[b]Soares Franco: «Aumento de 10% no orçamento» DECISÃO DA CÂMARA PODE ABORTAR ESTRATÉGIA[/b]Filipe Soares Franco reforça, numa entrevista ao Diário de Notícias, que “na questão da Câmara o Sporting não vai abrir mão de um milímetro que seja”. O presidente do Sporting lembra que foram assumidos compromissos que é preciso respeitar e faz depender da aprovação camarária o aumento orçamental para a nova temporada.
“[O reforço orçamental] será da ordem dos dez por cento. Isto se se concretizar um conjunto de aprovações, nomeadamente o que está previsto nos protocolos assinados entre Sporting e a Câmara de Lisboa”, diz.
Soares Franco explica que vão ser feitos “reajustamentos no sentido de melhorar o plantel”, mas sem serem feitos desvios no projecto.
“O projecto passa por ter uma equipa profissional de futebol centrada no trabalho de formação do Sporting. Estamos a falar de uma equipa de sucesso. Um dia mais tarde, poderemos eventualmente proceder a reajustamentos com compras e vendas”, explicou.
In Pasquim II, 4 Maio de 2007 - 10:44
E aqui a tal entrevista ao DN:
[b]Entrevista a Filipe Soares Franco (presidente leonino): "Daqui a três anos projecto será vencedor"[/b]ALEXANDRA TAVARES-TELES
NATACHA CARDOSO (imagem)A confusão que reina na Câmara de Lisboa pode adiar a resolução do problema com a autarquia…
Não sei porquê e espero bem que não. Está marcada para o dia 9 de Maio uma reunião da Câmara onde vai ser discutido o loteamento do Sporting e faço votos para que nessa reunião, independentemente da situação política, a Câmara não esqueça o relacionamento que tem com o Sporting, a boa vontade que o clube tem manifestado com a Câmara, a legalidade com que tem trabalhado com a Câmara e que, por isso, delibere. Ou sim ou não. Nada é pior do que não deliberar. Há sete anos que estamos nisto.
Se o assunto for adiado, e chegar a haver eleições intercalares, admite fazer campanha por um candidato que lhe assegure o cumprimento dos protocolos?
Nem pensar. O Sporting é uma instituição que não tem partido nem religião e a todos acolhe de braços abertos.
O problema seria ultrapassado em parte se o Sporting aceitasse a necessidade de construir um espaço verde…
Estamos a falar de compromissos assumidos entre o Sporting e a Câmara de Lisboa, compromissos que o Sporting cumpriu religiosamente. Mas já agora, lembro que, nesta zona da cidade, existem em poucas centenas de metros dois parques - o parque do Campo Grande e o parque das Cegonhas. Estamos a falar de uma zona da cidade onde o Sporting já fez um extraordinário investimento em equipamentos.
Está indisponível para renegociar os termos do contrato?
Estamos a falar de 29 mil metros quadrados de construção e não vamos abrir mão nem de um milímetro que seja. Estes protocolos estão assinados desde 1992, foram ratificados diversas vezes e era só o que faltava se agora cedêssemos.
Sem este negócio, como fica o Sporting?
Fica à beira do limite, numa situação muito grave. No âmbito deste negócio e no pressuposto do seu cumprimento, o Sporting comprometeu-se em 35 milhões de euros, um encargo diário de 10 mil euros
Acredita que o caso vai ser resolvido…
Só pedimos que a 9 de Maio o assunto seja levada a reunião e seja aprovado. Ou, no mínimo, que seja tomada uma decisão.
E se for reprovado?
Isso é um cenário e não comento cenários.
Antes do dérbi, lembrou publicamente quanto renderá ao Sporting a Liga dos Campeões. Estava a pedir a Paulo Bento mais cuidado e menos ambição?
Não. Tudo o que tenho a dizer ao grupo ou ao balneário digo-o pessoalmente e não pela comunicação social.
Lembrou-lhe isso pessoalmente?
Não.
O Sporting foi pouco ambicioso?
Não. O Sporting entrou para ganhar, marcou um golo, sofreu outro num lance menos feliz. Voltou a pressionar na segunda parte e acabou o jogo em melhor condição física do que o Benfica.
Foi então um bom jogo…
Podia ter sido melhor mas não foi mal jogado. O Sporting está em segundo e tem condições para lutar pelo título.
Acredita que o título ainda é possível?
Claro que é possível. Acredito que podemos ser campeões.
Depois do empate com o Aves, fez questão de aparecer no treino. Fez lembrar Pinto da Costa…
Sou quem sou. Não tento copiar ninguém e procuro ser como sou e como fui educado para ser.
Quantas vezes falou com o grupo ao longo da época?
Raramente. Não mais do que duas ou três vezes e uma delas foi para dar as boas vindas. Mas vou sempre ao balneário. Antes e depois dos jogos.
Gostaria que Paulo Bento fosse uma espécie de Alex Ferguson do Sporting? Isso é possível numa SAD onde o clube tem maioria?
Isso é uma ambição pessoal que, para concretizar-se, precisa de ser correspondida por Paulo Bento e pelos sócios. É evidente que tudo depende de uma mudança cultural no Sporting.
O que falhou este ano com o Sporting?
Para já nada. Ainda podemos ser campeões.
Os sócios do Sporting já aceitaram que a aposta na formação obriga a ter paciência?
O Sporting leva avanço. Criou um projecto inovador que levou anos a construir. Copiar é mais fácil que inovar.
Vai haver investimento na equipa?
No final serão feitos reajustamentos no sentido de melhorar. Mas repito: o Sporting está num modelo de sucesso e tudo faremos para que esse projecto resulte.
Os jogadores que agora estão a renovar poderão sair para o ano?
O projecto passa por ter uma equipa profissional de futebol centrada no trabalho de formação do Sporting. Estamos a falar de uma equipa de sucesso. Um dia mais tarde, poderemos eventualmente proceder a reajustamentos com compras e vendas.
Mantém a indisponibilidade para vender Moutinho ou Nani?
Mantenho, mas o Figo também saiu do Barcelona. Se aparecer dinheiro pronto e a cláusula de rescisão for cumprida, não vejo o que posso fazer para impedir.
Podem saber-se os valores dessas cláusulas?
Não será por mim nem pela administração da SAD.
Era suposto as renovações serem assinadas esta semana…
Ainda não foram assinadas. Sê-lo-ão o mais rapidamente possível.
Vai haver aumento orçamental para a próxima época?
Sim. Será na ordem dos dez por cento. Isto se se concretizar um conjunto de aprovações, nomeadamente o que está previsto nos protocolos assinados entre o Sporting e a Câmara de Lisboa.
Defende a cedência da maioria da SAD a investidores externos. Vai cumprir isso no seu mandato?
Farei o que os sócios quiserem mas eles sabem o que penso: o Sporting não precisa de ter a maioria da SAD para ter a gestão efectiva da SAD.
É inevitável?
É, se quisermos ser altamente competitivos numa industria europeia.
Há propostas de investimento na SAD?
Não. mas ainda que existisse não podia falar dela. Estamos cotados em bolsa.
O passivo estará em Junho, nos 210 milhões. Compromete-se a baixar para quanto?
A minha fasquia está nos 150,160 milhões e acredito que vou conseguir. O Sporting precisa de ser capitalizado em 50 milhões de euros para ter uma gestão tranquila, que permita até algum investimento incluindo na vertente desportiva.
Já disse que quer um Sporting com 13 milhões de euros de lucro/ano.
Quando falei nos 13 milhões queria dizer que o Sporting precisa de verter essa verba anualmente na caixa de forma a podermos enfrentar o futuro com tranquilidade.
Para quando o aumento de capital?
Para o mais rapidamente possível.
O Sporting pode vender o nome do estádio?
Culturalmente ainda não chegou o momento de irmos por aí. Os sócios do Sporting ainda não estão preparados.
Canal Sporting?
Não é uma prioridade. Tanto mais que está provado que a multi media não é a solução para os problemas do negócio.
A grande solução é…
Formação, formação, formação. O que pedimos aos nossos parceiros financeiros, patrocinadores e adeptos é que nos dêem uma oportunidade para provar que temos um projecto vencedor. Mas para isso precisamos de dois, três anos. Daqui a três anos vamos provar que este projecto é vencedor.
Nunca se sentiu incompreendido pelos sócios?
Não.
Nem pelo sócio Dias da Cunha?
É um ex-presidente que, pelos vistos, tem divergências profundas com a forma como dirijo o Sporting.
Que relacionamento deve ter o Sporting com o Benfica?
Uma relação institucional, nunca esquecendo que o Benfica é um dos nossos adversários.
Era capaz de ser amigo de Vieira, como é Dias da Cunha?
Não estou no futebol para fazer amigos. Isso não me impede de ter estima e consideração.
Tem estima por Vieira?
Tenho. Desde que se respeite o valor da lealdade e da ética.
As duas SAD contactam. Ribeiro Teles e Domingos Soares de Oliveira são amigos…
Sei que se conhecem há muitos anos. Há uma porta aberta para contactos como o Benfica, como há com o FC Porto.
Ficou surpreendido com a recandidatura de Pinto da Costa?
Não me pronuncio sobre o que se passa nos outros clubes, mas não me surpreendeu.
Hermínio Loureiro está a fazer um bom trabalho na Liga?
Tentou inovar qualquer coisa com a Taça da Liga, que apadrinho. Mas é necessária uma vontade mais explícita para fazer alterar e revolucionar. O futebol português precisa de ser devidamente agitado.
Que conselhos lhe dá?
Que reveja a lei e os regulamentos de forma a que a arbitragem saia da Liga e se crie um organismo autónomo para que quem nomeia não classifique. Mudar muito em matéria competitiva. O futebol não pode parar no Natal. |
Como é que este projecto pode vencer em 3 anos [o da formação], se quando aparece meia-dúzia de tostões em cima da mesa vão-se logo os bons jogadores?
:arrow:
Assim é que eu gosto! Mais 3 aninhos de “período de carência”. Já estava com saudades do meu Projecto: ninguém como ele consegue adiar a chegada do futuro… :roll:
pela 1ª vez em 5 anos o orçamento cresce em vez de diminuir, se for possivel uma selecção de reforços mais criteriosa, quiça podemos ter uma equipa mais competitiva.
Assim é que eu gosto! Mais 3 aninhos de "período de carência". Já estava com saudades do meu Projecto: ninguém como ele consegue adiar a chegada do futuro... :roll:
E a partir do momento em que apostas predominantemente na formacao estas a espera de que? E ainda tem outra, a aposta na formacao resulta em ciclos, ve o que acontece com o Ajax (e mesmo eles apostam mais agora na prospecao que na formacao), aquilo e feito de ciclos, tem anos de tudo e anos de nada, e as vezes os de nada sao bem mais que os de tudo.
E bom que o pessoal que se maravilha com a formacao tambem va pensando nessas coisas.
Assim é que eu gosto! Mais 3 aninhos de "período de carência". Já estava com saudades do meu Projecto: ninguém como ele consegue adiar a chegada do futuro... :roll:E a partir do momento em que apostas predominantemente na formacao estas a espera de que? E ainda tem outra, a aposta na formacao resulta em ciclos, ve o que acontece com o Ajax (e mesmo eles apostam mais agora na prospecao que na formacao), aquilo e feito de ciclos, tem anos de tudo e anos de nada, e as vezes os de nada sao bem mais que os de tudo.
E bom que o pessoal que se maravilha com a formacao tambem va pensando nessas coisas.
isso e verdade, mas tambem n acredito que nos sejamos 1 clube formador para sempre, neste momento temos de nos sujeitar devido a crise que atravessa td o pais
Defende a cedência da maioria da SAD a investidores externos. Vai cumprir isso no seu mandato?Farei o que os sócios quiserem mas eles sabem o que penso: o Sporting não precisa de ter a maioria da SAD para ter a gestão efectiva da SAD.
É inevitável?
É, se quisermos ser altamente competitivos numa industria europeia.
Um presidente do Sporting a sério não pode NUNCA afirmar uma coisa destas.
De resto é interessante ver que 13 milhões de lucro passaram a cash flow… Com uma pessoa que se desdiz desta forma como acreditar em alguma coisa do seu discurso!!!
E a partir do momento em que apostas predominantemente na formacao estas a espera de que? E ainda tem outra, a aposta na formacao resulta em ciclos, ve o que acontece com o Ajax (e mesmo eles apostam mais agora na prospecao que na formacao), aquilo e feito de ciclos, tem anos de tudo e anos de nada, e as vezes os de nada sao bem mais que os de tudo.E bom que o pessoal que se maravilha com a formacao tambem va pensando nessas coisas.
A formação do Sporting já trabalha, e bem, há tempo suficiente para que seja possível construir, com base nela, uma equipa para o sucesso imediato.
Alicerçado sobre os jogadores vindos da formação, o Sporting disputa ainda, as we speak, o título nacional, e estou convencido de que se tivesse havido um mínimo de critério no reforço da equipa poderíamos estar muito melhor posicionados nessa disputa, mesmo com um orçamento bem inferior aos rivais.
Os jovens da casa que estão na equipa principal já são capazes de produzir resultados hoje, embora ainda lhes falte tarimba e a sua margem de progressão continue enorme. E para além deles, o Sporting afecta uma significativa fatia da sua folha salarial em jogadores recrutados no exterior, que deveriam aportar mais-valias à equipa, tornando-a muito mais forte do que actualmente é.
Em resumo, o Sporting compensa a sua inferioridade financeira com os muitos anos que leva de avanço no trabalho de formação, e nessa medida tem condições para ser vencedor já. Por isso, declarações deste tipo não são uma consequência da aposta na formação, mas apenas a forma característica do Projecto empurrar o futuro com a barriga e de enjeitar responsabilidades caso a coisa venha a correr mal. Já vi isto acontecer muitas vezes nos últimos doze anos.
É que isto é tão simples que até doi constatar como é que há pessoal, que ainda ache “normal” e “sem alternativa” as contratações e politica desportiva de Freitas, Franco e Telles Lda.
Ainda por cima com a fuga de informação dos salários, ficamos todos a perceber que juntando o salário do Bueno e do Alecs, dava claramente para um ponta de lança à seria, juntando o salário do Farnerud com o do Alves e do Paredes dava claramente para ter um centro-campista à seria.
Mas não, a maioria das pessoas prefere andar entretida com futurologias sobre reforços, análises detalhadas dos campeonatos de sub-20, sub-17, sub-15, e sabe-se lá mais quantos subs, quando a solução do verdadeiro cancro do Sporting, está mesmo à mão de semear.
Continuemos pa bingo!
... Em resumo, o Sporting compensa a sua inferioridade financeira com os muitos anos que leva de avanço no trabalho de formação, e nessa medida tem condições para ser vencedor já. Por isso, declarações deste tipo não são uma consequência da aposta na formação, mas apenas a forma característica do Projecto empurrar o futuro com a barriga e de enjeitar responsabilidades caso a coisa venha a correr mal. Já vi isto acontecer muitas vezes nos últimos doze anos.
E obvio isso. Para mais quando as declaracoes surgem numa altura em que muito sinceramente penso que o Sporting pode seriamente ser Campeao, e vai com certeza ganhar a Taca, o que e uma profunda contradicao com as delcaracoes.
Eu pretendia meramente salientar que esta historia da formacao vai dar uma seria folga a estes maiores , para, com toda a naturalidade produzirem esse tipo de declaracoes, ate porque elas teem sentido e vao com toda a certeza ser o caso num clube de formacao, nao o sao agora.
Assim é que eu gosto! Mais 3 aninhos de "período de carência". Já estava com saudades do meu Projecto: ninguém como ele consegue adiar a chegada do futuro... :roll:
São os chamados amanhãs que cantam… :roll: