Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 2

Obrigado por este jogão, Rui. Se fosse um cientista a falar, se usasse termos complexos, teria loas de toda a gente. Assim é só o melhor treinador, de longe, dos três grandes. Mas os media querem é saber dos craques das conferência de imprensa.

6 Curtiram

Para a Taça da Liga, há 10 jogadores que acho que serão obviamente titulares: Virgínia, Vagiannidis, Quaresma, Matheus Reis, Mangas, Kocho, Morita, Quenda, Fotis, Allison.

Falta um, que pode ser um central (Felicíssimo? Bruno Ramos? Muniz?), para se juntar ao Quaresma e Reis numa linha a 3, ou um 10/2º avançado (Mendonça? Flávio? Rodrigo Ribeiro?). Depende se quiser jogar no esquema habitual ou testar o 3x4x3 que tem como plano B, como se viu na pré-época.

Estes jogadores citados no parágrafo acima, mais alguns da B (Callai, Rodrigo Dias, José Silva, Rayan, Mauro Couto…) para mim eram convocados para terça-feira. Não convocava nenhum dos que foram titulares num jogo disputado 48 horas antes. Até porque da Taça da Liga até à semana seguinte, temos mais 2 jogos no espaço de 7 ou 8 dias, para competições mais importantes (campeonato e Champions).

3 Curtiram

Bom jogo hoje.

Aponto as substituições um bocado tardias, a equipa precisava de pernas frescas uns minutos mais cedo.

Excelente resposta da equipa hoje na disputa dos lances de bola parada defensiva… Concentrada e agressiva não deu hipóteses…

2 Curtiram

agora eu pergunto, porque que o rui borges não mete sempre a jogar o Sporting dessa forma !!1,2 toques saídas rápidas que faz com que haja um buraco enorme, e o alisson tem que entrar 10 a 15 minutos mais cedo entre os 60 a 65 min meter lá dentro !!

eu adorava de ver o Flavio Gonçalves na terça feira

1 Curtiu

A bem da verdade, o ‘Pedro Chagas Freitas’ que agora está em Manchester também passou por uma fase complicada, em que era culpado de tudo, e não tinha mérito em nada. Aqueles três anos a seco foram complicados, para mim e para outros que o defendiam, quando a moda era chamar-lhe estruturado, teimoso, sonso, etc.

Depois trouxeram-lhe dois game changers, e passou a ser Deus na Terra. Mas não esquecer do que se dizia dele, com os argumentos mais absurdos. Que era dos treinadores mais bem pagos do Mundo e não jogávamos nada, etc… Agora já o querem de volta, apesar de ter um salário ainda maior, de continuar a teimar no seu sistema, de ter exatamente o mesmo estilo, de andar sempre com os amigos atrás para todo o lado…

O Rui está a passar por isso agora, e vai continuar. Claro que o facto de usar um colete da Springfield e um relógio Casio, em vez de uma sweater Hugo Boss ou Tommy Hilfiger e um Rolex, e de se limitar a falar de coisas do futebol nas conferências de imprensa vai fazer com que não tenha três anos para mostrar resultados. Se calhar nem depois deste ano fica, se não for campeão. Mas os entendidos sabem sempre bué, e são sempre muito mais visionários que toda a gente. Tanto que continuam a seguir uma máxima dos anos 80: se não estamos num bom momento, despede-se o treinador.

13 Curtiram

Aqui ou ali, tenho algumas críticas por fazer, e ainda não estou completamente convencido contra equipas mais difíceis, mas continua a ser o meu treinador.

Mas guarda umas unidades de treinos para a decisão no último terço e finalização, por amor de Deus!

O que este Homem com H grande tem tido de aturar não é para todos.

Chega a uma equipa moralmente destruída - um bando de viúvas que teve de gramar com um aprendiz de treinador - em segundo lugar (!), sem meio campo, sem jogadores, sem mercado de inverno, e ousa ser campeão nacional e ganhar a taça?!

Chega a fim de Outubro da época seguinte, outra vez sem lateral direito (impingiram lhe aquele grego), sem meio campo, sem alternativas para extremos, com mais um par de lesões delicadas, e ousa estar no topo da liga (se bem que em segundo lugar), ganhar ao líder do baguetão (perder com o campeão italiano por falta de eficácia) e continuar nas provas todas?!

Realmente o sportinguista e o tuga é uma especie diferente. Não consegue lidar com um homem humilde, que claramente tem dificuldades na oratória por não ser um encantador de serpentes como o nosso ex, não se sabe vestir, não tem um relógio caro, tem um penteado à parolo, umas tatuagens a mais. E podia continuar..

Muita paciência tem este homem. Eu já tinha mandado muito jornalista para um sítio que cá bem sei e mandado umas porradas bem dadas a alguns intelectuais de algibeira.

6 Curtiram

Dizes aí muita coisa que me faz torcer para que ele resulte.

Porque o Amorim, um gajo sabia que, se ganhasse umas coisas, não ficaria cá. O Rui Borges está no topo onde quer estar. Não acredito que queira sequer ir para a Premier League, porque sabe que não tem esse perfil. Quanto muito para uma Liga Espanhola, já que a malta de Trás-Os-Montes costuma ter muita ligação afetiva com a Galiza e Espanha, mas nem isso acredito.

Se ele resultar cá, e demonstrar ser o treinador certo para nós, fica cá 10 anos, na boa.

3 Curtiram

Ou simplesmente meter o Mangas à esquerda e o Reis no meio.

Se bem que é provável termos alguém melhor que o Mangas nos B…

Outra vez estas balelas? Por favor. Ontem jogamos bem, é um facto, nada a dizer.

Mas os críticos do RB tem muito por onde pegar em jogos anteriores. Não é pelo sotaque, não é porque não fala como um cientista nem porque se veste à gajo da taberna. Não façam dos sportinguistas parvos.

2 Curtiram

Ele disse que não ia chamar ninguém, que ia com os mesmos convocados para o jogo com o Alverca.

Penso que ele atrasou as substituições a pensar no jogo com o Alverca amanhã. Os jogadores que não jogaram devem ser os titulares nesse jogo.

Isso só acontece por uma razão: ofensivamente estamos bem, defensivamente continuamos permeáveis.

Pode ser que com o regresso do Diomande a coisa vá ao lugar.

1 Curtiu

Não sei se é bem assim, o Rui Borges se tiver uma oportunidade vai dar o salto. Não penses que ele não tem ambição, e posso estar a ser um pouco precipitado mas acho que fazendo boas figuras nas competições europeias vai estar perto disso.

Isto.

Fico meio parvo a ler este tópico nas últimas 24 horas. Parece que de repente tínhamos um portento de treinador este tempo todo, mas não sabíamos (ou alguns, eu, não sabiam).

Jogámos contra o Tondela.
Tondela está ao nível da 4a divisão inglesa.

E mesmo contra um Tondela, tivémos um festival de golos falhados. 25 remates, 15 enquadrados. 3 golos.
Isto não são bons números, a meu ver.

Agora quero ver com a Juve.

Basta apanharmos uma equipa minimamente competente e seremos trucidados. Isto não é ser do contra, é ser realista.

Temos uma defesa que quase parece um passador, e temos um ataque que parece não saber o que fazer à bola 80% das vezes.

Mas querem comer gelados com a testa…. :man_shrugging:t2:

Dizer que a nossa exibição ontem foi “o melhor que já vi na minha vida”, como disseram aqui ontem….. enfim, nem merece comentário.

3 Curtiram

Se fizer equipa jogar sempre assim seremos campeões

Mas os golos falhados para mim não são culpa do treinador. Já vai da capacidade técnica dos jogadores.

O mérito dos treinadores é potenciar as ocasiões criadas, na minha opinião. E essas existem

As ocasiões desperdiçadas já vai da veia goleadora ou neste caso falta dela dos atacantes.

1 Curtiu

Neste caso nem acho que tenha sido, o cabrao do GK fez a exibição da vida dele, não me venham com a conversa que os remates foram denunciados, aquele lance incrível do Suarez por ex maior parte deixavam no passar e ele entrava pela baliza
dentro, o calcanhar do Pote igual, a do Suarez da marca de penálti idem, entre outras.

Mas isso é culpa dele, se deixou que o impingissem, o bom do Amorim por ex é que vinha quem ele queria ou não vinha ninguém, se um treinador não tem carácter para dizer que quer certo tipo de jogador, não pode ser treinador do Sporting, e aliás, até acho que ele foi quem pediu o Alberto, agora, a não vir o Alberto, aceitou que viesse o Grego? Culpa dele