Sergio Vieira - Novo Observador do Sporting?

SÉRGIO Agostinho de Oliveira VIEIRA

Função: observador

Data de nascimento: 15/01/1983 (28 anos)

Naturalidade: Póvoa de Lanhoso

Carreira: Naval, Académica, Braga

Trabalho exaustivo que valoriza todos os pormenores
2010-03-26
N.A.L.

A equipa técnica do Braga gosta de ir ao pormenor. O trabalho começa sempre a partir do observador Sérgio Vieira ou de Miguel Cardoso, adjunto de Domingos Paciência que também vê presencialmente os adversários directos do conjunto minhoto, sempre que é necessário um estudo mais profundo e exaustivo.

Muitas vezes, os jogos são filmados, as imagens tratadas e dissecadas sobre os aspectos mais relevantes do opositor, assim como a colocação dos jogadores nos lances de bola parada. São tiradas fotografias sobre o posicionamento dos adversários para se encontrar os melhores antídotos tácticos durante o jogo, dentro de uma máxima rigorosa que procura os mais ínfimos detalhes. Cabe ao técnico principal a escolha e a coordenação dos exercícios de treino no trabalho de campo, uma das chaves do processo, e a definição da estratégia para abordar o jogo. Domingos Paciência costuma mostrar vídeos ao plantel sobre a forma de jogar do adversário, tendo a preocupação de evidenciar os pontos fortes e fracos no sentido de consciencializar o grupo sobre o que poderá acontecer no campo…

IN JN

Jovem, mas com olho vivo

Aos 28 anos, Sérgio Vieira protagoniza uma ascensão interessante. Em 2007, estagiou em Coimbra, convencendo o então técnico Manuel Machado a confiar-lhe a observação de adversários. Domingos criou depois um departamento de “scouting” na Académica e integrou o jovem no seu círculo, levando-o para Braga.

Haverá maneira de saber o currículo de jogadores dele?

Este observador é mais ao nível de relatórios dos adversários. Não é um olheiro…

Ok, obrigado :slight_smile:

Pronto acho que é o sinal que vem ai o “Dominguinhos”

Finalmente um Sportinguista na equipa técnica

Por acaso tens lá pelo menos dois agora (Couceiro e Oceano - o Lima não sei mas acho que também é).