Isso não era porque ele é mesmo daqui, andámos no liceu juntos (anos 90), ele morava aqui mas na casa dos pais.
Se bem que já havia muito “movimento” nessa altura… ![]()
Isso não era porque ele é mesmo daqui, andámos no liceu juntos (anos 90), ele morava aqui mas na casa dos pais.
Se bem que já havia muito “movimento” nessa altura… ![]()
e isso não é alto, é muito alto, para a realidade de Portugal. estou a 79 metros e estou tranquilo.
Para ser mais exacto, 215metros é o pico da serra de Carnaxide. E eu não estou no pico, estou na encosta.
Mas acima dos 100m de certeza.
Só uma nota, VRSA ainda não existia aquando do terramoto, foi planeada depois
Difícil ser pior que em 1755. Era sexta-feira santa e todas as velinhas acessas contribuíram para os incêndios que todos vimos referenciados nos livros de história. Acrescenta também o amontoado de gente dentro de Igrejas. Pode ser um desastre, mas será difícil de repetir ao nível de mortes e destruição.
Hoje com as remodelações das casas, destroem a gaiola, deixam lá partes a fazer de prateleiras e divisórias
Infelizmente temo que estejas errado…
Aquilo que aconteceu na Turquia pode muito bem acontecer aqui.
Noutra dimensão, mas pode.
As cidades Portuguesas são quase todas dominadas por construção em altura (prédios).
A linha de Sintra, por exemplo, desde a Amadora até Sintra são prédios a perder de vista.
Prédios construídos nos anos 90 tipo cogumelos, que duvido muito tenham a capacidade de suportar um abalo forte. A zona histórica de Lisboa, como Alfama, Graça, Bairro Alto, etc… impossível que aqueles prédios resistam a um abalo forte.
Estas imagens são verificadas?
Em 1531 houve outro sismo grande em Lisboa com maremoto, o Bairro Alto é resultado disso.
Há grandes sismos registados de 200 e tal em 200 e tal anos, o próximo é que já está atrasado.
8.8 é gigante
Porque é rabolho.
É o tsunami lampião.
e no reinado de Afonso IV também houve um tão grande como o de 1755.
Não tinhas era já o boom de população e de edificios, as réplicas duraram 1 ano e rebentaram com os bronzes do campanário de sevilha
na avenida da liberdade, tens o 38 ou 36 o edificio libersil, que o Ribeiro Telles dizia que era o primeiro edíficio de Lisboa a cair caso viesse um grande sismo.
Houve um nos anos 2000 nada por ai alem estava lá dentro e aquilo abanou tudo.
Esta ultima era fake. Já apaguei.
Agora com a IA e caça aos likes um gajo tem averiguar até a exaustão…dass
https://x.com/tvcultura/status/1950651830599565743?s=19
Aparentemente o sismo terá levado um vulcão na Rússia a entrar em erupção.
Esse primeiro vídeo tem um final perfeito! Hehehe