Ruben Amorim - Parte 2

O Amorim, na conferência antes deste jogo disse uma coisa que me dá conforto: elogiou o Ten Hag, referiu que ele já lá está há 5 anos e disse “vamos ver onde estamos daqui a 5 anos”.

Ele tem 36 anos. Daqui a 5 anos terá 41 anos e continuará a ser um treinador jovem, com mais estatuto e muito mais preparado.

Conforta-me que o possamos ter motivado para trabalhar num plano a 5 anos. E conforta-me que ele veja esse percurso como um caminho de provações com vista à evolução. Ontem, fomos campeões e devemos continuar a perseguir esse objectivo de forma consistente; devemos ver a CL como forma de embolsar uns trocados e, muito principalmente, fazer testes de stress à nossa valia. Evoluir, passo a passo, em ambientes competitivos mais exigentes, etc…

Se o Varandas for minimamente inteligente para não colocar o ego dele à frente de nada, é bem capaz de conseguir seguir as instruções do treinador e é possível que possamos atingir um nível internacional alto.

5 Curtiram

Sempre que no passado vimos treinadores a fazer este tipo de manobra nas equipas o resultado nunca foi grande coisa. Parece-me que se exagerou no volume de trocas, eram 3M em jogo.

Contudo, a minha crítica resume-se à minha opinião, nunca seria idiota ao ponto de questionar o incrível trabalho do RA. E atenção, ele pode estar 100% certo no que fez o tempo dar-lhe razão.

1 Curtiu

Ganha hoje uns quantos jogadores, os mais jovens, testa a competitividade e ritmo de outros. Foi um teste, uma oportunidade e um sentir da pressão. Nada preocupado com os miúdos, estão a evoluir e há imensa margem de progressão, há tempo. Pior é o Tabata que esteve a um baixo nível, o Bragança que teima em aparecer somente com bola, o Nuno Santos está com dificuldades em ser consistente em campo.

É preferível lançar os miúdos e testar os menos utilizados com vitórias. Falhamos pois cometemos erros individuais, em consequência de falta de dinâmica colectiva. É uma situação algo normal dadas as circunstâncias, mas é preciso também perceber que a este nível todos os jogos são finais e são para ganhar.

Venha o Boavista.

1 Curtiu

Nunca poderemos provar, mas quem me diz que o Matheus teria feito a exibição que fez na sexta, senão tivesse iniciado o jogo na estrumeira na época passada.

Podem me dizer que uma coisa nada tem que ver com a outra, ou tem?

Os resultados do onze de hoje poderá se ver no futuro.

Tenho a certeza que o G. Guedes acorda muito mais jogador amanhã do que acordou hoje.

Mas lá está , não é palpável. Não posso afirmar que isto é assim, mas também ninguém pode dizer que não é.

1 Curtiu

Já publiquei no tópico do jogo, mas vou deixar aqui também porque quero agradecer ao homem responsável :

Obrigado por retirares o nome do simulão saborosa do livro dos recordes do Sporting.

Era uma mancha.

Dário Essugo, fica bem melhor.

3 Curtiram

Fez um golo e uma assistência… em Amesterdão… contra o Ajax…

3 Curtiram

Estava tudo bem até chegar a parte do Varandas minimamente inteligente.

Pá, não sou fã, mas é inegável que vai ganhar mais umas eleições. E enquanto o Amorim por cá andar, o gajo vai ganhar as eleições. A não ser que consiga fazer tanta, mas tanta merda, que foda tudo de alto a baixo.

4 Curtiram

A minha opinião pessoal é que hipotecámos hoje 2,7 milhões para ganharmos no futuro 100 milhões. Segundo parece só o Haller tem 51 jogos na Champions, mais do que toda a equipa do Sporting que jogou de início. Talvez de aqui a 5 anos tenhamos um Essugo com 20 anos a brilhar na equipa, já com um rodagem brutal, e o mesmo se aplica ao Esteves, Nazinho e outros. O Matheus hoje se jogasse iria parecer um veterano e vejam bem onde estava o ano passado. Eu compro este projeto e apoio. É óbvio que todos queremos ganhar sempre, mas estes são momentos chave para o nosso futuro e devemos aproveitá-los. Sporting Sempre.

