Ser adepto não é ser uma besta!

Gente estúpida existe em todo o lado, mas no geral há países/cidades onde podes estar à vontade, e depois há outras em que nem vale a pena. Em Inglaterra no geral pode ser à bola, como outsider e é super tranquilo. Em Itália não faria isso.

2 Curtiram

Em Portugal, Guimarães é que é mesmo estúpido de se ir, não é?
Nunca fui, mas já se leram tantas histórias :confused:

Tb nunca fui por causa disso. Dos poucos estádios onde nunca meti os pés.

Eu cheguei já a fazer um périplo pelos estádios todos, sempre com a verde e branca vestida.
Tipo a ver as entradas ou fazer visitas ou assim.
Fui a Braga primeiro, estava lá um segurança que nos deixou subir a um piso onde dava pra ver o relvado.
Foi bué fixe connosco, e no final ainda nos mostrou a capa do telemóvel dele…era do Vitória :sweat_smile:
Chegámos ao do Vitória no mesmo dia…ainda nem estávamos perto do estádio, a passear a pé, já eu estava a ouvir bocas a dizer pra me por no car*alho!
Tirei uma foto à entrada e bazei…

2 Curtiram
1 Curtiu

Até se matam, ouvi dizer.

Lamento que tenhas tido que assistir a isso, ainda por cima com 15 anos.

1 Curtiu

Não me aventuraria por certos estádios mas em 2017 (?) vi um Inter 1 - 3 Roma em no Giuseppe Meazza e achei super pacífico.

O futebol no geral é uma coisa sobrevalorizada na sociedade e que não tem nem um pedacinho da importância que lhe damos (e sim, sei do absurdo que estou a fazer enquanto comento isto num fórum online dedicado ao meu clube).

A minha maior desilusão foi em 2016 naquele campeonato que nos foi roubado. Acho que nunca tive tantas expetativas e tanta frustração acerca de algo na vida, o que mostra bem o quanto eu me importava com tudo isto na altura. A partir daí o meu apego a tudo o que é futebol foi diminuindo, inclusive deixei de ver durante uns tempos lá para 2018/19 e só voltei ao estádio num 3-1 aos turcos de Istambul em 2020. Lá me voltei a apegar a isto com aquela época épica do título em que a partir da 3a ou 4a jornada não falhei nenhum minuto colado à frente da TV e passava as semanas a suspirar pelo próximo jogo.

Provavelmente agora nunca mais me voltarei a desapegar como dessa vez, mas tenho muita mais capacidade de encaixe e relativizo facilmente. É bola, fico lixado e 30 minutos depois segui com a minha vida.

Para mim, é a melhor forma de olhar o futebol.

Não falo de bola com ninguém a não ser o meu pai (também é dos nossos e é ele que me fez amar o clube) e outro amigo que conheci na faculdade (também dos nossos). Nunca tenho stresses e consigo desconectar sempre que quero. 0 lampionices na minha vida e sendo eu um alentejano em Lisboa penso que ainda não conheci genuinamente um único gajo adepto dos nojentos do bufas em 23 anos de vida.

5 Curtiram

Violência associada às claques é um fenómeno muito antigo e que, infelizmente, tb abrange as claques do Sporting. O que se vive hoje é um pouco diferente, envolve largos setores da sociedade e está relacionada com a ascensão de sentimentos racistas e xenófobos. A camisola da menina não era “apenas” do real Madrid, era do Vinícius, que para o mal se tornou um alvo preferencial de segmentos racistas. Relembro o último jogo do Real Madrid em Valencia. O crescimento de forças políticas extremistas e intolerantes é uma realidade que ameaça as nossas sociedades democráticas. O futebol é apenas mais um campo em que ela se manifesta.

3 Curtiram

Recordo-me que um dos episódios de violência que ocorreram antes da Guerra dos Balcãs foi no final ou durante um jogo entre Dínamo de Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado que ilustra como situações extra-futebol podem extravasar para um cenário que não deveria ter nada a ver com o desporto.

Boa noite, nao sei onde me podem ajudar vai aqui. Estou em Faro e comprei bilhete pelo site do sporting para o jogo. Paguei com wbway, mas até agora não me chegou o bilhete. Foram 30 euros que posso fazer. Foi comprado esta tarde. Obrigado

Já coloquei a pergunta :rofl:

No tópico do jogo, podes ir vendo se respondem…

https://www.porta10a.com/t/liga-betclic-2324-7ª-jornada-sc-farense-vs-sporting-cp-3009-20h30/71599/92?u=polik

Na minha cabeça ainda vive muito a realidade de Itália anos 90. Num qualquer Inter - AC Milan era normal morrer alguém dentro do G. Meazza. O meu primo foi lá, em 98 ou 99, ver o derbi de Milão, e diz nunca ter tido tanto medo dentro de um estádio.
Eram outros 500.

1 Curtiu

Era extraordinário que não víssemos mais isto acontecer no futebol.

https://x.com/RosarioCentral/status/1708275610856911042?s=20

https://x.com/DeadlineDayLive/status/1708472128406708389?s=20

https://www.instagram.com/reel/Cx1W7PuouYA/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

E a bestice continua.

Depois do que se passou após o jogo com o Boavista, mais um episódio lamentável, agora com uma criança autista.

Vivemos no mundo de loucos.

Onde é que isto vai parar?