Roteiro Turístico - Sul de Espanha, o que visitar?

Bom dia companheiros.

Existia aqui no forum um tópico deste género, mas pesquisei 45 paginas e não o encontrei… :inde: , como tal criei um novo e caso tenha aderência pode-se sempre mudar o titulo para apenas"Roteiro Turístico".
Posto isto, aqui vai:

[b]Em Junho vou fazer uma viagem de carro pelo Sul de Espanha e possivelmente alguma zona centro (se valer a pena…).

A ideia é seguir em direcão a Huelva ou Sevilha e a partir daí começar a descobrir a terra de nuestros hermanos, passar Gibraltar até Marbella ou Malaga (ou mais)…vamos 3 casais numa carrinha.
Eu pessoalmente tenho a fixação de ir a Toledo, como fica um bocado fora de rota, será que vale a pena a deslocação?!?

Aceito sugestões de sítios,lugares,restaurantes,etc. Em relação a alojamento vamos ficar sempre em parques de campismo…também estou aberto a sugestões nesse sentido
[/b]

Muito obrigado. :beer:

Uma cidade, “perto” do Sul de espanha que vale apena ir ver. É Granada! 5 estrelas.

Eu pessoalmente a experiencia que tenho do Sul de Espanha é apena de Roquetas del Mar e Almeria e foi mais noitadas e copos. Não te posso ajudar muto.

Há uns anos fiz uma roudtrip por Espanha, segui por Elvas até Badajoz, Mérida (vale tanto a pena!), Cordoba, cortei depois para Granada seguindo depois para Valência que foi, para mim, a parte que me surpreendeu mais. Cortei depois para Madrid, passando por Toledo e depois Trujillo antes de entrar novamente em Portugal.

Se quiseres ir mais junto à costa, Cadiz, Gibaltrar, Málaga, Marbella, Cartagena, Alicante e Valência. Aquela zona inicial mais a sul deve ser a que vale mais a pena.

Na minha road trip fui sempre ficando em pensões/hostels que ia encontrando. Algumas cidades parei mesmo só de noite, e só eu é que conduzia, pelo que ficávamos mesmo na estrada. Entre Granada e Valência é que foi mais chato para fazer desvios da estrada, fiquei num parque de campismo. Madrid, aluguei um quarto de hotel de 4 estrelas por 2 noites a 60€ no dia anterior em Valência. Foi fixe, porque já não era muito no centro, mas estava pertíssimo do metro e em 3/4 estações estava nos pontos principais da cidade. E aquela banheira valeu todo o dinheiro do mundo LOL

Percebo porque é uma cidade com história e muito bonita, mas mais vale guardá-la para uma próxima vez que te desloques a Madrid por exemplo (de Madrid a Toledo de comboio é rapidíssimo).

Foca-te nos sítios que disseste. Pessoalmente adorei Valência, uma boa surpresa! Também se passou umas boas horas em Alicante.

Para esses lados só conheço Huelva, Algeciras, Marbella e Málaga e nenhuma destas cidades é particularmente interessante.

Em Sevilla só estive de passagem, há muitos, muitos anos, mas lembro-me que comi num asador com muito boa fama, o Ventorrillo Canario em Santiponce à entrada da cidade.

Eu vivo em Málaga e aconselho-te a vir até cá! O centro é engraçado e pequeno, tens imensos sítios onde tapear e beber umas cervejas, além que já estamos no Verão.

Granada como alguém já disse vale muito a pena, assim como Sevilha (tirando os otários dos sevilhanos) e mesmo Cádiz.

Menos conhecido mas que vale mesmo a pena é Tarifa (parte de Cádiz, aldeia conhecida pelo kite surf e com a praia de Bolónia :boohoo:), Ronda (património da Unesco, do mais bonito que podes ver) e porque não aventurares-te no Camino del Rey :slight_smile:

Obrigado pelas sugestões companheiros, keep it coming. :mrgreen: :mrgreen: :mais: :mais:

A norte de Granada ficam Úbeda e Baeza que visitei por altura da Páscoa e aconselho - sobretudo Úbeda (pelo menos nesse período festivo).

Perto, fica a Serra de Cazorla (onde nasce o Guadalquivir) onde podem fazer umas caminhadas e depois, para recuperar, almoçar numa das localidades que fica antes de se chegar ao topo (não me lembro do nome da localidade… é na estrada que vem de Cazorla… fui ver ao mapa e deve ser Burunchel, mas pode ser depois) e encher o bandulho. Não é propriamente barato… Ainda para mais o “restaurante” é uma tasca de beira de estrada, mas se fosse lá voltava a repetir. As especialidades são carnes de caça que o proprietário e a vizinhança caçam na serra (javali e veado, sobretudo).

Mais uma vez obrigado pelas sugestões.

Alguém sabe se a estrada de Málaga a Toledo se faz bem? Tempo? Boas estradas? Etc… :think: :think:

Very long time ago (tipo 12 anos) eu e a minha “maria” entrámos em Espanha em Vila Real de Santo António e tendo como destino Benidorm, fomos sempre, mas sempre, o mais junto possível junto à costa.

Salvo erro, pernoitámos 3 noites na viagem de ida, sendo a 1ª, em Sevilha.

Já não consigo precisar os vários sítios em que passámos, mas como fomos mesmo junto à linha de costa, a viagem teve momentos muitos bonitos, como antes de chegarmos a Gilbraltar (vendo no maps, recordo o percurso entre Tarifa e Gibraltar).

