Samuel Justo

Foto Ivo Martins

SAMUEL JUSTO RENOVA

Por Sporting CP
01 Ago, 2022

EQUIPA B

Médio vai para a décima temporada no Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal renovou o contrato de Samuel Justo, futebolista de 18 anos da equipa B verde e branca.

O médio, que veste de verde e branco desde 2013/2014, vai para a décima época consecutiva ao serviço do Sporting CP - antes, representava o Sport Túlias de Alcoitão - AASC. Em 2021/2022, Samuel Justo marcou 13 golos nos 40 jogos (35 para o Campeonato e cinco para a UEFA Youth League) realizados na equipa sub-19, que capitaneava, e tem, agora, integrado o plantel B às ordens de Filipe Çelikkaya.

Nas primeiras palavras depois da renovação, o jovem Leão admitiu que “é sempre muito bom” dar mais um passo e ter “o reconhecimento do Clube”. “Quero agradecer, desde já, a todos, aos dirigentes, aos treinadores, pais, amigos e irmãos que sempre estiveram comigo. Acho que é mesmo um sentimento muito bom, reconheceram o meu trabalho, estou muito orgulhoso, é mais um passo dado em frente e agora só tenho de continuar a trabalhar”, disse o internacional sub-16 e sub-18 à Sporting TV .

Questionado sobre as melhores memórias que leva nestes quase dez anos de Sporting CP, Samuel Justo admitiu que “escolher uma é um pouco difícil”, mas acabou por preferir o momento em que se sagrou “Campeão Nacional de sub-15” em 2018/2019. “Tivemos um Campeonato muito complicado, foi mesmo até ao último jogo. É das minhas melhores memórias, foi o meu primeiro Campeonato Nacional e é, sem dúvida, das minhas memórias preferidas”, referiu.

Sobre o seu percurso, o atleta Leonino garantiu que tem “evoluído bastante, sempre com a ajuda de todos os colegas”: “A cada ano que passa tento sempre ser melhor, evoluir ao máximo, trabalhar para mim para ajudar a equipa também. E tem sido muito bom, tenho sentido uma boa evolução a cada ano que passa e as coisas têm corrido bem, cada vez melhor e só tenho é de continuar”.

Chegar à equipa principal do Sporting CP “é o sonho de qualquer um” e Samuel Justo considera que está “cada vez mais próximo”. “Já na temporada passada sentia que estava próximo, este ano ainda mais. Como disse, só me vai trazer mais responsabilidade, mais vontade, mais motivação e de tudo farei para lá chegar. (…) Temos de olhar para os exemplos que temos. Tenho muitos colegas que jogaram muito tempo comigo e já lá estão, já lá chegaram, já se estrearam pela equipa A e tenho de olhar para esses exemplos com orgulho por eles, como exemplos e tentar fazer o mesmo que eles. Isso só me faz trabalhar mais e sonhar ainda mais, porque vê-los lá e saber que jogaram comigo muito tempo faz-me sentir que também posso lá chegar”, considerou.

Para Samuel Justo, há um nome da equipa principal com o qual mais se identifica.

“Gosto muito do Daniel Bragança. Tenho pena que agora que se tenha lesionado com alguma gravidade, mas gosto muito do estilo de jogo dele. Gosto de todos, um pouco de cada um com as suas características, mas o meu preferido é mesmo o Daniel Bragança. Tem muita classe e características semelhantes às minhas. As coisas vão passar rápido e tenho a certeza que só regressará mais forte”, afirmou.

Por fim, Samuel Justo dirigiu-se aos Sportinguistas: “Vou dar sempre tudo por esta camisola dentro e fora de campo. Tudo para elevar o símbolo do Sporting CP. Vou ter sempre muita motivação, foco nos objectivos do Clube. Vou trabalhar muito para dar tudo e chegar ao meu maior objectivo, que é a equipa principal”.

1 Curtiu

Porque é que estás a postar outra vez?

