Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 1

O Pote e o Trincao sempre receberam bolas em zonas apertadas/zona 10. Sempre receberam em espaços interiores.

Claro que em jogos mais renhidos são mais pressionados e recebem com menos conforto.

2 Curtiram

E com 2 atacantes… Este é o panelas mais fraco dos últimos 15 anos e isso vai ficar provado agora na eliminatória da Champions…

Mas mesmo assim perdemos…

Para o Borges fomos muito superiores

Esta pré-época e este primeiro jogo são uma continuação daquilo que vimos na segunda metade da temporada anterior. Se continuar assim, não se há-de aguentar por cá durante muito tempo. Isto nem é uma questão de se falar em esquema de 3 defesas ou de 4 ou de falar num 4x3x3 ou num 3x4x3 ou num 3x5x2. Trata-se da falta de versatilidade e da falta de qualidade do futebol e da falta de ideias.

Creio que é evidente para qualquer pessoa que um sistema de 3 defesas favorece o Sporting CP. É fácil perceber o porquê. Quando olhamos para os centrais do Sporting CP e percebemos que temos jogadores como o Quaresma e o Matheus Reis, é imediatamente perceptível que jogar com 3 centrais favorece certos jogadores. Aliás, um sistema de 3 defesas permite-nos, ao dia de hoje, ter 6 jogadores disponíveis para aquelas 3 posições. Jogadores esses que, diga-se de passagem, se não for para apostar nesse sistema, são para colocar no mercado.

A acrescer a isto ainda temos a questão dos alas. O Maxi é duvidoso que dê naquela posição de lateral-esquerdo. O Geny, naturalmente, desaparece. Ou seja, o Geny é, também, mais um jogador para colocar. O Nuno Santos será, igualmente, para despachar.

O RB andou a apregoar que gostava de planteis compridos. Mas, na verdade, está agora a apregoar a uma revolução do plantel e não se percebe muito bem o porquê. Aliás, também já ouvi o RB dizer que no Guimarães construía a 3 e que isto é tudo uma questão de dinâmicas. O que é verdade. Mas se há coisa que não temos visto, são as tais dinâmicas. Faltam bastantes dinâmicas a esta equipa.

Eu, treinador de bancada, olhando para o plantel que tínhamos na temporada passada, olhava para isto da seguinte maneira: a evolução natural da equipa passaria por ir variando dois sistemas. Um sistema de 3x4x3, mais sólido, em jogos que se prevê que a equipa tenha de ser mais compacta. Um sistema 3 x 5 x 2 em jogos cujos adversários são mais permeáveis e é necessário ter mais homens na frente.

Diria que os 3 são um bocado indiferentes. O Gonçalo Inácio e o Diomandé serão preferencialmente titulares. O Quaresma e o Debast hão-de revezar-se mais vezes (ou então não).

No que diz respeito aos alas, sempre contaríamos com um Geny e com um Quenda na direita. O Travassos eventualmente poderia contar para fechar alguns jogos que fosse necessário tapar ali buracos na direita. Na esquerda mantinham-se o Maxi e o Nuno Santos.

No centro temos o Hjulmand (sem alternativa), vamos tendo o Morita e o Kosho. Depois a coisa depende. Num 3x5x2 podemos colocar o Pote ou o Trincão como médio ofensivo centro, em apoio aos avançados e com, por exemplo, Harder e Suarez à frente. Noutros jogos, o Pote pode ser deslocado para a esquerda, sai um dos avançados e entra o Trincão ou o Quenda para a direita.

Estas alterações que estão a ser promovidas, poderiam fazer algum sentido, a longo prazo, mediante a venda de um ou de outro jogador. Neste momento, são estapafúrdias e, creio, acabarão por ser a cruz do RB.

9 Curtiram

Alguém que pergunte a essa homem porque que não tinha o Travassos no banco ! Entrou em pleno 2025 o esgaio

1 Curtiu

caro Rui, mete uma merda nos cornos - eu estou-me a cagar se tu jogas com sistema ou sem sistema, com os gajos mais encafuados lá à frente ou lá atrás, se dás folgas e se as tiras, crlh, quero lá saber dessas merdas… só quero uma coisa - ganhar! e ainda mais se for ao carnide crlh!!! foda-se, Rui, não se perde com o carnide, nem que seja a feijões, quanto mais quando há canecos em jogo crlh!!!

Rui, caguei, mete o sistema onde o viaduto faz a dobra, caguei - ganha!!! o resto? caguei!!!

GANHA crlh!!!

depois vai para a tasca, vai para onde quiseres, mas GANHA!!!

ok?

2 Curtiram

Dupla foga?…. A sério?.. No início da época, quando é preciso enquadrar os novos jogadores e consolidar o sistema e com jogo já Domingo ! Sábado e domingo dá jeito para ir a Mirandela é isso?

3 Curtiram

Excelente análise/comparação.

Mas quando falei em Mikautadze nem era comparativamente.
Jota Silva para mim só seria solução para dar profundidade ao plantel e só em em determinadas condições (empréstimo com cláusula de compra mas sem obrigatoriedade).

Sei Mikautadze não é barato, mas bem negociado podia ser que se fizesse por volta de 30M.
E é tal como disseste. Faz as 3 posições e trazia velocidade, intensidade e poder de fogo. Não sendo o típico EE que parte para o 1x1, mas tb não se encolhe e seria uma grande mais valia.

eu já só sonho com uma jogada ou outra de futebol, tipo com princípio meio e fim, sobretudo fim… dentro da baliza

já me chegava isso

https://x.com/Sporting_Things/status/1951344140371022205?t=4iRIV0haNy3ZVIMqXmwdkA&s=19

Esse gajo ainda não foi colocado na rua :person_shrugging::person_shrugging:!! O futebol do Sporting já não aquilo que todos sabemos !!e esse treinador não sabe mexer na equipa !! Nota se a léguas que o os jogadores não sentem bem em campo !

2 Curtiram

Foi isto que vi ontem, e gostei muito.

Rápidos na condução e inteligentes e muita variação entre o 4-4-2 e o 3-4-3.

Com mais tempo a equipa vai carburar melhor e com o Suarez e com o Kocho vai se melhorar

2 Curtiram

https://x.com/08Oconner/status/1951077870790492296?t=v-mEilonzKrQKpAWJ9TuVg&s=19

Adorei a parte final do esgaio :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::saluting_face::saluting_face:

3 Curtiram

Sabes que a vontade em falar mal é muita.

Se foi perfeito? Claro que não, nem perto.

Mas quando leio que não se fez nenhuma jogada treinada/trabalhada.

Mas pronto, mais vale cair em graça do que ser engraçado, este tá marcado até se ir embora.

2 Curtiram

É preciso ter noção que o adversário ontem era burro Lage. Burro Lage com um meio campo novo, sem entrosamento e com um Barreiro a 8/10.
E Rui Borges, BI Campeão e com uma equipa que joga junta há 5 anos não conseguiu ganhar.
É certo que não tem jogadores mas isso não pode servir de desculpa, porque não os vai ter. Tem que se adaptar melhor ao que tem.

Eu até acho que existiram ali combinações muito interessantes, bem mais até que o nosso adversário, mas a defenicção no último passe e no remate esteve péssima. Ou remates contra o adversário, ou lentidão a rematar, ou remates com pouca força, cruzamentos sempre contra o a adversário ou fácil para o guarda-redes. O nosso problema ontem esteve na definição no último terço. A defender foi um jogo bem conseguido.

Como referi lá atrás acho que o R. Borges vai acabar por ser despedido e acho que as coisas irão correr mal. Agora pelo jogo de ontem? Jogos bem piores do que o de ontem contra rivais já vi às dezenas!!!

O Raborim o ano passado apanhou o pior porco dos ultimos anos e com uma equipa já rotinada e levou remontada para o Vitor Bruno que foi despedido a meio da época.

Pá, deixem-se disso.

Não gostam dele e pronto, estão no vosso direito obviamente. Mas a maioria não vai á bola com o Rui e nunca irão gostar de nada que esta equipa faça, portanto.

6 Curtiram

Não há defesa racional para um “treinador” que a perder a 15 minutos do fim lança o Esgaio para o lado esquerdo …. Até o St Juste… não há defesa possível para esta decisão.

3 Curtiram

O Simões com o seu pé esquerdo dava 200% mais que o Esgaio naquela posição… AHHHH…. E captava aquela bola de caras!!!

4 Curtiram

O RB é mais que incompetente, saiu-lhe o euromilhões. Acredito que possa ser um excelente ser humano, mas como treinador é zero. quando se adora Esgaios e Morita, esta tudo dito como é a sua visualização do futebol.

Uma pessoa competente vê onde esta o talento, e ele é incapaz de visualizar isso!!

2 Curtiram

O Simões que no ultimo amigavel serviu para extremo direito, mas agora a 5 minutos do fim e a perder por 1 golo, não serviu para ala esquerdo… considerando a alternativa que foi escolhida… não entendo, só na cabeça de alguem que pensa pequeno

2 Curtiram