Será Paulo Bento o treinador certo?

Eu dei 10 a Paulo Bento porque na minha opinião ele é o treinador certo no lugar certo.

Lembro-me que ele foi promovido a treinador principal numa fase complicada, onde jogávamos fora em duas jornadas consecutivas.
Fomos a Barcelos empatar 2-2, e no fim de semana seguinte empatámos no Bessa também a duas bolas depois de estarmos a vencer por 2-0.
A equipa atacáva bem mas falhava a defender, não sendo capaz de jogar sem ser a atacar (herança do Peseiro).
Mas no terceiro jogo ele corrigiu isso, e em vez apostar num ataque feroz para a goleada optou por um jogo de paciência, onde após estarmos em vantagem segurámos o jogo nas laterais do meio campo adversário. Impedindo que este conquistasse a posse de bola e atacásse.

Isto exemplifica por que linhas ele se guia.
Se calhar não lhe interessa ganhar hoje o campeonato se souber que no ano seguinte ficamos em 3º ou 4º.
Mais importante é evoluir devagar e bem, mas de uma forma sustentada que garanta que não teremos que dar passos atrás.

Acredito portanto que não só seremos campeões com o PB, como também seremos bi, e até tri.

Haja fé!

Eu votei 10 para Paulo Bento e estou totalmente de acordo com as ideias da mensagem do Yazalde.

PS: Paulo Bento dá-me o numero telefone do teu cabeleireiro :rotfl:

Também lhe dou 8, apenas porque ainda pode evoluir, quer em termos de resultados, como em termos tácticos e de leitura de jogo.

E, para mim, é o melhor treinador que o Sporting pode pagar. Tenho um receio: é que num momento de menor lucidez, normalmente iniciado num desaire desportivo, se criem condições para PB sair de Alvalade. Estou certo que, se isso acontecer, acabaremos por o ver num dos rivais… aí, será demasiado tarde para lamentar.

Penso que o 4-3-3 é (ou era) o sistema preferido do PB. Ele já explicou numa entrevista, salvo erro no Trio D’ataque, que nunca o utilizou no Sporting porque não se adaptava às características do Liedson. Neste sistema, o PL tem de ficar mais fixo entre os centrais, disse PB. Parece-me uma justificação válida.

Votei sete. Se conseguir aproveitar o Puro e mudar o modelo de jogo para o avançado estático encaixar, subo para oito. Por isso desconfio que não vai passar de sete…

Vá, tb subo para oito se conseguir criar um modelo de jogo alternativo…

Ou se conseguir encaixar alguma vez um extremo numa equipa sua…

Deviam ter resuscitado o tópico da rotatividade para verem as opiniões que certos membros têm para com o Paulo Bento, mas este sempre tem uma votaçâo, por isso até nem é muito mal pensado.

Começei a ler este tópico e vi logo duas bacoradas, que vou fazer o favor de tentar explicar, sem antes dar a minha opinião sobre este treinador.

  • Chegou a meio do descalabro proveniente do senhor José Peseiro e apenas veio para o Sporting porque apresentava custos minimos. O Sporting não estava na disposição de gastar dinheiro na aquisição de um treinador e já o dinheiro que tivemos de gastar na saida do Peseiro foi um problema, felizmente resolvido. Rapidamente percebeu que o Sporting estava instável defensivamente e adoptou sempre uma politica de trás para a frente (como já lhe chamaram). Isto não faz da politica, a manobra certa ou errada, é simplesmente uma maneira de liderar e comandar a equipa. Existem treinadores que defendem uma politica de que “se sofrermos menos golos que o adversário ganhamos” e há outros que defendem “se marcarmos mais golos queo adversário ganhamos”. Ambas, quando bem trabalhadas podem dar resultados e por enquanto, vi muito mais resultados na politica “expansionista” do Peseiro do que na “timida” politica do Paulo Bento(na primeira época apenas de Peseiro, porque a segunda foi um caos). O Peseiro dispunha de armas muito fortes ofensivamente e adoptou aquela metodologia que resultava em goleadas e em momentos unicos nas competições Europeias, e em contrapartida, em derrotas excessivas por contra-ataques rápidos e organziados. Muitos dizem que perdemos a Uefa e o Campeonato por culpa dele, mas eu prefiro neste caso especifico ser mais bonzinho e digo, perdemos o campeonato por culpa directa dos arbitros e perdemos a Taça Uefa por culpa directa do Ricardo e tambem de Rogério. Se o Rogério mete aquela bola na baliza faziamos o 2-2, e quem sabe não fosse o volte-face, mas adiante…

