Ser da Selecção de Portugal vs. Ser do Sporting Clube de Portugal

Ainda este fim de semana conversava com um professor de Ed. Física que me dizia que antigamente tinha problemas com os miúdos que perdiam porque tinham mau-perder e queriam bater nos que ganhavam… Agora tem mais problemas com os que ganham, porque têm mau-ganhar e pirilampam a cabeça aos que perdem.

Os apuramentos para os europeus e mundiais, talvez me passem um bocado ao lado, tal como passam ao lado dos próprios jogadores, que na minha opinião raramente dão verdadeiramente o litro nesses jogos, já que (ao contrário de outros tempos) damos sempre o apuramento como garantido. Mas é claro que seria uma enorme decepção falhar um apuramento… E ainda sou do tempo em que discutíamos os apuramentos com Ucrânias e Irlandas desta vida (e perdíamos).

Já as fases finais das grandes competições, essas sim, fazem-me vibrar até mais do que a maioria dos jogos do Sporting, já que infelizmente, nestes meus 30 anos de vida foram poucos os jogos do Sporting que verdadeiramente contaram para alguma coisa.

Acho que o nome do tópico devia ser diferente, ser Português não é só a selecção, mas o tema em si é interessante. Pessoalmente, face á selecção, nunca tive o mesmo interesse que tenho pelo Sporting. Fico feliz, obviamente, se a selecção ganhar, mas se perder também não me incomoda muito. Não vibro tanto como vibrto com o Sporting.

Se me dessem a escolher:
preferes Sporting ganhar um jogo oficial qualquer, ou Portugal ganhar o campeonato do Mundo, óbvio que escolhia o Sporting, sempre.

Caguei de alto na selecção, já cheguei a festejar golos contra a equipa da FPF.
Se isto é não ser patriota, seja. Dispenso virtudes baratas.

E festejar golos contra a selecção é o quê? Uma virtude cara?

É

Não. Aí é só gozo por ver a equipa da FPF levar na tromba.

Obviamente que gosto que Portugal ganhe, mas cada um apoia o que quer. Mas porque apoiar Portugal no futebol (creio que é esse o assunto) faz de alguem mais patriota? E estar indiferente a Portugal no remo ou da vela, é falta de patriotismo?

Só gostava que no Cartão do Cidadão, na parte da nacionalidade, dissesse SCP.

Por isso é que na minha carteira, o cartão de sócio está à frente de todos os outros :slight_smile:

Para quem mora fora, a seleçao ganha importancia, mesmo pq nos picam, até o Eder eu ja defendi ^-^,
Mas nada se compara a um campeonato pro Sporting, se o preço fosse 10 anos seguidos de derrotas para Portugal, assinava ja!

Não acho que o título deste tópico faça grande sentido. Para mim, o facto de eu ser Sportinguista em nada interfere com o facto de ser também Português. Aliás, como já disseram por aí, as duas coisas complementam-se. Ou não fôssemos nós o Sporting Clube de Portugal.

Sou do Sporting, tal como também sou Português, ambos com um enorme orgulho.

Agora, se quando se referem a “ser Português” se estão a referir a apoiar a Seleção… Bem, isso é outra história. Apoiarei sempre a Seleção Nacional, até porque, para bem ou para o mal, são eles que defendem as cores do nosso país. Mas não tenho problemas nenhuns em admitir que vivo o Sporting muito mais intensamente.

Apoio e vibro com a selecção, principalmente nos Europeus e Mundiais. Nada comparado com o Sporting, mas nada mesmo. Sou muito, mas muito mais apoiante do Sporting do que pela selecção, mas de longe. Sou sócio à 20 anos do Sporting Clube de Portugal e da selecção sou um grande apoiante nas grandes competições/jogos

O Ser Português, tenho grande orgulho. Aos olhos do mundo somos vistos como pequenos, mas em todas as áreas, desporto, medicina, astronomia,etc,etc, existe sempre um português melhor que os outros. E isso deixa-me orgulhoso.

Bem… sou Português com muito orgulho, mas entre o sucesso da nossa “selecção\clube” de Portugal e o sucesso do nosso Sporting, obviamente escolheria o Sporting !

É fácil decidir com uma pergunta simples.

Escolhias ver o Sporting ganhar a Champions, ou a seleção o Mundial?

Eu escolho a 1ª, e não gosto mais ou menos da seleção. É o meu país. Posso ignorar uma prova, como ignorei este último mundial, mas nunca torço pelo adversário, nunca. No Brasil se vi 20m do total daqueles 3 jogos foi uma sorte, um acaso de passar perto de uma TV. Torcer contra já me parece ridículo. Se não gosto não vejo. Simples.

