Ruben Amorim - Parte 3

O Amorim comete os seus erros como qualquer treinador, cometeu na época passada, cometeu na época em que foi campeão…a diferença é que em qualquer uma delas tinha plantéis melhores do que nesta…

Meritocracia quando nem um 11 à Sporting dá para fazer com este plantel? Sim, devia ter Esteves como alternativa ao Porro, ter o Mateus Fernandes com mais minutos de jogo e ter dado uma ou outra oportunidade ao RR…mas o que é que isso mudava de efectivo na época?

Não posso julgar um treinador que depois de 2 épocas com 85 pontos no Campeonato, 4 títulos ganhos incluindo o Campeonato…fica com um plantel destes, impossível. Só o posso julgar por não ter batido com a porta mas não quis abdicar do dele certamente, que vontade não lhe faltou.

4 Curtiram

As comparações com o Inácio e com o Boloni são parvas e só retiram seriedade à discussão. Ninguém diz que o treinador deve ficar eternamente no seu lugar só porque foi campeão uma vez. Toda a gente pode criticar o Amorim, eu não percebo é quem desiste já dele. Já temos todos anos suficientes de Sporting para saber que trocas de treinador muitas vezes só pioram o cenário.

Andei dois anos maravilhado com o Amorim, não vão ser 3 meses que mudarão a imagem que tenho dele. Pegou num clube moribundo e foi campeão. Se não merece um extra de paciência, vou ali e já venho…

4 Curtiram

Os treinadores se reinventam, procuram soluções, mudam para continuar a ganhar. O Amorim insiste mais do mesmo à espera de produzir os mesmos resultados quando o plantel está bem distinto.

Um XI à Sporting é aquele que ganha. Podemos ganhar com os jogadores que temos, podemos sofrer menos golos e ser mais consistentes.

Quando ver estes jogadores espremidos aí poderei mudar de opinião. Há margem para melhorar. É preciso é montar uma equipa e uma ideia que melhor se adapte, ao invés da insistência na mesma forma de jogar quando os adversários já estão confortáveis em anular.

3 Curtiram

Aquela característica clássica do Sportinguista, queimar treinadores é a solução, começou com o Bobby Robson (que eu me lembre) desde aí nunca mais parou.

1 Curtiu

As minhas duas maiores críticas a Amorim nada tem a ver com o sistema de jogo, até porque qualquer sistema é válido para ganhar, depende sim é a forma como se ocupam espaços

A primeira crítica é achar que basta ter-se um avançado centro, quando o mesmo estava à vista de todos que nunca teria qualidade para este nivel, erro crasso de avaliação de qualidade, achando que as alternativas seriam extremos a jogar no meio que não tem histórico, e duvido que algum dia venham a ter, de fazerem golo. As alternativas são fracas e a opção por excelência para avançado centro é uma bela trampa.

A 2a, que acho que é a que mexe mais com a equipa, e nisto tem de haver mão do treinador. Ter um trio da frente, com incidência dos 2 extremos que não dão mínimo apoio aos centro campistas. Morita e ugarte estão constantemente expostos a inferioridade numérica face ao adversário, e em desgastes desnecessários porque os apoios não são dados por quem de responsabilidade para que haja equilíbrio.
O sr pote e sr. Trincao acham que não têm de correr atrás da bola e fechar espaços

PREPARAÇÃO PARA O SC FARENSE

Por Sporting CP
27 Nov, 2022

EQUIPA PRINCIPAL

​Leões focados no arranque da Taça da Liga

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou a treinar este domingo na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, de olhos postos na partida de quarta-feira (20h45) com o SC Farense, no Estádio José Alvalade, para a primeira jornada do grupo B da Taça da Liga.

À semelhança do que tem vindo a acontecer, Rúben Amorim voltou a dar espaço aos mais jovens, chamando aos trabalhos Rodrigo Ribeiro, Miguel Menino, Pedro Silva e Gonçalo Braga.

Luís Neto e Daniel Bragança continuam entregues ao Departamento Médico.

Os Leões voltam a treinar amanhã pelas 10h30, na Academia, à porta fechada.

Partilho totalmente…

E é nisso que fica exposta a incapacidade tecnico/tactica do Amorim… o preenchimento dos espaços, pelo trio atacante… e os apoios dados aos 2 do meio campo…

Quem vê o jogo no estádio na bancada B… não se percebe que passados 3 anos de treinador não tente corrigir uma evidência tão clara!

1 Curtiu

O que leva à verdadeira causa do problema e ponto fraco de Amorim: não acho que tenha grande capacidade de escolher jogadores que cabem no sistema de jogo dele, ou ao contrário, adaptar o sistema de jogo às características dos jogadores.

“Caiu a pique, mas fez-se os mesmos pontos na liga, marcou-se mais 8 golos e sofreu-se mais 3. Caiu a pique, mas foi-se mais longe na Taça e juntou-se a Taça da Liga e a Supertaça. Caiu a pique, mas em vez de levar 4 do LASK, fez-se 9 pontos na Champions e passou-se a fase de grupos pela segunda na história do clube e bateu-se uma equipa como o Dortmund.”

Esses 4 do Lask foi um jogo excecional com expulsões e azares com o do Marselha.

O Klopp foi bicampeão nacional com o Dortmund, e ainda foi à final da UCL no ano anterior ao que referes, onde ainda recuperou de 18º para 7º.
E a jogar do melhor futebol que o Dortmund já mostrou, antes dessa época negativa.

Supertaça e taça da liga?
Por favor. Aceito campeonato e Taça, o resto é para adormecer crianças.
E mesmo na Taça de Portugal, já na primeira época fomos eliminados pela burrice e casmurrice do treinador.
Na segunda fomos comidos pelo Sérgio Conceição pela 99999ª vez.

A 2º época do Amorim foi disfarçada por um génio chamado Pablo Sarabia.

“Banalizados pela melhor equipa do mundo. Quem diria. O Porto, pináculo de Portugal na Europa, foi banalizado pelo Lyon e levou cabazes iguais a este com o Liverpool em 2 anos já. O Benfica banalizado com o Dortmund foi há uns anos. É a realidade portuguesa contra equipas destas. Mais ainda quando só se vai lá uma vez a cada 10 anos.”

Também fomos banalizados 1-5 em CASA, pelo Ajax. E ainda fomos lá perder. E perdemos com o Dortmund.
Uau, ganhámos ao Besiktas e a um Dortmund fraquíssimo em casa. Génio Amorim.
Contra o City fomos absolutamente banalizados, que nem uma equipa que na PL luta para não descer.
Imagino se não tivéssemos um “grande treinador”!

"O ponto era:

Se o critério de um treinador ser fraco é ter uma época desastrosa… eu receio que só há 4 ou 5 treinadores na história que não são fracos."

Também podemos inverter essa lógica: se por uma época boa, qualquer um fosse grande treinador, o que não faltavam por aí eram grandes treinadores.
O que, infelizmente para nós, não é o caso.

Defender um treinador que se recusa a mudar as suas ideias, mesmo que isso “custe o que custar” ao Sporting.

Um treinador que se vira contra os adeptos a dizer que eles “não gostam dos jogadores do Braga”, algo que deixou toda a gente num belo “WTF?!”.

Um treinador que não sabe gerir um balneário. Em plena reta final da época passada, embirra com o Slimani, que foi só o melhor jogador de Março, numa altura em que precisávamos desesperadamente de um matador, que podia ter feito a diferença na eliminatória com o FCP e nos últimos jogos do campeonato.

Um treinador que, como acabei de dizer, defende cegamente os seus favoritos enquanto queima os “outros”.

Um treinador que é eliminado da Taça pelo VARZIM, uma equipa AMADORA.

Qualidade de futebol de merda.
Sempre o mesmo sistema táctico.
Eliminado em casa pelo Frankfurt onde não se faz UM fdp de remate à baliza na 2ª parte.

Não é o homem ideal para o Sporting.

Na escolha de jogadores ele vai pelo que acha certo e conhece…

Para o Amorim ser treinador é uma profissão que o mantém perto dos amigos do futebol… não é uma paixão!

Amorim não perde tempo a ver jogos da Argentina ou do Brasileirao até às 3 da manhã…

Até aposto que eu próprio já vi mais jogos deste Mundial que ele…

Ena, as comparações são parvas…
Portanto, comparar dois treinadores que foram campeões pelo Sporting com outro treinador que foi campeão pelo Sporting, é parvo.

Ainda que com uma diferença de 20 anos e a evolução do futebol, vamos ver, caro Angus, se no futuro o Amorim não será “apenas”, tal como esses dois senhores o foram, um treinador que foi campeão pelo Sporting.

É que eu não vejo essa diferença, em termos de feitos. Cada um deles nos deixou louco ao ter ganho um campeonato, e depois não fez mais nada.
É a descrição perfeita do Rúben Amorim.

Ou o Amorim ganhou alguma Taça de Portugal? Algum título europeu?
Taças da liga e supertaças, é isso que faz a diferença, querem ver?

Contudo, apesar da miséria deste ano, acho que ainda é o que tem mais crédito no futebol profissional.
Agora também começo a partilhar se efectivamente tendo ele uma palavra a dizer sobre escolha de todos ou parte dos jogadores, se a qualidade dos executantes é ponto de ordem, ou se o primordial é escolher quem se identifique com campeonato português e tenha sobretudo personalidade para submissão total ao treinador.

É que se por um lado a submissão perante o treinador, hierarquicamente faz todo o sentido, na outra face da moeda, vemos jogadores sem qualquer personalidade para jogar com ambição para um club para o Sporting.
Profissionais amorfos e sem sangue nos olhos conformam-se com qualquer realidade.

