Sobre a qualidade dos treinadores dos GRANDES

escolheu a profissão de jornalista incy :wink:

zézé:

ninguém está a pedir o regresso do nandinho timex, Deus nos livre!

Apenas se está a discutir se é verdade ou não que os misters actuais dos grandes, por razões diferentes, são piores que os antecessores. A matemática é uma coisa tramada…

JTKIRK:

luisão é mediano mas… polga é bom?
rui jorge é bom mas… miguel é mediano?

:slight_smile: de facto são opiniões.

essa análise é do mais tendenciosa que existe :). Embora eu a aprecia (deve ser usada em dialogo com os cavernosos) está longe de ser tudo menos objectiva lol.

A matemática é uma coisa tramada

Mas a Estatística é ainda mais. Existe um conceito chamado correlação espúria. Pegando num exemplo de livro de texto, o número anual de casos de insolação e a colheita de trigo estão habitualmente fortememente positivamente (uau! :smiley: ) correlacionados, mas daí não se pode concluir da existência de qualquer relação de causalidade, em qualquer sentido, entre as variáveis. Neste caso particular há uma terceira variável - a exposição solar - que influencia positivamente “ambas as duas”, sendo a causa fundamental da correlação.

Para evitar casos de correlação espúria ou situações em que a exclusão de variáveis importantes possa levar a que outras existentes apanhem os seus efeitos, devem ser construídos modelos estatísticos com o maior número possível de variáveis relevantes (e com dados observáveis de qualidade, sempre que possível) para que possa ser avaliado de forma mais correcta o impacto de cada uma na variável cujo comportamento se pretende explicar.

Se aplicarmos isto à variável explicada “performance do Sporting na Super Liga”, obviamente que a variável “qualidade do treinador” (e eventualmente “empenho do treinador”, sobretudo se não estiver fortemente correlacionada com a anterior) deve constar como variável explicativa, mas para estimar mais correctamente o seu impacto é preciso não excluir muitas variáveis relevantes, já referidas por outros foristas.

E agora, o Rui10Costa se leu isto que venha dizer se percebeu alguma coisa! :smiley:

A matemática é uma coisa tramada

Mas a Estatística é ainda mais. :smiley:


Angel, por acaso não dás explicações de Estatística? É q tenho exame para a semana!!! :lol:
escolheu a profissão de jornalista incy ;)

JTKIRK:

luisão é mediano mas… polga é bom?
rui jorge é bom mas… miguel é mediano?

:slight_smile: de facto são opiniões.

As opiniões valem sempre o que valem. Mas garanto que não me deixo influenciar pelos “jornais” que todos os anos descobrem talentos no benfas e promovem-lhes jogadores.
Essa comparação é tua e não minha, mas se estás a comparar o luisão e o polga, axo que o polga é mehor do que o outro. Mais técnico. Mais versátil e igualmente seguro. se calhar é menos concentrado…
Quanto ao miguel…axo que é melhor que o garcia mas nao é melhor do r jorge. É mais rápido do que este, mas ocupa mal o espaço, é muito aventureiro, vai melhor à linha mas não centra e remata tão bem quanto o r jorge. Acresce a isto que o miguelito é um daqueles produtos que os pasquins vendem. Vê lá que até o consideram melhor do que o paulo ferreira(de facto o único def. direito melhor do que o miguelito).
Mas o esssencial do meu post não era uma comparação individual, mas de equipa/plantel…fika bem

bons jogadores: liedson, roca, custódio, c.martins, polga, beto, enak, douala, ricardo, viana, sá,rui jorge, barbosa

Isso é que é fé . :lol:
Daí nem metade são boms.

É de longe inegável que o SCP tem o pior plantel dos 3 grandes e ainda pior, é de longe visivel que o SCP é o mais teso de todos.

Basta ver que para o melhor goleador voltar de ferias tiveram que lhe pagar os ordenados em atraso…

Basta ver os reforços que os adversarios conseguem aquirir, e os que nós vamos buscar, para alem de toda a gente que esta a sair…

Serão o Andre Luis, o Leo Lima, o Leandro, o Pitbul ou o eventual Lopez melhores que o Mota? Eu sinceramente não sei … sei que nenhum deles dá garantias absolutas …

Será que o Carlos Alberto, Derlei, Sokota são piores que o Danny, Tinga ou Paulo Sérgio … acho que não!

Por isso não vejo onde é que ficamos a perder (até agora …) nas trocas/baldrocas deste “defeso”.

Assinados por quem???

Pelo Ravelis???

Quantas pessoas conhecem o Ravelis neste fórum???

Pelos vistos basta tu conheceres, chega por todos :).

Os teus arrufos de namoro com ele devias tê-los resolvido enquanto tempo, paciência eu não tenho nada a haver com isso. Enquanto ele escrever coisas que ache pertinentes cito, assim como tu citas as coisas que achas pertinentes. Essa coisa do “orgão oficial” parece conversa de comité central :).

Cada um cita o que quer, tu citas o que queres eu cito o que quero e assim é que é bonito.

Primeiro, fazer Quotes sobre partes de uma texto completo desvirtuando o seu contexto é desonesto! :idea:

Quanto à tua resposta, eu conheço quem??? :?:

Ao contrário de ti eu nem sei quem escreve a “Bola Quadrada”, nem me interessa, o que interessa é onde os textos são publicados e são, quer isso te perturbe ou não, num orgão oficial do Sporting, mesmo que isso coloque em Defcon1 as tuas ideias de direita (essa referência ao comité central é, no mínimo e para não me chatear com palermices, infeliz! :? ), sinceramente estou-me pouco lixando! :arrow:

Quanto ao Ravelis, já disse o que tinha a dizer e não vou continuar a bater na mesma tecla, nem percebo qual é o problema, pessoalmente não gosto de ver textos dele citados neste fórum mas isso é uma opinião minha, intransmissível e pela qual me responsabilizo a 100%, OBVIAMENTE que isso não significa que seja proibido ou o que quer que seja, nem sei onde foram buscar isto, ou melhor, sei mas não me surpreende, uma coisa é certa, para quem passa a vida a defender que não devem ser criticadas as opiniões dos outros estás a fazer uma guerra estúpida tendo como base uma opinião minha sobre um assunto que não te envolve exclusivamente, aplica-se o que disse até agora sobre estas citações, por exemplo, ao nuno lapa que fez citações sobre a mesma pessoa, tu é que mais uma vez metes os pés pelas mãos e depois tentas sair da questão inventando guerrinhas onde elas não existem, termina aqui a minha partcipação neste post e sobre este assunto! :roll:

Realmente Rui,

Essa tua “raiva” ao Ravelis não tem precedentes nem é assente em nenhuma lógica perceptivel, em que é que o rapaz te fez mal é que podias explicar ao pessoal… :roll:

Não tem precendentes :?: , assim de repente lembro-me da tua “raiva” com a oligarquia e quejandos, isto assim de repente, Inci, não vás por aí! :roll:

Realmente Rui,

Essa tua “raiva” ao Ravelis não tem precedentes nem é assente em nenhuma lógica perceptivel, em que é que o rapaz te fez mal é que podias explicar ao pessoal… :roll:

Não tem precendentes :?: , assim de repente lembro-me da tua “raiva” com a oligarquia e quejandos, isto assim de repente, Inci, não vás por aí! :roll:

Mas a minha raiva a Oligarquia e quejandos tem toda a lógica, aliás olha para o que se vai passando no SCP COM OLHOS BEM ABERTOS e perceberás bem.
De qq das formas eu referia-me que não tinha precedentes na tua pessoa pq não te vejo a “desatinar” assim com mais ninguém.
Não estou a ir por lado nenhum, limitei-me a fazer-te uma pergunta… :arrow:

Pensei que os precendentes eram do fórum em geral e não apenas meus, percebi mal! :idea:

Quem é esse tal de Ravelis ?? :shock:

[quote=“Rui Sampaio”]

Não tem precendentes :?: , assim de repente lembro-me da tua “raiva” com a oligarquia e quejandos, isto assim de repente, Inci, não vás por aí! :roll:

Portanto admites uma “raiva” ao Ravelis… mesmo que refiras existirem precedentes :)…

…achas isso um sentimento saudável e justificado? Ao menos há honestidade…

Não tomes a medicação não… :)…

Quem é esse tal de Ravelis ?? :shock:

Essa é uma boa pergunta! :wink:

[quote=“Mauras”]

Não tem precendentes :?: , assim de repente lembro-me da tua “raiva” com a oligarquia e quejandos, isto assim de repente, Inci, não vás por aí! :roll:

Portanto admites uma “raiva” ao Ravelis… mesmo que refiras existirem precedentes :)…

…achas isso um sentimento saudável e justificado? Ao menos há honestidade…

Não tomes a medicação não… :)…

Já escrevi que não postava mais sobre este assunto, não tem assim tanto interesse como isso, pelo menos para mim! :arrow:

O Ravelis é um ex-forista amigo meu, jornalista de profissão.

A meu ver o seu grande erro foi em dadas alturas levar demasiado a peito as acusações injustas (pelo generalismo que carregam) que eram aqui feitas à “classe”, tentando defender a mesma com igual generalismo, o que é errado tanto para um lado como por outro.

Tendo em conta que o Ravelis tb era um forista da eventual “ala crítica” ao projecto, existiram pessoas que começaram a perceber que ele “fritava” com as acusações aos jornalistas, logo entrou-se muito por aí como forma de o picar e ver se ele pisava ramo… verde :). Aí o ravelis a meu ver foi “menino” e atirou a toalha ao chão, indo embora, fazendo a vontade a quem o picava.

É um tipo de procedimento que já vi aqui muito, mas que não costuma resultar muito, resultou com o Ravelis pq ele é avesso a conflitos.

Não imaginava que este tipo de acontecimentos tivessem sido suficientes para gerar “raivas” agora admitidas ao rapaz, mas isso vai muito da natureza das pessoas certamente, pois pelo que sei ele não tem raiva a ninguém.