Salão de Guerra - Análise e apreciação de equipamento militar (Antigo ou Moderno)

3 Curtiram
1 Curtiu

Eurofighter Typhoon

Provavelmente o melhor avião não Russo ou Americano

SU - 57

Provavelemtne o melhor caça russo

F-35 Lightning

Provavelmente o melhor caça do mundo, um caça stealth de quinta geração desenvolvido pela Lockheed Martin, utilizado pela América e outros países. Possui tecnologia avançada de sensores, armamento e comunicações, e é capaz de realizar missões de ataque ao solo e defesa aérea

4 Curtiram

Nau Flor do Mar

"A afirmação de Portugal como super-potência deveu-se grandemente a esta Nau, a “Frol de la Mar”. Se o nome parece indiciar a delicadeza bucólica (a “flor do mar”) na verdade este titã dominou o Índico e impôs a soberania portuguesa a oriente.

A nau “Frol de la Mar” foi construída em Lisboa no ano de 1502, verdadeiro prodígio marítimo determinante na dilatação do império português. Desenhada no mais avançado traço tecnológico da época, preparada com cerca de quarenta canhões de bronze, distribuídos por três coberturas, este tipo de embarcações, no dizer de Oliveira Martins, surgiam como verdadeiras “fortalezas flutuantes, vomitando lume, estrondos, fumo, naufrágios e morte.”

A “Frol de la Mar”, particularmente, era um gigante dos mares, capaz de despejar pelouros em todas as direcções e disparar tiros em cerca de meio minuto. As galés, galeotas e paraus, até então privilegiadas para o combate naval no índico, viram-se destituídas do seu domínio face à super-estrutura destas novas naus que vieram revolucionar a arte militar naval.

Quando o Vice-Rei da Índia, D.Francisco de Almeida, travou a batalha naval de Diu, em 1509, não levou mais de seis horas a alcançar a vitória, enquanto as bocas-de-fogo despejavam cerca de seiscentos tiros, conforme nos relatam os cronistas da época. Para a sua manutenção e navegação contava com um número significativo de marinheiros, perto de cinquenta, e ainda transportava uma centena e meia de soldados para a guerra. Com este poderio os portugueses conquistaram Ormuz, com Afonso de Albuquerque (1507), Diu, com Francisco de Almeida (1509), e Goa, novamente com Afonso de Albuquerque (1510). Depois de conquistar Goa, Afonso de Albuquerque, novamente com a “Frol de la Mar”, avança sobre Malaca, passando a controlar as mercadorias que vinham do Extremo Oriente.

Destino fatídico o deste titã que acabou por naufragar no estreito de Malaca a 26 de Janeiro de 1511, levando vidas humanas e tesouros, não apenas contabilizados nas imensas riquezas do oriente e no ouro que então enriquecia um império em expansão, mas também em documentos que, ainda hoje, são alvo de buscas."

Provavelmente o navio mais poderoso que Portugal já teve, em Malaca há uma réplica que é museu

4 Curtiram

Ha’ uma replica museu em Malacca

Tivemos tambem o botafogo que no sec XVI era considerado o maior e mais poderoso galeao de guerra do planeta com 360 canhoes.

2 Curtiram

Ainda referente ao Flor del Mar e Botafogo

2 Curtiram
2 Curtiram

O Mítico Tiger 2 alemão no fim da WW2.

2 Curtiram

Nazis com armas americanas

"Durante a Segunda Guerra Mundial, os Nazis tiravam os rifles americanos dos soldados mortos e deixavam os deles para trás. As armas dos americanos eram muito melhores que as dos Nazis alemães e a munição não era a mesma…

Embora a munição não fosse intercambiável entre as armas americanas e nazis, tornando o reabastecimento um problema considerável, os Nazis na WWII tinham o hábito de apanhar praticamente qualquer coisa que pudessem capturar e, ao final da guerra, haviam capturado coletivamente milhões de espingardas de todos com quem eles lutaram e, finalmente, perderam. No típico estilo nazi, quase todos os equipamentos estrangeiros capturados intactos receberam sua própria designação. Por exemplo, o M1 Garand recebeu a designação “Selbstladegewehr 251(a)” enquanto o M1 Carbine recebeu a designação “Selbstladekarabiner 455(a)” com a parte (a) da designação em ambos os casos denotando a América como o país de origem. Além das armas pequenas, os tanques estrangeiros capturados foram amplamente utilizados durante a guerra e a artilharia estrangeira capturada viu uma implantação considerável ao longo da Muralha do Atlântico, as fortificações costeiras que iam da Noruega à fronteira franco-espanhola."

3 Curtiram

Os mísseis hipersonicos russos :rofl:

? Não percebi…

Uma coisa tão eficaz e mortífera merece ser destacada neste tópico, so isso :joy:

KF51 Panther O melhor tanque do mundo?

1 Curtiu

Nem por sombras. Pode ter especificações técnicas topo de gama, porque as tem, mas não passa ainda de um protótipo.
O melhor tanque do mundo, goste-se ou não, continua a ser o mesmo há algumas décadas.


:sweat_smile:

1 Curtiu

Metralhadora Gatling: Arma decisiva nas campanhas imperiais de pacificação…, que foi sendo melhorada.

2 Curtiram

O Gládio romano: A chamada espada hispânica surgiu na altura da 2ª Guerra Púnica e permaneceu em uso durante séculos. Poucas outras armas conheceram uma tal longevidade, embora a forma da lâmina tivesse variado ao longo do tempo.

2 Curtiram

O archeiro a cavalo foi uma máquina de guerra tremenda durante séculos…
O “tiro parta”…

1 Curtiu

De origem Indo-Europeia raiz? Lá das estepes…

Que os Mongóis aperfeiçoariam e viriam a dar muitas dores de cabeça um pouco por todo o velho mundo.