Rotatividade dá volta de 360º...

Sobre este tema, teria muito para referir, mas de facto, não há muito para referir. A conclusão a que se chega, Paulo Bento também a conseguiu meter na cabeça, em moldes se calhar tardios, mas não condenei Paulo Bento na altura em que o fez, nem o condenarei agora, quando o balanço final já está programado.

A verdade é simples: Paulo Bento sempre colocou em campo, aquelas que eram as suas ideias, que numa equipa com outra qualidade e experiência, certamente dariam resultado. Logicamente que se o próprio treinador, soubesse que a tão aclamada rotatividade, não daria resultados lógicos, provavelmente também ele estaria a ter a dedução que se aqui reclama no fórum.

Todos os que me conhecem e em opiniões sobre Paulo Bento, sabem que sou um daqueles que o defende e tenta compreender as suas ideias, não deixando ao acaso, possíveis erros que teve, possa ter tido, tem ou ainda terá. Isso nunca.

Paulo Bento tentou implementar esta ideia da rotatividade, não deu certo, paciência. Não me parece muito correcto estar-se agora numa atitude vanglorativa (isto existe? :lol: ) a dizer-se que se fosse da maneira que eu defendi, é que tinha dado certo. Para isso, não seríamos adeptos, seríamos excelentes treinadores.

Paulo Bento cometeu os seus erros, fez as suas experiências e parece agora, provavelmente muito tarde, percebeu quais são aqueles com que pode contar e aqueles que estão em melhor forma para dar o contributo à equipa.

Aceito e compreendo que o nível de exigência seja o máximo, sobretudo porque assim o deve ser num clube como este, mas convém por vezes colocarem-se na pele do treinador, olhar o outro lado e quiçá perceber alguma opções.

A equipa está agora no caminho certo, pode ser já tarde para conquistar aquilo que todos pretendemos, mas tenho ideia de que, se a próxima época for bem planeada e trabalhada a nível de contratações (não me acredito), podemos ter uma próxima época mais estável.

Faço esta pergunta,se não houvesse rotatividade,será que a equipa estaria agora tão bem fisicamente como aparenta?

Faço agora outra pergunta, se não houvesse rotatitividade excessiva ( é melhor mesmo, Mauras), não estaria agora a equipa uns lugares mais a cima?

Essa dos “ses” é conversa para a Maya, não para nós.

Exactamente,o “se” não joga.Nunca saberemos se não houvesse rotatividade,estaríamos melhor ou se houvesse rotatividade estaríamos tão bem fisicamente.
Eu fiz a pergunta para ser discutida,eu próprio não sei responder à pergunta,apenas quis pôr os dois lados da questão.

Por acaso parece-me que acertaste numa coisa.

É sem duvida o ponto chave, desde que a defesa está assim que não sofrem nenhum golo e com deslocações bem complicadas.

Mas deve ser sorte!

Leitura errada barbosa, o Abel já está no onze à sete jogos nos quais o Sporting até sofreu dois golos.

Mas o que está em causa é a insegurança que ele tem revelado. Penso que o Caneira dará outra estabilidade ao lado direito e apesar de se estar a safar bem no meio, o Tonel é melhor no jogo aéreo factor importante até porque esse é o ponto menos forte do Polga e o Ricardo é aquilo que se sabe.

Uma coisa é certa, faça o que fizer o treinador será sempre criticado se a equipa perder e a verdade é que esta não será uma decisão fácil de tomar

Este aspecto deveria ser discutido no outro tópico mas não me parece que seja uma leitura errada, da mesma maneira que a tua não a é.

Dois golos em 7 jogos, é bastante positivo e certamente não foi por culpa do Abel que esses golos surgiram.

Para mim a dupla de centrais é Polga-Tonel. Estes jogadores foram os unicos que se manteram intactos desde o ano passado e face aos bons resultados merecem sem duvida a continuidade. Como pessoalmente não sou de todo fã de Caneira na direita, aliás parece-me que não se utiliza todo o seu potencial e inclusive saimos nitidamente a perder com esta troca posicional não concordo com aquilo que dizes. Embora tambem não encontre motivos para retirar o Tello nesta altura do Campeonato.

Enfim, é sem duvida uma decisão bastante complicada e face aos resultados produzidos talvez mantivesse esta defesa mas não posso afirmar qual delas seja capaz de garantir mais isto ou aquilo que a outra.

Ps - Neste momento, a minha politica é mais a do “Está tudo bem, para quê mexer?” :wink:

Ps2 - Rebentador, quando deixares de entrar na moda de certos “papagaios” que afirmam isso que dizeste, talvez te dê algum tipo de crédito. Se existe um tema que para mim, não tem e muito dificilmente irá ter unanimidade é a defesa. Já o deixei bem expresso mas se preferes dizer que eu quero é ditar mandamentos, é contigo.

[Dois golos em 7 jogos, é bastante positivo e certamente não foi por culpa do Abel que esses golos surgiram.

.

Claro que é positivo mas o Sporting é uma equipa que sofreu poucos golos independentemente das combinações feitas por Paulo Bento que foram muitas.
A excepção foi o jogo de Aveiro onde levaram três golos curiosamente na primeira vez com Abel e Tello como laterais. Mas esse foi um dia atipico que não serve como exemplo.
Já agora que conclusões tirarás se eu te disser que com a dupla de laterais Caneira/Ronny o Sporting sofreu apenas um golo em seis jogos e que com o lateral brasileiro em campo o Sporting sofreu menos golos do que com qualquer outro quer em numeros absolutos quer em média

[Dois golos em 7 jogos, é bastante positivo e certamente não foi por culpa do Abel que esses golos surgiram.

.

Já agora que conclusões tirarás se eu te disser que com a dupla de laterais Caneira/Ronny o Sporting sofreu apenas um golo em seis jogos e que com o lateral brasileiro em campo o Sporting sofreu menos golos do que com qualquer outro quer em numeros absolutos quer em média

Não deixa de ser curioso.

Não consigo tirar conclusões elucidativas mas em nenhum lado afirmei que a dupla de laterias influenciava o nosso desempenho defensivo, aliás foi já dito por mim várias vezes que felizmente todas as opcções de Paulo Bento em termos defensivas garantiram o mesmo, ou seja o mais importante, a tal consistência.

Fazo-te uma pergunta semelhante, com essa estactistica trocavas um dos nossos laterais só para colocar o Ronny? Eu tambem não. :wink:

.

Não consigo tirar conclusões elucidativas mas em nenhum lado afirmei que a dupla de laterias influenciava o nosso desempenho defensivo, aliás foi já dito por mim várias vezes que felizmente todas as opcções de Paulo Bento em termos defensivas garantiram o mesmo, ou seja o mais importante, a tal consistência.

Fazo-te uma pergunta semelhante, com essa estactistica trocavas um dos nossos laterais só para colocar o Ronny? Eu tambem não. :wink:

Eu só te apresentei estes números porque tu relacionaste o facto do Sporting estar à quatro jogos sem sofrer golos com a entrada do Abel para o onze.

A questão que se põe agora com o regresso do Tonel é manter a equipa ou mexer. Eu aceito qualquer uma das decisões embora esteja convencido de que o Paulo vai mexer. Uma coisa é certa se ele não mexer e levar um golo de cabeça vão dizer que devia ter metido o Tonel, se mexer e sofrer um golo vão dizer que em defesa que não sofre golos não se mexe.

Outra questão é quem sai. Na minha opinião deve ser o Abel por ser o mais fraco de todos, mas duma coisa eu tenho a certeza, quem não sai é o Tello pois não faz sentido tirar um jogador que está em grande forma.

