Será Paulo Bento o treinador certo?

Deviam ter resuscitado o tópico da rotatividade para verem as opiniões que certos membros têm para com o Paulo Bento, mas este sempre tem uma votaçâo, por isso até nem é muito mal pensado.

Começei a ler este tópico e vi logo duas bacoradas, que vou fazer o favor de tentar explicar, sem antes dar a minha opinião sobre este treinador.

• Chegou a meio do descalabro proveniente do senhor José Peseiro e apenas veio para o Sporting porque apresentava custos minimos. O Sporting não estava na disposição de gastar dinheiro na aquisição de um treinador e já o dinheiro que tivemos de gastar na saida do Peseiro foi um problema, felizmente resolvido. Rapidamente percebeu que o Sporting estava instável defensivamente e adoptou sempre uma politica de trás para a frente (como já lhe chamaram). Isto não faz da politica, a manobra certa ou errada, é simplesmente uma maneira de liderar e comandar a equipa. Existem treinadores que defendem uma politica de que “se sofrermos menos golos que o adversário ganhamos” e há outros que defendem “se marcarmos mais golos queo adversário ganhamos”. Ambas, quando bem trabalhadas podem dar resultados e por enquanto, vi muito mais resultados na politica “expansionista” do Peseiro do que na “timida” politica do Paulo Bento(na primeira época apenas de Peseiro, porque a segunda foi um caos). O Peseiro dispunha de armas muito fortes ofensivamente e adoptou aquela metodologia que resultava em goleadas e em momentos unicos nas competições Europeias, e em contrapartida, em derrotas excessivas por contra-ataques rápidos e organziados. Muitos dizem que perdemos a Uefa e o Campeonato por culpa dele, mas eu prefiro neste caso especifico ser mais bonzinho e digo, perdemos o campeonato por culpa directa dos arbitros e perdemos a Taça Uefa por culpa directa do Ricardo e tambem de Rogério. Se o Rogério mete aquela bola na baliza faziamos o 2-2, e quem sabe não fosse o volte-face, mas adiante…

• O Paulo Bento fez um excelente trabalho na primeira época ao serviço do Sporting, contribuindo para uma reviravolta no Campeonato absolutamente fantástica. A partrir daqui subiu-lhe o rei à cabeça, porque tinha um apoio incrivelmente estranho dos adeptos, dirigentes e equipa técnica. E são nestes contornos que surge a outra bacorada: O Paulo Bento demonstrou coragem para liderar a equipa, mas nunca demonstrou coragem para fazer apostas de risco durante o jogo e quando as fez, resultaram invariavelmente mal. Um homem corajoso, é um homem que enfrenta todas as probabilidades, consciente de que as coisas podem correr mal, mas a coragem do Paulo Bento é muito superficial. Os Dirigentes dizem “Queremos que fiques cá muitos anos”, a equipa técnica diz “Se tu sais, eu tambem saio.”, e os adpetos dizem " Se o Paulo Bento escolheu jogador x, é porque sabe o que está a fazer". Conclusão: Pode arriscar à vontade porque está tudo do seu lado, e depois com as costinhas quentes quentinhas surgiram as parvoices deste gajo. Roatatividade excessiva, Abel no banco, Veloso no banco, Custódio a titular, declarações patéticas a dizer que conta para o Veloso para central quando todos queriamos era o Veloso a trinco, Romagnoli convocado numa semana e ausente dos convocados noutra, Yannick a numero 10, rotatividade nas primeiras semanas de todo o meio campo (isto é, não havia posições delineadas, visto que eles alteravam constantemente de posições)…

• Lá ganhou uma Taça de Portugal e merece crédito por isso, mas digamos que os adversários não eram propriamente dificeis. Nos outros anos só fomos afastados pelos outros dois grandes, e caso tivessemos jogado com um deles, secalhar tambem não ganhavamos.

Estou cansado de falar neste assunto, já sei que ele é um Deus, podem beijar-lhe os pés, atirem-.me pedras que eu continuo na minha. Tivesse ele uma massa critica e se calhar veriamos um Paulo Bento muito melhor, mas pronto mais vale apoiar o grande Paulo Bento.