Fonte: “O Jogo”
SAD do Sporting apresenta 800 mil euros de lucro
RAFAEL TOUCEDO
A SAD do Sporting apresentou ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) os resultados de exploração da sociedade no primeiro semestre da temporada 2005/06 (compreendido entre 1 de Julho e 31 de Dezembro de 2005), destacando-se o resultado líquido positivo de 800 mil euros, contra os 5,3 milhões de euros negativos do período homólogo do ano anterior… resultado positivo que, no entanto, ficou aquém do orçamentado (1,7 milhões de euros), em grande parte devido ao elevado investimento na contratação de jogadores e também ao desvio negativo nas despesas.
Por outro lado, o resultado líquido é claramente favorável quando comparado com o da outra equipa portuguesa cotada no primeiro mercado da CMVM, o FC Porto, que apresentou 11 milhões de euros de prejuízo.
No semestre em análise estão contabilizadas as obrigações escriturais (sucesso que rendeu 18 milhões de euros), as vendas de Enakarhire e Rochemback (renderam mais de seis milhões de euros), e o investimento efectuado no início da temporada em reforços, que ascendeu a 9,6 milhões de euros.
O processo de consolidação, reestruturação e reorganização económico-financeiro da SAD provocou alterações significativas no Capital Próprio (passou de -52 milhões de euros para +34,7) e no Passivo da sociedade (foi reduzido em cerca de 68,5 milhões de euros).
Em termos patrimoniais, o valor líquido contabilístico dos 84 jogadores com contrato profissional ascende - apenas - a 18,7 milhões de euros, o que significa que os leões têm dividendos potenciais não contabilizados - basta recordar, por exemplo, os 15 milhões de euros que rendeu a transferência de Cristiano Ronaldo para o Manchester United…
Esclareça-me quem souber: o que são obrigações escriturais? Acontecem todos os anos, ou todos os semestres?
84 jogadores com contrato profissional?! Mesmo incluindo vários juniores?! :shock: