Será Paulo Bento o treinador certo?

Votei 8!

Não é perfeito, não é um treinador brilhante, mas tem feito um trabalho bem positivo no nosso clube!
Talvez a nota melhor seria o 7, mas é um pontinho a mais para “lhe” dar força para a época!

Parece-me que o PB é o único treinador dos três grandes que efectivamente manda no balneário e isto pode vir a ser decisivo.

Estou para ver como é que Jesualdo e o Fernando Santos vão controlar aquela malta toda que entrou sem que alguém lhes tivesse dado cavaco e que veio para ser titular.

O PB ainda não é um treinador feito. Mas está a evoluir e aprende depressa. Creio que será muito brevemente um treinador de classe internacional.

Pontos fortes:

• a equipa está obviamente organizada
  • nota-se que os jogadores evoluem individualmente
  • raramente perde a cabeça e fala de mais
  • é corajoso a lançar os miúdos sem os queimar (vd caso Nani e agora Adrien)

Ponto fraco:

• falta-lhe algum arrojo e o “golpe de asa”, mas creio que vai melhorar com a experiência acumulada

Ao contrário do que diz o Barbosa (e com todo o respeito pela sua opinião que é sustentada), acho que é notável que tenha conseguido uma tal unanimidade no Sporting, um clube de “resingões”. Isto só prova que o homem é bom. Devemos ficar contentes e não embirrar só porque toda a gente o respeita ou achar “estranho” o apoio.

Dei-lhe a nota 10,porque pegou na equipa da maneira que pegou
Desde ai tem-se mostrado disciplinador, aposta nos jovens,ve-se que os jogadores gostam dele.
Nao ganhou o campeonato,porque nao o deixaram.
Ganhou a Taca e eu continuo com muita esperanca nele.
Errar e proprio do homem,nem o melhor do Mundo nao erra.
Mas vai aprendendo com os erros.

Acho dificil o Sporting com as actuais fraquezas financeiras conseguisse melhor.

votei como a maioria 8 : ^-^

Nota SEIS.

E pode descer se não arranjar uma alternativa ao losango. >:(

Votei 7 porque sou muito exigente ! ;D
Penso que dar mais a um treinador que ainda nao foi campeao é demasiado, mesmo tendo poucos ovos para fazer a omolete leonina…e eu até acertei no palpite da sua chamada caso Pesadeiro :wall: fosse despedido (so de me lembrar dos seus ultimos jogos à frente do Sporting…brrrr…dà arrepios, até deu para rezar por uma derrota pesada do Sporting para ele saltar… :-[ ), lembro-me de lançar o nome de PB no café tuga onde vou ver os jogos e todos me reponderem: “quem??? esse nunca foi treinador e querias o tipo no teu Sporting?” e eu de reponder:"entao nao é treinador, até foi campeao…nos juniores… ;D…duas jornadas depois là surgiu PB…dei um uffffffaaa :victory:

Acredito muito na sua “rotatitranquilidade” , na sua defesa dos jogadores, low profile, caracter…sabe montar uma equipa, gerir os conflitos com justiça, dar confiança aos jogadores e aproveitar os seus poucos recursos.
Pontos negativos: um pouco teimoso com certos jogadores (Custodio demasiado titular mas era capitao…, Veloso demorou a voltar ao onze, afastamento de Abel uma boa parte da epoca, Djalo a organizar jogo :o…e falta um pouco de maluquice a meu gosto ;D , sempre gostei de treinadores um pouco malucos e “bitaitosos”, eu sei devo ser o unico :wink:

Votei 8.

Espero no final da epoca dar-lhe um 10.

Votei 8.

10 nunca ha-de levar, o treinador perfeito nâo existe. Ele tb nâo o é, senâo nâo tinha tido só 17 de nota de curso :stuck_out_tongue:

Pra 9 faltam-lhe alem dos titulos- o de campeâo pelo menos- alguma ‘finesse’ tactica e mais audacia.
O resto o homem domina, e tb parece que percebe de chá.

Dei 7. Não é nenhum génio, mas é melhor que a média dos treinadores da Liga portuguesa (sendo esta medíocre, diga-se).

de chà ? :o

Vou reafirmar que para mim o Paulo Bento é sem duvida alguma o técnico ideal para o Sporting, e ou muito me engano ou o nosso Sporting é mesmo o clube português mais bem servido nesse aspecto. Não nos podemos esquecer que com Paulo Bento, aqueles jogos fraquinhos, sem empenho mínimo e com exibições desastrosas com uma certa regularidade, praticamente deixou de existir, e não digo com isto que agora jogamos sempre bem…, nada disso, mas a verdade é que a jogar bem ou mal, o empenho é quase sempre muito, e a prova-lo está o facto de o Sporting, com Paulo Bento ao leme, em época e meia, só perdeu, se faço bem as contas :think:, cerca de 6 jogos, se exceptuarmos os primeiros 4 a 5 jogos, que é óbvio ainda não podiam revelar um Sporting minimamente à Paulo bento. Acredito profundamente que este ano será o da consagração plena para este jovem técnico que, na minha perspectiva, ampliou o nosso Sporting. Não se esqueçam, nota importante, 2 ligas dos campeões…parece normal, e deveria ser, mas para o Sporting vinha sendo uma raridade…

Dou-lhe 6.

Para além da segurança defensiva que consegue imprimir à equipa e da capacidade que demonstra em segurar disciplinarmente o balneário, não lhe vi, até à data, nenhum dos outros atributos que caracterizam os grandes treinadores.

É verdade que já ganhou uma Taça (sem enfrentar nenhum grande) com uma equipa sem reforços, mas também é bom reconhecer que a equipa de PB é alimentada por uma cantera como não existe outra no mundo.

o Sporting pode tornar-se uma equipa previsível… veja-se o benfas-Sporting do ano passado.
está na altura do PBento gastar uns treinos a desenvolver esquemas alternativos, menos rígidos.

tb não gostei do medo (respeito em exagero?) da equipa em milão e em muniche, na champions do ano passado.
foram duas oportunidades de ouro para ganhar os respectivos jogos… faltou ousadia.

votei 7. quero um campeonato… :wink:

Deu 7 e neste momento, mais não merece. Ainda não ganhou o título que tanto ansiamos (e não estou a falar da Champions ;D). Se entretanto ganhar, sobe a nota.
Neste momento, e olhando para o mercado, poucos são os treinadores que acredito que pudessem vir para o SCP e acrescentar mais do que o Paulo Bento já forneceu. Fui daqueles que defendia nas conversas no grupo de amigos que o Paulo Bento teria de ser para continuar após terminar a carreira, como treinador. Começar numa extinta equipa B ou nas camadas jovens, porque via nele características em saber ler o jogo, de disciplina e de trabalho. E aparentemente, fico contente por estar a acertar.
Tem pontos negativos, sem dúvida, mas não vejo a teimosia como uma. Todos os grandes treinadores a têm. Para mim, o maior ponto negativo dele é a demora em assimilar na equipa outro processo de jogo, visto que em ano e meio, ainda só temos o 4x4x2 em losango devidamente treinado. E isso muitas vezes torna os nossos jogos complicados, já que as equipas adversárias sabem bem qual o estilo de jogo que o SCP utiliza.

Também é verdade que temos uma formação de enorme qualidade (ao nível do Ajax, com variadissimos elementos de qualidade a sairem), mas até por aí ganhamos já que o Paulo Bento não tem medo de arriscar esses elementos novos (e não venham com a história do Carriço…).

(Armas)A propósito, a massa crítica que nunca está de acordo contigo no fórum, tem-te feito melhor? :twisted:

Depende das criticas e fundamentalmente depende do teor das criticas. Posso ser chato e teimoso no que toca a este assunto, mas e não querendo dar um papel paternalista ao Avantix, foi o unico dentro deste Fórum que conseguiu criticar-me com um pouco mais de nivel, algumas vezes por Pm. As criticas do género “És um cromo” “Tens a mania que sabes” “Tambem leva a bicicleta”, não me interessam minimamente. Tivesse o Paulo Bento um gajo que lhe soubesse dizer “NÃO”, quando fosse preciso e talvez algumas das suas parvoices não teriam acontecido. Massa critica nunca fez mal ninguem, obviamente só pode trazer frutos quando bem fundamentada.

(paulo duarte)e daqui uma pequena provocaçao ao barbosa que por ja ter sido guarda-redes se acha o supra sumo da analise aos guarda redes e a sua opiniao acerca desse assunto é lei, ora o paulo bento foi trinco toda a vida, com larga experiencia internacional, um dos melhores trincos portugueses dos ultimos 10 anos e nao viu logo que o veloso era o melhor trinco portugues da actualidade por isso é preciso ter cuidado com algumas certezas...

Se calhar e digo só se calhar, sei um “pucaxinho” mais sobre guarda-redes do que tu, por exemplo. Da mesma maneira que o Incitatus tambem tem experiencia neste ramo. Se me vieres perguntar quais são os componentes necessários para o fabriuco de um computador, eu não sei. Se fores um perguntar a um informático, talvez tenhas a sorte de ficares a saber. E com essa desculpa que geralmente todos arranjam para o senhor Paulo Bento, já vamos em três desculpas diferentes para o caso Veloso. Se vocês se convencessem que não existe desculpa nenhuma, mas sim um erro grosseiro deste senhor então há muiito que estavamos conversados. As desculpas foram estas:

• Deixou-o no banco porque o miudo tinha tiques de vedeta e se continuasse a jogar podia fazer-lhe mal ao seu crescimento enquanto jogador de futebol.
  • Já tinha meio mundo do Futebol a falar nas boas exibições do jovem Miguel Veloso e por isso decidiu poupá-lo destes rumores para não se dislumbrar com a possibilidade de ir para um Inter.
  • E agora a tua, afinal de contas o Paulo Bento como já foi trinco, não viu logo a qualidade do Miguel Veloso. :wall: (até um cego via)

Tu colocas o caso Veloso nos erros mas depois desculpas o erro, brilhante. Errou e acabou, mais nada, não arranjem desculpas. :arrow:

paulo duarte)rotatividade (por vezes em excesso, mas da um sinal que confia em todo o plantel - ou pelo menos num grupo mais alargado que 12 ou 13 jogadores)...

Ainda estou para perceber como é que isto está nas coisas boas do homem. Se tu tivesses um plantel com 20 gajos muitos bons, e se um saisse não era caso para preocupações porque tinhamos jogadores igualmente bons no banco, ainda compreendia. Mas a partir da altura, em que não tens nenhum jogador no banco capaz de substituir um dos titulares, a sua rotatividade torna-se em mais um erro de casting. Mas tens razão, ele de facto conta com todos os jogadores, mas infelizmentes esqueceu-se que só tinha para ai 11 com qualidade efectiva. Mas até isto já é uma coisa postiva, e depois ainda dizem que ele não é protegido. :pray:

(paulo duarte)-é coerente tacticamente... se é losango é losango até ao fim.. e a alternativa é o 3x5x2 quando estiver apertado

Mais um erro que vira coisa boa. É coerente tacticamente, de facto a lingua Portuguesa tem destas coisas. O homem só sabe jogar com um 4-4-2 em losango, e ainda me vêm dizer que é coerente. isto não é coerencia, é não ter mais nenhum. Quando está a perder coloca mais jogadores de meio campo com caracterisitcas ofensivas e retira um jogador defensivo porque tem de dar a volta ao marcador. Epa, o gajo é um génio. Pensava que todos faziam isto quando se vêm a perder os jogos. :think:

(F)Ao contrário do que diz o Barbosa (e com todo o respeito pela sua opinião que é sustentada), acho que é notável que tenha conseguido uma tal unanimidade no Sporting, um clube de "resingões". Isto só prova que o homem é bom. Devemos ficar contentes e não embirrar só porque toda a gente o respeita ou achar "estranho" o apoio...

Os Dirigentes com um discurso hipocrita e que só um iluminado é que não percebe(calma, não te estou a ofender, estou só a mandar para o ar) dizem que querem o Paulo Bento durante muitos anos, mas porquê? Alguém sequer pensa que é porque o trabalho dele é bom? Oh meus amigos, se fosse outro treinador, se fizesse uma má época já tinha sido corrido mas este não. E não vai ser corrido porque não há dinheiro para comprar um bom treinador capaz de nos dar titulos. Por isso, mais vale ficar com o Paulo Bento que pode-se dizer que veio da Formação, que foi barato, é da casa e até está a fazer umas coisas boas. Isto é como a aposta na Formação. O Sporting só se virou para a Formação recentemente porque ficou sem dinheiro para contratar jogadores, e ainda têm a lata de dizer que isto foi tudo muito bem planeado ( a aposta na Formação). Quando voltar o dinheiro, vamos ver onde pára a aposta nos miudos.

(Jade)Nao ganhou o campeonato,porque nao o deixaram...

Infelizmente amiga Jade, isso tem se passado com grande parte dos treinadores que passam pelo Sporting. Não é apenas má sina do Paulo Bento. Recorrendo a um passado próximo, o Peseiro pode-se queixar do mesmo.

Votei 7 e não um valor mais alto pk simplesmente não gosto do facto, de não existir uma alternativa ao “aborrecido” losango.
E pk por vezes seja tlvz conservador demais.

De resto o caracter e postura estão lá.

Votei 9…
Não votei 10, pela insistência persistente no losango, e pela “obsecção” que tem por Pereirinha. :stuck_out_tongue:

Está aqui a minha resposta…mais nada :victory:

nao duvido que percebas muito mais de guarda redes que eu… só disse que a analise que fazes aos guarda-redes nao deve ser encarado como um dogma pelo simples facto de teres sido guarda-redes, e dei o exemplo do paulo bento que foi um dos melhores trincos portugueses dos ultimos anos e nao conseguiu logo ver que a posicao onde o m.veloso mais rendia era justamente a trinco…

nao percebo onde é que desculpei o paulo bento por nao ter avaliado correctamente o m. veloso… alias é dos pontos negativos que lhe vejo é a avaliação das caracteristicas dos jogadores…

quanto á rotatividade acho bom por 2 razoes (se nao for feito em excesso, o que se calhar aconteceu na época passada):

desportivamente
-permite descansar os jogadores mais utilizados e dá ritmo aos menos utilizados (o que pode ser importante em caso de lesao prolongada de um dos mais utilizados)

a nivel de grupo
-permite aos jogadores menos utilizados sentirem-se uteis e manter motivaçao, e dar um sinal aos titulares que teem de trabalhar tanto ou mais que os menos utilizados senao perdem o lugar…

quanto ao sistema ele manteve o sistema que vinha da equipa que chegou á final da uefa (peseiro tentou mudar para 4x3x3 e foram os piores 4 meses dos ultimos anos)… paulo bento foi campeao pelos juniores a jogar em 4x3x3 e ele ja disse que era o sistema preferido dele… contudo, segundo ele, o liedson nao pode jogar sozinho na frente por isso com dois avançados tem sempre que jogar o que põe de parte o 4x3x3… assim ele adoptou dois sistemas que permitem jogar com 2 avancados e pelo menos 3 homens no meio campo central de modo a ter um meio campo pressionante que conseguisse recuperar a bola o mais alto possivel… esses sistemas sao o 4x4x2 losango e o 3x5x2…

Eu como já disse sou adepto da rotatividade desde que seja bem feita e que existam jogadores de nivel identico para o fazer! Não existe nada melhor do que ter os jogadores menos cansados para os embates que têm pela frente!

Usando sempre 11, é óbvio que o cansaço numa segunda volta é bem supeior que se tiver usado 18!

Agora, criticar simplesmente o conceito da rotatividade, acho errado! É a minha opinião que deve ser aplicado o conceito sempre que se tiver matéria prima para o fazer, e os desafios o permitam!

O Unico erro que aponto ao Paulo bento na época passada na questão rotatividade, nem se prende bem com a rotatividade! Eu apenas não percebo como muitos outros, o tempo que ele levou para entender que o Veloso era melhor que o Custódio!

Ele achar que o Veloso rendia mais como Central do que como trinco, nem acho preocupante … ele é que lá está todos os dias a ver o desempenho dos jogadores, mas bastava colocar na mesa:

Veloso vs Polga/Tonel
Veloso vs Custódio

Que a resposta seria imediata!

Quanto á rotatividade, não saberei, como mais ninguem aqui saberá, se foi ou não responsável pela frescura fisica que se viu na segunda volta … mas acredito que tenha contribuido!