Na 2ª noite ficámos em Mijas :lol: :lol: :lol:, porque foi onde chegámos ao cair da noite…

E no dia seguinte parámos numa localidade com um restaurante a “cair” literalmente de uma falésia (acho que era Nerja) muito porreiro!

Também me recordo que uma parte do percurso era totalmente dominada pela visão de estufas para agricultura (salvo erro na zona de Almeria).

No regresso, fizémos a viagem mais pelo interior. Recordo-me que passámos numa localidade em que as pessoas vivem em grutas no chão :xock: :xock: :xock:.

Depois de uma passagem na Sierra Nevada, passámos mais uma noite em Granada (que vale mesmo a pena visitar).

E pronto, há distância dos 12 anos passados, sem consultar o arquivo fotográfico, acho que não se vão arrepender!

Boas, faltam menos de 30 dias para arrancar. :mrgreen:
O percurso já esta traçado:
Granada-Malaga-Marbella-Gibraltar-Tarifa-Cadiz.
Ha de ser por aqui… :smiley:
O que se faz nestas cidades? Alem de comer tapas e beber jolas. :mrgreen:

Em Granada não podes deixar de visitar o Palácio de Alhambra. Também podes subir a Sierra Nevada e desfrutar de uma montanha com mais de 3000m de altitude no seu ponto mais alto. Mesmo nesta altura há neve e é sempre interessante ver uma estância no “defeso”.

Caro [member=7399]Laszlo muito obrigado pela informação. :great:
Já és a segunda pessoa a recomendar a visita ao Palácio de Alhambra. :mrgreen:

[member=14148]RioTintoCityRebel a nível de tascas para Tapear sugeres algum nome? Que não seja muito caro…bom e barato. :mrgreen:
Tarifa vou passar por lá de certeza, a minha costela de surfista assim o obriga. 8) Apesar de aquilo ser local para wind e kite surf…tenho curiosidade em ver, mas não pernoito lá.
Ronda fica perto de Tarifa? É que também já me sugeriram esse nome… :think:

Gibraltar não é por onde se passa pelos aeroportos para entrar e sair?? :think:
É que já li na net que por vezes se perde ali horas só para entrar (mais rápido) e para sair (mais lento)… :think:

O que não faltam é tascas para te recomendar :slight_smile:

1 - Tapeo Cervantes, Centro Histórico: melhor restaurante da cidade (podes confirmar no Trip Advisor). Convém marcares com antecedência mas vale a pena provares, pelo menos, o atum, arroz negro de chipirrones e o secreto. Diz ao Gabriel, dono, ou ao Rafael, empregado com barriga, que foste lá recomendado pelo casal português que lá costuma ir e ele com certeza vai saber quem te enviou.

2 - El Caleño, Pedregalejo: tens uma paella que é incrível (começar por um espeto de sardinhas nunca foi má ideia) e além do mais fica numa zona perto do centro, mas com pouco ou nenhum turismo

3 - Campaña, Centro Histórico: vai pelo peixe e marisco (“rape”, gambas, lingueirão etc etc). É bom, barato, e mesmo no centro. Não falha.

4 - Matahambre, Centro Histórico: muita (mesmo muita…) variedade de tapas com bastante qualidade. A cerveja também é melhor que nos sítios normais e tem muita variedade de vinho.

5 - Las Mechanas, Centro Histórico: muito barato, o sítio mais típico de todos. A comida é “honesta”, bastantes fritos como é normal, mas vale a pena ir lá numa sexta ou sábado petiscar algo rápido.

Como podes ver conheço mais sobre o centro histórico até porque vivo literalmente no meio dele. Há muito sítio para enganar turista, mas nesses sítios estarás a safo.

Quanto a Ronda fica um bocado longe de Tarifa. Ainda não fui lá mas toda a gente me diz que é espectacular. Ainda assim não aconselho muito a ir nesta altura (pelo menos não no fim de semana) porque parece que está sempre a abarrotar de gente.

Já que vais passar em Tarifa, perde umas horas e vai até Barbate comer atum no Campero. Faz parte de toda a história local e da influência do atum em toda a zona (para teres umas ideias os japoneses vinham cá buscar-lo todo de tão bom que era.

Tens também a seguir a Barbate Zahara de los Atunes (a melhor e mais selvagem praia da zona), vem como Caños de Meca, zona impecável porque não há turismo maciço.

Alguma dica mais apita!!

Muito obrigado [member=14148]RioTintoCityRebel , grande ajuda. :great: ;D

A nivel de praias , recomendas alguma em Malaga? Nós devemos ficar cerca de 3/4 dias em Marbella… :think: :think:

As praias em Málaga não são grande coisa mas tens sempre a de Los Alamos!! Tens lá uns chiringuitos bacanos e há zonas mais reservadas - a zona em frente ao parador de Golf é impecável, tem pouca gente e se tiveres lata, como eu, podes usar as cadeiras dos gajos.

Marbella conheço mal mas já me disseram que em Estepona não se está mal na praia.

Ainda assim nesta zona a melhor praia para onde podes ir é Nerja - 5*!!

Mais uma vez, thanks ma friend. :great: :beer:

É já amanhã que arranco!!! :dance: :dance: :dance:

[member=6334]joaommx era carote o restaurante? Ou tem preços acessíveis? :think:
Estou a pensar parar em Sevilha para almoçar…