O clube é algo mais presente. Sócio desde que nasci. Vejo 30, 40 ou 50 jogos por ano vs aquela meia dúzia da seleção. Amigáveis não consigo. Para mim se não conta pra nada, é brincadeira.
O país joga ás vezes, logo sou adepto… ás vezes. Não é o mesmo. Não é… para mim, pelo menos. :inde:

Não acho que alguém tenha a obrigação a apoiar o quer que seja, ou se sente ou não se sente. Pessoalmente sinto muito mais o Sporting que a selecção, e quanto mais Sporting vejo na selecção, mais a sinto, não é algo que esteja sob o meu controlo.

Sou Português, o meu máximo sentimento foi quando fui tropa, mas isso sem qualquer duvida, em relação ao futebol o Sporting sempre em primeiro lugar, mas nem se coloca qualquer duvida.

Em miúdo adorava quando Portugal jogava, na altura sofria bastante pela seleção Portuguesa depois com o passar dos anos e ao ver tudo ser feito para que a corrupção cada vez mais lidera-se o futebol em Portugal e que coloca-se muitos dos seus jogadores na seleção por favores, fui mudando.

Ao ver que os jogadores do Sporting por melhores que fossem ficavam sempre fora das convocatórias, fui mudando de pensamento e hoje talvez sofra bem mais a ver a Espanha de que os pulhas de Portugal.

De todos os episódios sujos em Portugal recordo ainda hoje o abençoado SÁ PINTO, quando arrebentou os cornos a um desses porcos que fazia favores há corrupção e não levou como devia um enorme jogador na altura como era Sá Pinto que por esses pulhas teve que ir para Espanha.

Não me esqueço a luta feita no Portugal dos corruptos que não é o meu graças a Deus, para que João Pinto campeão nacional pelo Sporting Clube de Portugal e ao serviço da seleção foi vitima de uma campanha suja para ser afastado do nosso clube com um castigo longo, para que o Sporting não volta-se a ser novamente campeão com a dupla Jardel João Pinto, não coaduno com gente suja.

Sofro por Portugal mas só se estiverem os jogadores do Sporting, tirando isso não sofro por lixo de gente suja e corrupta, gostem ou não é a minha mais sincera opinião, se alguns acharem que sou menos Português por não gostar das carrocinhas da corrupção que assim seja, estou-me marimbando para isso.

Não apoio qualquer selecção. É-me completamente indiferente. Embora fique feliz com hipotéticas vitórias de Portugal em grandes competições, mas não me aquece nem arrefece.

No futebol sou apenas e só Sporting Clube de Portugal.

Sem tirar nem por ,apenas acrescentar que o Manuel fernandes foi o maior injusticado que alguma vi em termos de jogar na seleccao nacional , e tambem no facto se sofreres mais pela espanha!!
Agora comparar o Sporting com a seleccao nacional , nao tem comparacao possivel ?
Podem me chamar os nomes que quizerem !!
T

lcustodio, concordo plenamente contigo, pois Manuel Fernandes enquanto jogador do Sporting Clube de Portugal foi que me lembre o mais injustiçado de todos, ainda hoje não consigo compreender como foi possível fazerem o que lhe fizeram na altura em que era o melhor na sua posição em Portugal.

Sobre a Espanha, lcustodio, sei que tu e muitos não gostaram desta afirmação, mas acredita é o meu mais puro sentimento e que sempre transmito seja onde for, sou dos que levou com os 18 anos a sofrer e a ser roubado há fartazana e sabes tão bem como eu, como foram esses anos, daí ano apos ano de sofrimento mudaram o meu pensamento, em relação há badalhoquice que via e vejo em Portugal.

Então fui vendo a Espanha com mais atenção e como não é o meu país, não jogam lá jogadores do Sporting fui começando a gostar, podes me dizer há e tal, mas também são corruptos Rui, responder-te -ei não sei lcustodio, isso não sei, mas sei a única coisa que me interessa no futebol, os nossos não são chamados para lá e a mim só isso me interessa.

Deixa la isso da Espanha , foi so a minha opiniao , eu respeito a tua nao tenho nada contra, alias ao contrario da maioria dos portugueses nas grandes competicoes se nao estiver portugal eu gosto que a espanha ganhe, mas portugal mesmo sem jogadores do sporting serei sempre portugues, so que o sentimento em relacao ao sporting, nao tem comparacao !!

Se tivesse de optar entre ser portugues , ou sportinguista a resposta e facil !!

lcustodio é na boa amigo, penso que o sabes muito bem, a Espanha é para o teto, mas é uma das formas de expressar o meu repudio para com gente suja que prejudicou Portugal muitos e muitos anos.

Sobre o ser Sporting ou Português isso nem se aplica. :great: