[Série] As 5 derrotas mais humilhantes

5 secos no galinheiro para a taça em 86 (passados alguns meses demos 7 mas aquilo doeu mesmo, ainda por cima choveu a cantaros)

5 secos em Glasgow, contra o Celtic, depois de termos ganho 2-0 em Alvalade, o nosso GR chamava-se Katzirz e deu 5 (mesmo 5) frangos.

Gençerqq coisa, sem palavras

Grasshoppers, principio da decada de 90, tinhamos ganho 2-1 na Suiça, mas em casa esse grande GR chamado Sérgio, borrou a pintura e fomos ao ar em prolongamento, 1-3 se não estou em erro.

derrota com a Naval do Alvarinho 6 dedos, sem comentários.

5 secos no galinheiro para a taça em 86 (passados alguns meses demos 7 mas aquilo doeu mesmo, ainda por cima choveu a cantaros)

Foi engraçado que nessa época 1985/86, meses depois da goleada na Luz para a Taça, o Sporting vingou-se indo vencer também na Luz para o campeonato por 2-1. Nada o fazia prever porque o Sporting há quase vinte anos que já não conseguia vencer na Luz e o Benfica precisava de ganhar para ser campeão. O que é certo é que os “leões” jogaram sem pressão alguma, venceram o jogo não indo nas loas benfiquistas que o campeonato devia ficar em Lisboa, e o Porto foi campeão por causa da nossa vitória. :twisted: Os lampiões ainda hoje se lembram da nossa desfeita, por isso falavam em desforra em 2000 e 2002, quando vieram jogar a Alvalade no fim desses campeonatos em que lutávamos pelo título. Não foram cabeçudos, mas o Sporting foi campeão na mesma. Em 2005 vingaram-se mesmo…

Não sabia dessa (nem era gente na altura). Trocando por miúdos, o Fóculporto deve-nos o título europeu conquistado em Viena, a Supertaça Europeia e a Intercontinental. Se o Sporting não tivesse vencido na Luz, eles não tinham tido o ano de 87 que se sabe… :twisted:

Não sabia dessa (nem era gente na altura). Trocando por miúdos, o Fóculporto deve-nos o título europeu conquistado em Viena, a Supertaça Europeia e a Intercontinental. Se o Sporting não tivesse vencido na Luz, eles não tinham tido o ano de 87 que se sabe...

Bolas, nunca tinha pensado nisso assim… ^-^ Mas é um facto que sem a vitória do Sporting na Luz o Benfica era campeão. O Porto podia ter ganho esses títulos todos noutra época, ou não. :question: Em 1987 não ganharam nada internamente…

Nem eu… Mas, no fundo, se foi assim em 85/86, somos os responsáveis por uma boa fatia das páginas douradas da história do Fóculporto. ^-^

Também estive lá. :victory:

Grande 1ª parte com um banho de tactica dado pelo Manel Zé num jogo em que o Oceano fez de tudo, aos 20 minutos já ganhávamos por 2-0 com golos de Mourato e Manel Fernandes, e eu aos saltos nas bancadas do galinheiro. Na 2ª parte sofremos mas essa vitória vingou a tal molha dos 5-0

Caros e caras,

Uns esclarecimentos

• O jogo com o Genclerbirligi era sem dúvida digno de figurar neste rol. Estive indeciso entre ele e o do Paços e até aceito o argumento de que o jogo com os turcos era o mais importante, enquanto que o jogo com o Paços era para cumprir calendário. Admito que a decisão é puramente subjectiva. Traduz o meu estarrecimento ao ver aquilo, mesmo no contexto da enorme desilusão que foi o “dream team” de Luís Duque. Por sua vez, a equipa de 2003/4 era uma equipa que estava a ser construída quase do zero e, assim, aquele resultado, se bem que doloroso, foi um pouco menos inesperado.

• Esse jogo do 3-4 contra o Vitória despromovido e último classificado foi uma experiência marcante para quem quer os tenha vivido - um cenário surreal, do jogo ao cenário, passando pelas condições atmosféricas. Merece um post só para ele. Ainda assim , está guardado para outro post da série, intitulado “Os 5 jogos mais deprimentes”.

• A derrota com o CSKA está também guardada para um episódio “Os 5 maiores colapsos” (e já estou a revelar muito).

• Como eu escrevi no capítulo da introdução, defendo que a essência da humilhação é uma derrota estrondosa contra um adversário muito inferior - por isso tareias de equipas iguais ou superiores, se bem que difíceis, não se qualificam como humilhações no significado mais literal do termo.

defendo que a essência da humilhação é uma derrota estrondosa contra um adversário muito inferior - por isso tareias de equipas iguais ou superiores, se bem que difíceis, não se qualificam como humilhações no significado mais literal do termo.

Isso é subjectivo, porque tem a ver com a sensibilidade de cada um. Para mim, perder 3-0 com uns turcos é menos humilhante que perder 5-0 com o Benfica, porque aos turcos não tenho de os aturar não é? ???

Em qualquer dos casos tens que aturar os lampiões… :frowning:

O meu Top5:

Desde já, deixo o disclaimer que tenho péssima memória para resultados, pelo que posso cometer aqui algumas imprecisões ou mesmo omissões.

1. Sporting 1 x 3 Grasshoppers - Foi no início do meu sportinguismo à séria (A acompanhar a equipa em todos os jogos em Alvalade) e foi o meu primeiro e duro wakening para o que é ser um verdadeiro adepto sofredor. Lembro-me perfeitamente de ver o jogo na bancada norte (na altura ainda era um pelintra sem lugar cativo :slight_smile: ) e ao pé de mim e dos meus amigos que me acompanharam, sentou-se um velhote que vinha munido com dois sacos plasticos gigantescos de onde tirou um verdadeiro arsenal de merchandesign. Desde o boné, cachecol, bandeiras, etc (até aqui tudo normal), até que, por fim, sacou um urso verde e branco gigantesco que sentou cuidadosamente ao seu lado. :rotfl: No fim do jogo, o homem até metia pena, esteve lá uns bons dez minutos sem se mexer, ainda pensámos que lhe tinha dado algum treco. Felizmente não…

2. Sporting 3 x 6 orcs - O que dizer deste jogo? Foi a maior desilusão futebolistica que apanhei no estádio antigo e também a maior molha a ver um jogo de futebol.

3. Sporting 3 x 4 V. de Setubal - O simbolismo do jogo, por ser o da despedida do antigo estádio e aliado à festa mal amanhada preparada para o efeito, redundou num dos jogos mais embaraçosos que me lembro.

4. Sporting 0 x 3 Genclerbirligi - Very depressing…

5. Paços de Ferreira 4 x 0 Sporting - Já não lembro das incidências deste jogo… Só me lembro que doeu… ???

1 - Os 3 -6 - Faço minhas as palavras do Zed.
2 - A Final da UEFA, a quantidade de gente ao meu lado a chorar jamais esquecerei.
3 - A derrota no galinheiro que lhes deu o ultimo titulo, duro golpe a 8 minutos do fim e pelo lance em si.
4 - A derrota com o Setúbal (já despromovido à 2ª creio?) na despedida do antigo Alvalade.
5 - A derrotas com equipas medíocres na UEFA - Turcos, Suecos, Suíços, Austríacos, raio que os partam

3-6 com o sl bosta
1-0 com o sl bosta quando este foi a ultima vez campeão…
estas duas derrotas eu senti como se fossem 10 derrotas…fiquei mesmo mal, levando alguns dias a recuperar

Não foi uma derrota, mas custou-me muito, muito, mesmo muito um empate com a U.Leiria em 99/2000. Estivemos o jogo todo a ganhar 1-0 e, perto do fim, uma desatenção de Schmeichel ofereceu penso que ao Paulo Alves o empate. Nem dormi nessa noite (acho que a uma Sexta-feira à noite), de tão chateado que estava. Só pensava “será que não é desta? vou estar mais um ano à espera?”… Afinal… ;D

Também fiquei lixado com esse golo perto do fim,uma saída em falso do Schmeichel e o Paulo Alves a empatar.Creio que foi numa sexta e foi a TVI que transmitiu esse jogo numa altura em que a TVI quase só transmitia alguns jogos do Leiria.

Não diria humilhante,mas mais frustrante,lembram-se da derrota em casa com o benfas em 1998/1999 em que o Beto fez 2 autogolos e em que o Cadete reclamou um dos golos para ele(ainda hoje não sei quem marcou o segundo golo se ele ou o Beto)?
Ainda houve uma “bomba” de Delfim a reduzir a derrota mas ainda hoje esse jogo não me sai da cabeça…,depois de na semana anterior termos perdido nas Antas por 3 a 2 outra derrota e em casa e com uma equipa treinada por Souness. ^-^

Também fiquei mesmo mal, nem quero pensar, ainda doi!

N’doye. Penafiel a dar 2 secos em Alvalade.