1 Curtiu

Equipa B? Até pode passar por lá durante a época mas vejo-o a jogar mais nos Sub23. Ou está a escapar-me alguma coisa?

Depende de como fica o Mateus e o Essugo. Se eles jogarem regularmente na B, o Samuel deve ir mais para os sub-23. Além dele há Veiga, Diogo Abreu, Menino, Jallow, Domingos Andrade, Tiago Augusto, Marco Cruz, Besugo e Tiago Otávio

Precisamente, vejo o Essugo e o Mateus como regularmente titulares na equipa B.

E, quando não estão, substituídos no onze pelo Renato Veiga e pelo Miguel Menino.

Ok, o Samuel pode somar minutos na B. Mas o seu espaço competitivo regular serão os Sub23, em teoria.

E o Lucas Dias. Para mim num 4x3x3 é bem mais médio do que extremo….

Independentemente de quem forem os escolhidos, era importante que as opções na B se fossem mantendo mais ou menos estáveis. Estilo:

D. Callai

Travassos, Lamba, Marsá (Alcantar), Nazinho

Essugo (Renato Veiga)

Diogo Abreu, Mateus Fernandes (Miguel Menino/Lucas Dias)

Fatawu (Kiko Félix/Diogo Cabral), Vando Félix

Rodrigo Ribeiro (Chermiti)

Marsá também pode ser lateral-esquerdo se for preciso. Dificilmente estarão muitas vezes ausentes (na A) em simultâneo o Marsá e o Nazinho, pelo menos um poderá quase sempre jogar.

Nos sub-23, quero espaço para o crescimento do David Monteiro, Marco Cruz, Lamarana, Samuel Justo, André Gonçalves, Luís Gomes…

Algumas dúvidas com extremos, não me admirava se o Luís Gomes, o André Gonçalves ou o Afonso Moreira ultrapassassem o Kiko Félix e o Diogo Cabral e fossem aposta na B.

1 Curtiu

Desconheço o estado de recuperação do Tiago Ferreira mas acabará por somar minutos na B ao longo da época.

Não acham que o Samuel Justo já merecia outra atenção por parte da equipa A?

Não.

2 Curtiram

Assim de mansinho, sem se dar muito por ele, está cada vez mais perto de ser jogador com nível de equipa A.

20 Curtiram

Concordo, neste momento, está mais preparado que o Mateus

1 Curtiu

Sempre gostei dele, desde o ano passado que o elogio. No início achei que nunca daria num meio campo a dois e teria de jogar numa das alas da frente, mas vou mudando de ideias, começa a dar ares de que pode ser um oito para o médio prazo.

2 Curtiram

Ele que agradeça ao Rúben Amorim, ter ido lá buscar o Mateus Fernandes.

1 Curtiu

Tal como disse no tópico dos sub-19, gosto bastante. Não era nada descabido se começasse a ser cada vez mais vezes enquadrado no contexto da equipa principal.

Dos melhores jogadores da equipa b no ano passado
Foi conquistando o seu espaço muito graças as idas do essugo/Matheus Fernandes na equipa A
E pelos vistos a evolução foi constante pois está a demonstrar neste europeu o quão bom ele está a tornar se
Vamos ver os próximos capítulos

1 Curtiu

Neste momento não consigo pensar num jogador da formação mais preparado para jogar muito na A

5 Curtiram

Não surpreende, dado que foi dos jogadores mais regulares e até brilhantes da equipa B e na Youth League

Sempre ativo, sempre ligado, percebe o jogo, percebe onde pode ser útil. Espero que o Amorim entenda o rapaz de trabalho que tem aqui

Força Justo!

4 Curtiram

Deixou-me boa impressão em todas as ocasiões que o vi jogar.

1 Curtiu

É daqueles jogadores que não tem muitos highlights mas que não sabe jogar mal

Genuinamente e já o disse mais do que uma vez, faz me lembrar o Bernardo Silva em muitos aspetos

2 Curtiram