Ruben Amorim - Parte 1

Não me esqueço de o RA ter dito, há meses atrás, que se perdessemos uma vantagem de 10 pontos, era sinal que o treinador “não percebia nada disto” (palavras dele).

E a verdade é que, quanto a mim, só a ele se podem assacar as culpas do que está a acontecer. Fez muito com pouco, mas até por isso devia ter percebido que não havia muita margem por onde mexer, no 11 e nas dinâmicas que tinha criado.

Demonstrou quanto a mim alguma inteligência na capacidade de perceber que os adversários nos estavam a conseguir anular, apesar das vitórias tangenciais, até à paragem das selecções, mas estragou tudo nesse momento, na forma como mexeu. Sim, talvez tivesse que mudar alguma coisa, mas não o fez bem, e a aposta obstinada no Paulinho é a raíz disso, até porque dá a sensação que a equipa passou a acreditar menos em si própria, e a fita-cola com que algumas peças estavam presas, se começou a soltar.

Em simultâneo, começou-se a notar nele um nervosismo que ainda não se tinha revelado, e mesmo a mexer na equipa, ora tem mexido tarde, ora tem mexido mal, o que também não era muito frequente.

Até o discurso declinou brutalmente. Percebo que para fora ele queira aliviar a pressão sobre os jogadores, mas transparece uma certa cegueira e teimosia. Espero que para dentro do balneário, a conversa não seja igual.

2 Curtiram

Acho que o porto ganha hoje por isso vamos a Braga com 4 pontos de vantagem e o porto vai a Moreira de Cónegos, estádio onde nem benfica nem Sporting ganharam por isso o porto também vai ter um jogo muito complicado. Acho que vai ser uma jornada decisiva para o que vai acontecer no campeonato

Continuo obviamente acreditar que vamos ser campeões e iremos o ser no estádio da luz

E eu percebo a questão da gestão da pressão, e são jovens, e blah blah blah, mas chegados aqui, com tantos obstáculos ultrapassados, jogos cara a cara ou até em superioridade com rivais directos, etc., acho que já tínhamos chegado ao momento de todos se questionarem se são ou não capazes de passar para o próximo nível, e como dizem os americanos “man up”. A dada altura a lógica do “só somos candidatos a vencer o próximo jogo” começou a já não ter muito crédito, e transparece um bocado a ideia de falta de crença na equipa e em si próprio.

Se perdermos este campeonato vou dedicar-me só ao Académico de Viseu.

Olha que também estamos bem tramados com o Académico.

1 Curtiu

Não havia um ponta de lança melhor que o Paulim?

Nem é o facto de o Paulinho ser bom ou mau, ele está a queimar-se a si e ao jogador com esta teimosia estúpida. Jogou 3 jogos, em que o Paulinho fez puto em 2 dele e em que nós empatamos 2 dos 3, um gajo inteligente voltava ao sistema anterior e treinava o sistema para incorporar o Paulinho durante o verão, mas não, este ■■■■■■■ vai perder um campeonato por pura teimosia.

Eu acho que vou borrifar para o futebol, sinceramente. Se calhar com os anos que levo disto, já devia ter uma carapaça mais dura, mas na mesma semana ver a fantochada da Super Liga e o Sporting a fazer isto… pá, já chega, tenho mais interesses e hobbies, que não me gastam anos de vida como isto.

2 Curtiram

Nos olhos do Amorim não.

O que mais me preocupa é um certo descontrolo emocional nesta fase decisiva do campeonato, que passa sempre para os jogadores. Não tem transmitido a calma e segurança que os jogadores precisam nesta fase.

Mas lá está, estamos a pagar o preço de ser um treinador jovem, sem grande experiencia.
E também não digo que seja fácil, até uma velha rata como jesus não aguentou a pressão deste Clube na temporada 2015/2016, quando bastava ter ganho em guimaraes e não perder com os lampiões em Alvalade.

2 Curtiram

E os pontos que andamos a perder é igualmente culpa dele, o Nuno Santos era dos melhores da equipa, a partir do momento em que aparece o lord Paulinho nunca mais calçou, Jovane farta-se de nos safar jogos, nunca joga. A defesa Neto, Seba e Feddal era uma defesa coesa, e de um momento para o outro troca aquilo tudo (sei que por uma parte foi pela lesão do Neto). A troca da táctica então é das melhores, jogar sem extremos é sempre bom… E a panca com o Paulinho, o melhor 9 do país é qualquer coisa de surreal! O Luiz Phellype dá-lhe 10-0

Porquê que o Jovane Cabral não joga nesta equipa?

Eu ponho as mãos no fogo, em como com o Jovane Cabral a titular a capacidade de finalizaçaõ aumenta 50%.

Esta equipa precisa nesta altura de trio na frente ´rapido, capaz de rematar…

E isso é com Pote, Nuno Santos e Jovane.

Que Amorim não tente salvar a imagem do investimento do Paulinho, porque isso já foi…
a primeira impressão normalmente é a que fica sempre.

Esta é a lixar a temporada toda, por culpa de um clichet, já se viu que não dá…

Não tem estofo, não tem qualidade para isto… falha, não as põem lá dentro
não se articula com uma equipa que precisa de dinamismo na frente para que este modelo de jogo tenha sucesso.