É por isso que eu estranho quando leio aqui que a nossa melhor defesa é a do ano passado e ponto final. São esse tipo de leituras que eu digo serem resultantes de juízos definitivos na avaliação de certos jogadores, ou seja fulano é mau independentemente do que passa fazer e isso não é de agora, o Pedro Barbosa por exemplo nunca foi totalmente aceite por alguns adeptos apesar de muitas vezes ser quase o único jogador com talento na equipa

nao vás por aí. Vão-te chamar treinador de bancada. Vão-te dizer que não, que a rotatividade exacerbada é que estava certa. Vão-te fazer paralelismos do tipo "8 ou 80", como se só existissem dois cenários possíveis, o excesso de rotatividade parva de bento ou a táctica de usar sempre os 11 menires imóveis de santos, sem meio termo razoável. Vão-te dizer que foi normal reentregar o lugar de trinco a custódio depois da exibição de veloso com o inter. Vão-te dizer que foi acertado andar a meter o yannick no apoio aos avançados onde não jogava um boi, dando o lugar de PL a nulidades trazidas pelo guru.

És um treinador de bancada. O mister é que sabe, e vê-se na posição classificativa que fomos tendo, até a coisa agora mudar.

:lol:

.

É por isso que eu estranho quando leio aqui que a nossa melhor defesa é a do ano passado e ponto final. São esse tipo de leituras que eu digo serem resultantes de juízos definitivos na avaliação de certos jogadores, ou seja fulano é mau independentemente do que passa fazer e isso não é de agora, o Pedro Barbosa por exemplo nunca foi totalmente aceite por alguns adeptos apesar de muitas vezes ser quase o único jogador com talento na equipa

Quando generalizas as opiniões, é normal que não sejam bem interpretadas. A maneira como acabas de afirmar a tua ideia e a maneira como afirmas-te a mesma no tópico do Tello, é completamente distinta. Pessoalmente prefiro esta mas compreendo que tambem (eu) não tenha sido demasiado correcto.

Se repares há e sempre houve uma contradição naquilo que dizia, muito por culpa do bom rendimento do Tello. Para mim a melhor defesa continua a ser a do ano passado, e nunca deveria ter sido remodelada até porque não estava a dar maus resultados ou tão maus como querem pintar. O Abel estava no principio da época, logo exigia-se que houvesse mais calma e apoio por parte dos Sportinguistas que já o mandavam embora pelo simples facto de ter estado menos bem em apenas dois jogos.

Neste momento e face ao tal rendimento de Tello, não consigo alterar a defesa. Contradição? Provavelmente mas o essencial é isto:

O Caneira tinha começado muito bem o ano na esquerda
O Tello está a fazer um bom Campeonato

O Abel não estava a render o esperado, talvez por culpa do momento que atravessava (Principio do Campeonato)
O Caneira anda perdido na esquerda

No primeiro alterámos a defesa toda sem justificação.
Na segunda iremos manter porque o Caneira apesar de não ser nada de especial na esquerda, é capaz de se safar.

Falta de dualidade de critérios? Provavelmente

Em relação a estes assunto concordo com o To-mane e com o Toca. Também acho que não valerá muito a pena discutir este assunto, já que se discute baseado em conjecturas que ninguém pode comprovar.

Para mim o ponto chave deste problema é apenas um: A equipa do SCP é uma uma equipa em construção. A começar pelo treinador, a dar os primeiros passos no futebol profissional, continuando com uma série de jogadores a jogarem pela 1ª vez no nosso campeonato, sejam os jovens ou as recentes contratações.

Para mim, é claro que a irregularidade apresentada pelo SCP decorre em grande parte da pouca experiência da equipa no seu todo, que se reflecte em períodos de menor rendimento de alguns jogadores, nos mais jovens principalmente, e também na falta de adaptação de outros, onde Romagnoli é o melhor exemplo. O próprio PB terá cometido alguns erros, naturais numa pessoa que pela 1ª vez ocupa um cargo tão importante.

Posto isto, acho que o mais importante, independentemente da posição em que vamos terminar o campeonato, é garantir as condições de continuidade do trabalho que se está a realizar, mantendo não só o treinador, como também a grande maioria dos jogadores, contratando cirurgicamente jogadores para posições necessitadas.

Face à qualidade já demonstrada por esta equipa, acredito que essa continuidade no dará muitas alegrias num futuro próximo, haja coragem, e principalmente, hombridade, para se concretizar as promessas feitas.