Durante muitos anos achei que o SCP não honrava o seu passado, não era aquilo que devia ser, um clube gigante, rico pela qualidade das suas equipas e pela qualidade das suas infraestruturas, ambicioso e candidato a ganhar sempre tudo.
Não era como o SCP de antigamente de que o meu pai me falava e que eu lia nos livros.
Não era o SCP que preenchia o meu imaginário.
Mesmo nos raros momentos em que estivemos bem e tivemos boas equipas e bons jogadores, isso nunca me pareceu sustentável. No fundo, sempre vivemos um bocado com medo do futuro.
Desde que acompanho o SCP que sempre foi assim.
Lembro-me de nos anos 80, de repente, termos perdido o Presidente João Rocha e meia equipa, onde nessa altura se destacava o Sousa e o Jaime Pacheco. Em poucos meses, restou um SCP que parecia abandonado, á deriva, órfão.
Nunca me irei esquecer disso e devia ter alguns 8 ou 9 anos de idade…
Seguiu-se o caos e uma série longa de épocas desastrosas.
Depois de um longo período de plantéis muito fracos, começámos finalmente a construir uma equipa interessante com jogadores como Paulo Sousa, Figo e Balakov.
Mas também aí rapidamente perdemos esses jogadores sem grande compensação e a sustentabilidade da equipa foi, mais uma vez, posta em causa. Voltamos a cair no caos desportivo.
Mais tarde, foi a perda do Jardel numa altura em que o achávamos decisivo para iniciar uma hegemonia no futebol português. E era mesmo isso que ele era.
Enfim…
Exemplos não faltam de que, mesmo nos melhores momentos, e foram sempre poucos, nunca tivémos direito a disfrutar de um SCP forte e sustentável.
Tem sido esta a nossa história nos últimos 30 anos.
Ao nível das infraestruturas também passámos pela suprema humilhação de estar mais de uma década sem Pavilhão.
É evidente que nada disto alguma vez me fez ter vergonha de ser do SCP.
Mas não nego que o SCP me envergonhou algumas vezes.
O clube não tem estado à altura de si próprio e, pior do que isso, muitas vezes temeu, e com razão, pelo seu futuro.
Ergo uma taça da champagne e faço este post para sublinhar que isto mudou!
Desde que Bruno de Carvalho entrou no clube que iniciámos um período de recuperação desportiva, financeira e patrimonial.
Porque este post agora?
Porque este momento é simbólico. Histórico até.
Acabámos de inaugurar o Pavilhão e acabámos também de apresentar lucros record no último exercício.
O SCP é hoje um clube que finalmente honra a sua história.
Para mim, só AGORA é que o voltou a ser.
Esta vai ser a primeira época em que o SCP é aquilo que eu acho que ele nunca devia ter deixado de ser.
Temos finalmente um património que nos devia orgulhar.
Um grande Estádio, uma excelente Academia e 2 Pavilhões sendo que um é um Pavilhão fabuloso.
Temos grandes equipas.
Finalmente, temos um grande plantel no futebol.
Na formação estamos a ter excelentes resultados.
Temos uma mega-equipa no futsal onde somos Campeões.
Somos Campeões também no andebol.
E tanto no voleibol como no hóquei formámos plantéis para lutar pelo título.
Estas 5 equipas nas 5 principais modalidades podem perfeitamente ser campeãs.
Nas outras modalidades nunca deixámos de ser competitivos.
Nunca vi isto…
E isto é que é o SCP!
O SCP de antigamente…
E que agora é o SCP do presente e do futuro.
Sim…
Porque já não temos que ter medo do futuro.
Tudo isto é sustentável.
Por detrás destas conquistas há uma estratégia financeira que está a dar frutos e que nos garante que a tendência é para melhorar, não é para voltarmos para trás.
Finalmente, e ao fim de todos estes anos, estamos completos e sem preocupações que não sejam ganhar os jogos dentro de campo.
Eu tinha que assinalar isto!
Tinha que assinalar o fim do drama.
Acabou aquela sensação de que estamos a correr atrás do prejuízo e de que não somos o que devíamos ser.
Sinceramente, isto deixa-me mesmo muito feliz e muito orgulhoso como Sportinguista.
É um sonho finalmente tornado realidade!
Agradeço à Direcção e ao Presidente.
Era o melhor presente que me podiam dar.
Quem faz este bem ao SCP, faz-me bem a mim.
É que…
Eu sou feito de Sporting e o Sporting é feito de mim.
VIVA O SCP!