SCP - Um Sonho Finalmente Tornado Realidade!

Durante muitos anos achei que o SCP não honrava o seu passado, não era aquilo que devia ser, um clube gigante, rico pela qualidade das suas equipas e pela qualidade das suas infraestruturas, ambicioso e candidato a ganhar sempre tudo.
Não era como o SCP de antigamente de que o meu pai me falava e que eu lia nos livros.
Não era o SCP que preenchia o meu imaginário.

Mesmo nos raros momentos em que estivemos bem e tivemos boas equipas e bons jogadores, isso nunca me pareceu sustentável. No fundo, sempre vivemos um bocado com medo do futuro.
Desde que acompanho o SCP que sempre foi assim.

Lembro-me de nos anos 80, de repente, termos perdido o Presidente João Rocha e meia equipa, onde nessa altura se destacava o Sousa e o Jaime Pacheco. Em poucos meses, restou um SCP que parecia abandonado, á deriva, órfão.
Nunca me irei esquecer disso e devia ter alguns 8 ou 9 anos de idade…
Seguiu-se o caos e uma série longa de épocas desastrosas.
Depois de um longo período de plantéis muito fracos, começámos finalmente a construir uma equipa interessante com jogadores como Paulo Sousa, Figo e Balakov.
Mas também aí rapidamente perdemos esses jogadores sem grande compensação e a sustentabilidade da equipa foi, mais uma vez, posta em causa. Voltamos a cair no caos desportivo.
Mais tarde, foi a perda do Jardel numa altura em que o achávamos decisivo para iniciar uma hegemonia no futebol português. E era mesmo isso que ele era.
Enfim…

Exemplos não faltam de que, mesmo nos melhores momentos, e foram sempre poucos, nunca tivémos direito a disfrutar de um SCP forte e sustentável.
Tem sido esta a nossa história nos últimos 30 anos.

Ao nível das infraestruturas também passámos pela suprema humilhação de estar mais de uma década sem Pavilhão.

É evidente que nada disto alguma vez me fez ter vergonha de ser do SCP.
Mas não nego que o SCP me envergonhou algumas vezes.
O clube não tem estado à altura de si próprio e, pior do que isso, muitas vezes temeu, e com razão, pelo seu futuro.

Ergo uma taça da champagne e faço este post para sublinhar que isto mudou!
Desde que Bruno de Carvalho entrou no clube que iniciámos um período de recuperação desportiva, financeira e patrimonial.

Porque este post agora?
Porque este momento é simbólico. Histórico até.
Acabámos de inaugurar o Pavilhão e acabámos também de apresentar lucros record no último exercício.

O SCP é hoje um clube que finalmente honra a sua história.
Para mim, só AGORA é que o voltou a ser.
Esta vai ser a primeira época em que o SCP é aquilo que eu acho que ele nunca devia ter deixado de ser.

Temos finalmente um património que nos devia orgulhar.
Um grande Estádio, uma excelente Academia e 2 Pavilhões sendo que um é um Pavilhão fabuloso.
Temos grandes equipas.
Finalmente, temos um grande plantel no futebol.
Na formação estamos a ter excelentes resultados.
Temos uma mega-equipa no futsal onde somos Campeões.
Somos Campeões também no andebol.
E tanto no voleibol como no hóquei formámos plantéis para lutar pelo título.

Estas 5 equipas nas 5 principais modalidades podem perfeitamente ser campeãs.
Nas outras modalidades nunca deixámos de ser competitivos.

Nunca vi isto…

E isto é que é o SCP!
O SCP de antigamente…
E que agora é o SCP do presente e do futuro.
Sim…
Porque já não temos que ter medo do futuro.

Tudo isto é sustentável.
Por detrás destas conquistas há uma estratégia financeira que está a dar frutos e que nos garante que a tendência é para melhorar, não é para voltarmos para trás.

Finalmente, e ao fim de todos estes anos, estamos completos e sem preocupações que não sejam ganhar os jogos dentro de campo.

Eu tinha que assinalar isto!
Tinha que assinalar o fim do drama.
Acabou aquela sensação de que estamos a correr atrás do prejuízo e de que não somos o que devíamos ser.

Sinceramente, isto deixa-me mesmo muito feliz e muito orgulhoso como Sportinguista.
É um sonho finalmente tornado realidade!

Agradeço à Direcção e ao Presidente.
Era o melhor presente que me podiam dar.
Quem faz este bem ao SCP, faz-me bem a mim.

É que…
Eu sou feito de Sporting e o Sporting é feito de mim.

VIVA O SCP!

:clap:

:great: :clap:

Se o actual presidente tivesse herdado um Sporting em condições, e se o futebol português não fosse o crime que é, não tenho qualquer dúvida de que este homem conquistaria uns 4 ou 5 campeonatos em dois mandatos.
Infelizmente, corre o risco de não conseguir um único campeonato em dois mandatos.

Mas a recuperação da honra, do brio e dos fundamentos está lá. Graças a ele.

GRANDE, grande, Presidente! Grande Sportinguista!
Em frente, Sporting!
Eternamente grato a quem tirou o Sporting Clube de Portugal da lama.

O ódio que as turbas vermelha, azul e croquete lhe destinam diz tudo. Tudo!!

[member=3466]Strikerr, primeiramente obrigado pelo teu post.

Depois, apenas quero dizer que esse que é o teu mais puro sentimento em relação a tudo o que se passa no clube e passou, quem éramos até 2013 e quem somos desde 2013 é também o que sinto, não sei a tua idade, mas eu tenho 51 anos, sofri na pele tudo que de mau essa croquetada fez ao clube e como tal hoje sinto enorme alegria com este SPORTING, este é o SPORTING que o meu falecido pai me ensinou a amar.

Talvez através de tudo o que sentes e do orgulho que voltaste a ter, possas perceber o porquê de eu sempre por aqui ser um defensor deste SPORTING, já fui apelidado de tudo e mais alguma coisa, mas continuo este caminho, porque este é desde 2013 o voltar ao caminho daquele SPORTING que o meu falecido pai me ensinou a amar e que ainda hoje recordo com saudade, mas que nada tem a ver com o vivido de 1983 a 2013, este é o SPORTING dos meus tempos de criança e a alegria que sinto ninguém consegue mudar.

É por todo este ORGULHO e ALEGRIA que me podem chamar tudo o que quiserem que nada consegue tirar o apoio a quem em tão pouco tempo fez tão bem ao SPORTING, esse alguém tem nome e é um grande LEÃO, BRUNO DE CARVALHO.

Em 23-03-2013 não foi apenas uma promessa ele está ai aos olhos de todos e para crescer ainda bem mais. OBRIGADO PRESIDENTE!

EM FRENTE SPORTING! :clap: :clap: :clap: :clap:

:beer:

Chamo ainda a atenção para a força deste novo SCP no que diz respeito ao seguinte:

Nas modalidades de futebol, futsal e hóquei em patins, temos equipas para, num jogo que corra bem, ganhar a qualquer equipa do mundo em qualquer estádio ou pavilhão, seja em casa ou fora.
Exagero?
Nem um pouco sequer…

No futebol, no ano passado, com uma equipa mais fraca que a deste ano, só não ganhámos na casa do bi-campeão europeu Real Madrid por uma questão de poucos minutos. É difícil mas possível…
No futsal somos o vice-campeão da europa e só isso já encerra a dúvida.
Mas já agora, este ano, já ganhámos ao campeão europeu…

Mesmo no hóquei, no ano passado, estivémos perto de ganhar na luz que é atualmente um dos Pavilhões mais difíceis do mundo. Com uma equipa mais forte ainda este ano, num jogo que corra bem, podemos ganhar em qualquer lado.

Este SCP é a sério!
E quanto a jogar em casa, agora é MESMO jogar em casa!

Isto é que é MESMO o SCP!

Há 5 anos, no futebol, andámos meia-época no meio da tabela.
Modalidades tínhamos 2.
Um futsal razoavelmente forte e um andebol que era uma piada.
Ambas as modalidades andavam com a casa às costas.

