transmite a Taça UEFA e alguns jogos de selecções - nada de competições domésticas, fases finais de competições de selecções séniores ou Liga dos Campeões. Gostava de poder optar entre canais e ter a hipótese de aceder (pagando, claro) aos canais desportivos espanhóis, italianos e ingleses.

Isso ainda está aqui entalado, é legal o que eles fizeram/fazem?? quer dizer uma pessoa paga os canais todos e depois eles cortam o sinal, nesse caso, pretendo uma indemnização! Lembro-me do Mundial 2002, em que cortaram a TVE ao fim de 2 ou 3 dias, ainda vi alguns jogos as 8h da matina ;D … enfim

Aqui em Inglaterra é que é bonito, jogos da Premiership só na Sky, e mesmo assim não são todos - a Setanta tem o exclusivo de um por semana, pelo menos. Futebol em canal aberto só para ver a selecção, um ou outro jogo das taças (quando a rainha faz anos), e outros tantos das competições europeias.

Acham justo pagar 20 e tal euros pela sportv quando os outros canais todos custam quase o mesmo?

nao me importava de pagra sportv se fosse uns 10€ por mes

Uma coisa eu te garanto, se não fosse a SportTV eu e aposto que a maioria das pessoas, não queria a TVCabo para nada, ficava com os canais portugueses e não pagava nada.

É a SportTV que aguenta a TVCabo, sem ela eles não teriam nem metade dos assinantes

Belos tempos :wall:

o problema da SportTV e nao ter comentadores de bom nivel, e’ td rasca e a coisa ainda se torna mais visivel aquando dos jogos grandes… e’ que nao me csg mentalizar de o porquê de convidarem antigos jogadores para comentar os classicos e derbys, aquilo torna-se nojento tal e’ a clubite

E diz-me lá que jogos de futebol vias nesses canais andas de existir a Tvcabo ?

Não me vou referir a nenhum caso em especial, mas isso nem sempre é culpa da Tvcabo. Exemplo:

Cabo verde tem um sistema digital de Tv agora, e tem tido alguns problemas na transmissão de alguns canais/programas porque o acordo existente entre a CVT e a empresa que fornece os conteudos, não abrange determinada programação em África! Algumas vezes porque existe cojnflitos de programação em diversos canais, etc… A CVT não tem culpa disso, e tem de cortar o sinal de alguns programas porque não pode passar isso! Por vezes nem é a CVT a cortar, mas sim logo na origem é cortado!

Não sei se o mesmo se aplica à Tvcabo, mas como vejo os Cabo Verdianos a queixarem-se disso, e a CVT não tem culpa, não me admiro que existam casos idênticos aqui em Portugal.

Eddie, essa tua lógica, a bem dizer, é um bocado ilógica. Pelo mesmo raciocínio, o bilhete para ir assistir a um jogo de futebol devia ser gratuito, porque vemos a mesma publicidade. Quando vamos a um concerto, lá está a TMN, a Antena 3 e outros que tais a fazer publicidade, pelo que deviam deixar-nos entrar de borla porque nós queremos é ouvir a música e não somos obrigados a ler aqueles banners…não faz o mínimo sentido!

As transmissões dos campeonatos de futebol de Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra custam dinheiro. O munial de Rugby também. A F1. Há uma empresa que compra esses direitos. E vende o produto a quem quer comprar. Quem acha justo, compra. Quem acha que não vale a pena, não compra.

Ainda não percebi a lógica da discussão :smiley:

A SportTV presta um serviço completamente supérfluo (futebol e afins :D), logo e muito bem sujeito as leis do mercado.

Quem quer pagar (e pode) paga, quem não quer como eu não paga. A questão do serviço ser pago é porque é mais rentável para a empresa, como esta não é a santa casa de misericórdia, cobra o preço que lhe maximiza o lucro(nem mais nem menos), se não está a jogar dinheiro pela janela.

Há jornais grátis e jornais pagos. Eu compro jornais isso faz de mim burro e carneirinho? Claro…

Exacto, as revistas tb deviam ser de borla, os autocarros, jornais, tudo devia ser de borla! Tudo o que tiver publicidade devia ser de borla, pois estão a receber de dois lados.

Eu tb gostava que o mundo fosse assim, mas não é! E se pensares bem o exemplo que dás é bonito mas pouco aplicável em quase tudo o que te rodeia!

A RAI de Itália cortava o sinal à partida, não tinha permissão para transmitir para fora do país. Lembro-me que passavam F1 e mesmo dando em Portugal em aberto a imagem estava sempre… aos saltos (não sei que palavra usar ^-^).

Estás muito enganado em relação a isso. Há milhares de assinantes da TVCABO que não têm Sporttv. Diariamente são efectuadas dezenas de novas instalações do serviço Sporttv e há-de continuar a ser assim.

E os ursos da TVE (tinham de ser eles) que transmitiram alguns jogos do mundial de 2002 em aberto no canal internacional e depois foram obrigados a tirar esses jogos porque estavam a irrespetar direitos de muitos canais por esse mundo fora?

Há direitos exclusivos que custam muito dinheiro e devem ser respeitados.

Repara, por irónico que possa parecer, é exactamente por tu e a maioria das pessoas achar que o sistema actual faz sentido, que eles se dão ao luxo de cobrarem por uma coisa que já é paga pela publicidade, e se acham no direito de ir buscar mais algum dinheiro ao bolso do consumidor.