Veremos o que futuro reserva.
Partilho também da opinião que salvo alguma hecatombe, faz sentido ser Ruben a preparar a próxima época. Se acredito que o vai fazer, não. Acho que esta farto de estar no Sporting apesar do salário principesco. É que é tudo muito bonito quando corre bem, mas quando corre mal, logo se satura e como o técnico não tem qualquer sentimento pelo Sporting, facilmente fica na posição de desejar mudar de ares.

Quando se anda maravilhado é normal não se ver mais do que aquilo que queremos ver, o amor tem dessas coisas. Para mim o Amorim perdeu crédito quando de viva voz disse que não mudava as suas convicções nem que perdesse 10x, mostrou que as ideias dele são mais importantes do que o Sporting, perdeu crédito quando admitiu aquilo que já todos sabemos, que tem jogadores favoritos, perdeu crédito quando prejudicou o clube para salvaguardar o seu único ponta de lança intocável e perdeu crédito quando se chega á conclusão que não quer evoluir, que prefere viver dos louros alcançados, para mim um gajo novo que acha que tudo sabe não tem humildade, e ele para mim demonstra muito a falsa humildade. Mas lá tá, se andam maravilhados com ele é normal que o defendam, para mim nem é preciso 3 meses para estragar tudo, uma conferência de imprensa do Amorim chega bem para isso. Para mim, para os outros isso é lá com eles.

É um treinador que foi campeão nacional e que ainda na época passada fez novamente 85 pontos. Não se trata de festejar vitórias morais, mas são duas pontuações bastante positivas para aquilo que tem sido o histórico do Sporting no campeonato ao longo dos últimos 20 anos. É um treinador que venceu duas taças da liga e, ainda que seja o troféu menos relevante a nível nacional, não deixa de ser uma conquista. É um treinador que conseguiu o segundo apuramento do Sporting para os oitavos-de-final da Champions (e, não fossem as paragens cerebrais do Adán e do Esgaio, até podíamos estar a falar de duas passagens consecutivas). É um treinador que pegou num plantel que ninguém dava nada por ele e conseguiu construir um grupo muito sólido e unido, com mentalidade vencedora, o que resultou na valorização de alguns jogadores bem além do que se esperaria deles.

Tem os seus defeitos, claro. Todos os treinadores têm. Se estivermos à espera de alguém perfeito, bem que podemos esperar sentados. É evidente que também me chateiam alguns comportamentos, especialmente a “lealdade” excessiva a alguns dos jogadores, mas prefiro dar-lhe oportunidade para crescer enquanto treinador e corrigir estas questões do que fazer já um reset na equipa técnica. É um treinador muito jovem, que já se mostrou capaz de vencer títulos e de meter a equipa a praticar bom futebol, e que agora atravessa um período mais complicado. Tal como os jogadores, também os treinadores em início de carreira terão dores de crescimento, faz parte.

Mudando o treinador, é certo de que vamos melhorar? É que a mim parece-me tudo menos certo. Não consigo olhar para a nossa situação e considerar que o grande problema é o treinador. Antes pelo contrário, acho que o treinador é o ponto em que estou mais descansado.

1 Curtiu

Sou do tempo em que a taça da liga para os Sportinguistas era a taça Lucílio Baptista…

Agora para os croquettes passou a contar como uma Champions…

Os censos dizem que reduzimos em muito a ileteracia. Falta agora atacar o problema grave da pouca capacidade cognitiva de interpretação

2 Curtiram

Exato, o Amorim não merece sair só porque nos deu 2 taças da liga, foi isso que o utilizador disse.

Ó céus… :face_with_peeking_eye:

1 Curtiu

E pronto já cá faltavam os clássicos argumentos de polarização e juizo de valor.

E é por isto que o Sporting é o desgoverno que é :slight_smile:

1 Curtiu

É ridiculo o que se escreve por aqui. Raramente mantém a linha de 3. O Matheus reis aparece várias vezes a sobrepor se ao ala e o juste nos poucos jogos que fez também. Claramente o Inácio está pensado para ser o futuro coates. Claramente ha muitas dinâmicas. Só não vê quem não quer.

3 Curtiram

Sobre a composição do plantel já escrevi e muito. Sobre a concorrência idem. Sobre quem tem como plano encher o plantel de rapazolas, idem. Portanto, regar o molhado.

Sobre esses dois jogos, é como disse, não foi o modelo, a dinâmica, etc. E continuo com a clara convicção que sem erros primários, que nada têm a ver com o coletivo ou o treino, o Sporting passava em 1º. E sim, leio aqui muita conversa sobre modelos e táticas e não sei o quê que não passa disso, conversa. Pessoalmente não gosto muito de modelos com 3 defesas, mas existem desde os anos 60 e há muito boa gente que se tem dado bem. O Sporting também não joga da mesma forma desde que o treinador chegou, nem podia. O problema não reside nisso. Mas pronto, a malta tem de dizer qualquer coisa.

No final, diga-se o que se disser, a merda da classificação é a mesma, portanto…

3 Curtiram