Asics 4ever.
Só agora descobri este tópico. Corro normalmente 5/6 por semana entre várias distâncias tentando fazer duas ou três mini maratonas por mês.
Tal como dito acima so calço Asics e o calçado começou a ser um investimento importante. Neste momento tenho umas Gel-Superior 4.
Gosto bastante de fazer provas e até já corri na primeira que aconteceu pós-confinamento: a corrida da árvore em Monsanto.
Correr foi um escape gigante durante o confinamento e o momento do dia para limpar a cabeça.
SL
Algum modelo em específico que aconselhas?
O tipo de percurso que fazes é regular, sempre na mesma superfície?
Nenhum em particular. Mas, para trail, aconselho-te a não poupar na qualidade da sola. Uma boa suspensão/gel são sempre boa ideia. Uma coisa é correres em bons passeios/asfalto, e aí qualquer marca branca da Décathlon serve. Outra coisa é andares por montes, vales, areia, pedra…
Eu dou-me muito bem com os da Salomon mas só faço trail. Quando (raramente) corro em asfalto uso os da Decathlon. Mas eu dou-me mal a correr com os de trail em asfalto, sem contar que de desgastam muito mais depressa (e preferi investir mais nestes).
Dá uma vista de olhos neste site:
Prefiro correr em asfalto, estrada ou naquele material utilizado para ciclovia. Tenho a sorte de onde vivo ter imensas alternativas para corridas desse estilo. Uma ou outra vez para adicionar km acabo por correr também em superfícies mais irregulares, mas não gosto muito.
Não faço trail porque os meus joelhos já estão demasiado estragados para andar nesse tipo de superfícies
Não sou pro da coisa mas diria mesmo para não poupares no tipo de calçado.
Não é a minha praia mas sempre ouvi falar na Salomon como a melhor marca.
Acredito que a ASICS e a NIKE também tenham bons modelos e mais baratos, a primeira porque tem um segmento de corrida forte, a segunda porque é a mais eclética.
Há ainda a New Balance, também tem coisas de corrida. Deve ter para trail.
Encontrei isto,
Ora, duraram bastante tempo os Salomon senses ride 4. Tendo em conta as sugestões que simpaticamente me forneceram, acabei por optar por esta marca e modelo devido a uma boa promoção que apanhei. Fiquei bastante satisfeito, quer com o conforto, quer com a durabilidade, uma vez que as utilizei praticamente todos os dias e devo ter falhado a minha caminhada/corrida para aí a um período correspondente a mês e meio/ dois meses em 2 anos, mas agora estão mesmo nas lonas e com alguns buracos na parte superior ( malapata de quem tem um peito do pé largo). Apanhei outra promoção interessante da mesma marca, mas agora do modelo a seguir, o senses ride 5; não faço a mínima ideia se são melhores ou piores que o modelo anterior, mas estavam com um bom desconto e era praticamente uma diferença de cêntimos em relação ao modelo passado.
Vamos lá puxar este tópico para cima com uma ideia já controversa.
Depois de ler as notícias, se é a pensar bem estar doo corredor amador, parece-me que a federação ainda não sabe bem o que pretende com esta ideia (para além de acumular uns trocos).
No entanto, caso a ideia se concretize quem corre por prazer e paixão vai pagar, agora antevejo que quem participa apenas numa de convívio, de solidariedade, de apoio às causas que muitas vezes estão associadas às corridas locais irá deixar lentamente de marcar a sua presença.
A dita licença é comum noutros países. Também não percebi muito bem o fatalismo com que a coisa foi recebido pela generalidade da população. Quem ouvir o comum mortal a falar sobre este tema, parece que impuseram uma obrigação de se pagar uns € caso o pessoal tenha de correr para o autocarro ou caso o pessoal queira ir correr 6 quilómetros ao final do dia.
Não é o caso.
A coisa até teria passado caso, quando se faz a inscrição, passasse a ser obrigatório indicar o número da licença ou, em alternativa, pagar a licença diária para efectivar a inscrição. Não creio que seja uma coisa especialmente complexa ou especialmente dispendiosa.
Diga-se que isto é comum noutros países.
Noutro âmbito, não relacionado com as licenças, eu sou um corredor ocasional. Tento incorporar a corrida no meu exercício diário (30 minutos por dia de corrida) e, excepcionalmente, aventuro-me a correr o que me apetece ao fim-de-semana (10/15/20 quilómetros). Incomodamente correr em Lisboa e arredores por causa dos carros não acho especial piada a pegar no carro e ir correr para um sítio. Portanto, aproveito para fazer esse tipo de percurso quando estou noutro local que não Lisboa.
Dito isto, estou em crer que os meus ténis de corrida (uns puma de gama baixa) estão a dar as últimas. Recomendam alguma coisa que não me faça vender um rim?
Pegasus da Nike é o meu sapato fetiche. Muito duráveis e geralmente arranjo em promoção 79-89 euros. Mas suponho que dependa da preferência de cada um.
Hoka já tive e não achei nada valer o hype. Ao fim de umas semanas parece que tinha posto a sola dos sapatos por uns valentes segundos no grelhador.