O simples facto de tu e centenas de milhares de pessoas saberem que o campeonato português tem a designação de Liga Bwin ou de saberes de cor quais são os patrocinadores das camisolas dos 3 grandes, já contribui e bastante para a canalização de dinheiro para o futebol. Aliás, é daí que vem a maior fatia das receitas para o futebol.

E mais uma vez, à semelhança do que já tinha feito o Avantix com o exemplo do tabaco e da cerveja, fazes uma analogia que não podes fazer, aplicando este raciocínio aos bilhetes para os concertos e para os bilhetes para os jogos. Não é a mesma coisa. No caso dos concertos, não é equiparável ao futebol. Os concertos são eventos pontuais que não só não envolvem o consumidor numa base semanal e contínua, como não atraem patrocinadores e anunciantes do mesmo calibre do futebol, nem com a mesma intensidade e agressividade, por várias razões: 1)os concertos não são televisionados o que, logo à partida não dá a mesma projecção aos anunciantes, retraindo-os mais do que no futebol e 2)o público alvo de um concerto ou festival é muito menos amplo e diversificado do que o público alvo do futebol. Logo, a publicidade só por si nunca seria suficiente para pagar os concertos e dispensar o consumidor do bilhete. Mesmos nos grandes concertos quando muito tens uma Coca-Cola, uma Vodafone ou um SapoADSL. No futebol tens uma panóplia infindável de serviços e bens, desde operadores de telecomunicações e bebidas até marcas de roupa, electrodomésticos, imobiliárias, agências de seguros, todo o tipo de alta tecnologia e ultimamente até a Sociedade Portuguesa de Andrologia faz anúncios nos intervalos dos jogos alertando para a disfunção eréctil e incitando às consultas de urologia, porque sabem perfeitamente que alguém que passa tanto tempo sentado no sofá sem arejar os tintins e a cultivar a diabetes enquanto assiste à F1, ao futebol, ao rugby e ao ténis, mais tarde ou mais cedo vai ter dificuldade em pôr o piston a bombar. E a Pfizer agradece.

Quanto aos bilhetes para os jogos, novamente, não é a mesma coisa. Ao comprares um bilhete para assistir a um jogo estás a canalizar o teu dinheiro directamente para a entidade (o clube) que fabrica o produto que consomes (futebol). E aqui entramos naquela dúvida que eu comecei por colocar no início do tópico e que até agora ninguém me soube responder: os clubes nacionais passaram a ganhar mais dinheiro de venda de direitos de transmissão desde que passou a haver futebol em canal fechado? Estou à procura dessa informação, ainda não encontrei. Se se verificar que de facto os clubes ganham significativamente mais hoje do que quando as transmissões eram em canal aberto (calibrando devidamente os valores pela inflação, claro), então até sou capaz de dar à mão à palmatória, admito que nesse caso o dinheiro que o consumidor paga está a ser canalizado para onde deve e meto a viola no saco. Senão for esse o caso então é evidente que os 20€ que passaram a ser pagos para ver futebol na TV estão a entrar no bolso dos intermediários parasitas e não vou contribuir para isso. E novamente ralço: o que está aqui em questão não é a F1, nem o ténis, nem o futebol espanhol, italiano e inglês; é apenas e só o futebol que envolve as equipas portuguesas, o mínimo a que o povão devia ter direito sem ter que pagar mais do que aquilo que já paga indirectamente por ser o alvo da metralhadora publicitária.

Pois não. Não é nem nunca há-de ser porque as pessoas não querem, ou não estão para se chatear em o mudar.

Independentemente do facto de o dinheiro estar a ir para onde deve ou não, uma coisa inegável sobressai desta questão: a falta de exigência por parte do consumidor. Depois admiramo-nos de as empresas em Portugal não serem competitivas…pudera, como é que pode haver empresas competitivas quando o consumidor comum tem uma cultura de “comer e calar”? Como é que se espera que haja uma cultura de competitividade se o consumidor não exige mais, melhor e mais barato? Actualmente paga-se 20€ para ter SportTV não é? E o consumidor acha que o preço é justo, não é? Pois bem, amanhã (porque neste momento não sei os pormenores) conto-vos uma história de como um familiar meu, após informar a TVcabo de que ia mudar de operador de cabo, conseguiu, após regatear durante 2 semanas, que a TVCabo não só lhe baixasse em 2 euros a factura mensal, como ainda lhe disponibilizasse SportTV à borla.

Não existe um preço justo, o preço é e será sempre relativo e tem em conta vários factores. Justiça nos preços deve haver na água, electricidade ou medicamentos, não no futebol.
Existe uma empresa que disponibiliza um serviço e consumidores que estão dispostos a adquiri-lo mediante um determinado preço. Os consumidores são como as impressões digitais, são todos diferentes. O preço que cada um está disposto a pagar é pessoal e intransmissível.

Quem és tu para vir para aqui chamar ignorantes a quem tem as suas próprias opções só porque não coincidem com as tuas? Eu sou um consumidor pouco exigente apenas porque estou disposto a dar 20 € por um serviço que a mim que compensa e bem? Quem és tu para dizeres qual o meu custo-beneficio de ter SportTV?