Ruben Amorim - Parte 2

Acho o contrário, se a equipa estivesse fisica e mentalmente em baixo não tinha conseguido o empate e perdia o jogo. Jogar no dragão, com aquele ambiente de guerrilha, 45m com menos 1 jogador, conseguir o empate é heroico.

1 Curtiu

eu também, sem hesitar, mas convém arrepiar caminho. farto de levar tareias em jogos assim.
até porque tanto estas exibições como o discurso pós jogo (desresponsabilizar e desculpar) podem criar um estigma para esta competição e que será difícil de reverter.
não gostei de o ouvir, e aos jogadores, depois do jogo, a dizer que já estávamos à espera disto. não dá.

e sim, eu sei que do outro lado estava uma equipa que, neste momento, já está ao nível do melhor Barça do Pep.
com uma mobilidade incrível dos jogadores que fazem uma ocupação dos espaços do melhor que já vi, com uma versatilidade táctica muito acima da média que lhes permite alterarem de jogada para jogada a forma como fazem as transições defesa/ataque e com uma diferença para esse Barça que os transforma numa equipa, se calhar não tão eficaz como ela, mas muito mais agradável à vista do comum mortal, que é uma verticalidade repentina que pode ser mortífera. e ontem foi…

eu sei isso tudo, e também sei que tudo o que podia ter corrido mal, correu, desde golos às 3 tabelas, a escorregadelas ou a golos que saem 1 em cada… 5 (sim, porque com aqueles, não é 1 em cada 100).

ainda assim… no Sporting não dá para “estar à espera disto”. não dá. nem que seja no discurso. não dá.

mas atenção, renovava já hoje por esses 5 anos que referes. já e sem hesitar. porque outro destes… ui ui…

2 Curtiram

Concordo, temos que continuar a trabalhar para melhorar o nível do plantel, com calma e sem pressas, mas temos que contratar bem e com o Amorim a maior parte das contratações têm dado certo.

2 Curtiram

Mas vão ter de resolver o problema do Vinagre. E se o Porro ficar fazia mais sentido ser o Esteves a segunda opção ali e n continuar no limbo com o Esgaio. Fora centrais a sério, etc.

Tudo bem. Mas eu acredito que se tivéssemos a mesma capacidade da época passada não tínhamos perdido nos Açores, com o braga nem tínhamos cedido o empate no dragão. Desde de Janeiro que se nota que a equipa está esgotada fisicamente e mentalmente, os jogadores querem mas o corpo e a cabeça não acompanha.

2 Curtiram

Mas também precisamos de mais opções noutros lugares.

1 Curtiu

Porra sim, mas n vai dar para tudo, e ainda falta saber quem será vendido, parto do principio q o Edwards foi a pensar na saída do Sarabia, etc. Mas além do Esteves concordando-se mais ou menos pelo menos o Essugo pode vir a ser integrado se alguém na posição for vendido, acho eu.

Rúben Amorim, o discípulo de Mourinho que faz golos à Pep

Estagiou em Manchester com o português, a quem foi buscar a organização. Tem, porém, o… ‘tiki-taka’

Ingleses recuperaram foto de Mourinho com Amorim

Pós-graduado pela FMH em ‘High Performance Training’, Rúben Amorim sempre teve bem presente como queria ser treinador: assumiu logo o desejo de agarrar numa equipa sénior e foi aprender junto de José Mourinho, então no Manchester United, num estágio de uma semana (2018) em Carrington, centro dos red devils. O compatriota, sabe Record, transmitiu-lhe organização, por exemplo, na formação de planteis e olhando para Portugal, tal como fez no FC Porto.

“A minha grande referência sempre foi o Mourinho. Obviamente que, para mim, neste momento, o Guardiola é o melhor treinador do Mundo, porque, volto a dizer, o City é a equipa mais evoluída técnica e taticamente, com maior variação de jogo”, assumiu ontem em conferência o treinador que também tem laivos do famoso ‘tiki-taka’, recuperado no milénio por Pep, primeiro no Barça. Veja o exemplo do Dragão: o 2-0 ao FC Porto foi uma jogada perfeita de ocupação de espaços, que demorou 40 segundos e passou pelos 11 jogadores; e o 1-0 só não tocou em Nuno Santos, durando 57’’. “É o talento deles”, atirou Rúben.

1 Curtiu

Por exemplo se o Palhinha sair vais ficar só com Ugarte e Essugo para a posição, é curto, são muito jovens, independentemente da qualidade e da margem de progressão deles.

1 Curtiu

É o q é, esse dinheiro terá então de ir para outra posição, para um titular a central de topo. N sei se é isso q vai acontecer, mas acho dificil q o Amorim n tenha de continuar aqui ou ali a tentar potenciar um ou outro jogador q apareça, n vai dar para trazer tudo do mercado. Só falei no Essugo pq parece ser a seguir ao Esteves quem está na primeira linha, ele até pode ter ideias diferentes.

«Rúben Amorim é uma pessoa sem tempo para joguinhos, é direto, não mente»

‘BBC’ ouviu testemunhos de alguns ex-companheiros do atual treinador do Sporting

Rúben Amorim continua a encantar os ingleses, e em dia de jogo dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, que irá colocar frente a frente Sporting e Manchester City, a ‘BBC’ ouviu alguns testemunhos acerca do treinador português, um “líder nato” que “transformou um clube em guerra”.

“A palavra perfeita para o descrever é genuíno. Ninguém lhe transmite o que tem de dizer. Quando se senta à frente das câmaras as pessoas sabem que é ele, não um produto dos meios de comunicação”, referiu Bruno Simão, antigo central do Casa Pia e amigo do técnico luso.

“As pessoas achavam que 10 milhões de euros - o que o Sporting pagou por ele - era um absurdo. Agora já ninguém menciona isso”, continuou.

Evandro Roncatto, antigo avançado brasileiro e que foi colega de Rúben Amorim, lembrou um episódio curioso que viveu com o treinador português. “Há um tempo, quando eu trabalhava como diretor desportivo do Pinhalnovense, fizemos um jogo amigável contra o Casa Pia e eu disse-lhe: ‘Esta vai ser a tua última época em Portugal’. Ele simplesmente sorriu. É uma pessoa sem tempo para joguinhos, é direto, não mente. É preciso admirar alguém assim. Ainda hoje se mantém leal ao staff do Casa Pia, com o qual trabalhou em 2018”.

Próximo destino

Sem surpresa, Rúben Amorim tem sido associado a vários cargos fora de Portugal, e a ‘BBC’ refere isso mesmo: Manchester United, Leeds e Leipzig já terão demonstrado interesse no treinador português que, por enquanto, garante estar feliz nos leões.

1 Curtiu

:violin:

Nestes jogos não acho que o problema esteja propriamente no sistema táctico. Está mais na maneira como se encara o jogo e como se encara o adversário. Parece-me ser essa a manifesta diferença do Sporting CP que jogou hoje e o Sporting CP que jogou na sexta-feira. O Sporting CP entrou em jogo demasiado temerário porque do outro lado estava o City. O City é melhor. Os gajos são melhores. São-no, de facto. Mas não é por causa disso que temos de baixar as calças e de lhes responder para aproveitarem o que quiserem.

Acho que nos últimos jogos temos sofrido mais golos porque a equipa, defensivamente, é inferior ao que era no ano anterior. O Nuno Mendes era um jogador que fazia a diferença e que colocava, muitas vezes, os jogadores da contraparte em sentido. O Feddal está em pior forma do que estava no ano anterior. O Porro aparece menos vezes. O Esgaio… É o Esgaio.

2 Curtiram

O Rúben Amorim é que é o treinador e percebe infinitamente mais de futebol do que eu que só tenho a minha opinião de adepto.
Acrescento que hoje também é mais fácil falar de possíveis soluções, mas ontem acho que devia ter reforçado o meio campo, tirava o Pote e colocava o Ugarte.
Outra alteração que fazia era colocar o Nuno Santos que é um jogador rápido e que estica o jogo e o Saraiva na frente, retirando obviamente o Paulinho. Resumindo jogava num 5-3-2.

1 Curtiu

Nunca compreenderei ou aceitarei o empréstimo do Quaresma para ficar com esta arvore de fruto seco que é o Escaio, especialmente a central, por muito verde que o Quaresma fosse.

Fodasse não havia meio milhão para comprar um gajo a um Farense da vida? Não havia um clubezito das 4 ligas principais que quisessem emprestar um gajo? Uma das cadeiras a cores que retiraram do estadio? Nada?

Os juniores não podem jogar porque a nossa linha defensiva requer bué treino e doutoramento em Fisica…e depois mete-se o Escaio?

Esgaio à esquerda?..Estou a tentar desvendar ainda.

Mas as rotinas pah, as rotinas!

1 Curtiu

O Esgaio só jogou e central em último recurso, o Quaresma não foi dispensado por causa do Esgaio.

Estou obviamente ao lado do treinador, nem podia ser de outra maneira, e dos jogadores, apesar de não ter gostado, uma coisa não tem a ver com a outra. Este grupo já mostrou que merece o meu apoio a 100%.

Mas continuo aziado, o City nem teve de se esforçar para dar 5 e porquê? Porque os nossos jogadores já entraram medrosos, a medo, sem estofo, completamente borrados e com as pernas a tremer. Isto não pode acontecer em profissionais. Eu vejo equipas de merda da Eslovénia, Austria ou Croácia a baterem-se sem medo e nós numa liga bem melhor trememos todos?

Quando se entra cheio de nervos e a tremer, os músculos todos reagem diferente, a cabeça reage diferente, o segundo golo é cabeceamento em que se perde a noção da bola e do espaço, o terceiro golo são 3 cortes falhados(Esgaio, Matheus e Coates) na mesma jogada, os jogadores falhavam recepções fáceis, não faziam nada. Eles são melhores e ganhariam sempre mas começaram logo a ganhar de goleada porque o nome meteu medo. Se são profissionais têm medo de quê? Porra, quero ver uma equipa diferente em Inglaterra. Quero deixar de me sentir impotente nestes jogos e isso nada tem a ver com resultados assim que acontecem.

Vamos lá, estou ao vosso lado mas quero ver até final de época e nos próximos anos menos borras e mais caracter.

1 Curtiu

Afinal o “vi bem” de há pouco foi o que eu pensava, ver coisas onde elas não existem.
O Quaresma não saiu por causa do Esgaio. Nem eu disse isso.
Mas eu trocava um pelo outro, independentemente das assistências que ele possa ter.
Esse “ultimo recurso” já foi usado um bom par de vezes e verdade é que o Esgaio enterrou em todas elas, por isso o Quaresma não fazia pior.