  • O Paulo Bento fez um excelente trabalho na primeira época ao serviço do Sporting, contribuindo para uma reviravolta no Campeonato absolutamente fantástica. A partrir daqui subiu-lhe o rei à cabeça, porque tinha um apoio incrivelmente estranho dos adeptos, dirigentes e equipa técnica. E são nestes contornos que surge a outra bacorada: O Paulo Bento demonstrou coragem para liderar a equipa, mas nunca demonstrou coragem para fazer apostas de risco durante o jogo e quando as fez, resultaram invariavelmente mal. Um homem corajoso, é um homem que enfrenta todas as probabilidades, consciente de que as coisas podem correr mal, mas a coragem do Paulo Bento é muito superficial. Os Dirigentes dizem “Queremos que fiques cá muitos anos”, a equipa técnica diz “Se tu sais, eu tambem saio.”, e os adpetos dizem " Se o Paulo Bento escolheu jogador x, é porque sabe o que está a fazer". Conclusão: Pode arriscar à vontade porque está tudo do seu lado, e depois com as costinhas quentes quentinhas surgiram as parvoices deste gajo. Roatatividade excessiva, Abel no banco, Veloso no banco, Custódio a titular, declarações patéticas a dizer que conta para o Veloso para central quando todos queriamos era o Veloso a trinco, Romagnoli convocado numa semana e ausente dos convocados noutra, Yannick a numero 10, rotatividade nas primeiras semanas de todo o meio campo (isto é, não havia posições delineadas, visto que eles alteravam constantemente de posições)…

  • Lá ganhou uma Taça de Portugal e merece crédito por isso, mas digamos que os adversários não eram propriamente dificeis. Nos outros anos só fomos afastados pelos outros dois grandes, e caso tivessemos jogado com um deles, secalhar tambem não ganhavamos.

Estou cansado de falar neste assunto, já sei que ele é um Deus, podem beijar-lhe os pés, atirem-.me pedras que eu continuo na minha. Tivesse ele uma massa critica e se calhar veriamos um Paulo Bento muito melhor, mas pronto mais vale apoiar o grande Paulo Bento.

Positivo:

  • Pegou em 2005/06 numa equipa em cacos e conseguiu torná-la na única equipa que deu luta ao Porto. Privado de uma final da Taça de Portugal no Dragão por uma decisão escandalosa do árbitro (a expulsão cirúrgica de Caneira, que estava até aí a ‘secar’ Quaresma).
  • Conquistou, em 2006/07 uma Taça de Portugal e manteve uma equipa sem reforços decentes na luta pelo título até à última jornada.
  • É o técnico do Sporting com melhor imprensa nos últimos 50 anos. Há quem, como o barbosa, embirre com isso - e não deixa ter alguma razão. Mas, num clube devorador de treinadores e mais useiro na intriga palaciana do que a corte florentina, eu fecho de barato os olhos a um ou outro erro em troca desta estabilidade inédita.
  • Simpatizo com o tipo. A sério.

Negativo:

  • Colapso da equipa frente ao Spartak, que custou um lugar na Taça UEFA e mais um ano quase em branco para o nosso ranking
  • Gestão questionável da questão de Beto

Nota final: 8 (mais do que isto, só com um título de campeão ou uma taça europeia).

A propósito, a massa crítica que nunca está de acordo contigo no fórum, tem-te feito melhor?
:twisted:

As despesas dessa derrota PB pode-as pôr a 100% na conta do Ronny(que descalabro nesse dia).

Nota 8. Para mim é o treinador certo enquanto mantiver aquele carácter que nos tem habituado.

Para mim dou nota 10.
É o melhor treinador para o SCP, atendendo à conjuntura actual do nosso clube.Estamos perante um treinador disciplinador, exigente, audaz, isto é, não tem medo de arriscar nos jovens.Até ao momento tem sido uma aposta grande.
Em suma,é um excelente treinador.
Falta-lhe apenas ser campeão pelo nosso clube, o que vai acontecer mais tarde ou mais cedo.

votei 8 pois para lhe dar 10 ele tinha de ser o treinador perfeito e não é (pelo menos ainda nao é…)

notas negativas:

-avaliaçao de alguns jogadores - veloso a central (e daqui uma pequena provocaçao ao barbosa que por ja ter sido guarda-redes se acha o supra sumo da analise aos guarda redes e a sua opiniao acerca desse assunto é lei, ora o paulo bento foi trinco toda a vida, com larga experiencia internacional, um dos melhores trincos portugueses dos ultimos 10 anos e nao viu logo que o veloso era o melhor trinco portugues da actualidade por isso é preciso ter cuidado com algumas certezas) e djalo a nº10 por exemplo…

-conhecimento tactico - na minha opiniao o paulo bento nao domina o sistema tactico que usa, prova disso o banho que levou na luz do fernando santos (este sim profundo conhecedor do losango - foi ele que implementou o losango no sporting)…

notas positivas:

-tem demonstrado ser uma pessoa com um grande caracter, frontal e leal… estas caracteristicas fazem com que seja respeitado e consiga impor disciplina no grupo…

-talvez pelas caracteristicas referidas consegue motivar o plantel

-rotatividade (por vezes em excesso, mas da um sinal que confia em todo o plantel - ou pelo menos num grupo mais alargado que 12 ou 13 jogadores)

  • os que nao estao com ele sao despachados (ou estao com ele ou entao sao postos de lado - evita chatices e une o grupo - ou seja só fazem parte do plantel aqueles que estao a 100% com ele nao anda ca a fazer fretes e evita futuras chatices)

  • protege o grupo

-é coerente tacticamente… se é losango é losango até ao fim… e a alternativa é o 3x5x2 quando estiver apertado

-trabalhou as movimentacoes defensivas e neste momento temos uma equipa muito eficaz defensivamente…

Votei 8!

Não é perfeito, não é um treinador brilhante, mas tem feito um trabalho bem positivo no nosso clube!
Talvez a nota melhor seria o 7, mas é um pontinho a mais para “lhe” dar força para a época!

Parece-me que o PB é o único treinador dos três grandes que efectivamente manda no balneário e isto pode vir a ser decisivo.

Estou para ver como é que Jesualdo e o Fernando Santos vão controlar aquela malta toda que entrou sem que alguém lhes tivesse dado cavaco e que veio para ser titular.

O PB ainda não é um treinador feito. Mas está a evoluir e aprende depressa. Creio que será muito brevemente um treinador de classe internacional.

Pontos fortes:

  • a equipa está obviamente organizada
  • nota-se que os jogadores evoluem individualmente
  • raramente perde a cabeça e fala de mais
  • é corajoso a lançar os miúdos sem os queimar (vd caso Nani e agora Adrien)

Ponto fraco:

  • falta-lhe algum arrojo e o “golpe de asa”, mas creio que vai melhorar com a experiência acumulada

Ao contrário do que diz o Barbosa (e com todo o respeito pela sua opinião que é sustentada), acho que é notável que tenha conseguido uma tal unanimidade no Sporting, um clube de “resingões”. Isto só prova que o homem é bom. Devemos ficar contentes e não embirrar só porque toda a gente o respeita ou achar “estranho” o apoio.

Dei-lhe a nota 10,porque pegou na equipa da maneira que pegou
Desde ai tem-se mostrado disciplinador, aposta nos jovens,ve-se que os jogadores gostam dele.
Nao ganhou o campeonato,porque nao o deixaram.
Ganhou a Taca e eu continuo com muita esperanca nele.
Errar e proprio do homem,nem o melhor do Mundo nao erra.
Mas vai aprendendo com os erros.

Acho dificil o Sporting com as actuais fraquezas financeiras conseguisse melhor.

votei como a maioria 8 : ^-^

Nota SEIS.

E pode descer se não arranjar uma alternativa ao losango. >:(

Votei 7 porque sou muito exigente ! ;D
Penso que dar mais a um treinador que ainda nao foi campeao é demasiado, mesmo tendo poucos ovos para fazer a omolete leonina…e eu até acertei no palpite da sua chamada caso Pesadeiro :wall: fosse despedido (so de me lembrar dos seus ultimos jogos à frente do Sporting…brrrr…dà arrepios, até deu para rezar por uma derrota pesada do Sporting para ele saltar… :-[ ), lembro-me de lançar o nome de PB no café tuga onde vou ver os jogos e todos me reponderem: “quem??? esse nunca foi treinador e querias o tipo no teu Sporting?” e eu de reponder:"entao nao é treinador, até foi campeao…nos juniores… ;D…duas jornadas depois là surgiu PB…dei um uffffffaaa :victory:

Acredito muito na sua “rotatitranquilidade” , na sua defesa dos jogadores, low profile, caracter…sabe montar uma equipa, gerir os conflitos com justiça, dar confiança aos jogadores e aproveitar os seus poucos recursos.
Pontos negativos: um pouco teimoso com certos jogadores (Custodio demasiado titular mas era capitao…, Veloso demorou a voltar ao onze, afastamento de Abel uma boa parte da epoca, Djalo a organizar jogo :o…e falta um pouco de maluquice a meu gosto ;D , sempre gostei de treinadores um pouco malucos e “bitaitosos”, eu sei devo ser o unico :wink:

Votei 8.

Espero no final da epoca dar-lhe um 10.

Votei 8.

10 nunca ha-de levar, o treinador perfeito nâo existe. Ele tb nâo o é, senâo nâo tinha tido só 17 de nota de curso :stuck_out_tongue:

Pra 9 faltam-lhe alem dos titulos- o de campeâo pelo menos- alguma ‘finesse’ tactica e mais audacia.
O resto o homem domina, e tb parece que percebe de chá.