Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 1

Esse Sporting durou de Janeiro até Novembro, também não vamos fingir que foi sempre assim. Neste momento saudades daquele Sporting do 1-0/2-0/2-1 bem retranqueiro a marcar de bola parada com o Coates ou o Feddal

Se ele tivesse habituado a ganhar 8 ou 9 jogos seguidos nas equipas em que esteve, era um predestinado. Teve 10 jogos sem perder no Moreirense, por exemplo. 11 no Mafra. Em 17 jogos na Académica perdeu 1.

Ok podes dizer que no Sporting não chega, que tem de ganhar esses jogos, mas ele também não treinou jogadores deste nível. Se ele tornar a equipa solida, coesa, se ganhar o balneário, depois os jogadores fazem o resto la na frente, disso não tenho dúvidas.

Eu ouvi isso e quem o disse foi o tripeiro de serviço, conhecido pelo seu ódio constante ao Sporting. Em primeiro lugar, os resultados do Guimarães na liga nunca podem ser dissociados da campanha europeia, isso seria só parvo. Sem Conference, com mais tempo de recuperação, eu diria que na pior das hipóteses teriam resultados iguais, mas que provavelmente seriam bem melhores. Se fores ver, essas perdas de pontos ocorrem sempre após um jogo europeu, tirando o jogo com o Porto e o do Benfica. é um clube que não esta habituado a jogar na Europa, jogadores que nunca jogaram na Europa, um plantel que não foi construido para jogar 3x por semana

E depois a pontuação do Guimarães também é influenciada por 2 jogos em que perde pontos com golos já bem nos descontos. Contra o Boavista até foram 2 penalties. Golos nos descontos valem tanto como os outros, mas com mais experiência, com mais tranquilidade e qualidade, são erros fáceis de limpar. Eu assino já o Sporting estar a ganhar em todos os jogos do campeonato à entrada do minuto 90.

Com isto não quero dizer que é garantia de sucesso, longe disso, agora depende da forma como olhas para essas questões que levantas

3 Curtiram

O Vitória é uma equipa que cria muitas oportunidades de golo claras, não concretiza, sofrendo o golo do empate ou até da derrota de uma forma um pouco ingrata. Podiam muito bem ter 2 ou 3 vitórias em vez desses empates, mas também quando se ataca com Nélson Oliveira, não se pode esperar muito :sweat_smile:

Na época passada o principal desbloqueador dos jogos era o Jota Silva, tinha muito golo, mesmo não sendo avançado puro.

3 Curtiram

Resumindo: RB tem uma carreira em crescendo mas tudo espremido nâo deixa de ser uma carreira modesta.

Serve para o Sporting? Essa é a pergunta que nos interessa.

Eu acho que nâo.

1 Curtiu

Depois do treino, o St Juste publicou uma foto no Instagram e deixou a descrição: “com fome…”

https://www.instagram.com/p/DEDIgKGswBA/?igsh=anF4d2x3NWI3cXV0

1 Curtiu

Não deixa de ser uma carreira. Com subidas de patamar devido a algum mérito.

É melhor do que a cunha que tínhamos, que nem posso qualificar como treinador, apenas como um amigo do Amorim que tivemos a infelicidade de dar cargos importantes no staff.

Também preferia muito mais alguém de créditos firmados como o Cãoceicão ou até o Abel mas a ser uma aposta de risco, no Tugão, é entre este ou o do santa clara, o resto é mato

Se vamos por aí o Ruben ainda servia menos quando chegou. Tinha o Casa Pia e depois 13 jogos no Braga com 10v, 1e, 2d.

Curiosamente, ao fim dos primeiros 13 jogos no Guimarães o RB tinha o mesmo registo: 10v, 1e, 2d.

2 Curtiram

Não estou de acordo, os jogadores são os mesmos, temos o melhor plantel (falta um guarda redes), os jogadores já se conhecem.

Seria diferente sim, se os jogadores tivessem sido contratados agora e nunca tivessem jogado entre si.

O Sporting tem tudo para voltar a ser uma equipa demolidora, talvez com outras características, mas eu acredito, temos grandes jogadores.

4 Curtiram

Ele foi despedido de um clube ao fim de 7 empates no arranque da época!

Segundo o que li, ele descolou no Mafra, depois de experimentar 3 defesas, outras variantes 3 5 2, 3 4 3, a linha de 3 com 1 medio a baixar, entre outras coisas, estabilizou no Mafra e a partir daí quase tudo (ou o que estava mal, ou menos bem, ou menos trabalhado, mudou, cresceu, estabilizou), ficou o seu modelo atual, que é o que resulta.

Não façamos confusão, RB fez 30 jogos esta época, até Dezembro 30 jogos, para os jogadores e staff do Vitoria, com 12 jogos por toda a Europa… é um trabalho imenso! A nível de desgaste, para 4 meses, arrisco a dizer que é pior que andar a fazer piscinas no Brasil, com 70% do plantel que eles têm, plantel este que não está habituado essas andanças…

Só ficaram atrás do Chelsea que tem para ai 45 jogadores no plantel!

Foi ao Asta empatar a 1-1 em 28Nov, vem ganhar a 2Dez 4-0 ao Gil Vicente, vai à luz a 7Dez dar um banho ao Lage e perde injustamente 1-0, dia 12Dez vai ao St. Gallen dar 1-4, a 16Dez vai ao Rio Ave empater 2-2 e 3 dias depois a 19Dez recebe a Fiorentina e empata 1-1…

Com o plantel do Vitória, que perdeu os dois melhores jogadores Jota Silva e Ricardo Mangas.

Estou mais preocupado com as condições que a “estrutura pifia” da a RB, do que quanto à competência de RB.

2 Curtiram

O único despedimento “real” - leia-se, por resultados - dele foi na Académica, como já disseram. Aliás, o trabalho dele no Vilafranquense foi muito bom, estavam ainda com possibilidades de subir e pioraram imenso em termos de aproveitamento com a saida dele.

Mas por acaso fui ver o contexto do tempo dele na Académica e fiquei sem perceber muito bem o que raio se passou com eles. O Rui Borges lá no 1º ano fez uma óptima época, ficou em 4º lugar a 3 pontos dos playoffs e a 4ª da subida directa. Depois no 2º ano começou muito mal, com apenas 2 pontos nos primeiros 6 jogos do campeonato, e foi despedido.

Só que depois dele aquilo foi igualmente caótico. Eles tiveram 4 (!) treinadores diferentes e acabaram a época com 17 pontos, a 18 pontos do penúltimo (!!). Vi que sairam imensos jogadores nesse ano, e uma coisa destas só se pode mesmo explicar com uma quebra enorme da qualidade do plantel, e possivelmente problemas para lá disso também.

A 2ª liga é equilibrada, por isso tu - e aqui falo independentemente de treinadores, mas do clube - passares de lutar até ao fim pela subida para lutar pela manutenção é algo que pode bem acontecer. Mas isto foi bem mais extremo. Não me chocava se tivesse sido a pior época da história da 2ª liga, salvo alguma eventual descida na secretaria.

1 Curtiu

A não ser que algo esteja cortado no teu post , o Rui Borges só esteve 6 meses no vilafranquense e quando sai, o José Cristo foi logo busca lo para o Mafra (as coisas com o Sousa jr não estavam a correr bem) e realmente faz uma série impressionante para a realidade que é o clube.
Depois o normal, dado que era impossível segura-lo.
Aliás , não é à toa que o presidente do Mafra fez questão de parabenizar publicamente o Rui Borges.

1 Curtiu

Desculpem, eu estava a evitar de fazer esta pergunta porque é idiota, mas sinceramente!!
Quem é o NGP que falam por aqui?

Se os jogadores gostaram do RB, para mim isso já é meio caminho andado para o sucesso. Competência não lhe falta, e o discurso e postura dele cativam.

Tenho feeling de que vai-nos trazer coisas boas, e até uma equipa mais dominadora do que era com o RA (só não fomos goleados em Eindhoven e em Braga por sorte).

Posto isto, apenas digo:
Bem-vindo mister Rui Borges! Todos juntos e unidos a apoiar seremos imbatíveis!

1 Curtiu

Eu sei, mas isso não contradiz o que disse. Ele esteve no Vilafranquense até à 19ª jornada e fez 30 pontos, estava perto dos lugares de subida. Depois saiu por desentendimentos com a direcção quanto aos objectivos da equipa (acho) e foi imediatamente para o Mafra, onde acabou a época.

Edit: Ah, já sei. O que digo a seguir é tudo sobre a Académica :joy: vou editar

1 Curtiu

“Nosso Grande Presidente”

4 Curtiram

É daquelas coisas que mesmo lendo por extenso custa a acreditar, é compreensível!

2 Curtiram

O fivelas

4 Curtiram

É que estavas a falar do vilafranquense e depois mencionaste 2a época, x treinadores , pontos …
E eu “wtf??” :skull::joy:

All Good :+1:

1 Curtiu

No fundo até foi um bocado o que disseste. Eu tinha escrito o post sem a parte do Vilafranquense, e depois lembrei-me de adicionar. Mas ficou desligado do resto :smile:

Estás armado em Varandas também? :smiley:

Sim, contratar Amorim daquela forma e valores foi um erro. E o ter corrido bem não tapa isso.
Não justifica voltar a repetir, embora os valores sejam mais baixos, menos ainda depois da história JP.
Para substituir Amorim tinhas que trazer um ao mesmo nível, e não o Amorim de 2020 mas o de 2024, que ele evoluiu, aprendeu e melhorou muito nesses anos.
RB é mais um que vem acabar a formação e talvez fazer-se treinador no Sporting.

4 Curtiram

A saída dele coincide com o momento em que a Académica deu o berro em termos financeiros. Dívidas a torto e a direito, salários em atraso, plantel a ser aqueles que sobraram e quiseram aguentar o barco/ainda tinham esperança de receber algum… o habitual nestes casos.

2 Curtiram