As que eu vi e que me marcaram foram as seguintes:
Sporting-3 Benfica-6 1993-94
Oportunidade de ouro para terminar com o jejum que já durava há 12 anos, com uma equipa fantástica que contava com jogadores do calibre de Figo e Balakov, e logo com um Estádio de Alvalade a abarrotar e contra o eterno rival. Lembro-me que o jogo ainda estava 0-0 e já os adeptos gritavam “olé” a cada passe feito por um dos nossos jogadores. No final… o Benfica praticamente garantiu o título e infligiu-nos a maior derrota de sempre em casa da história do Sporting. Um jogo fulcral para qualquer sportinguista, a partir daqui só continuou com o entusiasmo quem tinha mesmo amor ao clube.
Sporting-0 Porto-2 1995-96
Mais uma derrota em casa contra um dos nossos principais rivais, mais um jogo decisivo para o título, e mais uma vez Domingos Paciência a deixar em desespero milhões de sportinguistas. A primeira volta deste campeonato até foi vivida com algum entusiasmo, em grande parte devido à onda populista de Santana Lopes. No final desta tarde chuvosa todos os sportinguistas cairam na realidade, o Porto tinha de facto melhor equipa que nós, a sina das derrotas decisivas em Alvalade continuava, e iriamos continuar a esfregar as mãos e a dizer que “para o ano é que é…”.
Sporting-0 Porto-1 1996-97
A meio da década de 90 convenci-me de que alguém mal intencionado tinha feito magia negra contra o Sporting e que só no século XXI é que voltariamos a ganhar um jogo contra o Porto para o campeonato. Estádio de Alvalade com pouco mais de 20 mil pessoas (terá sido uma das piores assistências de sempre em jogos em casa contra os nossos principais rivais), Edmilson a marcar pelos tripeiros com o nosso guarda-redes De Wilde a ter responsabilidades no golo, quarta derrota consecutiva em casa contra o Porto, sexta época consecutiva sem ganhar ao clube de Pinto da Costa em jogos para o campeonato… Dúvidas? A estatística tudo explica:
Alvalade
1990-91 0-1
1991-92 0-2
1992-93 1-1
1993-94 0-1
1994-95 0-1
1995-96 0-2
1996-97 0-1
Antas
1990-91 1-0
1991-92 0-0
1992-93 0-0
1993-94 2-0
1994-95 1-1
1995-96 2-1
Sporting-1 Benfica-4 1997-98
Muito mau mesmo… depois de três épocas consecutivas a vencer o Benfica em Alvalade, o fantasma dos 3-6 já parecia estar definitivamente afastado, mas como parece ser sina do Sporting, o destino guarda-nos sempre uma pequenina surpresa…
Terá sido o culminar duma das piores épocas de sempre do nosso clube, com passagem de quatro treinadores pelo banco, com muita falta de profissionalismo por parte de alguns jogadores (Hadji, Lang, Leandro, Gimenez, etc…) e com o regresso ao 4º lugar no campeonato…
Sporting-1 CSKA de Moscovo-3 2004-05
Final da Taça UEFA disputada, precisamente, no Estádio de Alvalade!! Uma oportunidade ouro para ganharmos aquilo que parecia impossível, um título europeu em futebol!! Entrada de leão, com Rogério a fazer o 1-0. Fomos para a segunda parte com uma mão na taça, já só faltavam mais 45 minutos. No final, enfim… mais uma prova de fogo ao sportinguismo de muita gente que insiste em seguir um clube muito sui generis. A melhor frase para resumir este jogo é esta: não é sportinguista quem quer, é sportinguista quem pode…