…
Após a imagem visualizada na minha cabeça e dos primeiros desenhos no papel (estão na primeira página), passei à acção.
Numa primeira fase tentei saber tudo sobre a história dos nossos emblemas e as suas características, obtive esta importante informação no site do SPORTING que me serviu de base:
“HISTÓRIA DOS EMBLEMAS
[i]Desde a sua fundação a 1 de Julho de 1906, o Sporting Clube de Portugal já teve cinco emblemas, além dos dois comemorativos dos 50 e dos 100 anos, nos quais o leão e o verde estiveram sempre presentes em grande destaque.
O primeiro emblema do Sporting teve origem nas conversas tidas entre José Alvalade, os primos José Roquette, António Rebelo de Andrade e D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro).
José Alvalade pede a D. Fernando Castelo Branco (Pombeiro), para autorizar a utilização do leão rampante do seu brasão como símbolo do Clube acabado de fundar. Pombeiro dá autorização, mas pede que o fundo não seja azul, igual ao brasão. Os quatro escolhem o verde, cor que expressa a esperança no sucesso do Sporting Clube de Portugal.
Desta forma, em 1907 a Casa Anjos, de Lisboa, apresenta o primeiro emblema do Clube em forma circular com um leão rampante sobre as iniciais ‘SCP’, com fundo verde.
Em 1910, Hugo Morais Sarmento regressa da Alemanha para ingressar no Sporting, como guarda-redes, por proposta de Manuel Monterrozo Carneiro. Quando chegou ao Clube trazia vestido um casaco azul, com uma lapela onde se alinhavam quatro emblemas germânicos. Daqui surgiu a ideia de se mandar confeccionar naquele país novos emblemas para o Clube. Foi o próprio Hugo Morais Sarmento quem desenhou o modelo e se encarregou da encomenda.
A 1 de Abril de 1913, o Sporting conta assim com o seu segundo emblema: um leão rampante branco num escudo de fundo verde, envolvidos por uma cercadura preta com o nome do clube escrito a branco por extenso: Sporting Club de Portugal.
Face ao enorme sucesso das amostras enviadas da Alemanha, em 1923, a Direcção do Sporting mandou confeccionar nova remessa de emblemas. Contudo, a Assembleia-Geral realizada em Janeiro nomeou uma comissão que rejeitou os quatros modelos apresentados, um dos quais da autoria de Júlio de Araújo (Presidente do Clube, entre os anos de 1922 e 1923).
Asssim, apenas, em 1930 foi oficialmente adoptado o terceiro emblema, que está na génese do que perdurou até ao final do século XX: um leão rampante de pé, a branco, com as iniciais a branco por baixo do leão, em fundo verde.
Em 1945, surge um novo e quarto emblema, onde se destaca a sigla do Clube, pela primeira vez a coroar o símbolo. O escudo mantinha o fundo verde, com o leão rampante e a sigla a branco. O símbolo adopta uma forma recortada, em forma de escudo.
O quinto e actual emblema foi apresentado a 4 de Julho de 2001: uma imagem gráfica mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos mais de 3 milhões de simpatizantes.
As aplicações desregradas, os diferentes nomes utilizados para definir o clube (no estrangeiro, muitos conhecem-no como Sporting de Lisboa) colaboraram igualmente para criar uma anarquia pouco consentânea com a identidade de um clube que assume como objectivos a liderança no panorama nacional e a notoriedade internacional.
A nova solução gráfica, pelo contrário, é unificada e coerente. Sem romper com o passado, apresenta uma imagem contemporânea, popular e simultaneamente internacional: o enquadramento foi simplificado mantendo, no entanto, a cor verde e o escudo; foram introduzidas três listas brancas horizontais que remetem para o simbolismo da camisola do clube; as palavras ‘Sporting’ e ‘Portugal’, agora escritas por extenso, enfatizam a dimensão nacional do clube e unificam o seu nome a nível internacional; o leão surge mais estilizado e com um impacto reforçado que lhe é conferido pela cor dourada. Como uma coroa, a sigla ‘SCP’ continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.
Por último, e em momentos realmente especiais, a Direcção do Clube autorizou emblemas comemorativos para essas mesmas datas festivas: o emblema de 1956 que assinalou os 50 anos do Sporting Clube de Portugal e o emblema de 2005 que marcou o início das comemorações do primeiro Centenário do Clube, que viria a registar-se a 1 de Julho de 2006.
Em 1956, para assinalar a comemoração do Cinquentenário, foi criado um emblema constituído por um laurel dourado com cercadura em esmalte verde onde estava escrito ‘50 anos ao serviço do desporto e da Pátria’. Na circunferência central, em esmalte branco, encontrava-se o emblema oficial do Sporting.
A 21 de Abril de 2005, aquando da apresentação do Programa Geral de Comemorações, em conferência de imprensa realizada no auditório do Estádio José Alvalade, é apresentado o emblema do Centenário que obedece a cinco grandes conceitos:
. preservação do primeiro emblema do Clube, através da sua forma redonda
. integração do escudo e leão que fazem parte do novo emblema do Clube
. fundo bipartido (cores verde e branco na zona central)
. presença em grande destaque dos anos da Fundação (1906) e 100º Aniversário (2006)
. assinatura ‘Sporting 100’ como imagem mais comercial
A modernização do emblema registada ao longo de toda a história do Sporting Clube de Portugal tem subjacente uma lógica evolutiva e de acompanhamento dos tempos, que permitiu sempre desenvolver emblemas coerentes com o passado do Clube: assente nos valores dos seus fundadores, no lema ‘Esforço, Dedicação, Devoção e Glória’ e, no símbolo e cor desde sempre associados ao Sporting: o leão e o verde. “[/i]
Consegui também todas as imagens individuais deste nossos símbolos, como aliás aparece no vídeo final, fica aqui um resumo com todas e com erro actuel 

E foi aí que me lembrei do meu colega de trabalho Sérgio que trabalha em 3D e que poderia ajudar-me nesta aventura.
O Sérgio trabalha na única série infantil em 3D totalmente produzida em Portugal, O Gombby (esta parte tem interesse para quem tem filhos 
Esta série que se passava na Ilha Verde
é transmitida no canal Panda e na RTP2, podem obter mais informações aqui: http://www.gombby.com/
E também ver um exemplo: Gombby - Na Ilha do Gombby
(Este som é tão forte, que até dá para cântico A Sério, quando ele Merecer:
Nos Pés do Matias
tudo é Fantasia
tu vais Marcar
E espalhar MAGIA
Falei com o Sérgio sobre esta minha ideia e ele achou a ideia muito engraçada e com bastante potencial e propôs fazer um modelo inicial básico a partir dos meus desenhos para vermos se seria aquele o caminho, fica para a historia o primeiro vídeo do SCP3D (25 de Março):
SCP3D_25/03 Pictures, SCP3D_25/03 Images, SCP3D_25/03 Photos, SCP3D_25/03 Videos - Video - TinyPic - Free Image Hosting, Photo Sharing & Video Hosting
ESTE FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO PARA OS 30 ANOS DO MEU IRMÃO. (Ele nesta altura não ficou impressionado…)
Nota: O Sérgio apesar de simpatizar com o SPORTING, não era Sócio, por isso e como acho e partilhei com ele, que para mexer no nosso Símbolo apenas Sócios o poderiam fazer ofereci-lhe o pack de Sócio, passei-lhe a história e as imagens dos nossos símbolos e juntei-o à nossa Família.
…