SCOUTING - Sugestão de Laterais Direitos para o SCP

Crio este tópico para dar a oportunidade aos foristas de propor jogadores que consideram que poderiam ser boas opções para o SCP.

Neste tópico devem propor Laterais Direitos.

Não vou definir um template, cada um pode propor o jogador da maneira que quiser, mas vou, desde já dar um exemplo que me parece uma boa forma de apresentar um jogador:

Vou criar tópicos idênticos para todas as posições.
Pretendo que isto se constitua como uma espécie de base de dados organizada de scouting de jogadores do fórum que depois qualquer forista poderá consultar e usar para fazer as suas opções e definir as suas preparações de épocas.

Também será uma boa oportunidade para avaliarmos a capacidade de scouting dos foristas.

O Rodrigo Gomes, que está emprestado pelo Braguilha ao Estoril.

Este puto é grande máquina, tem algo que me faz lembrar o Pedro Porro.

3 Curtiram

Um tal miúdo espanhol, acho que se chama Fresneda. Dizem que tem jeito para isto!

1 Curtiu

Kyriani Sabbe

19 aninhos, do Gent. Já que andamos lá a pescar, é dar um olho caso seja preciso.

Muito rápido e inteligente a jogar. Ataca muito bem.

1 Curtiu

um dos poucos problemas do plantel é, a meu ver, a falta de jogadores capazes de gerar vantagens em zonas exteriores. fresneda e matheus reis são predominantemente defensivos e são mais eficazes jogando baixo ou em terrenos interiores; nuno santos é um jogador de muito volume ofensivo mas pouco capaz em 1X1. paulinho, pote, edwards e trincão são forças interiores que brilham mais quanto mais longe tiveram da linha lateral. geny e viktor são os únicos jogadores exteriores capazes em 1X1. acresce o facto de serem também as principais, e quase únicas, forças em transição.
assim, um ala ambidestro, versátil e efetivo em ambos os lados, capaz de gerar vantagens em transição, transporte e 1X1 e com output no último terço seria o perfil ideal.
3 jogadores preenchem um certo em todas estas caixas:
rodrigo gomes
nikola zalewski( acresce o facto de ter apenas 2 titularidades desde que de rossi tomou conta(( é claramente um jogador de 343)) e de acabar contrato em 2025)
kevin paredes
( acrescento o timothy weah caso se confirme a entrada de thiago motta na juventus, onde poderá acontecer caso semelhante ao do zalewski e deixe de contar devido ao sistema tático)

Para a direita estamos bem: Fresneda mais defensivo (lateral baixo), Geny mais ofensivo (lateral alto, a desequilibrar por fora). O próprio Trincão tem capacidade para ajudar ali como fazia o Tabata, de fora para dentro.

Na esquerda, temos Reis mais defensivo (lateral baixo), Nuno Santos mais ofensivo (lateral alto), mas falta um jogador com mais 1x1 e desequilíbrio à esquerda. Como o Geny o tem à direita. É uma das contratações necessárias.

2 Curtiram

Fresneda, Geny e em caso de necessidade, Quaresma e St Juste.

Para a direita não há nenhuma urgência e até levaria para a pré-época o Leonardo Barroso.

Precisamos mais de um verdadeiro ala esquerdo, um Porro esquerdino

3 Curtiram

Gosto muito do Costinha, do Rio Ave. Pena que parece ter tudo alinhado com o Olympiacos

No mercado brasileiro tem várias opções interessantes

Joao Moreira 19 anos do São Paulo e que jogou pela nossa seleção sub 18
IMG_5693

Natanael lateral do Coritiba que desceu para a série B mas que tem muita qualidade e pode ser trabalhado

Arthur do Leverkusen 20 anos que já estreou na seleção mas teve uma primeira época difícil se lesionou e não jogou muito. Não sei se jogar muito na próxima época por falta de adaptação

Para escolher um lateral, vamos ter que saber quem vai ser o treinador. Sobretudo pq se voltamos a 4 defesas, nem o geny nem o nuno santos podem ser considerados como laterais

Tenho esperança que o fresneda possa ter mais tempo de jogo

1 Curtiu

adorava ver o Bellanova na nossa equipa, mas não sei até que ponto esta minha sugestão é realista e possível de ser concretizada

ele está a fazer uma grande época, deu um passo atrás > saiu do Inter onde era a 2a ou a 3a opção para a ala direita e foi para o Torino, mas ao menos no Torino é titularíssimo,
não sei bem se temos capacidade para ir buscar um dos principais jogadores de uma equipa de nível médio do futebol italiano como o Torino, digo isto porque nos últimos tempos o Torino tem vendido os seus melhores jogadores para mercados muito superiores ao mercado português > Lukic, Bremer …
possivelmente é irrealista

mas o Bellanova na nossa ala direita seria uma máquina, forte e sólido a defender e capaz de criar muitos desequilíbrios a atacar, cruza muito bem, tem várias assistências

talvez utópico, mas fica o desejo

2 Curtiram

Podia vir o Bellanova para a direita, o Rugerri do Atalanta Para a esquerda…,e o Gasperini para Mister.

Made in Italian…tudo top, 5 estrelas!

