Saber Ciência

O site americano da Universidade de Berkeley Understanding Science tem como objectivo fornecer a alunos, professores, e ao público em geral uma referência clara e informativa, que retrate com precisão a atividade científica. É muitíssimo bom, feito com pessoas das instituições americanas de topo.

A língua é uma barreira à sua utilização, visto que é destinado a todos os graus de ensino, do jardim de infância ao universitário. Está a ser traduzido para português:

http://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/

Ainda está no início, há pouco on-line. Falta traduzir umas 270 páginas! E refazer umas centenas de figuras e animações. Índices parciais estão aqui:

Saber Ciência Intro: Índice
Biblioteca de recursos

Estamos a reunir uma equipa de voluntários para ajudar. Quem ajudar, traduzindo um número mínimo de páginas (em geral, uma secção, que tem em média umas 10 páginas), terá o seu nome incluído na página de créditos:

Saber Ciência - Créditos

Portanto, quem tiver interesse em ciência, e dominar as línguas inglesa e portuguesa, contacte-me! Os prazos são apertados, quem se chegar à frente irá receber uma secção, e terá um prazo razoavelmente curto (entre duas semanas e um mês) para traduzir!


Acerca de Saber Ciência

A missão do Saber Ciência é disponibilizar um recurso divertido, acessível e livre que transmite de forma precisa e correta o que a ciência é e como realmente funciona. O desenvolvimento da ciência é excitante, mas a sua natureza dinâmica é frequentemente ignorada em explicações standard. A ciência toca-nos todos os dias, mas as pessoas sentem-se frequentemente desligadas da ciência. A ciência é um empreendimento intensamente humano, mas muitas descrições não transmitem a paixão, curiosidade, e até rivalidades e armadilhas que caracterizam todas as realizações humanas. Saber Ciência dá aos seus visitantes uma visão por dentro sobre os princípios gerais, métodos, e motivações que estão por trás de toda a ciência.

Este projeto tem no seu centro um reengajamento com a ciência que começa com a preparação de professores e termina com uma compreensão do público mais alargada. Os seus objetivos imediatos são: (1) melhorar a compreensão por parte dos professores da natureza do empreendimento científico, (2) fornecer aos professores recursos e estratégias que os incentivem e capacitem a enfatizar a natureza da ciência em todo o seu ensino de ciências, e (3) fornecer aos alunos e ao público em geral uma referência clara e informativa, que retrate com precisão a atividade científica.

A página original Understanding Science foi produzida pelo Museu de Palentologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, em colaboração com um grupo diversificado de cientistas e professores, e foi financiada pela National Science Foundation dos Estados Unidos da América. A página Understanding Science foi inicialmente inspirada pelo trabalho no projeto Understanding Evolution, que salientou o fato de que muitos equívocos em relação à teoria da evolução resultam de mal-entendidos sobre a natureza da ciência. Além disso, pesquisa realizada nos EUA indicou que os estudantes e professores em todos os níveis de escolaridade têm uma compreensão inadequada sobre a natureza e o processo da ciência, o que pode ser atribuído a um ensino da ciência como um processo simples e linear. Esta representação falsa e pobre desencoraja os estudantes, desestimula o apoio do público, e pode ajudar a explicar os indícios de que o mundo ocidental está a perder a sua vantagem global na ciência. Mesmo para além das questões económicas, o público tem uma necessidade genuína de avaliar criticamente as representações conflituosas de evidência científica nos meios de comunicação. Para tal, o público necessita de entender os pontos fortes, limitações e métodos básicos da atividade científica. A página Saber Ciência é um importante passo no sentido de suprir esta necessidade.

A tradução para português do Saber Ciência está a ser realizada pelo Instituto Superior Técnico e pela APEEGIL - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, com permissão da Universidade da Califórnia, Berkeley, e foi parcialmente financiada no âmbito do programa Pais com a Ciência do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

1 Curtiu

Tu e a ciência. Pretendo permanecer, estoicamente, burro. Faço questão de não ler, digo “prontos” e “samos” mal acordo e sou um católico devoto. E como eu, há muitos mais. No que o fórum se está a transformar…

pois é. O fórum está cheio de excêntricos :lol:

Só faltava seres benfiquista para o pacote completo… :lol:

Sou um tipo com imensos defeitos, mas esse não é um deles. :wink:

Uma questão bicuda: Pode a ciência estudar a acupuntura?

Nuno, uma questão. Se encontrar algum artigo científico interessante, posso publicar o mesmo neste tópico?

oh pá o tópico não é meu, claro que podes! Mas há aí já um tópico sobre ciência em geral, vê e decide qual é melhor! :great:

Mas pelo que dizes, para ti “artigos interessantes sobre ciência” é do género “o ovo e a galinha - qual nasceu primeiro” ou “ele deu-me um beijo, será que engravidei?”, ou, melhor ainda O “verde Sporting” - uma análise empírica :rotfl:

Vês o que fizeste nunoni ? :lol:

Um tema para analisar aqui … porque choram os camionistas ?

quando são demasiado sensíveis a sarcasmo (lowest form of wit!)

Astrologia: É científica?

Well played, Sir! Excelente resposta à questão levantada pela @sandy. E clarifica a razão pela qual sou camionista e o meu caro um reputado investigador com trabalhos publicados. :wink:

Obrigado pelo teu trabalho. :great:

Não é que as crianças sejam pequenos cientistas, os cientistas é que são crianças grandes!

Bebés e cientistas

Nuno, uma sugestão. Quando tiveres tempo e disponibilidade, e se achares útil, cria um pequeno índice dos artigos no teu primeiro post. Ajudará, penso, a uma melhor consulta dos mesmos aos interessados, pois a thread, com os novos artigos, vai naturalmente e a seu passo desenvolvendo-se. :great:

sim :slight_smile:

mas já está feito:

Biblioteca de recursos

único problema sendo que a maioria dos artigos ainda não está feito!!! Clicando vai dar à página que pede ajuda :slight_smile:

Neste momento tenho 6 voluntários a ajudar, dei uma secção a cada um, com um prazo razoável. Mas são umas 30 secções, e depois, ainda muitos recursos pedagógicos (aulas, PDFs) para fazer, e ainda muitas imagens e animações para traduzir com photoshop e flash. Hoje pedi ao gabinete de comunicação do IST para divulgar entre os estudantes, pode ser que apareçam mais voluntários! Tudo o que precisam é saber inglês e português e ter cultura científica qb.

Mais um traduzido, é uma pequena parte da secção sobre o buraco do ozono:

O checklist da ciência aplicado: CFCs e a destruição da camada de ozono

Devia calar-me e ajudar-te. O problema, e talvez seja uma desculpa (sou preguiçoso), é que tenho um horário de trabalho pouco flexível e irregular e, assumo, não possuo os necessários conhecimentos científicos, nem mesmo os básicos, para fazer um trabalho decente. Sempre fugi de tudo o que era ciências e matemáticas, optando pelas letras. Não escondo, contudo, que tenho uma certa curiosidade pela Geologia, em especial pela Paleontologia, Mineralogia e Sismologia.

Nunoni, soa-te bem “O checklist da ciência aplicado”? - A lista da ciência aplicada - A lista de verificação da ciência aplicada - Os passos da Ciência Aplicada…

É que misturar Inglês com Português…

pois!!! até agora, é a única palavra que não encontrámos tradução… discuti com vários amigos cientistas de diversas confissões e até agora, nada de satisfatório!

Sugestões são bem vindas, no fim fazer um replace all não custa!

“Passos da ciência” é bom, o melhor até agora, mas falha numa coisa, que é, sugerir um caminho, quando um dos pontos do site é mostrar que não há um caminho fixo!

para o nosso amigo da Opus Dei :slight_smile:

Ciência e religião: Diferenças reconciliáveis

O processo da ciência aplicado? Os procedimentos?