Smart Homes e Domótica

Crio este tópico para se falar de algo que cada vez mais será uma realidade e menos coisa de geek: as casas inteligentes.

E não, não falo das pessoas que as abitam, mas da tecnologia que partilha o espaço connosco.

No meu caso, dei entrada mais a sério nesse mundo com integração de um google home mini, um harmony hub e o Philips Hue. Bem, a máquina de lavar a roupa também quis ser esperta e eu anuí.

Estas aquisições permitem-me controlar por voz os dispositivos de media lá de casa bem como a iluminação da mesma.

Confesso que é a iluminação que me fascina mais, a liberdade de criar ambientes pode transformar a nossa casa.

Na minha opinião, é coisa para se ir fazendo, até porque assim dará mais gozo.

Estão preparados para serem possuídos pelo vossa casa no futuro? :twisted:

https://streamable.com/cqsph

Eu “meti-me” nisso, assim ao de leve, há um tempo, quando comprei um Samsung Smartthings.

Também fui fazendo umas coisas a pouco e pouco, mais por brincadeira do que por outra coisa.

Neste momento tenho uma tomada inteligente (que tem ligada tv, box, sistema de som, pc) ligada ao hub que desliga de x a x horas, ou pela presença ou não do telemovel em casa.
Mais uns sensores de temperatura e sensores de porta.

É todo um mundo :wink:

Sem dúvida.

Efectivamente, a programação de rotinas é uma das grandes mais valias pois, deixar de perder tempo com essas rotinas poderá dar-nos mais qualidade de vida… ou obesidade :smiley:

Mas numa sociedade em que o tempo voa, tudo o que possa ajudar a ter um pouco mais do mesmo para nós é bem vindo. Depois há a própria carolice da coisa, o entretenimento nestes dias de inverno.

Que programação de rotinas é que usa no vosso dia a dia por exemplo? Era interessante essa partilha.

Eu, neste momento, mais do que rotinas diárias, tenho automatismos/rotinas disparadas por voz, com recurso ao google home mini. Desde ligar a tv, dispositivos associados e luzes em função da actividade (algo que o harmony faz), pedir ambientes em que estão associadas determinadas luzes com o respectivo brigtness, etc. A nivel de rotinas sem voz tenho uma ao acordar em que me diz o tempo, o calendário do dia e como está o trânsito. Mas tenho tudo há pouco tempo, é para ir compondo em função das necessidades.

A principal “desvantagem” (eu vivo bem com isso) é que não há ainda lingua portuguesa de Portugal no Home Mini, o que obriga a falar em inglês ou noutra língua que já exista. Além de que, algumas marcas não sincronizam ainda no nosso país com o home mini.

O aquecimento é o próximo passo. Pois é um acto repetido nesta altura.

Vivi numa casa em que parte dela era controlada por um computador, que te detinha funções como definir o alarme, fechar os estores todos, as luzes de determinada divisão, agendar as luzes etc…

O problema mesmo é o valor das baterias, já que não duram tanto anos assim quanto isso (3/4).

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Tópico interessante e que aparece no momento certo pois tenho andado a pensar em aderir :slight_smile:
Pergunta:
Onde arranjaram o Google Home?
Já testaram o Echo Plus?

Dado que tenho spotify e vários casts pela casa estaria mais inclinado para a solução da Google.

Adicionalmente qual o esforço envolvido para a configuração do Phillips Hue?

Eu mandei vir o meu do ebay, alemanha, de qualquer forma tens à venda em portugal, geralmente está um pouco mais caro. O meu ficou por 40€.

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Smart-Home-e-Vigilancia/Audio-Smart/Google-Home-Mini-Carbon-Black-p-1-561033

Que queres dizer com esforço de configuração? Monetário?

Obrigado pelo link. Tinha olhado mais para a versão normal em vez da mini e nem me tinha apercebido que a única diferença é em termos de speaker.

O esforço é mais temporal. Quanto tempo demoraste a ter tudo a funcionar?

É tranquilo. Ligas a bridge, instalas a app e fazes ali as configurações com o tlm, é rápido… As configurações são intuitivas, defines quartos onde estão as lâmpadas, das nomes, por aí, no fundo vais configurando de acordo com a tua experiencia e de acordo com o que queres.

O Google home é um complemento, para controlares por voz. Tem limitação de teres de meter o tlm em inglês… Por enquanto. Há pessoal que não curte isso.

Mas podes optar por começar apenas por ter o philips hue que permite o controlo por app e por interruptores hue.

Existe um starter kit com bridge, lâmpadas e interruptor. Aconselho a compra do hue na Amazon.es pois na tuga é uma roubalheira. Na Amazon estão sempre a haver promos.

Enviado do telele

Parece que a Xiaomi já criou uma parceria com o Ikea.

A única coisa smart que tenho é a BICHA (nome dado pelos meus 2 filhos) que me aspira a casa (por alto) várias vezes durante a semana [emoji14]

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

É uma boa notícia. Será que funciona também por zigbee? Se sim, provavelmente é compatível com a hue.

Enviado do telele

O da Xiaomi?

Enviado do telele

Mas é do género.
É inferior ao da 2a gen mas superior ao da 1a gen… E por 260 euros [emoji14]

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Um dia vou me meter com numa doméstica dessas. [emoji39]

Enviado do telele

https://smartrobotreviews.com/reviews/360-s6-robot-vacuum-cleaner-review.html

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Interessante. E que opinião tens do bicho, vale a pena. Limpa bem?

Enviado do telele

Vou ser sincero… O depósito destas coisas é pequeno mas eu não sei onde o gajo aspira tanto lixo (mas também tenho um cão por isso).
Tem lidar o que é óptimo para mapear a casa. Quando fica com pouca bateria volta à base e depois recomeça. Basicamente é um xiaomi refurbished

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Pois, os depósitos é que sempre me pareceram pequenos. Obrigado pelo feedback.

Enviado do telele