2 Curtiram

pedir o Ruggeri já é abuso,

joga na Atalanta que é uma equipa bem superior ao Torino e o Ruggeri com a época muito boa que está a fazer está à porta da Seleção Italiana Principal, prevejo que deverá ser convocado brevemente, por isso acho que está completamente fora das nossas capacidades,
da Atalanta só sai para as maiores equipas da Europa e por um valor bem alto

1 Curtiu

E achas que pedir Gasperini, também deve ser abuso?

falou-se dele recentemente que havia a possibilidade dele vir aqui para os azuis da cidade do Porto, mas não sei, tenho dúvidas

conseguiu construir um grande projeto na Atalanta, deve estar satisfeito lá e deve querer continuar, quando foi para um nível superior > no Inter não correu lá muito bem, já experimentou, por isso penso que ele deve pretender dar continuar ao seu trabalho na Atalanta, adorava que ele conseguisse conquistar uma competição esta época com a Atalanta > Taça de Itália ou Liga Europa porque simpatizo com ele e com a sua equipa e seria bem merecido e um feito reconhecido por muitos

mas, para mim, aqui no Sporting estamos bem servidos, o Rúben Amorim é o Treinador certo, embora também ainda esteja a crescer e a melhorar o seu desempenho, aprecio-o, simpatizo com ele ( mais por causa de questões pessoais ) mas não concordo com ele em alguns aspetos, faz parte, mas no essencial penso que estamos bem servidos

agora, se o Rubén Amorim sair e se houvesse essa possibilidade ( acho que não há ) o Gasperini seria uma possibilidade muito interessante e do meu agrado, mas não sei bem se seria um abuso ou não, não sei se ele estava na disposição de vir para cá e largar tudo aquilo de muito bom que levou muito tempo que ele construiu lá na Atalanta

O Mister Amorim, é maquina, a operacionalizar o sistema de jogo…mas é teimoso e comete erros infantis com a opção em certos jogadores. E vai voltar a cometer os mesmos erros, para mim, mais que óbvio.

Domina o balneario, com jogadores que anda m só a ganhar dinheiro no Sporting, com algumas exceções claro, mas outros é isso e ponto (Adan, Neto, Paulinho, Esgaio)…

Origina que cometa muitas injustiças com alguns jovens que deviam ser aposta, em detrimento destes barretes…,depois os miúdos saltam lhe a tampa e xau maria Ivone e o Mister Amorim tem razão.

O Gasperini colocou a nu a fragilidades do Sporting, ao apostar hxh, na 1fase de construção e o Sporting sofreu…,Em Portugal não se faz isso, aposta-se no corredor da bola e central e despois vai-se basculando, mas deixa-se quase sempre receber no corredor contrário e com espaço…o Atalanta não fez isso e o Sporting borrou-se todo!

Adorava o Gasperini, assim que vi os jogos com o Sporting e adorava que ele fosse o Mister de 24-25…se vier e fizer asneira, é a vida!!

2 Curtiram

vou só referir-me à parte do teu comentário em que falas da Atalanta

mas a Atalanta já joga mais ou menos assim como descreveste e bem há várias épocas a esta parte, comecei a seguir a Atalanta há 5 épocas atrás, fiquei impressionado com a campanha deles na Liga dos Campeões na época 2019/2020 quando eles vieram jogar a Fase Final aqui a Lisboa no estádio dos vermelhos, simpatizei com eles e daí para cá tenho acompanhado as épocas deles,
pelo facto de não serem uma equipa grande no futebol italiano mas jogarem como uma equipa grande e baterem-se de igual para igual com as melhores equipas ou com equipas teoricamente superiores a eles já mereciam ter ganho competições, mas acho que vai acontecer brevemente e será muito justo

o mérito do Gasperini é a estrutura tática da sua equipa e o perfil ou o tipo de jogadores que ele compra,
sabe que não tem a capacidade financeira da Juventus, do Milan, do Inter, mesmo do Nápoles, da Roma e da Lázio, mas tenta sempre aliar nos jogadores que compra a componente técnica com a componente física, ele sabe bem que ao ter quase todos os jogadores muito fortes fisicamente consegue de certa forma esbater ou diminuir a diferença de talento que possa haver porque a capacidade financeira maior em condições normais consegue atrair mais talento e com essa mistura ele consegue jogar “olhos nos olhos” ou dividir o jogo ou ser muito competitivo com as melhores equipas e muitas vezes consegue mesmo ganhar a equipas teoricamente superiores à dele,

tem muito mérito ele, gosto muito do Gasperini, já merecia ter sido mais feliz, mas penso que vai ser brevemente, ganhar competições com a Atalanta será um feito muito grande

Mas compra jovem, com muito potencial e a nível técnico e físico excelentes.

Com Gasperini Adans, Esgaios e Paulinhos…,já tinham saído à seculos. Roda muito a equipa e parece me que há mérito desportivo, nas opções.

Tanto se fala no Gasperini mas, se é verdade que fez um trabalho muito meritório na 1a passagem pela Génova e nos últimos anos colocou a Atalanta a disputar lugares europeus, antes disso também teve passagens (muito) infelizes pelo Palermo e Inter…

Na minha óptica, o maior problema de Gasperini é que ele “precisa” de plantéis jovens com imensa capacidade física para implementar o seu estilo de jogo pelo que, aquela que é a sua maior virtude, acaba por ser também o seu maior “handycap”, sobretudo em Itália onde a “idade é um posto” e os plantéis são algo envelhecidos.

Posto isto, apesar de lhe reconhecer alguma capacidade, Gasperini não era minimamente a minha primeira escolha para a sucessão de Amorim e, honestamente, não percebo muito bem o hype que por aqui anda à volta dele.

Em Portugal com um campeonato mais fraco que Itália, com a abordagem dele e a forma como escolhe os seus jogadores tinha tudo para ter sucesso.

Vejamos: Ao pressionar a equipa na 1º fase de construção, se o adversário insiste a sair a jogar, o Sporting ia fazer estragos ai…e depois como facilmente percetível, muitas vezes o adversário batia direto na frente, como estamos de frente para a bola, ganha-se mais facilmente e começa o massacre.

Eu gostava que ele viesse…depois se via!