11 Curtiram

Tabata esteve a um baixo nível? Foi provavelmente o melhor dos nossos.

1 Curtiu

RA arriscou imenso!

Sai do jogo derrotado por 2-4, mas ainda assim “Por cima”.

Claro que 2-4 não é um 0-5 ou 1-7.

Vai ganhar vai, mas se aparecer aí manobras de clubes cheios de dinheiro para o desviar, e o q mais vou lendo e vendo por parte de pessoas ligadas ao Porto e Benfica é q o Amorim tem de sair dali o mais rápido possível.

N vai ser nada fácil ficar aqui muitos anos, mas eu já disse q se o Amorim for inteligente segue o exemplo do Gerrard q esteve no Rangers e agora está no Villa sempre a crescer, em vez de entrar aí no carrossel do Mendes e ir parar a um Wolves ou Valência desta vida.

Se ficar aqui mais 2 ou 3 anos e tiver bons resultados na Europa pode escolher as ligas e clubes sem depender de ninguém, mas metam na cabeça q Porto e Benfica n querem dividir o bolo da Champions com ninguém, ele aqui dificulta a vida deles, por isso vão fazer tudo para q saia, a n ser q ele flope completamente.

Fez 6 jogos na Champions na carreira, troca pelo Blind que tem 54.

Se o RA ficar no Sporting mais 5 anos, so posso admitir que ganhamos cenas na Europa.
E acho que ele pensara o mm.

Em relacao a hoje, ele mm disse na CI pos-jogo que a oportunidade para dar minutos e testar 2as linhas seria hoje. E fe-lo muito bem. Perdemos 4-2, mas oferecemos 3 golos de bandeja por isso so nos podemos culpar a nos mesmos.

O Ten Hag está ao comando do Ajax desde dezembro de 2017.

Até agora gastaram cerca de 190 milhões de euros em reforços!

Sim, leram bem. 190 Milhões.

Ou seja, a ideia que os holandeses não investem e apenas usam a formação é falsa.

Não estou a críticar a estratégia deles, longe disso. Até gosto. Quero muito esse modelo para o nosso clube. Apenas quero, com isto, fazer um reality check. Ver onde eles estão e onde nós estamos.

Esta equipa não saiu de geração expontânea, é sim, produto de 4 anos de trabalho e consolidação.

Uma equipa que há 2 anos chegou às meias finais da champions, onde só perderam pelos golos fora, com um golo aos 96 m. Isto, depois de ter ganho 1-0 em Londres e estar a ganhar 2-0 em casa, ao intervalo. Acabaram por perder 2-3.Crazy.

Aquele 4-2-3-1 está mais do que rotinado. Muito, mas muito afinado, e com muito investimento.

Jogamos com segundas linhas e perdemos. O Borussia, neste mesmo estádio, foi cilindrado por 4-0. Borussia, com Haaland.

Se o Ruben quisesse auto promover se, jogaria com as primeiras linhas e, não tenho dúvidas, que obteria um resultado diferente, com uma exibição diferente. Preferiu o futuro aos 2,7 milhões. Bem, em minha opinião.

Custa perder, mas estamos mais perto de ganhar amanhã.

Equipa descansada para sábado. Jogadores amarelados salvos para os oitavos , e putos a ir para as aulas na 5a feira a dizer que jogaram na Champions.

Que projeto maravilhoso estamos a construir!

18 Curtiram

190M€ desde 2017…

… isso não é muito.

1 Curtiu

O melhor elogio que posso fazer ao Amorim é que é o primeiro treinador do meu clube que me faz não só ter confiança como apreciar tacticamente cada batalha, seja com quem for, no entanto esta equipa merece até por essa capacidade tática e de entendimento do jogo um PL muito mais capaz individualmente, assim como um extremo vindo do banco mais criativo e mais um central de nivel alto não só com bola como fisicamente, Reis tem sido a surpresa aqui, podendo abrir espaço para um ala esquerdo tipo Nazinho ou Santos, com mais pendor ofensivo.

Acho mesmo que podiamos e devíamos testar o Bragança na ala ( preparando a sucessão do Sarabia) , assim como o Matheus ( apesar de ser claramente um 8 de topo, mas é tão versátil que pode jogar em qualquer lado e só temos de aproveitar) , segurando o meio campo com o Palha e Ugarte, sem nos tornarmos demasiado defensivos e especulativos.

Um PL poderoso fisicamente, rápido, forte no 1 para 1, com o Paulo como solução, ignorando o que custou, continuaria a ser um jogador util mas sem a mesma indiscutibilidade que tem hoje, não tem esse nível, apesar de muita vontade, e compreensão do jogo, seria um bom 2°PL.

Extemos puros como soluções apartir do banco ou até 1 a titular ( sem abdicar de um Pote/Bragança mais cerebral no outro lado), aqui é para mim quase obrigatório ir buscar de volta o Plata e Joelson, e antes que entrem em parafuso, ter estes 2 como soluções apartir do banco para mexer com o jogo e nos darem criatividade sem desiquilibrar a equipa é sempre necessário, ( com 5 subs, com toda a qualidade e características que temos nos quadros, com Amorim a comandar muito pode melhorar de jogo para jogo), baixando o Santos para ala esquerdo, e o Tabata a puder fazer avançado direito e 8 que ja demonstrou que sabe e pode, muita qualidade e segurança na posse.

Acho que o Reis complementa bem com o Coates e Inácio, mas 1 DC de alto nível era espetacular nesta equipa, assim como a afirmação do Esteves para eventuais lesões do Porro, continuariamos com um ala direito forte ofensivamente, apesar de ser jovem a dar os primeiros passos e ter de melhorar defensivamente, e do Esgaio estar a corresponder, os alas são importantíssimos neste sistema, têm de ser locomotivas.

Para subirmos ainda mais de nível tem de haver esta ousadia e ambição, manter a capacidade tática, mas aumentar a produção ofensiva, e seja subindo o Bragança, Matheus, complementando com Ugarte Palha no meio, ou indo buscar de volta os 2 extremos hiper talentosos que temos, assim como ir buscar um PL poderoso, acho que é obvio que esta equipa ainda pode dar mais.

Em resumo, um obrigado enorme ao Amorim e a este grupo por tudo o que tem sido feito, mega entusiasmado pelo que ai vem, hoje sou um Sportinguista orgulhoso! SL

Foi o que ouvi e comprei, não me dei ao trabalho de ir ver, mas certamente que teremos jogadores do Ajax que iniciaram o jogo com esses tais 50 jogos tal como o Blind como dizes. Mas logo assim de repente lembro-me do Neres e da campanha das meias finais deles. Dá para perceber a rotação que uns têm e os outros não.

Muito, mas muito VERDADE!!!

RA provou estar mais preocupado com o Sporting e o projecto do Sporting do que com o seu ego e futura transferência. É um facto que a prova que mais valoriza jogadores e treinadores e a Champions e 2 goleadas na Champions, mesmo passando, para os “olheiros” dos gigantes é uma nódoa.

RA terá mais do que tempo para provar ao mundo o porquê destas opções e a vantagem destas opções, mas por agora, para todos os efeitos, RA é o treinador que levou 2 goleadas. Imaginem a valorização do RA depois de ganhar por 3 ao Dortmund, na saca do slb e depois ir a Amesterdão ganhar? RA desperdiçou esse Boost de valorização porque para ele, PROVADO, primeiro está o projecto, os seus jogadores e o Sporting.

Obrigado mister.

3 Curtiram