Boas,
Não sabia bem onde colocar este tópico mas o mesmo serve para os que procuram alugar ou colocar a arrendar um imóvel tirarem as suas dúvidas.
Dúvidas essas que tenho, e muitas«… :inde:
Passo a explicar: há um ano atrás que estou a viver numa casa alugada no Porto. O contrato foi feito através da Era e é tudo legal, com recibos, pago a horas, tudo certinho. a casa foi alugada vazia, pelo que durante este ano que passou tratei de a mobilar, limpar, decorar e até de melhorar (exemplo: pintar paredes, limpar terraço, etc). O contrato foi celebrado e assinado e o mesmo declara, e passo a citar “é válido por 5 anos findo os quais renovável por períodos sucessivos de 3 anos. O senhorio pode impedir a renovação de contrato mediante comunicação não inferior a 120 dias”.
Acontece que hoje recebi no correio uma carta (escrita à mão…) da senhoria a dizer que vai colocar o imóvel à venda e que para isso me deu prioridade na venda. Eu já lhe disse que não a vou comprar pelo que ela vai meter anúncio do imóvel para a respectiva venda. Refere ela na carta que precisa que eu abra a casa a alguém da agência para irem tirar fotografia e abrir a casa outro dia para a certificação energética, e que depois abra a porta sempre que existirem eventuais interessados na compra… :o
Tendo em conta o descrito:
Duvida 1 - Parece-me claro que a menos que eu queira sair desta casa, posso cá ficar os 5 anos desde que continue a pagar a renda. certo?
Duvida 2 - Eu sou obrigado a mostrar a casa enquanto for arrendatário? A casa não é minha mas o “lar” é meu pois pago-o e tenho esse direito com o pagamento da renda…
Duvida 3 - Uma vez que o imóvel estava vazio quando mo entregaram e agora possui objectos privados e meus, como pode ela pedir para fotografar o imóvel? eu não quero a “minha” sala em sites públicos. Isto é legal?
Duvida 4 - Mesmo que um eventual interessado entra na casa, goste dela e a compre, só pode habitar na mesma quando eu de cá sair, correcto?
Duvida 5 - A comunicação de venda é feita assim por papel escrito?
Gostava de estar mais seguro para quando for ter a conversa com ela e não ser apanhado na curva.