Separar o trigo do joio - quem tem qualidade para jogar no Sporting?

O Sporting está a realizar a pior época da sua história. Contudo, todos sabemos que o principal problema do futebol do Sporting é a falta de uma estrutura e planeamento, que iria permitir que os jogadores rendessem o que se espera deles. Os jogadores, apesar de terem alguma culpa no cartório, uns mais que outros, são os que menos têm culpa desta situação.

Podemos então concluir que, a maior parte dos jogadores estão em sub-rendimento. As questões que lanço são as seguintes:
Quem, do plantel principal do Sporting, tem qualidade para representar o clube? Quem, da equipa B, tem qualidade para “dar o salto”? Quais são os jogadores emprestados pelo clube que podem integrar a equipa principal? Quais são os jogadores emprestados ao clube que merecem mais oportunidades? Em suma, quais destes jogadores, imaginam ser capazes de integrar um projecto vencedor para o futebol?

Esta questão é extremamente importante uma vez que, como todos sabemos, num futuro próximo o Sporting não se poderá dar ao luxo de realizar grandes investimentos, logo será importante começar a olhar para o que já temos.

O Sporting conta, actualmente, com os seguintes jogadores nos seus quadros:

Equipa principal- Rui Patrício, Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Cedric, Boulahrouz, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Dier, Rinaudo, Schaars, Zezinho, Adrien, André Martins, Labyad, Jeffren, Diego Capel, Carrillo, Bruma, Viola, Wolfswinkel

Equipa B- Luis Ribeiro, Victor Golas, Arias, Tobias Figueiredo, Juary, Mica, Foboko, Kikas, Stojanovic, Cortez, Chaby, João Mário, Plange, Iuri Medeiros, Ricardo Esgaio, Ponde, Carlos Mané, Rubio, Betinho, Etock

Emprestados pelo Sporting- João Gonçalves, Chula, Onyewu, Nuno Reis, Evaldo, Turan, Gelson Fernandes, Elias, William Carvalho, Renato Neto, André Santos, Pranjic, Salomão, Wilson Eduardo, Owusu, Bojinov, Chhetri

Emprestados ao Sporting- Ventura, Joãozinho, Seejou King, Júlio Alves

De saída- Pedro Mendes

Eu sei que esta questão, embora importante, não será prioritária neste momento. No entanto, a ânsia de querer que o Sporting atravessa esta fase vergonhosa é enorme, assim como a vontade de querer começar a pensar a próxima época (que se espera mais risonha).

SL

Dos que lá estao agora mantinha Rui Patrício, Marcelo Boeck, Cedric, Tiago Ilori, Dier, Rinaudo, Adrien, André Martins, Labyad, Carrillo, Bruma. Nao tenho dúvidas que para o ano vao subir muitos da equipa B acredito por exemplo que o Carlos Mané suba directamente e resolva muitos dos problemas do ataque

Não sublinho o Schaars e o Rinaudo propositadamente, mas depende de aquisições. Por exemplo, o Bojinov está a fazer bastante falta, mas se existirem alternativas é perfeitamente dispensável…

Equipa principal- Rui Patrício, Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Cedric, Boulahrouz, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Dier, Rinaudo, Schaars, Zezinho, Adrien, André Martins, Labyad, Jeffren, Diego Capel, Carrillo, Bruma, Viola, Wolfswinkel

Equipa B- Luis Ribeiro, Victor Golas, Arias, Tobias Figueiredo, Juary, Mica, Foboko, Kikas, Stojanovic, Cortez, Chaby, João Mário, Plange, Iuri Medeiros, Ricardo Esgaio, Ponde, Carlos Mané, Rubio, Betinho, Etock

Emprestados pelo Sporting- João Gonçalves, Chula, Onyewu, Nuno Reis, Evaldo, Turan, Gelson Fernandes, Elias, William Carvalho, Renato Neto, André Santos, Pranjic, Salomão, Wilson Eduardo, Owusu, Bojinov, Chhetri

Emprestados ao Sporting- Ventura, Joãozinho, Seejou King, Júlio Alves

De saída- Pedro Mendes

Bold os que neste momento poderiam fazer parte do plantel ( a titulares ou suplentes),a sublinhado os que têm potencial para fazer parte do plantel.

Em relação à equipa B posso ter errado em alguns devido ao facto de não os conhecer tão bem.

Aproveito e deixo a minha opinião:

Quem julgo ter qualidade para fazer parte da equipa principal do Sporting:

Rui Patrício, Marcelo Boeck, Cedric, Arias, Onyewu, Nuno Reis, Dier, Rinaudo, Schaars, André Santos, João Mário, Zezinho, Adrien, André Martins, Labyad, Diego Capel, Carrillo, Wilson Eduardo, Bruma, Wolfswinkel

Dúvidas: Victor Golas, Miguel Lopes, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Joãozinho, Elias, Jeffren, Esgaio, Viola, Betinho, Rubio

Jogadores, da equipa B, a quem reconheço potencial, mas que ainda não estarão prontos para “dar o salto”:

Luis Ribeiro, Tobias Figueiredo, Seejou King, Foboko, Kikas, Chaby, Iuri Medeiros, Ponde, Carlos Mané, Etock

Equipa principal: Patricio, Marcelo
Defesa: Cedric, Rojo,Eric
Medios: Rinaudo,Adrien,Andre Martins,Zezinho, Labyad
Alas: Carrillo, Bruma
Avançado Ricky

isso é a sério?!?!?

Patrício Boeck
Arias, Cédric, Rojo, Dier, Onyewu
Schaars, André Martins, Labyad, Zezinho
Capel, Ricky, Carrilllo, Bruma e Rubio

Quem tem qualidade para ficar na EQUIPA PRINCPAL do Sporting? Para mim:

Rui Patrício
Marcelo Boeck
Miguel Lopes
Cedric
Marcos Rojo (a suplente do defesa-esquerdo titular)
Dier
Rinaudo
Schaars
Zezinho
Adrien
André Martins
Labyad
Diego Capel
Carrillo
Bruma
Viola
Wolfswinkel

Falta, principalmente: um defesa-esquerdo de qualidade (titular), dois centrais de qualidade, um nº 10 de qualidade, um extremo de qualidade, e pelo menos um avançado de qualidade.

Repeti a palavra “qualidade” propositadamente.

A manter:
-Rui Patrício, Marcelo, Miguel Lopes, Ilori, Eric, Rojo, Adrien, Schaars, Zezinho, André Martins, Bruma, Carrillo e Labyad.

A considerar manter:
-Arias, Cédric, Joãozinho e Rinaudo.

Jogadores emprestados para regressar:
-Onyewu e Wilson Eduardo.

Jogadores a ser considerados pelo treinador e estrutura do Futebol na pré-temporada:
-Nuno Reis, João Mário, Betinho, Rubio, Tobias, Fabrice, Esgaio, Mané, Viola, André Santos, Turan e Stojanovic.

Posições chave a ser reforçadas cirurgicamente com 1 jogador, e apenas 1, de qualidade:
-Defesa-central, médio-defensivo/trinco, médio-ofensivo centro, extremo e ponta-de-lança.

Jogadores do nosso campeonato que gostaria de ver considerados para integrar o plantel:
-Felipe Augusto (Rio Ave), Hugo Viana (Braga), Ghilas (Moreirense), Rúben Ferreira (Marítimo), Avto (Oliveirense, 2ª Liga, integrar plantel B), Roberge (Marítimo, só avançaria se não houvesse capacidade financeira para um bom central vindo de fora e/ou caso Onyewu não tenha condições para regressar).

Jogadores para serem vendidos:
-Diego Capel, Ricky Van Wolfswinkel, Jeffrén, Boulahrouz, Pranjic, Elias, Gelson, Bojinov, Renato Neto, William Carvalho (pode integrar plantel B), Diogo Salomão, Evaldo, João Gonçalves, William Owuso, Ventura(devolver), Júlio Alves (devolver).

Nota: Tentar vender ou rescindir com a maioria dos jogadores no ponto final, os empréstimos são sempre mais um encargo, ainda que ligeiro em alguns casos.

Ora bem, da equipa principal ficaria com: Rui Patrício, Marcelo, Cédric, Rojo, Dier, Rinaudo, Zezinho, Schaars/Adrien, André Martins, Labyad, Capel, Carrillo, Bruma e Wolfswinkel.

Não me importava que o Miguel Lopes ficasse como suplente, mas já temos o Cédric, e para além disso o gajo tem um salário alto para estar no banco. O mais certo é ficar mesmo por cá… e como titular.

É preciso contratar um lateral esquerdo de caras para titular, depois trazer de volta um dos emprestados (desde que não seja o Evaldo). O Joãozinho não é nosso e também não faz muito sentido que passe a ser.

Centrais ficava o Dier, o Rojo não sou grande fã, e ainda tem muito que evoluir, mas foi caro (mesmo que só tenhamos pago uma parte), e já que cá está e tem algum potencial, acho que pode ser trabalhado para evoluir. Depois não me importava que o Onyewu voltasse, e era preciso contratar outro bom central. Como o Onyewu é caro também não me faria confusão que ficássemos com o Ilori (que ainda está verdinho e podia ir jogando na B) ou Nuno Reis. Ficaria assim Dier, Ilori, Rojo e a tal contratação.

No meio, entre Adrien e Schaars, e sendo preciso vender, acho que um deles deve sair, desde que haja propostas interessantes.

É preciso um médio ofensivo/nº 10 de qualidade, e sem ser demasiado verdinho, diria que é das posições mais carenciadas neste Sporting. Alguém com qualidade técnica e de passe, capaz de pegar no jogo e fazer a equipa jogar. E ter o André Martins como um backup deste, apesar de não ser propriamente um 10.

Por fim contratar mais um extremo, e um avançado, de qualidade (já estou como o Gustavo, é preciso frisar bem isto). Poderia ficar Wolfswinkel, Rubio e outro ponta de lança. E sair Viola e voltar o Wilson Eduardo.

[hr]

Depois claro, há o Rui Patrício que não sei como será, e se é possível segurar. O Wolfswinkel também dependerá do mercado que tiver, e se chegam ou não boas propostas, para além de que por cá já está um bocado queimado, injustamente. O Capel também dependerá das propostas, mas não me faria confusão se saísse. O Jeffrén não pode continuar a jogar quando calha, e ainda mais sendo um jogador caro.

Boulahrouz, Elias, Pranjic, Evaldo, Gelson, Bojinov, Jeffrén, João Gonçalves e Renato Neto devem ir à vida deles. E seria “giro” ganhar alguma com as suas vendas…

Depois a considerar há ainda o Esgaio, o Turan (como suplente do tal lateral titular), João Mário e Arias. O Betinho ainda está verde, deve continuar na B.

15 jogadores, juntem-lhes 4 miúdos da B e contratem-se 4 ou 5 atletas experientes de qualidade. 8)

Esta foi pouco aprofundada mas encaixa bem naquilo que eu defendo. :mrgreen:

Os tais 14/15 jogadores (mas já com alguns que vieram da B incluídos) e as 5 contratações. O lateral esquerdo (o direito também dava jeito mas não deve dar para tudo, e com qualidade), o central, o médio ofensivo/nº 10, o extremo e o ponta de lança.

Mas estas contratações que sejam mesmo jogadores para entrar no onze de caras, se for ir buscar gajos entre o razoável e o bom para compor plantel, deixem-se estar quietos, que isso é o que andamos a fazer ano após ano, e onde nos fartamos de torrar dinheiro, com rendimento desportivo nulo.

Dos 15, 2 seriam os guarda redes, o que nos deixa com 13 jogadores de campo.

Genericamente, faria questão de contratar um central e um avançado. Os outros 2 ou 3, dependeriam dos que conseguisse transferir e da composição do tal grupo de 13.

No meio campo, tenho dúvidas em escolher entre um extremo fiável e o tal 10. Não faço questão de ter um 10, mas é preciso alguém capaz de alimentar o ataque. Portanto, ou pelo meio ou pela ala, alguém teria que ser contratado.

As laterais da defesa… lá está, depende de algumas coisas. Rojo interessa? A central ou a lateral?

Do lado direito, não contrataria ninguém, sem me conseguir desfazer de 2 dos laterais, com envolvimento de mais valias. I.e., ou transferia por valores interessantes ou, então, não sairia ninguém. Temos 3 jogadores para a posição (se contarmos com Esgaio, até podem ser 4), sendo um internacional português e outros dois internacionais jovens. Não vejo sentido apontar esta área como prioritária, sem resolver a situação destes 3 jogadores.

As condicionantes financeiras, acabam por ter um peso importante, na altura de fazer escolhas. E não creio que o caminho seja deitar fora tudo o que, aparentemente, não interesse. Temos que inverter o paradigma e aproveitar o que cada elemento pode dar. E temos que começar a contratar de acordo com as vagas que carecem de preenchimento, para não chegarmos ao cúmulo de ter posições servidas por 3 ou 4 alternativas, que depois são dispensados (com custos para o clube) e substituídos (também a custar dinheiro) por outros.

Desculpem lá sotnas e SCP Fan, mas não consigo conceber como não falam naquela que é para mim a posição a necessitar de maior boost de qualidade par além de MO e PL, que é, claramente, a posição 6. A necessidade dum trinco de grande qualidade, inteligente a jogar e de grande cultura táctica (alto e forte seria um bónus fantástico) é como “pão para a boca”.

Sem dúvida: DC, MD, MO, Ext e PL. O tal LE também seria interessante.

Quem tem qualidade mas vendia: Patrício e Wolfswinkel. Têm ambos mais que qualidade para integrar uma equipa para a próxima época mas precisamos urgentemente de realizar mais valias que nos permitam reequilibrar o plantel, e deste modo vejo como quase obrigatória a venda de ambos. Se possível encaixarmos entre 15 a 20 M com as percentagens dos passes que detemos.

Quem vendia por não render o exigível por questões físicas: Jéffren claramente. Uns 2.5 a 3M por 100% do passe (não sei que percentagem detemos) já era muito bom. Acho que tinha tudo para ser um bom jogador mas os impedimentos físicos não têm deixado e não nos podemos dar ao luxo de andar a pagar a um jogador cujo rácio minutos jogados/salário é muito baixo.

Quem vendia/dava/emprestava para poupar salários: Boulahrouz, Onyewu, Prajnic, Bojinov, Evaldo, Elias, Gelson

Quem vendia por não ter valor para jogar no Sporting: André Santos, Diogo Salomão e Renato Neto

Quem tem valor e mantinha sem sombra de dúvida para a época de 2013/2014: Marcelo, Golas, Cédric ou Arias (um deles emprestava), Rojo, Eric Dier, Nuno Reis, Rinaudo, Zezinho, João Mário, Schaars, Adrien, André Martins, Labyad, Ricardo Esgaio, Carrillo, Diego Capel, Bruma, Diego Rubio, Wilson Eduardo.

Dúvidas se despachava ou não em função do rendimento até final da época: Ventura, Miguel Lopes e Joãozinho

Dúvidas se integravam o plantel A ou se eram colocados a rodar por empréstimo ou na B:Tiago Ilori, Turan, Betinho, Viola.

A contratar : 1 Defesa Central, 1 Defesa Esquerdo, 1 Nº10, 1 extremo, 2 pontas-de-lança. Não havendo dinheiro que se reforce o possível e o que não for possível que se continue a apostar na formação.

Quando o dinheiro não abunda, há que fazer opções.

Considero, também, que um trinco seria interessante. Mas, lá está, dependeria sempre dos que eu mantivesse. E desses, a minha vontade, apenas, não seria o elemento mais relevante, uma vez que é preciso conciliar vendas e disponibilidades de atletas.

Aí estamos completamente de acordo.

A necessidade/disponibilidade financeira tem que ser levada em conta. Mais, aprendi com os erros, prefiro ter só 10M€ e gastar em 2 bons jogadores, que gastar 20M€, quando não se tem, ou gastar 10M€ em 10 jogadores de 1M€…

Dando como exemplo académico: se só houver capacidade financeira para trazer 3 jogadores para essas 6 posições (juntando as que vocês falaram, sendo elas as mesmas que as que eu falei também, mas juntando a 6), preferia sempre trazer: 1 MD, 1 MO e 1 PL.

Pois, é mais ou menos isto Matchbox. Se puder vir um trinco ? Venha ele, mas acho aquelas 5 posições mais importantes (e se calhar até já é muito), até porque temos visões diferentes do Rinaudo.

Eu nem sei se vai haver jogadores que não vamos conseguir segurar, quanto mais estar a reforçar tudo o que eu gostava que fosse reforçado num cenário ideal.

Aparecem sempre muitas listas de jogadores a ficar, entrar e sair, mas digam-me uma coisa:

Tirando Benfica e Porto, e mesmo com estes tenho algumas dúvidas em algumas posições, algum jogador de todos os outros clubes é claramente melhor do que o do Sporting para a mesma posição?

Reconheço que não existem jogadores muito acima da média como deveriam existir numa equipa como a nossa, ou só existem 1 ou 2, mas os que lá estão são bons.

Se Estoril, Marítimo, Paços, Rio Ave, Braga estão a fazer um campeonato melhor não é pela qualidade dos jogadores mas sim pela estabilidade e estrutura que as equipas têm, que com muito menos conseguem fazer muito mais.

O Evaldo no Braga era muito bom, o Custódio no Sporting diziam mal e no Braga já é bom, o Joãozinho estava a fazer uma boa época, o Adrien e o Cédric eram muito bons na Académica, e o mesmo vai acontecer com qualquer jogador que chegue a um clube sem uma estrutura forte: passa a render menos, passa a ser mau.

E é essencialmente isto que falta ao Sporting: uma estrutura forte, estável, conhecedora do futebol, que dê todas as condições à equipa técnica para que possa desenvolver o seu trabalho e construir uma equipa sólida.