Como é que possível pensar-se que esta equipa pode atacar de forma posicional com um jgoador que é alto, aparenta ser possante, mas que é incapaz de se virar para a baliza e ter um remate forte…

Não dá, o lance que ele falha ontem na primeira parte, já a entrada da area é sintomatico…
Um pivot do futsal, tinha marcado aquele golo…

Ele não marca, de frente para a baliza, quis colocar a bola quando se pedia que desse um passo e e rematasse com força para um dos cantos, mas não, resolveu rematar em jeito sem balanço, tal a falta de estofo que esta demonstrar.

E isto tem sido os jogos todos a sofrer desde que ele entrou na equipa, TODOS.

Desde o Gil Vicente fora até agora…

FDS o Sporar falhava? Sim, falhava, mas a equipa tinha uma boa articulação, eele sabia arrastar os defesas e o Pote marcou muitos golos porque arranjava espaço…

Não se percebe como é que uma equipa tinha tantos pontes de avanço a meio da temporada decidem mudar de avançado, e ir contratar um que tinha os mesmo golos que o outro… ainda se fosse um craque comprovado, um gajo que viesse sim… sr é melhor que o outro.

mas nem numeros tinha para comprovar isso…

Estes 20 milhões do negócio do Paulinho com o Braga não é só o cheirar a esturro, é mesmo a falta de logica disto tudo.

(e nãó venho dizer que é so falar depois, porque desde que se falou neste interesse que fui altamente critico a este negócio e os moldes… está a vista de todos)

4 Curtiram

O porto vai ganhar os jogos todos até ao fim, não tenho dúvidas, inclusive na luz. Portanto se queremos ser campeões temos de ganhar em Braga e em Vila do Conde e fazer a nossa parte em casa.

Mas a jogar nesta táctica e desta maneira não vamos nem sequer chegar às penúltima jornada em primeiro.

A estupidez que este gajo tem demonstrado de há cinco jogos para cá é de levar as mãos à cabeça.

Sempre que está com o rabo apertado tem de voltar à velha fórmula - Nuno Santos, Jovane, Tabata, ou seja, EXTREMOS.

Foi assim que ganhou 90% dos jogos, foi assim que safou jogos que estavam quase empatados, foi assim que construiu 10 pontos de vantagem.

De repente teve uma epifânia, mudou tudo, e mesmo vendo que não funciona e que tem de meter a cassete velha no relvado, continua a estrebuchar e a querer ter razão com algo ridículo.

Vai limpar o rabo, que estás todo borrado, e ACORDA. Deixa de ser teimoso e de passar uma intranquilidade ridícula à equipa.

O Luiz Phellype, coitado, neste momento — na forma miserável e indigna de um jogador profissional em que está — até para o Campeonato de Portugal muitas vezes parece curto. Ou as pessoas andam desligadas da realidade ou não veem os jogos da Equipa b.

Quanto ao resto… entre os altos e baixos, entre os erros e as decisões acertadas, mantenho, se a equipa é atualmente líder é por mérito de um treinador que tem feito uma omelete melhor do que a dos rivais com ovos de pior qualidade.

Sim.

O problema é que mudou a receita da omelete.

Deixou de a temperar, começou a usar frigideiras de merda e agora sai queimada e sem sabor. E tem os temperos e as frigideiras boas nos armários de casa.

5 Curtiram

Um coisa que mudou com o aumentar da pressão é o facto da equipa estar a sofrer golos em todos os jogos, mesmo em Faro só não sofreu porque o Adan fez um par de grandes defesas. Seja por que razão for, a verdade é que já não somos aquela equipa a quem era quase impossível de marcar um golo. A nossa resposta tem que ser marcar ainda mais golos que o adversário. O marcar 1 golinho para ganhar já não chega, tem que se meter em campo gajos tipo Jovane e Nuno Santos que têm golo e assistem para golo.

2 Curtiram

Sofres golos porque a borrada que este gajo fez destabiliza completamente os alas, principalmente o Porro, que deixa de atacar bem e começa a defender ainda pior.

Os extremos ajudavam muito na consistência defensiva porque facilitavam o trabalho dos alas.

Depois o Feddal baixou de forma, o Inácio está borrado e o Palhinha joga sozinho, porque o João Mário é zero.

1 Curtiu

Não importa quem nos levou a 10 pontos de avanço se isso não significar a conquista no campeonato.
No atletismo - 1500m por exemplo - não faltam atletas cheios de tesão de mijo que correm como desalmados no inicio e depois não conseguem manter o ritmo e ficam fora das medalhas. Ora isto se acontecer connosco não mostra mais do que incompetência gritante por parte do nosso treinador.
Os erros estão à vista e nós não merecemos isto.

O trabalho do Ruben deve ser avaliado somente no final da temporada. Se em Agosto o segundo lugar e uma taça já era bom dadas as expectativas, agora simplesmente não é e ficar com um treinador que perdeu uma vantagem que chegou a ser de 11 pontos para o Braga simplesmente vai ser adiar o inevitável pois os fantasmas irão andar no ar constantemente para o ano e será uma questão de tempo até as coisas descarrilarem e o Rúben ser despedido.

O treinador teve o seu mérito, não o nego, mas se perder esta vantagem o desmérito irá sempre prevalecer sobre o record de jornadas sem perder se isto no final não nos traz melhor que o segundo lugar quando todos já nos davam como campeões.

2 Curtiram

O problema é esse, nós não temos capacidades financeiras para despachar um gajo com uma clausula de rescisão de 30 milhões.