Tem zero a ver com o Bas Dost, na medida em que este era um jogador já estabelecido na Europa, produtivo, com historial e provas dadas. Chegou de um campeonato como o alemão, de uma equipa competitiva.
Quem era muito bom era o Lucas Silva, também. Melhor volante do Brasileirão, e agora está de novo lá. Eu sei que há excepções para os dois lados, tento só dizer que não seria de todo uma contratação “à Bas Dost”. Poderia ser, como não. Com o Bas Dost a margem de erro era reduzida …
Óbvio, não teria nada a ver com a contratação do Dost, o Dost quando veio para o Sporting tinha cento e tal golos marcados e mais de 40 assistências em campeonatos como o holandês e a Bundesliga. E se o campeonato holandês pode enganar, a bundesliga dificilmente engana, um gajo que marca lá 15 golos aqui marca 30 e tal.
Aliás, poucas foram as contratações com o grau de certeza do Dost, melhor que isso foi o Jardel, que quando foi contratado, quer fosse assumido publicamente ou não, já sabíamos praticamente que íamos ser campeões.
Aliás, aquela equipa…das melhores do Sporting na era moderna.
André Cruz, Beto, Quiroga, Rui Jorge, César Prates, P.Barbosa, Hugo Viana, Quaresma, J.V.Pinto, Jardel.
Contratação “à Bas Dost” no sentido de que tem muita qualidade, é caro e viria, em teoria, para titular. Porque se a a contratação “à Bas Dost” impuser que o jogador seja contratado numa liga do top-5, com uma boa média de utilização e um rendimento positivo nos tempos mais próximos, estamos bem fodidos. Os clubes portugueses dificilmente pescam disso (nem os outros dois que por estes dias têm mais estatuto no mercado do que nós). O Bas Dost foi uma achado e uma oportunidade que não surge muitas vezes, por conjugação da vontade do jogador em não renovar contrato, com o perfil dos outros clubes interessados (falava-se em clubes médios de Inglaterra e até o Newcastle do Championship) e a importância que o jogador deu à imensa vontade que o Sporting demonstrou em contar com ele.
Já agora, essa teoria que se tem propagado de que os bons jogadores na América do Sul que têm uma chegada bem sucedida à Europa são uma excepção é muito bonita mas não é para mim. Pelo menos recuso esse olhar quase fundamentalista sobre o assunto. É verdade que se traz muita merda de lá, mas também é daquelas bandas que têm vindo muitos dos melhores jogadores do nosso campeonato nos últimos 5/10 anos. Gajos como Ramires, Lucho, Danilo, Alex Sandro, Cardozo, Maxi, Otamendi, Cervi, Falcao, Gaitán, Jackson que mal puseram cá os pés, mesmo sem rodagem europeia, renderam e de que maneira. Ou outros que, tendo demorado algum tempo a carburar, foram o que se sabe, como James, Di Maria, Enzo, Lisandro ou David Luiz. Até houve um brasileiro contratado no Japão que fez miséria por cá. Isto não é excepção. É preciso é saber escolher e, se preciso, largar algum guito.
Não tenho dúvidas do valor desportivo do Dourado(eu já cheguei a sugerir o jogador aqui no forum inclusive), agora chegar e ser titular já vai alguma distancia.
Certamente seria um jogador que teria de passar por um período de adaptação e aprendizagem.
Como disse acho que era uma escolha muito acertada para substituir o William.Da mesma forma que não tenho dúvidas disso, acho porém que não vai ser um jogador para chegar ver e vencer no entanto.
É um projecto de jogador muitíssimo interessante com um potencial tremendo, era uma excelente escolha.
Agora esta noticia vale o que vale vindo do meio de comunicação que surge, take it with a pinch of salt!
Seria uma contratação ao nivel do Alan Ruiz.
Todos lhe declaram talento, será caro e terá um período de adaptação. O Alan demorou cerca de 6 meses a adaptar-se , este poderia ser mais rápido ou não.
O perfil de contratação do Rodrigo Dourado tem 0 a ver com o do Bas Dost.
Primeiro, logo pela diferença de idades. O Rodrigo é ainda um jovem jogador com margem de evolução e que o mais certo é precisar de algum tempo para se adaptar ao futebol Europeu. Apesar de que às vezes os jogadores são um pouco como os melões, só quando os “abres” é que sabes se são bons. Há jogadores jovens vindos da América do Sul que chegam aqui e começam logo aqui a render. Mas, não se deve contratar jogadores para assumir inequivocamente as posições dentro desse perfil. Ou muito raramente. Pode-se sempre arriscar nisso quando se acredita cegamente no talento dos jogadores (e atenção que este Dourado é extremamente talentoso e tem todas as armas necessárias para ser um grande trinco).
Segundo, vem de onde vem. Se em cima falava da idade, aqui falo mesmo do campeonato de onde vem. O Dost vinha de um dos maiores e melhores campeonatos do Mundo, já antes tinha jogado num campeonato de top10 Europeu. Sempre com excelentes números, quer de jogos, quer de golos.
Concluo que o mais certo é o Rodrigo só ser parecido com o Dost no preço. Já que o puto custaria qualquer coisa como 8 ou 9M€ para o Inter PA mais 2 ou 3M€ em “custos adicionais”.
[hr]
Falando só do jogador em si. É de facto um jogador muito talentoso, com características extremamente interessantes para a posição. Não é um jogador muito poderoso fisicamente, apesar de ter 1.86, mas é um gajo agressivo na procura da bola e na recuperação. No entanto é com ela que gosto mais. É muito inteligente e criterioso a construir e circular. Com muita qualidade técnica. Para além disso não se coíbe de tentar chegar à frente. No geral, acho-o um médio bastante completo, com algumas arestas para limar no seu jogo para ser 100% o que precisamos para a posição 6.
Era uma contratação um bocado a medo. Porque pelo preço que custaria implicaria sempre grande pressão imediata para render. E lá está, se acho que tem qualidade para render logo…o futebol de onde vem deixa sempre de pé atrás. Deixo ao critério do [member=9277]Ravanelli.
Agora a sério: Não me preocupa o tempo de adaptação, contando que seja feito um real trabalho para que a equipa deixe de assentar nas virtudes de 3 ou 4 jogadores de campo e ponto. Isso é que é problemático. Contratar um jogador em Junho, tê-lo em pré-época e depois lançá-lo em campo com rede, não é um problema. Pelo menos enorme. É uma inevitabilidade. Qualquer jogador no mundo acarreta margem de risco.
Eu não acho que ele tenha o perfil certo para substituir o William. Acho que teria o perfil certo para ser uma peça num meio-campo JJ.
Essas parecerias valem o que valem (quantas mesmo o Sporting assinou ao longo da sua história sem resultados práticos?).
Amigos, amigos negócios á parte!É algo que no futebol é uma verdadeira máxima.
O primeiro red flag(pun intended) é a noticia inocentemente sair na bolha, e depois como o [member=17033]Chown insinuou de uma forma muito perspicaz é conhecida a enorme vontade do carnide despachar o Samaris.
1+1…
É o típico modus operandi do benfica, eles adoram utilizar os seus meios de comunicação oficiais (há dúvidas que a bolha o é?) para estas palhaçadas.