E um facto pouco disputado que ha ja bastante tempo que nao temos ninguem com fortes conhecimentos futebolisticos a dirigir a area.
Eu nao vejo no universo do Sporting ninguem com capacidade para o fazer (talvez com a eventual excepcao de L Duque), seja na opcao Director de futebol ou como Manager (como eu defendo, mas que vai dar tudo ao mesmo).
Tendo em atencao a personalidade do ex GR, sua mentalidade e o conhecimento que parece ter (pelos anos de experiencia num grande clube e pelo que nas declaracoes se percebe), ainda por cima ja tendo passado pelo Sporting e ja tendo ate experiencia na area directiva na Dinamarca, nao seria uma ideia interessante ter o dinamarques como responsavel pela area desportiva (ou mesmo com controlo geral) da SAD?
Também não me importava. Uma figura do futebol mundial, que jogou no Sporting, que foi campeão no Sporting, com (ao que parece) experiência na área e com a frieza nórdica, que poderia ser útil na hora da tomada de decisão.
Só que, fazendo minhas as palavras do Zed, não sei até que ponto ele estaria interessado em vir para cá. A não ser que as saudades de Cascais sejam mais que muitas. 8)
Sinceramente não sei se o gigante dinamarquês tem aptidões e principalmente olho para desempenhar tal cargo, para o qual também não me parece que Luís Duque seja a pessoa indicada, ele foi e poderia ser um bom dirigente como Presidente da SAD e ou do Clube.
Queirós e Boloni são dois nomes que já passaram por Alvalade e não foram aproveitados para desempenharem essas funções para as quais me parecem muito melhor qualificados do que para as de treinador de futebol, infelizmente não foram devidamente aproveitados
Queirós e Boloni são dois nomes que já passaram por Alvalade e não foram aproveitados para desempenharem essas funções para as quais me parecem muito melhor qualificados do que para as de treinador de futebol, infelizmente não foram devidamente aproveitados
Não acho que o problema tenha sido a falta de aproveitamento por parte do Sporting. A ideia que tenho é a de que ambos ainda têm a ilusão de que são treinadores de futebol, tendo rejeitado abandonar essas funções.
Não acho que o problema tenha sido a falta de aproveitamento por parte do Sporting. A ideia que tenho é a de que ambos ainda têm a ilusão de que são treinadores de futebol, tendo rejeitado abandonar essas funções.
Não me parece que em nenhum dos casos lhes tenho sido proposta a subida do degrau, embora admita que pelo menos no caso do Prof. até pela idade que ele tinha quando esteve no Sporting, certamente não aceitaria esse cargo que aliás nunca existiu em Alvalade
Sinceramente não sei se o gigante dinamarquês tem aptidões e principalmente olho para desempenhar tal cargo, para o qual também não me parece que Luís Duque seja a pessoa indicada, ele foi e poderia ser um bom dirigente como Presidente da SAD e ou do Clube.
Por mim nem Shmeichel nem Duque, não vislumbro em nenhum qualidades para exercer a função com um nível superior, para termos mais do mesmo mais vale deixar quem lá está! :!:
O défice de know how futebolístico na liderança do Sporting é tão flagrante que me dispenso de mais comentários.
Só não acho que se resolva com um cargo de manager, nem com o Schmeichel.
O cargo não tem raízes em Portugal. O mais aproximado que houve foi o dos directores técnicos ou desportivos que estiveram em voga (Toni nos lamps, Norton no Sporting), sempre com os mesmos (maus) resultados. Depois, a tradição de criação de cargos no Sporting dos últimos anos leva a pensar que não há propriamente uma planificação coerente, mas sim que os cargos são oferecidos à desgarrada e em função das circunstâncias, nomeadamente para evitar o pagamento de indemnizações aos treinadores despedidos ou aliviar a consciência dos dirigentes (Inácio e Manuel Fernandes também tiveram direito a convite).
Um manager é sempre mais que um treinador de campo (normalmente seria até um ex-treinador), pelo que poderia menorizar as escolhas do responsável técnico, mas seria sempre também menos que um presidente, o que poderia levar a que este tivesse a tentação de passar por cima dele. Num país em que a cultura é a de todos quererem mandar, não me parece boa ideia.
Admitindo o contrário e imaginando (delirando…) que a SAD punha em prática uma estratégia consequente para a sua liderança, creio que o Schmeichel não só nunca quereria vir como nem sequer seria boa escolha. Enquanto cá esteve pareceu sempre um alien neste nosso futebolzeco, e penso que teria dificuldades em enquadrar-se com a cultura.
Julgo que para resolver o problema bastaria recorrer à fórmula de sempre: um presidente conhecedor que delegue pouco, directores restringidos às suas áreas específicas e obrigados a um pacto de silêncio sobre o futebol, e um treinador com provas dadas e contrato por uma época.
e um treinador com provas dadas e contrato por uma época.
Nao me parece, essa do contracto por uma epoca “com opcção” é geralmente o que se faz quando nao se acredita la muito, olha como o Porto ainda sacou 5 milhoes á conta do contrato por muitos anos…
Engolindo um grande sapo, pq odeio a pessoa pelo que nos fez, o único lagarto com perfil que vejo actualmente para essa função e com alguns conhecimentos futebolísticos seria o Futre. Um homem do futebol, pelo que sei bom negociante.
Engolindo um grande sapo, pq odeio a pessoa pelo que nos fez, o único lagarto com perfil que vejo actualmente para essa função e com alguns conhecimentos futebolísticos seria o Futre. Um homem do futebol, pelo que sei bom negociante.
Achas mesmo que ele percebe alguma coisa para estar num cargo destes? :?:
Odeio-o pelo que nos fez uma vez, mas pressinto que sim. De qualquer forma quem se satisfaz como nós com ex-jornalistas da pesca desportiva amigos de empresários, qualquer coisa é melhor. É preciso é alguém, de preferência com competência e… sumo pecado… algum carinho pelo nosso Sporting já agora.
O Schmeichel e apenas um dos nomes de que me lembrei ha uns meses quando andamos no mercado a procura. Outros incluiram Klinsman (entretanto ja aproveitado), M Laudrup, Gullit ou Hugo Sanchez.
Mas mais que o nome, o relevante e mesmo a posicao, chamemos-lhe o que quisermos.
Eu gostaria mais desta solucao pela alternativa de futuro que garantiria, mas nao descarto a simples contratacao de um reputado treinador.
Em todo o caso, ate porque Peseiro e o tecnico actual e nao tenho ideia formada em relacao a obrigatoriedade da sua saida (caso as coisas continuem a correr mal), lancei a questao partindo do principio que treinador ja temos, pelo menos ate ao fim da epoca.
Ja agora so para clarificar, a personagem que chegasse era para adoptar a estrategia desportiva a todos os niveis, sem intervencao superior de ninguem. Isto apenas porque se estamos a espera de uma solucao “interna”, nunca mais e dia…
Acho que és muito ambicioso nos nomes, além disso esses homens nada conhecem do Sporting ou da realidade nacional.
Deveria ser alguém com conhecimento futebolístico, sportinguista, com capacidade de gestão DESPORTIVA (para financeiros estão lá os outros bancários todos). É por isso que de facto só me lembro de Futre, por mais que me enoje.
Schmeichel seria uma uma incógnita, um risco, que pode ou não valer a pena experimentar. Falando no Futre, esse sim já constitui uma certeza, pois já se viu o que ele é capaz de fazer. No entanto, como pessoa não me agrada mesmo nada…