As que eu vi e que me marcaram foram as seguintes:

Sporting-3 Benfica-6 1993-94

Oportunidade de ouro para terminar com o jejum que já durava há 12 anos, com uma equipa fantástica que contava com jogadores do calibre de Figo e Balakov, e logo com um Estádio de Alvalade a abarrotar e contra o eterno rival. Lembro-me que o jogo ainda estava 0-0 e já os adeptos gritavam “olé” a cada passe feito por um dos nossos jogadores. No final… o Benfica praticamente garantiu o título e infligiu-nos a maior derrota de sempre em casa da história do Sporting. Um jogo fulcral para qualquer sportinguista, a partir daqui só continuou com o entusiasmo quem tinha mesmo amor ao clube.

Sporting-0 Porto-2 1995-96

Mais uma derrota em casa contra um dos nossos principais rivais, mais um jogo decisivo para o título, e mais uma vez Domingos Paciência a deixar em desespero milhões de sportinguistas. A primeira volta deste campeonato até foi vivida com algum entusiasmo, em grande parte devido à onda populista de Santana Lopes. No final desta tarde chuvosa todos os sportinguistas cairam na realidade, o Porto tinha de facto melhor equipa que nós, a sina das derrotas decisivas em Alvalade continuava, e iriamos continuar a esfregar as mãos e a dizer que “para o ano é que é…”.

Sporting-0 Porto-1 1996-97

A meio da década de 90 convenci-me de que alguém mal intencionado tinha feito magia negra contra o Sporting e que só no século XXI é que voltariamos a ganhar um jogo contra o Porto para o campeonato. Estádio de Alvalade com pouco mais de 20 mil pessoas (terá sido uma das piores assistências de sempre em jogos em casa contra os nossos principais rivais), Edmilson a marcar pelos tripeiros com o nosso guarda-redes De Wilde a ter responsabilidades no golo, quarta derrota consecutiva em casa contra o Porto, sexta época consecutiva sem ganhar ao clube de Pinto da Costa em jogos para o campeonato… Dúvidas? A estatística tudo explica:

Alvalade

1990-91 0-1
1991-92 0-2
1992-93 1-1
1993-94 0-1
1994-95 0-1
1995-96 0-2
1996-97 0-1

Antas

1990-91 1-0
1991-92 0-0
1992-93 0-0
1993-94 2-0
1994-95 1-1
1995-96 2-1

Sporting-1 Benfica-4 1997-98

Muito mau mesmo… depois de três épocas consecutivas a vencer o Benfica em Alvalade, o fantasma dos 3-6 já parecia estar definitivamente afastado, mas como parece ser sina do Sporting, o destino guarda-nos sempre uma pequenina surpresa…
Terá sido o culminar duma das piores épocas de sempre do nosso clube, com passagem de quatro treinadores pelo banco, com muita falta de profissionalismo por parte de alguns jogadores (Hadji, Lang, Leandro, Gimenez, etc…) e com o regresso ao 4º lugar no campeonato…

Sporting-1 CSKA de Moscovo-3 2004-05

Final da Taça UEFA disputada, precisamente, no Estádio de Alvalade!! Uma oportunidade ouro para ganharmos aquilo que parecia impossível, um título europeu em futebol!! Entrada de leão, com Rogério a fazer o 1-0. Fomos para a segunda parte com uma mão na taça, já só faltavam mais 45 minutos. No final, enfim… mais uma prova de fogo ao sportinguismo de muita gente que insiste em seguir um clube muito sui generis. A melhor frase para resumir este jogo é esta: não é sportinguista quem quer, é sportinguista quem pode…

A título de curiosidade (um pouco mórbida é certo…) aqui fica a lista das maiores derrotas sofridas pelo Sporting em jogos para o campeonato contra os 4 melhores clubes de sempre do nosso futebol. Respeitando a classificação do ranking, claro está…

Benfica 1º lugar do ranking

Casa

3-6 1993-94

Fora

7-2 1945-46

F.C. Porto 2º lugar do ranking

Casa

0-3 1972-73

Fora

10-1 1935-36

Belenenses 4º lugar do ranking

Casa

1-4 1941-42

Fora

5-0 1942-43

Vit. Guimarães 5º lugar do ranking

Casa

2-3 1995-96

Fora

4-1 1982-83

As que me custaram mais foram:

• 0-1 contra slb - estádio cheio para comemorar o título e o Sabry perto do fim marca de livre com o Schemeichel a olhar para a bola.
  • 1-3 contra CSKA - final taça uefa
  • 3-6 contra slb
  • uma derrota em casa contra creio que o Bastia em que o Rep (holandês) entrou perto do fim e decidiu o jogo. Era miúdo, estava molhado que nem um pinto e ainda vi os jogadores do Bastia a rirem-se de nós quando o autocarro passou pela paragem da Carris.
  • 0-5 na luz em que marcaram os golos todos para aí nos primeiros 20 mn. foi a humilhação do resultado e o pânico que continuasse a aumentar.