30/05/2022 - Francisco Neto anuncia a lista de convocadas para a Seleção Feminina! Europeu, aqui vamos nós! (Em Direto: Convocatória para o Europeu Feminino)
Diz o SN Francisco Neto, textualmente, aos 05:21 do stream de vídeo acima, ao anunciar a lista das convocadas para a Selecção Nacional Feminina com vista ao Europeu 2022:
“…relembro que há oito anos atrás Portugal era 49º do ranking mundial, neste momento somos 29º, subimos vinte lugares em oito anos”.
,
Acontece, que o SN Francisco Neto, inventou esse tal 49º lugar do Ranking Mundial, prestando-se a descarada aldrabice, para dar corpo à narrativa que pretendia, da pretensa subida de vinte lugares.
Os factos desmentem-no: há oito anos (28MAR2014), Portugal ocupava o 43º lugar do RM FIFA. (e 41º do RM, em FEV2014, quando FN assumiu o cargo de SN)
Portugal, desde que existem registos do RM FIFA (16JUL2003, Portugal = 33º do RM, com o prof. Nuno Cristóvão no comando da SNF-A), nunca esteve abaixo do 47º lugar do RM, lugar este que ocupou por quatro vezes:
SN José Augusto
16MAR2007 = 47º (1520)
SN Mónica Jorge
05OUT2007 = 47º (1522)
21DEZ2007 = 47º (1522)
21MAR2008 = 47º (1521)
Infelizmente, o registo recente que temos, é de uma subida de UM lugar em três anos:
Em 29MAR2019, Portugal = 30º lugar do RM.
Em 25MAR2022, Portugal = 29º lugar do RM.
Em DEZANOVE anos (16JUL2003 – JUN2022) a SNF-A de Portugal, teve durante DOZE, como Selecionadores Nacionais, Mónica Jorge = 4 + Francisco Neto = 8.
¡Estou que nem posso, com tal atrevimento e desfaçatez!
Pasmo, como é que um Selecionador Nacional, tem a lata, de numa conferência de imprensa (ou fosse onde fosse), fazer o que este SN fez.
Estivesse eu lá sentado, e nem precisaria de consultar nada, lhe diria que estava a mentir.
Tendo dito o que disse o SN, o que mais vi em órgãos de CS, nos que ‘beberam’ em informação da LUSA, foi a réplica acrítica do que disse o SN, como que ‘parecendo não conhecer o que a casa gasta’ no que respeita a manipulações das listas de Ranking Mundial FIFA, no que concerne Portugal, Futebol Feminino (SNF-A), por parte da FPF, no publicado no seu site oficial, ou da directora Mónica Jorge, com o seu triste historial na matéria.
Saiu assim o trecho “Há oito anos, Portugal era 49.º do ‘ranking’. Neste momento, estamos em 29.º
Fica o nome de alguns desses OCS: O JOGO; CNN Portugal; TSF; Visão SAPO, MaisFutebol…
Todos os demais OCS (não baseados na notícia da LUSA), omitiram, a frase propagandística e mentirosa do SN.
‘Já se esqueceu a LUSA’ da minha intervenção junto deles (25MAR2018) em chamada de atenção, denunciando numa vasta exposição, os dislates federativos sobre manipulações diversas dos RM FIFA.
Verdade é que, fruto dessa denúncia, junto de vários OCS, muitos deles passaram ‘a filtrar’ a (des)informação federativa.
O que ‘mais me dana’, é isto passar-se com o Futebol Feminino, onde todos não são demais, para a sua divulgação e engrandecimento, havendo quem, e logo com responsabilidades acrescidas (FN/MJ…), a vilipendiar (e desrespeitar) o que era suposto proteger e promover.