Na altura no Sporting juntou-se uma série de factores que nunca mais se vão juntar. O sucesso do Amorim, pode não ter sido apenas por isso, mas alinharam-se os planetas, como nunca tinha visto no Sporting.
No futebol internacional os fins de ciclo vão acontecendo, e nessas alturas que clubes que os clubes que estão numa posição mais debilititada podem ascender.
Na altura da contratação, escrevi que a vinda do Amorim, dados esses factores tinha tudo para ser estável e bem aproveitada podia correr bastante bem, como viria a acontecer.
Em primeiro lugar, pagamos muito dinheiro pelo treinador e o mesmo ficou com um contrato bastante alto para o futebol português. 4 anos, a cerca de 7M/epoca, implicava o pagamento de 28M de indenização caso corresse mal.
Em segundo lugar, existiu quase 6 meses de preparação para a epóca seguinte, porque essa epóca de 2019/2020 já tinha sido dada como perdida.
Em terceiro lugar, devido ao covid, não houve público nas bancadas a destabilizar.
Em quarto lugar, com o Amorim veio também o Antero, que nos permitiu trazer jogadores que normalmente iriam parar ao porto, como o Pote ou o Nuno Santos.
E era exactamente isto que eu defendia há mais de 15 anos para o clube, dar tempo a um treinador competente de fazer crescer a equipa.
Agora, isto não é o normal no futebol moderno, em lado nenhum. Nenhum treinador tem quase 3 epócas para por a equipa a jogar futebol, como aconteceu aqui. Normalmente ou o projecto vinga logo ou os treinadores aguentam pouco tempo.
Isto apesar de se perceber bastante bem, quase logo desde inicio que se fossem apostando nos jogadores certos, a equipa tinha tudo para se tornar dominadora. Tanto que mais uma vez defendi a ideia quando ficamos em 4º lugar.
O Amorim aqui, também teve o mérito e a sorte de ter logo conquistado o titulo, com uma equipa que não era dominadora, facto que raramente acontece, especialmente ganhando tantos jogos na raça.
Isso deu-lhe algum crédito para continuar mesmo depois de ser esmagado tacticamente por diversas vezes nas competições europeias, inclusive por equipas supostamente iguais ou inferioras, como Lask, o Ajax ou a Atalanta.
Mas posto isto, não acredito que o que aconteceu no Sporting e estou a contar que o Sporting finalmente se afirme como a principal equipa portuguesa e que não vamos voltar ao caos de 2008-2019, possa acontecer tão facilmente em campeonatos mais competitivos, com várias equipas a espreitar a hegemonia.
Por muito bom que acho que o Amorim é, também acho que o Arteta e o Maresca o são, que o Liverpool e o City têm projectos muito bem montados ( em que o treinador já não é o factor decisivo).
São 5 ou 6 clubes com muita capacidade e que estão muito afrente do Man Utd.
O risco é dele, do Amorim, mas não é nada parecido ao projecto do Chelsea/Real Madrid/Inter do Mourinho, do Chelsea do Villas Boas.
Acho este projecto mais dificil e a competividade muito maior que era nessa altura e o Man Utd é hoje o equivalente ao Man City de há 15 anos com o Mancini. O City de hoje é consequência do trabalho do Mancini, do Pellegrini e do Guardiola.
Como não acredito que 5 ou 6 clubes tenham ao mesmo tempo epocas abaixo do que têm feito ultimamente, também não acredito num sucesso imediato do Amorim no Utd ou que o retorno do Utd à hegemonia venha com o Amorim. Poderá ser um percurso semelhante ao City e ao Liverpool, mas nunca quase imediato como no Sporting.
Agora se o Utd e o Amorim vivem bem com isso, quem sou eu, para desdizer aquilo que toda a comunicação social e o próprio Amorim acha, que será o inicio de um conto de fadas.
Podem quotar-me daqui a 3 ou 4 anos a dizer que estava errado ou podem ir procurar os meus posts de quando o Amorim veio para o Sporting e disse que ele tinha tudo para ter sucesso. Não costumo falhar muito nestas coisas! xD