Scouts/Olheiros

Abro este tópico porque, numa fase em que tanto se fala em observação de jogadores e departamentos de scouting, gostaria de saber o que é necessário fazer se quisermos (de alguma forma) contribuir mais profissionalmente no desempenho dessa função em específico.

Afinal, o que é preciso para se levar a cabo o trabalho de scout (excluindo cunhas e compadrios, obviamente), como é que nos podemos introduzir neste meio tão específico?

Atualmente, e dando sentido ao nick, encontro-me por terras Chinesas, um mercado gigantesco que, já por diversas vezes, me suscita certa curiosidade. Será possível fazer algo nesse sentido, visualizando e analisando jogadores para, em última instância (who knows) lançá-los numa qualquer plataforma profissional?

No nosso caso concreto, mesmo achando que o scouting do Clube parece (nos dias de hoje) inexistente, deverá haver pólos um pouco por todo o globo (asia inclusive). Gostava de saber e fazer mais, não só para auto recriação (passar do FM à prática) mas até para (sonhar alto) contribuir com alguma prospecção para o nosso Sporting.

1 Like

Hoje em dia há cursos online. São realizados por supostas associações profissionais (no estrangeiro) ou pelas plataformas de scouting. Cada uma quer que a malta se agarre o mais possível ao seu software de dados.

Há muita gente que começa por compilar dados e depois passa a tentar ser analista de dados.

Mas baixar a calcinha é quase sempre necessário. Não literalmente. Quero dizer que uma cunha ajuda muito.

1 Like

O Famalicão e o Rio Ave já têm uma equipa a trabalhar para eles que faz isso.
Sabes se temos algo semelhante no clube?
O scouting hoje passa muito por números, estatística ou analytics para usar um estrangeirismo.

Sim, mas o nosso é bastante complexo.

O modelo de seleção de atletas para o Sporting Clube de Portugal é exclusivamente feito por números.

Trata-se de um processo bastante complexo, mas vou tentar explanar o procedimento; O Frederico de manhã vai à academia saber que posições é que o treinador pretende ver reforçadas e depois, em conjunto com o Viana, passam a manhã toda a desfolhar folhas com vários números até encontrarem o do Mendes.

Trata-se de um processo analítico bastante complexo e depois ligam para o tipo a pedir um defesa direito, ou lá o que isso seja.

Não sei. Antigamente acho que tínhamos contrato com uma plataforma de dados e trabalhávamos com uma empresa externa de scouting.

A Talent Spy.

No mundo do scouting, a formação em Portugal é feita através de formações online. Lá fora é que existe cursos mesmo profissionais, apesar de aqui ir haver um organizado pelo René Reis.

De resto há várias plataformas como o Wyscout.

Não é nada através de formações online.

Então é como?

Há softwares próprios, como é lógico.

Mas custam €…

A melhor forma para uma pessoa se lançar é oferecer-se para fazer prospecção in loco para as camadas jovens de um clube local, envia mails que vais ter resposta, até de clubes de dimensão superior ao que supunhas. Aprende-se bastante e ganha-se contactos.

Outra cena que pode ser útil (mas por estares na China talvez isto seja complicado) é criar uma plataforma online. Twitter, Youtube, agora até instagram, há quem se lance por aí e sempre vai servindo de base para criares um “portfolio”. A questão é que há dezenas de milhares de pessoas a tentar o mesmo, portanto ou te diferencias ou estás a falar para o vazio.

os cursos online são um barrete, só valem para encher CV. Há uma ou outra cena grátis que se pode fazer que cumpre esse propósito.

Há que ter noção que fazer carreira (i.e. dinheiro que se veja) com scouting é quase utópico. Só uma minoria muito pequena o alcança. Tem de ser encarado como hobby.

1 Like

Sabes onde ver preços desse software ?

Não.

Posso tentar saber.
Tenho um amigo meu que trabalha, relativamente, nessa área.

Mas mais ao nível da formação.

Ok, mas não é urgente, podes ver isso com calma.

a base do wyscout é 250€/ano. Dá 50 mins de vídeo / download por mês.

O que recomendo é utilizares o período de teste que oferecem. Inscreves-te na plataforma, utilizas esse período (3 dias salvo erro), e depois cancelas o débito antes de terminar.

grato por toda a informação. Efectivamente por aqui é bastante complicado usar as plataformas mais convencionais, só com VPNs e mesmo assim…
E sim, também tenho ideia que financeiramente não há-de ser uma área de muita rentabilidade. Porventura só estando inserido num qualquer departamento de clube grande. Objectivamente, um freelancer assumirá está tarefa mais como um hobby.

Em todo o caso, irei enviar alguns mails e coisas do gênero, não se perde nada. É um mercado em franco crescimento, a quantidade de putos que por aqui praticam desporto é surreal (quanto mais não seja por toda a dimensão populacional), e no caso específico do futebol tem existido claramente uma aposta mais sustentada nos últimos anos.
É algo a seguir.

Até o Tondela está mais avançado que nós.