Selecção Nacional no Europeu 2012

Criei este tópico com o objectivo de discutir acerca da futura prestação da nossa Selecção no Europeu de 2012 de Futebol, a ser disputado na Polónia e Ucrânia (não encontrei nenhum tópico relacionado, daí a criação deste - se houver algum, a moderação pode apagar :great:)

Na minha opinião, a convocatória para o campeonato europeu seria a seguinte:

GR - Rui Patrício (Sporting) ; Quim (Braga) ; Beto (Cluj) .
DD - João Pereira (Sporting) ; Sílvio (Atlético Madrid) .
DC - Pepe (Real Madrid) ; Bruno Alves (Zenit) ; Rolando (Porto) ; Daniel Carriço (Sporting) .
DE - Fábio Coentrão (Real Madrid) ; Eliseu (Málaga) .
MD - Miguel Veloso (Génova) ; Paulo Machado (Toulouse) .
MC - Raúl Meireles (Chelsea) ; Merdinho (Porto) ; Danny (Zenit) ; Hugo Viana (Braga) .
ED - Ronaldo (Real Madrid) ; Vieirinha (PAOK) .
EE - Nani (Man. United) ; Quaresma (Besiktas) .
PL - Postiga (Zaragoza) ; Hugo Almeida (Besiktas) ; Éder (Académica) .

O onze-base que eu utilizaria seria o seguinte:

Rui Patrício

João Pereira Bruno Alves Pepe Fábio Coentrão
Miguel Veloso
Merdinho Meireles
C. Ronaldo Nani
Postiga

Saudações Leoninas :great:

Guarda-redes:

Rui Patricio, Quim, Beto

Defesas-laterais:

João Pereira, Fábio Coentrão, Sílvio, Eliseu

Defesas-centrais:

Pepe, Bruno Alves, Daniel Carriço, Rolando

Médios-defensivos:

Miguel Veloso, Raúl Meireles

Médios-centro:

João Moutinho, Hugo Viana, Carlos Martins, Adrien Silva, Rúben Micael

Avançados-interiores:

Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma, Varela

Avançados-centro:

Hélder Postiga, Rui Fonte

[hr]

Doze destes vinte e três jogadores foram formados no Sporting. Mais de metade dos eleitos!

Portugal precisa, e isso está á vista, do Sporting.

Que todos os dirigentes da Federação e de clubes nacionais, bem como toda a comunicação social, o entendam de uma vez por todas.

[hr]

O meu onze seria composto por: Rui, Sílvio, Pepe, Daniel, Fábio, Miguel, João, Hugo, Cristiano, Hélder, Nani

[hr]

Decisões polémicas…

• Titularidade do Sílvio: Para o Veloso, cobrir as subidas de jogadores como o João e o Coentrão, ao mesmo tempo, é capaz de dar buraco… O Sílvio ‘fica’ mais, e perde menos bolas a atacar;

• Titularidade do Carriço: Para mim, volto a dizer, o Bruno Alves tem decaído de rendimento, tem jogado pouco no Campeonato Russo, e a partir de agora é sempre a descer. Acho que ao Carriço acontecerá o contrário… Mas o eleito deve ser o Bruno.

• Titularidade do Hugo Viana: Gosto mais do Micael que do Hugo, confesso, mas acho que entre o lote de três médios mais criativos (Micael, Hugo Viana e Martins) o Viana é o que terá mais ritmo. Tem uma grande visão de jogo, está a fazer uma boa época e complementa bem o JM.

• Ausência de Eduardo: Terá cada vez menos minutos no Benfica (já tem muito poucos), o Rui é o titular, o Quim tem estado seguro em Braga, e o Beto saiu para o Cluj para jogar e ir ao Europeu. Merece.

• Adrien vs Paulo Machado vs André Santos: Destes três, o mais plausível seria o Machado. É titular na Liga Francesa, tem bom rendimento lá. Mas acho os outros dois mais jogadores, e o Adrien, por estar a ser titular e estar a fazer uma temporada formidável, era o meu eleito.

Acho que tens é de decidir se isto é para discutir a nossa selecção no Euro, convocatórias, onzes, etc, ou os prognósticos… é que misturando tudo o tópico vai ficar super confuso.

Fica só para discutir acerca da nossa selecção :great:

SL

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=A4PC2WnD4Co&list=UU5lhBgp-0XvVtIQP1xVEcZQ&feature=plcp[/youtube]
vídeo de apoio a selecção nacional :slight_smile: espero que gostem :stuck_out_tongue:

Com muita pena minha, o PB não tem tomat*s para convocar jogadores tipo Eder, Adrien, Hugo Viana, etc. Parece que tem um estigma contra jogadores de clubes com “aparente” menor dimensão ^-^

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=739913

Inacreditável o nosso azar com lesões nestas competições…

O Vieirinha não tem a qualidade do Danny mas penso que poderá ser a melhor opção :great:

E os lampiões todos contentes…o principal perigo para os jogos da champions fica de fora.

Força Danny !!!

Só se o bentolas estiver doido é que um gajo como o viana não vai ao europeu (ainda para mais considerando o nivel paupérrimo dos nossos médios , especialmente os ofensivos).

O danny é bom jogador mas nos clubes tem uma forma especifica de jogar , o espaço que ocupa , o proprio estatuto…e nunca encontrou essa zona de conforto na selecção. Poderia ser uma espécie de 2º avançado , mas ele gosta é de jogar numa linha ofensiva móvel a partir das alas e essas estão ocupadas por dois dos melhores jogadores do mundo. Para o trabalho de uma organização ofensiva mais cuidada , a partir do centro , esse papel já não lhe assenta bem.

Dou 20 minutos até às 1ªs petições púbicas de Floribela à selecção

Não percebo estas referências ao Éder, que marca poucos golos e nem é titular na Académica. Não vejo muita diferença dele para um João Silva ou Rudy… Em quem eu acredito muito para futuro 9 da Selecção é no Wilson!

Desejo ardentemente que o Hugo Viana seja convocado, pois tem sido regular e ainda o considero muitos furos acima de um Carlos Martins ou Rúben. Merece ser incluído pelo que tem feito em Braga.
Passou ao lado de uma grande carreira…

Éder? :sick:

Até o Nelson Oliveira das lamparina dá 30-0 a esse gajo. Se o Nuno Gomes, o Nelson Oliveira, o Wilson Eduardo, o Rui Fonte e até o João Tomás tiverem lesionados aceito ver o Éder como 3ºavançado.

Esta selecção é muito fraca. Tem dois enormes jogadores, um bom GK, um excelente central brasileiro, um bom lateral esquerdo, outros três bons jogadores que nem sequer vão ser convocados (2 p/ opção outro por lesão) e um jogador com potencial para ser um dos melhores do mundo mas que não tem nem nunca teve cabeça. O resto varia entre razoável e o mediano-bom.
Não tenho grandes esperanças.

cruzferreira,

Acho que ambos sabemos as razões pelas quais o Éder não é titular na Académica, já :wink:

Em relação ás comparações, também gosto do João Silva. O Rudy é um jogador sem nível para o futebol de alta competitividade, ponto.

Captain Tsubasa,

Talvez levasse o Nélson em vez do Éder, sim, mas recordo que, na altura em que sugeri a sua convocatória, o Nélson não tinha feito jogo nenhum a titular pelo Benfica, pelo menos oficial.

Creio eu.

Na altura, pareceu-me a melhor opção, e creio que voltará ao bom nível assim que deixar os problemas disciplinares.

De qualquer forma, escolhes aí o que eu, agora, fruto dos últimos jogos, levaria: Rui Fonte.

Mais avançado-centro que o Wilson Eduardo, com mais ritmo que o Nélson Oliveira, com melhor condição física que o Nuno Gomes e mesmo que o João Tomás, e com mais qualidade técnica que o Éder.

Tem sido, nas últimas partidas, titular no Espanhol de Barcelona.

E há uns tempos referi no tópico dos emprestados que tinha pena que não tivéssemos apostado mais nele.

o Nelson Oliveira não seria uma boa 3ª opção para a frente?

Uma perda esta lesão do Danny, na minha opinião. Concordo que ainda não atingiu a preponderância na selecção que tem no clube, mas não deixa de ser um jogador de enorme qualidade e que faz sempre falta. Força Danny!

Tenho expectativas numa possível chamada de Hugo Viana e Adrien Silva. Sei que é quase impossível, mas a qualidade dos jogadores e a época que têm feito levam-me a ficar à espera. Tudo depende do Paulo Bento; existe coragem?