Apesar de muitos Sportinguistas terem nascido portugueses alguns assumem que a sua selecção é o Sporting. Outros Sportinguistas dizem que ao nascer-se português tem que se apoiar a selecção…
O que acham?
Edit: O título foi mudado, pois concordo que não é uma questão de não apoiar Portugal como país e pátria, mas sim uma discussão FPF vs. SCP
Eu, pessoalmente, não tenho grande interesse pela seleção em si como tenho pelo Sporting. Não fico feliz quando ganhamos nem triste quando perdemos. É-me praticamente indiferente.
No fundo, a seleção passa ao lado a muita gente porque não há competitividade. Quem é que te vai chatear se a seleção perder? Quem é que tu vais irritar se ganharmos? Ninguém porque somos todos portugueses!(ou quase todos). É que no desporto, quando não há rivalidades nem picanços, o jogo perde muito interesse.
Sabes… para quem vive lá fora essa das rivalidades das selecções existe, a questão é que se fala mais de clubes sobretudo quando estamos na CL ou na LigaEuropa.
PS: Não somos todos portugueses, eu já consegui convencer a minha metade a torcer pelo Sporting e não nasceu em Portugal :great:
Desde 2006 que me custa bastante ver jogos da selecção. A qualidade de jogo e a entrega dos intervenientes baixou drasticamente. É raro ver amigáveis e jogos de preparação acabo sempre por desistir a meio tal é a frustração. Os únicos jogos que vejo com atenção e com os quais vibro são os das fases finais (quiçá playoffs).
Tenho a impressão que antigamente já existiam questões clubísticas e/ou políticas no que tocava às convocatórias mas penso que actualmente a selecção tornou-se pura e simplesmente num instrumento de valorização de jogadores. É triste. E tenho muita pena porque até é uma coisa bonita. A selecção é o que supostamente coloca verdes, vermelhos, azuis, etc. lado a lado a torcer por um objectivo comum.
Ser Sportinguista é um estado superior do ser português. É o melhor que Portugal tem.
Tudo aquilo que mais crítico em Portugal advém de uma mentalidade sobretudo lampiã.
Apoiar o país? Sempre! Mas o que o enobrece realmente é o Sportinguismo. Se for Sporting contra Portugal, quero que o Sporting ganhe, como é lógico :great:
é uma boa questão… há quem diga que vibra mais com a seleção, e os que só vêem futebol quando é seleção e há os que dizem que não ligam nada à seleção!
pessoalmente vibro bem mais com o Sporting! por exemplo lembro-me bem do euro 2004 e é claro que vibrei mas acho que não cheguei a chorar e a sentir o que já senti com o clube
e digo mais, consigo apoiar e vibrar por outras seleções como se fossem minhas (a pátria é algo que a mim não me assiste!), mas também me é impossivel estar a torcer contra a seleção portuguesa como alguns fazem :inde:
mas apoiar e vibrar por outro clube da mesma maneira que vibro com o sporting já não o consigo fazer!
É mais ou menos isto para mim. Por um campeonato talvez até trocasse por uma vitória de Portugal; agora por uma Champions jamais pensava, escolheria a vitória do Sporting.
Se a pátria é o lugar onde te sentes “em casa”, onde sentes que estás no lugar certo, que te enche de orgulho todos os dias…
Se a a religião te faz acreditar em algo superior a ti, algo que não consegues recionalmente explicar mas que é parte integrante da tua pessoa…
A minha pátria é o Sporting.
A minha religião é o Sporting.
Esta selecção é uma amálgama de interesses corporativos e de favores institucionais.
E não se coibem de, podendo, mandar a facadinha ao Sporting.
Não é a minha selecção, faz anos largos. Só vejo com algum (pouco) interesse e precisamente por causa dos nossos meninos.
E o que é que a pátria tem a ver com a equipa da federação de futebol? Era o que faltava dizerem-me que sou menos patriota por não apoiar a equipa da FPF.
Eu faço parte daquele grupo em que trocaria uma Champions do Sporting por um Campeonato do Mundo da selecção.
No que toca a apoiar a equipa das quinas estou-me pouco cagando para a FPF e a sua corrupção. Quando estava o Godinho Lopes também não deixem de apoiar como também continuei a ir ao estádio. Tal como faço com a selecção.
Compreendo quem não apoia, como também espero que compreendam as pessoas que tal como eu, se apaixonam por todos os símbolos portugueses. A nossa bandeira, o nosso hino, a nossa lingua Quando o Sporting jogar contra os estrangeiros, a bandeira portuguesa está sempre comigo na bancada. Às vezes tenho este problema de não separar a pátria com a equipa de futebol ou de outra modalidade. :inde: