Quando nós pensávamos que já tínhamos ouvido e lido tudo a respeito do actual presidente do Sporting, eis que somos bruscamente sobressaltados com mais declarações bombásticas. Não sei qual o conceito de “belo” de Dias da Cunha, mas até o mais humilde e pouco exigente adepto leonino terá enormes dificuldades em aceitar sequer como positiva, quanto mais como “belíssima”, a época que findou.
Eis a entrevista completa:
[b]Dias da Cunha: “Próximo ano vai ser melhor”
O presidente do Conselho Directivo do Sporting, António Dias da Cunha, abordou o pedido de demissão de Carlos Freitas, o futuro e deixou a promessa que o Sporting “vai continuar a apostar na formação”. Garantiu que o “próximo ano vai ser melhor”.
Em relação ao pedido de demissão de Carlos Freitas, a resposta de Dias da Cunha foi “vamos ver. Conversei com Carlos Freitas hoje de manhã, antes das nove”. Em relação ao teor da conversa, o dirigente frisou que “é um assunto interno”. Questionado sobre se a saída do director geral era “uma perda para o Sporting”, Dias da Cunha respondeu que “infelizmente não é a primeira perda. Costumo referir-me a isso como aprendi como Bölöni: só faz falta quem cá está e isto é uma verdade que não tem nenhuma espécie de excepção”.
Para Dias da Cunha, o futuro está salvaguardado. “O trabalho feito na época que terminou agora, em que estivemos a sete minutos de ser campeões nacionais e estivemos a 45 minutos de ganhar a Taça UEFA, é uma proeza bastante grande. São excelentes resultados que têm por trás muito trabalho. Todo o trabalho feito, em todos os aspectos, vai ser aproveitado e por isso estou absolutamente convencido de que o próximo ano vai ser melhor do que este foi. Apesar de este ter sido na história do Sporting um belíssimo ano”.
O responsável sportinguista esclareceu que “em relação ao projecto não há desencontros, não há mal-estar. O projecto do Sporting está em plena realização”.
Dias da Cunha frisou que “a próxima época está a ser cuidadosamente preparada. Tenho a certeza de que a forma como estamos a preparar a nova época é exemplar”. À pergunta sobre se a época estava a ser preparada com José Peseiro, a resposta foi taxativa: “Com certeza. Como é que eu poderia preparar a próxima época da equipa principal sem ser com o treinador?”
O responsável “leonino” frisou nas suas declarações que não iria abordar questões internas da vida do Clube. “Estou aqui desde antes das nove da manhã, há mais de doze horas, tratámos de imensas coisas com importância para a vida do Sporting, que foram discutidas em sede própria e que são assuntos internos do Sporting. Não trato de assuntos internos do Sporting em termos públicos.”
A presença do representante de Liedson e dos responsáveis do Corinthians na SAD terá sido para falar com “Paulo Andrade, porque é ele que é o responsável do futebol do Sporting”.
A próxima época não envolverá um maior gasto financeiro. “As contas de exploração da SAD, as contas provisionais, têm a aprovação dos bancos e o Sporting não vai sair fora. O Sporting vai continuar a reduzir custos, vai reduzir ainda mais os custos e vai continuar a apostar na formação. Essa é uma aposta estratégica e o Sporting não vai sair fora disso. Aposta que tem dado excelentes resultados. Vejam quem foi o Super Jogador da Supergala da SuperLiga”.[/b]