O Sporting está a realizar a pior época da sua história. Contudo, todos sabemos que o principal problema do futebol do Sporting é a falta de uma estrutura e planeamento, que iria permitir que os jogadores rendessem o que se espera deles. Os jogadores, apesar de terem alguma culpa no cartório, uns mais que outros, são os que menos têm culpa desta situação.
Podemos então concluir que, a maior parte dos jogadores estão em sub-rendimento. As questões que lanço são as seguintes:
Quem, do plantel principal do Sporting, tem qualidade para representar o clube? Quem, da equipa B, tem qualidade para “dar o salto”? Quais são os jogadores emprestados pelo clube que podem integrar a equipa principal? Quais são os jogadores emprestados ao clube que merecem mais oportunidades? Em suma, quais destes jogadores, imaginam ser capazes de integrar um projecto vencedor para o futebol?
Esta questão é extremamente importante uma vez que, como todos sabemos, num futuro próximo o Sporting não se poderá dar ao luxo de realizar grandes investimentos, logo será importante começar a olhar para o que já temos.
O Sporting conta, actualmente, com os seguintes jogadores nos seus quadros:
Equipa principal- Rui Patrício, Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Cedric, Boulahrouz, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Dier, Rinaudo, Schaars, Zezinho, Adrien, André Martins, Labyad, Jeffren, Diego Capel, Carrillo, Bruma, Viola, Wolfswinkel
Equipa B- Luis Ribeiro, Victor Golas, Arias, Tobias Figueiredo, Juary, Mica, Foboko, Kikas, Stojanovic, Cortez, Chaby, João Mário, Plange, Iuri Medeiros, Ricardo Esgaio, Ponde, Carlos Mané, Rubio, Betinho, Etock
Emprestados pelo Sporting- João Gonçalves, Chula, Onyewu, Nuno Reis, Evaldo, Turan, Gelson Fernandes, Elias, William Carvalho, Renato Neto, André Santos, Pranjic, Salomão, Wilson Eduardo, Owusu, Bojinov, Chhetri
Emprestados ao Sporting- Ventura, Joãozinho, Seejou King, Júlio Alves
De saída- Pedro Mendes
Eu sei que esta questão, embora importante, não será prioritária neste momento. No entanto, a ânsia de querer que o Sporting atravessa esta fase vergonhosa é enorme, assim como a vontade de querer começar a pensar a próxima época (que se espera mais risonha).
SL