SCP terá sido fundado antes de 1 de julho de 1906?

O recente livro lançado em março, por Luís Augusto Costa Dias e Paulo J. A. Barata sobre uma outra versão da história do Sporting, refere que a denominação do clube poderá ter ocorrido antes da data oficial, 1 de julho, cerca de 1 mês antes em junho.

Junto em anexo página do livro!

IMG_20200506_144505|675x900

Ainda não li mas penso que seja informação pública que foi estabelecido o dia em si, em AG, como dia de fundação. Sendo que o clube teve a primeira AG em Maio 1906

Pelo que li na imagem, entendi que houve reuniões, com periodicidade de 15 dias entre o núcleo fundador, só que não houve atas, presume se que foram assembleias, pelas trocas de correspondência que estavam no arquivo pessoal do visconde, atualmente em poder do neto de José Alvalade, o ex presidente Zé raquettes

Obrigado, @DavidV.

Um facto que desconhecia na proto-História do Clube.

Também é la referida a criação do 1 campeonato, em 1907… e querem saber a melhor?
Segundo as informações recolhidas pelos autores, os lamp fizeram marosca para entrar no dito campeonato. Vamos por partes:
O grupo sport Lisboa fundado em 1904, em 1907 deixou de existir, foi extinto. Um dos próprios fundadores mais tarde o reconheceu numa entrevista, quase 50 anos depois. maioria dos jogadores abandonou equipa e foi pro grupo sport Benfica,criado em 1906.

Acontece que no início da época, o calendário das equipas participantes estava já oficial e fechado, onde constava o sport Lisboa ainda. O sport Lisboa extinguiu se já após a oficialização da época. O grupo sport Benfica tentou entrar no campeonato, mas ao ver recusada a sua participação, pelas regras de então, decidiram ir jogar com o nome do clube entretanto extinto, o sport Lisboa. Uma marosca, usando e abusando de uma entidade que já não existira.

Resumidamente, já nesta altura eram vigaristas!

5 Curtiram

Tenho alguma curiosidade no livro.
O que é que estás a achar?

Olha ainda só vou a meio. Falta me entrar na parte pessoal do José Alvalade. Mas até agora estou a gostar. Explica detalhadamente, com argumentos históricos ( capas jornais e afins, excerto cartas pessoais do próprio visconde, e de José Alvalade, etc…) certas partes da história do clube. Começou abordar as origens do futebol em Portugal, criação da primeira liga de futebol, época 1907-1908, etc…

1 Curtiu

Até desmistifica a crença de que as origens do clube são da nobreza, elitismo. O próprio visconde não pertencia a nenhuma família nobre, pertencendo a burguesia rica. O próprio título de visconde foi comprado, e não herança familiar, entre outras curiosidades…

2 Curtiram

A ideia que tenho de José Alvalade, é que era um visionário na sua época. O stadium é a prova disso. Comparo José Alvalade, ao ex presidente Bruno de Carvalho. Ambos expandiram o clube, visionários no seu tempo, e ambos deixaram obra ( o stadium, José Alvalade e o pavilhão João Rocha Bruno de carvalho) e também eles enfrentaram oposição interna de quem tava mais interessado no poder.

Na época de José, oposição interna era liderada por um ex elemento do sport Lisboa, que aderiu ao clube e o minou consecutivamente, tendo falhado numa primeira tentativa de o afastar, tendo mais tarde conseguido, tento o próprio Alvalade efetuado um rascunho de uma carta de desfiliação de sócio, que não se sabe se foi realmente enviada a direção ou se a mesma aceitou ou não o pedido. Morreu pouco tempo depois

Este tópico não é o tópico do FV ou do BdC por isso não vale a pena vir para aqui com esse discurso tóxico.

1 Curtiu

Em parte tens razão. Fiz só comparação.

E a primeira equipa de infantis do clube, apareceu em 1911. Tal como José Alvalade idealizara

Normal, num clube de charlatões.

A data de fundação do Sporting é 8 de maio de 1906, faz hoje 114 anos:

" A 8 de Maio de 1906 reúne-se a primeira Assembleia Geral, onde o Visconde de Alvalade é eleito Presidente de uma Direcção que tem como Vice-Presidente o seu neto José, que seria o real impulsionador destes primeiros anos do Sporting. Os restantes elementos desta Direcção eram: Frederico Seguro Ferreira - Tesoureiro; José Gavazzo - 1º Secretário; Henrique Leite Júnior - 2º Secretário; Mais tarde José Stromp substituiria José Gavazzo, quando este se ausentou para Paris.

É nessa Assembleia Geral que são estabelecidas as primeiras normas clubísticas, atribuídos privilégios aos dez sócios fundadores principais, e formulado o histórico voto “Queremos um Clube tão grande como os maiores da Europa”." (na realidade, o voto foi “Gostava imenso que o nosso ficasse semelhante aos clubes estrangeiros e que ele não envergonhasse o nosso País” - a formulação atual foi feita depois, numa altura e por alguém que ainda não sabemos)

A única questão é quando terá sido definido o nome, Sporting Clube de Portugal. Tem sido aceite que foi a 1 de julho, e aliás essa data era consensual em 1920, visto que foi aí que se formalizou a data de 1 de julho como a faundação “oficial” do Clube - ora nessa altura ainda havia memória de 1906, eram acontecimentos relativamente recentes, e a maioria dos intervenientes continuava ligada ao Sporting.

O que os historiadores agora descobriram foi uma carta em que já se falava desse nome em junho. Depois, por um raciocínio por inferição, chagem a uma data de 9 de junho (um sábado). As razões apresentadas são que numa carta de maio se dizia que era preciso batizar o Clube numa próxima reunião; e que outras reuniões foram em sábados. Poderia então ser dia 2 ou dia 9. Acabam por dizer de forma determinada “9 de junho”. No entanto:

  1. Não há nenhum documento que refira dia 9 de junho;
  2. Outras reuniões foram em sábados; e depois? Quem pode saber o que aconteceu, que afazeres teriam, todos sabemos que há milhentas coisas que podem influenciar datas de reuniões de rapazes (que o eram, no fundo);
  3. O José de Alvalade refere a 30 de junho “o Sporting Clube de Portugal” - o que prova que era o nome que ele queria, mas não prova que já tivesse sido aceite;
  4. Como já referido, em 1920 o Sporting achava que o nome tinha sido escolhido de forma definitiva em Assembleia Geral de 1 de julho de 1906.

Ou seja: não existem elementos suficientemente fortes para rever o que já se sabia: fundação a 8 de maio, aceitação oficial do nome a 1 de julho.

Também aqui:

1 Curtiu