Sistema Táctico do Sporting, necessita-se de alternativa?!

Sistema Táctico do Sporting 4-3-3, 4-1-3-2 ou 4-1-1-3-1?!

Para começar vou exprimir a minha opinião acerca do sistema táctico do nosso Sporting: Saturado, fácil de anular, previsível, sem possibilidade de variação ou alternativa, e mal executado.

Ora então o porque da facilidade de anular, vou explicar eu então o que penso (um leigo de 15 anos): Carraça de avançado em cima do trinco, Laterais bem pressionados, extremos bem cobertos e fechados, e espaço para os centrais. Resultado: Bola para a frente e o avançado que se amanhe. Disto surgem 0 (ZERO) oportunidades de golo.
O que é que os nossos jogadores tentam fazer ou têm de fazer para contrariar esta anulação de jogo utilizada pelas equipas mais pequenas, mais movimentações, trocas de bola mais rápidas (coisa que nunca acontece), poucos rodeios em termos de fintas e dribles, mais apoio ao avançado, mais combinações, mais paciência (o jogo tem 90 minutos e se não da para jogar curto ou vêem uma aberta na frente ou não se precipitem quer a sair com a bola controlada, quer no passe longo).
Saturado: Pois nos nossos momentos mais altos desta época, ficou provado que com a dose certa de confiança e com pouca preparação das equipas adversárias o sistema surte o efeito desejado, mas como cada vez mais o futebol é estudado ao pormenor, ficou saturado e fácil de prever, e consequentemente fácil de anular.
Ponto 2, a falta de possível variação ou alternativa que este sistema traz é de quase 100%, pois realmente há pouco a fazer se não se trabalhar as falhas nos treinos, o que acontece é que os jogadores começam a jogar com o coração e não com tudo e dá mau resultado.
Má execução, este ultimo parece-me obvio, os jogadores (pre-Sá Pinto) andavam com uma apatia em campo e com falta de tudo que nada saía bem e apenas certos rasgos individuais salvavam certos jogos. Com Sá Pinto a coisa tem vindo a melhorar, mas mais uma vez hoje na derrota frente ao Setúbal demos uma parte de avanço e na 2ª só 20 mins forma bem aproveitados, bem sei que para não variar a arbitragem pouco ajudou, mas a culpa não é só dos bois do apito!

Outras falhas do nosso jogo:
Falta de remates à baliza, parece que têm medo de rematar e de errar (se o Schaars rematasse e fosse para fora eu não desatava aos berros com ela, mas sim dizia: “é isso mesmo vamos, continuar!”, para alem disso temos muito bons executantes [Matias (cada vez que remata leva muito perigo), Izmailov (único que ainda remata de vez em quando, e quando o faz sai cada míssil russo teleguiado), Schaars, A Santos (viu-se o golo vs Legia, e não é o primeiro), Insua (de vez em quando também tenta a sua sorte), Carrillo (outro que pela irreverência e fussanguice exagerada por vezes tenta), Ricky van Wolfswinkel (devia tentar mais vezes o receber, virar, rematar, em vez de tentar tabelar ou devolver para um cruzamento para ninguém já que ele não esta na área e os nossos jogadores não sabem o significado do timing ou temporização)]
Pouca consequência dos extremos, muita parra pouca uva no fundo, muitas fintas dribles, slaloms, mas na hora da verdade (remate ou cruzamento) mal direccionado, sem perigo, muita força, pouca força, timing errado, etc etc…
Falta de apoio dos médios-centro ao jogo ofensivo, dando um exemplo prático: Quando o Capel vai a linha e tira um cruzamento ao primeiro poste (para alem do ponta-de-lança quase sempre estar mal colocado) os medios-centro não atacam a bola nem apoiam o extremo, fazem muitas combinações, mas neste caso Elias deveria atacar o segundo poste, Schaars aparecer na área na zona do 1º poste mas mais recuado, Carrillo ficar na expectativa de que a bola caísse no lado dele, Rinaudo entretanto estaria à entrada da área pronto a rematar, simples na minha opinião, mais Ricky que atacaria a bola no 1º poste, ou ficava na zona de grande penalidade.
Falta de apoio ao ponta-de-lança, e pouca adequação do mesmo ao sistema táctico, na minha opinião seria melhor um ponta-de-lança mais móvel mais rápido, mas matador e exímio de cabeça (um Falcão ou mesmo um Liedson), e sem apoio apenas a debitar bolas na frente para ele o nosso jogo não ira dar em nada.

Soluções:
Mudança de sistema táctico:
Na minha opinião 4-1-3-2 contra equipas mais fracas e 4-1-1-3-1 contra equipas mais niveladas.

4-1-3-2 Linhas mais apoiadas e subidas, com um trinco que enche o campo (Rinaudo) Izmailov a 10 como jogador mais criativo (Matias como alternativa) e Schaars como 3ª opção, Elias fica a substituto de Rinaudo, Capel e Carrillo a partir nas alas, e Ricky e Rubio na frente a facturar, com dois laterais muito ofensivos.
4-1-1-3-1 Muito apoiado do meio campo para a frente com os laterais com maior precaução, e apenas a apoiarem o ataque quando o podem fazer, Rinaudo a trinco, Elias a recuperador de bolas/Box-to-Box, Izma a falso 10, Capel e Carrillo nas alas e Ricky no meio.
Ainda assim seria necessário muito trabalho nos treinos em quase todas as coisas referidas anteriormente, e seria necessário vontade, garra, esforço, dedicação, devoção, e então aí seríamos capazes de alcançar a glória.

Parece-me que para já a solução passa por um grande trabalho nos treinos, entrega em campo, e mudança de sistema táctico, pois parece-me que este sistema neste momento não dá, talvez para o ano!