[i]A Federação Holandesa de Futebol anunciou, esta segunda-feira, que Ruud van Nistelrooy colocou um ponto final na sua carreira ao serviço da selecção.
“Demasiado dura”
O avançado de 32 anos comunicou ao treinador Bert van Marwijk que vai deixar de estar disponível para a selecção, por considerar ser impossível continuar a representar o clube e o país ao mais alto nível. “Após analisar os calendários do Real Madrid CF e da selecção holandesa, cheguei à conclusão que a exigência física seria demasiado dura para mim. Por isso tomei esta decisão. Prefiro não arriscar e deixar a selecção com as boas recordações do UEFA EURO 2008™”, explicou o atacante holandês.
Muitos golos
Van Nistelrooy estreou-se pela selecção em Novembro de 1998 e marcou 33 golos em 64 jogos pela turma “laranja”. O antigo jogador do FC Den Bosch, SC Heerenveen, PSV Eindhoven e Manchester United FC foi obrigado a falhar o UEFA EURO 2000™ devido a uma lesão num joelho, mas apontou quatro golos no EURO seguinte, disputado em Portugal. Nistelrooy marcou apenas por numa vez no Campeonato do Mundo de 2006 e fez dois golos na sua última grande competição, disputada este ano na Áustria e na Suíça.
Lamento de Van Marwijk
A despedida de Van Nistelrooy surpreendeu o novo seleccionador da Holanda, Van Marwijk, que sucedeu no mês passado a Marco van Basten. “Tenho pena de não poder contar com a sua qualidade e experiência, mas desejo-lhe as maiores felicidades”, declarou. Van Marwijk vai estrear-se no comando da selecção num jogo particular contra a Rússia, de Guus Hiddink, marcado para 20 de Agosto, em Moscovo. Van Nistelrooy trocou Manchester por Madrid há dois anos e, desde então, já marcou 41 golos em 61 encontros da Primera División. [/i]