Ruben Amorim - Parte 4

Surpreendeu-me com a não inclusão de Diomandé no 11 inicial. Mexeu tarde e mal. A derrota nos termos em que aconteceu é totalmente inaceitável. Há que fazer mais e melhor. SL

2 Curtiram

Preocupou-me a reacção do Amorim ao jogo por insistir que se a equipa tivesse feito o 4º teria ganho o jogo, como se marcar 3 golos não fosse suficiente para ganhar um jogo, continua com a teimosia e ideias fixas, cada vez mais mostra que só foi campeão à custa do Gyokeres e pouco mais

1 Curtiu

Perdão tem razão… “Consegue” passar para terceiro, ultrapassando a sua ex equipa, que devia de conhecer por dentro e por fora, e cair novamente no QUARTO lugar!

Por causa disso não entramos, na época seguinte, directamente na fase de grupos da Liga Europa, onde no período COVID, foram eliminatórias a um só jogo, ganhamos o primeiro com um golo do TT, no final da época “excomungado” e depois somos “cilindrados” pelo poderoso Lask Linz 0-4 em Alvalade!

Em Janeiro somos eliminados, pelo Marítimo, mas ficamos com calendário e “bancadas” livres para sermos campeões!

Há que dar mérito a quem o tem!

Quem é que tem o merito entao?

Se não compreendes quando olhas para o banco, também não sou eu que vou explicar!

É aguardar até o Quenda ser substituído pelo Esgaio!

1 Curtiu

Diz me quem foi o merito dos dois campeonatos… um deles foi o covid pelos vistos ( teoria lampionica ) e o outro?

(Nao te chamei lampiao… mas foi sempre a teoria deles)

Caríssimo chegar ao topo até o Rainieri com o Leicester, conseguiu na Premier League, o difícil é por lá ficar!

E voltando à “nossa realidade”, depois da estabilidade atingida, a nível directivo, técnico e financeiro, não se conseguir ESTABILIZAR, não me parece um caso de mérito, mas antes e de forma preocupante, demérito dos adversários!

Basta consultar os resultados directos do Sporting com Benfica e Porto!

Ou será que depois de dois campeonatos nacionais, muitos jogadores contratados na bitola dos VINTE MILHÕES DE EUROS, ainda se admitem jogos como o de ontem?!?!

E se falar de Nani, e Jovane é “merecer” Paulo’s Sérgio’s, falar de João Pereira ou Neto…

A ALMA, o ADN de Campeão trabalha-se época após época, com grau de exigência elevado, ultrapassando os próprios limites… Em Alvalade “venera-se” quem, assalariado do clube, é “menos mau” que os anteriores!

Por isso a “afirmação” vai-se esvaindo, e o “foco” é se “ele” sai!

3 Curtiram

Ainda nao me disseste quem criou o 2o titulo… O Ranieri fez o milagre e a equipa desceu… o Amorim vem depois de uma epoca miseravel e ao fim de 4 anos é duas vezes campeao:. É milagre?
Os “muitos jogadores” foram só 3 perto desse valor nas ultimas duas epocas… queria ver se os que criticam ja o Desbast conheciam o Gyo e o Huljmand quando chegaram…
Estabilidade?! Mas como queremos estabilidade se os adeptos perdem um jogo com o Porto e vao ao Insta ofender o Kova… Viram um jogo do Desbast e hoje já é Debosta…
Nos somos os nossos maiores inimigos e exigimos aquilo q nao fazemos… estabilidade

1 Curtiu

Paulinho, com a “teimosia” de Amorim ficou, com empréstimo de Sporar, Borja a título definitivo, e percentagem retida pelo Braga, em mais de VINTE CINCO MILHÕES DE EUROS…

Trincão, empréstimo com opção de compra obrigatória, VINTE MILHÕES…

Vinagre, empréstimo de 10 MILHÕES por 50% do passe, com opção de compra obrigatória, dos restantes 50% por mais 10 MILHÕES, caso o SPORTING “não descesse de divisão”, deviam ter o Ranieri no pensamento…

Gyokeres, cerca de VINTE MILHÕES, podendo chegar aos VINTE SEIS MILHÕES…

Huljmand, cerca de VINTE MILHÕES…

Saint Juste DEZ MILHÕES ao Mainz…

Diomande, comprado ao Mafra da segunda divisão, por 7.5 MILHÕES que podem chegar a 12.5 MILHÕES, ( + 5 MILHÕES por objectivos ) relativamente fáceis de atingir…

Fresneda, 9 MILHÕES, que podem chegar a 11 MILHÕES, mediante objectivos…

É comparar por exemplo com os valores das aquisições do FC Porto no mesmo período…

E já não falo dos Tanlongos, Sotiris, Kobas, Pontelos, Rochinhas, ou do facto de se “atirar” para titularidade Catamo, com o Amora a deter SETENTA POR CENTO DO PASSE! Enquanto irá ficar?

Relativamente a Debast já o conhecia e parece, que tendo custado 15.5 MILHÕES, podendo chegar aos 20 MILHÕES, um investimento minimamente seguro, vindo do campeonato belga, e também depois de perder a titularidade pela Bélgica no Europeu, ser “lançado às feras”, quando já no jogo de preparação pareceu ainda desfazado dos timings da equipa, uma boa ideia, com Diomande no banco, quem sou eu para “destabilizar” o mago… E para jogar contra os juniores do Porto, até deveria ter chegado…

Portanto o “segundo título” inventado, não foi grande invenção nem obra de grande inventor, que limitou-se a ser “menos mau”, que os adversários" afogados" em… “estabilidade”! E por isso ser tão evidente, se mantêm por cá, mesmo depois do périplo de autopromoção, com contrato em vigor, e na altura sem nada ainda ter sido ganho… Se calhar a “ESTABILIDADE” deve começar por ai e não pelos sócios/ adeptos!

2 Curtiram

“Menos mau” com 90 pontos em 102 possíveis, 96 golos marcados, 17 vitórias em 17 jogos em casa, 29 vitórias em 34 jogos, 10 pontos de avanço do segundo e 18 do terceiro.

Parece as conversas que tenho com amigos do benfica que dizem que foram eles que nos ofereceram o campeonato. Santa paciência.

1 Curtiu

Cada um vê como quer e há que respeitar!

Se não vê um padrão errático nas classificações do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL no campeonato, durante este período de Ruben Amorim, em contraponto com clara “estabilidade” nos resultados obtidos frente aos principais rivais e na Europa, ou na Taça de Portugal, quem sou eu!

A questão é que nem faz sentido falar-se em gerir jogo. Estamos a dar 3 sem resposta com 60% do jogo por jogar. Vamos abdicar de jogar futebol durante quase uma hora porque já metemos 3 no saco deles?

Era precisamente pelo facto de o porto estar esfrangalhado que a equipa devia ter ido para cima. Eles não tinham nada a perder e iriam sempre tentar qualquer coisa, sendo que o fariam de forma cada vez mais atabalhoada, num ciclo vicioso, se continuassem a sentir que a cada perda de bola podia estar à vista o 4º, o 5º e até um 6º golo nosso.

Em vez disto, decidimos abdicar do jogo, dando ao porto a tranquilidade para ir tentando e ganhando confiança na partida. Tentavam, falhavam, mas sabiam que podiam ir continuando com um risco cada vez menor porque o Sporting oferece logo um brinde no 3-1 e, subsequentemente, desiste de continuar a explorar as fragilidades deles.

Esta mentalidade da treta é das coisas que mais me irrita em nós, sobretudo porque nem um treinador campeão 2 vezes em 4 anos parece estar a conseguir contorná-la. E será que tem sequer interesse em fazê-lo com a sua postura táctica ultra-cautelosa e conservadora?

Temos tido N jogos contra rivais em que se sente que estamos e somos melhores, mas a equipa simplesmente desiste de ser afirmativa nessa superioridade. Acontecer uma ou duas vezes pode ser coincidencia. Repetir-se a toda a hora já indica alguma coisa. Assim de cabeça lembro-me do 2-2 contra os lampiões em Alvalade e da própria vitória no ano passado, em que em ambos os jogos desaparecemos das partidas ao intervalo. Temos a final da Taça do ano passado, esta Supertaça, o 2-0 contra os tripeiros o ano passado em que podíamos perfeitamente ter ganho por 3 ou 4, etc.

O Sporting tem de parar de ter medo de ser feliz e de ter vergonha de ser melhor que o rival. De achar que agora temos de ir devagarinho porque a coisa está a correr demasiado bem e ainda nos cai um piano em cima. Ora é precisamente porque se começa a interiorizar esse receio que o piano, efectivamente, cai.

10 Curtiram

Fds é que é mesmo isso! Vem muito da nossa mentalidade meio bipolar… tudo bem e tudo o caos… na equipa é igual.

Nem nunca esperei outra coisa. Veremos.

2 Curtiram

Já falei sobre isto no tópico do jogo com o Porto, mas como é que vocês querem que uma equipa não seja bipolar ou apresente em certos momentos imaturidade competitiva ou até mesmo ingenuidade que a levem a sofrer dois golos em dois minutos ou até perder uma vantagem de 3 golos se dos 4 defesas que jogaram ontem (Quaresma Debast Inácio e Geny) o mais velho é o Geny com 23 anos e que vai para a sua segunda temporada a sério no futebol português? Tivemos de jogar com um menino de 17 anos na direita enquanto a grande promessa do Porto, o Rodrigo Mora, nem sequer estava no banco. Juntem-lhe a isso um Gyokeres a 70% que teve de ir a jogo de início porque é o único 9 do plantel.
Está-se a bater muito no Amorim mas a meu ver esta mudança para 4-4-2 é a melhor solução a partir do momento em que o Coates deixou o clube, porque numa linha de 3 atrás, o central do meio tem sempre de ser o líder da defesa, aquele central mais experiente, que domine o jogo aéreo e comande o resto da linha. Vêem o Diomande atual a ser esse jogador? Eu não!

1 Curtiu

Essa notícia do Quenda é ridícula.

Mas depois lembro-me que o Fatawu foi titular contra o Porto e foi escorraçado para a B.

2 Curtiram

Conversa da treta… nem o Fatawu apresentou grandes resultados em campo nem ele tem sequer metade da qualidade do quenda…

A serio? O japonês é assim tão mau? Como é possível termos sido campeões com um jogador assim tão fraco? Incrível!

Quando se perde são todos uma bosta…

3 Curtiram

O importante é refletir e perceber como foi possível sofrer tantos golos.
Esta equipa é muito jovem a saída do Coates não vai ser colmatada de 1 dia para outro, porque era um jogador muito experiente e com voz de comando.
Há que continuar a trabalhar porque estamos a construir um nova de forma de abordar o jogo e como vimos nesta partida em termos defensivos a máquina esta longe de estar afinada.