Enfim, é mesmo uma diferença astronómica entre este SCP e o SCPzinho dessa autêntica era das trevas…
Não posso deixar de martelar com isto porque há muitos que se querem esquecer!
Ora, isto é demasiado importante para eu deixar que as pessoas se esqueçam…

É que, no fundo, nada mais interessa senão isto!
Ora, perde-se um tempo infinito a discutir temas insignificantes…

So agora vi o teu post e tenho de concordar contigo practicamente em tudo, dai que so posso :clap:

Para de certa forma dar enfase a tua opiniao devo de dizer que muitas das questoes feitas por ti tambem eu as fiz, talvez ainda antes ja que sou mais velho .

Nos anos 80 sendo ainda muito jovem fui pela primeira vez a Newark NJ ver o Sporting numa excursao de philadelphia onde morava na altura, o treinador era um checo que ja nao me lembro o nome, qual foi o meu espanto, ao chegar ao estadio e ver o estadio cheio de sportinguistas, claro que o estadio era pequeno, certo, mas foi precisamente ai que pude constatar a grandeza do nosso clube alem fronteiras e foi quando me questionei a mim mesmo, porque razao o Sporting nao ganhava mais vezes ?

So mais tarde vim a saber as razoes para isso acontecer, o Sporting era considerado um clube da elite, o Sporting ja era um clube do povo , de massas, as diversas direccoes nunca entenderam isso , mas muitos sportinguistas diziam se do Sporting e intitulam-se a eles de diferentes, eu nunca quiz ser diferente, muitos nao queriam saber do clube, queriam era pertencer a elite, ha demasiados exemplos no nosso clube ao longo dos anos !

Com o passar dos anos o Sporting ainda mais foi ultrapassado, imaginem o porto tinha 7 titulos o Sporting ja tinha 16, o Sporting deixou -se ultrapassar em tudo, dentro e fora dos rectangulos de jogo .

Nao vou aqui perder tempo a dar exemplos a explicar como o Sporting foi ultrapassado, toda a gente sabe.

Eu nao sou um adepto incondicional do Bruno de Carvalho, sou sim do Sporting, alias fruto do passado foi com bastante desconfianca e pessimismo que via no Bruno de Carvalho o futuro do Sporting como presidente, no meu entender era mais do mesmo, era so mais um que queria protagonismo a conta do Sporting.

Hoje posso dizer que mesmo vivendo longe tornei me socio, contribui para o pavilhao e facilmente conclui que tenho e devo acreditar no presidente e nesta direccao .

Nao vejo razao para algum sportinguista nao se sentir orgulhoso do clube neste momento .

Falando por mim, e no que diz respeito as modalidades, nunca fui grande fan devo de confessar , mas ate neste aspecto todos os fins de semana e vitoria atraz de vitoria em quase todas as modalidades , isto para nos tem de ser um orgulho , ou nao ?

As razoes de andarmos tantos anos afastados dos titulos anda a ser dada a muitos Sportinguistas ha 4 anos desde que esta direccao tomou conta do clube .

O Presidente e perfeito ? Claro que nao !

Se gostariamos de ganhar mais titulos , obviamente que sim ,e ja mereciamos .

A Culpa e do presidente ? i dont think so .

[member=3466]Strikerr

Grande post! Obrigado por assinalares a reconquista, primeiro da dignidade e depois do orgulho. Não há nada que pague isso, e não há nada que apague isso!

Serei eternamente agradecido como Sportinguista e tenho a certeza absoluta que o SCP é, neste momento como Clube absolutamente imparável!! Mesmo no futebol sénior mais tarde ou mais cedo vamos furar a corrupção, não tenho a mínima dúvida.

Este post deveria saltar automaticamente assim que se acedesse a fórum.

:great:

Viva! Viva! Viva! :clap:

Identifico-me com o conteúdo do post, mas penso que falta referência à importância dos sócios e adeptos nesta recuperação.
Só a sua resistência e militância na travessia do deserto permitiu o renascimento.
Foram eles que mantiveram a chama viva.
Sem eles, o “milagre” nunca teria sido possível.

TUdo isto se resume numa frase: “O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!”.

No momento em que os amantes do Sporting Clube de Portugal o recuperaram, o nosso destino só podia ser este. Durante anos, andámos na mão dos sportinguenses, aqueles para quem o importante era sermos “diferentes”, e vivermos das glórias anteriores, à sombra do Fantasma dos Campeonatos Passados.

Paulatinamente, a vontade de mudança foi-se formando e, depois, assumindo. Um grupo de inconformados com o que se via não só nos campos, como nas aparições públicas e decisões de direcções que navegavam à bolina foi trabalhando para recuperar o nosso Clube. O caminho foi longo, tortuoso e minado de dificuldades, vindas de fora e de dentro.

Mas agora, a frase dita naquela histórica noite ganha toda uma nova dimensão e verdade: O Sporting é mesmo nosso outra vez. O nosso Presidente e a sua equipa reergueram-no e prometem levá-lo a alturas ainda maiores que aquelas a que já chegou um dia.

Obrigado a todos os que trabalharam para libertar o Sporting Clube de Portugal das garras que o seguravam, e recolocaram a clareza em olhos toldados por quilos de areia e névoa.

Este é o nosso Sporitng, aquele que nunca deveria ter deixado de ser. É NOSSO OUTRA VEZ!

Que grande post [member=3466]Strikerr ! Obrigado pelas tuas palavras, porque espelham muito daquilo que senti e sinto pelo Sporting.

Já agora, destacar também o nosso atletismo, que tantos títulos nos tem dado e que pela sua importância e história no clube, tem sido bastante apoiado e reforçado por esta direcção.

Tenho 53 anos e entendo perfeitamente o sentimento do [member=3466]Strikerr.
Apesar de o meu pai ter vivido uma época de Sporting mais brilhante, eu ainda me lembro de ver o Yazalde em Alvalade (era um fenómeno, na época - todos os putos nos jogos de rua queriam ser o Yazalde).
Lembro-me de ficar a noite com o meu pai a ouvir o relato da final dos campeões europeus de hóckey, com a equipa maravilha (sempre gostei mais do Chana que do Livramento). De ficar fodido quando o Lisboa foi para o AssLB (já não lembro porquê, se foi quando o basket acabou…).
E depois veio o chamado “Dejecto Roquette” e a coisa foi sempre a ajavardar até não haver nada mais…
Eu, sou sincero, pensava que não houvesse recuperação possível, ou pelo menos, não desta forma quase obscenamente real. O esfregar nas trombas dos “gestores à portuguesa” o que um pouco de competência pode fazer.

Não reconhecer o papel essencial e específico da pessoa Bruno de Carvalho é pouco honesto ou estar alheado da realidade.
Porque poderíamos ter tido outro presidente que resolvesse as finanças, mas provavelmente falharia no entendimento das modalidades… ou um que fosse genial nas contratações, mas possivelmente teria pouco tacto para entender uma gestão financeira de recuperação… etc, etc.
Isto para dizer que acho que o “milagre” que tivemos foi ter a pessoa certa na hora já quase tardia, mas certa.
Ninguém pegaria no clube apenas com o intuito de o salvar naquela época a não ser um louco apaixonado pelo clube. Tivemos ainda sorte que esse louco não era tão louco que não tivesse um plano estratégico para o clube.
Até agora, em minha opinião, 5 estrelas.

Continuar com o bom trabalho e obrigado.

[member=3466]Strikerr
Excelente post
:clap: :beer:

Grande verdade [member=3466]Strikerr! Aquilo que devia estar, sempre, bem presente na cabeça de todos os Sportinguistas. No entanto…

[member=3466]Strikerr

não há mais nada para dizer, tu disseste tudo

tremendo post

:venia:

Agradeço à Direcção e ao Presidente. Era o melhor presente que me podiam dar. Quem faz este bem ao SCP, faz-me bem a mim.

Excelente! :clap: :beer: