Eu andei a ouvir falar da Bimby durante alguns anos. Uma amiga minha tinha uma (a mãe dela era vendedora) e todos os dias que falávamos ela me dizia que tinha feito uma receita nova na Bimby. Ele era bolos, ele era comida “normal”… tudo dava pra fazer na Bimby.
Eu pensava que aquilo era do género pegar nas batatas tal como saem da terra, com casca e tudo, atirá-las para a Bimby e saía de lá batatas fritas, o que me deixava deveras fascinado.
Entretanto a minha irmã comprou uma… e a decepção não podia ser maior, afinal é basicamente um utensílio (bem pequeno por sinal) que serve como trituradora/liquidificadora, balança, e panela.
A grande vantagem é que com o robot bem um livro de receitas em que eles dão os passinhos todos que deves seguir para fazer os cozinhados.
Um exemplo simples:
Sumo de laranja:
Descasque x gramas de laranjas e ligue a trituradora no modo xpto durante y segundos.
Basicamente é assim, no caso de cozinhados como bacalhau à brás não dispensa a utilização do forno normal. A máquina so serve para fazer o molho e esmigalhar o bacalhau. Tens que juntar os ingredientes à mão, metê-los na travessa, levar ao forno, etc etc.
Não, as máquinas existem é para substituir a Mulher porque muitos homens são solteiros sem precisar duma Mulher.
Para lavar a louça, temos a máquina tb, isso de lavar à mão já é do século passado.
Quanto ao Bacalhau á Brás, procurem a receita na net, pra isso serve o computador, porque um homem é tão capaz de seguir uma receita como uma mulher.
Tenho uma, já há uns anos e gosto muito (sim eu também cozinho, com Bimby ou sem ela).
Tem é que ser entendida como um auxiliar e não como uma varinha mágica que torna um bocado de Bacon num Cozido à Portuguesa. É mais uma ferramenta
Tem a vantagem juntar num só equipamento um sistema completo de cozinha que ainda por cima é temporizável e programável. Isto é, é possível marcar um tempo e uma temperatura, deixar-la a funcionar e ir fazer outra coisa qualquer que ela no final da etapa chama-nos.
Por outro lado para quem não percebe nada de cozinha, as receitas e os seu procedimentos são simplificados e pouco dados a enganos ou más interpretações. Já agora, quem quiser ver receitas pode pesquisar no forum dos bimbólicos que é um site não oficial com um vasto repositório de receitas, se bem que nem todas estejam correctas (A bimby só se responsabiliza pelas receitas que publica depois de as testar).
Pegando no exemplo do bacalhau à braz (que a propósito não vai ao forno, o que vai é o à Gomes de Sá, o com natas…), é possível faze-lo totalmente na máquina e no fim só ter a maquina para lavar. Que já agora, é possivel faze-lo semi-automáticamente: Agua e detergente lá dentro, velocidade 4, temperatura 100 ou Varoma, 4/5 min e depois é só enxaguar.
Por outro lado, numa lasagna, ela faz a produção das partes da coisa (a mistura de carne, o molho branco, rala o queijo) mas não pode dispensar o forno. O mesmo para o pão!
Para os gulosos, é bom conseguir fazer um leite creme ou uma mousse e 10/12 min., sem grandes trabalhos. Aliás, uma das grandes vantagens é a eficiência de funcionamento que permite fazer uma refeição completa, com algum requinte em 30/40 min.
Como desvantagem, o facto de ser cara (a nova custa entre 800 e 900€) e a capacidade (boa para uma familia de 4/6 pessoas, mas se se esticarem um bocado o mais provável é não ficarem satisfeitos).
De referir que foram editados pela marca uma série de livros e um revista com receitas de cozinheiros portugueses como o (lampião) Sá Pessoa muito bons!
Não entendam isto como evangelização, porque não sou fundamentalista, não acho que a máquina faça tudo , nem que faça tudo o que consegue fazer melhor que pelos processos tradicionais, mas a minha experiência com ela é francamente positiva!
A minha opinião sobre a bimby é que ela é útil para pessoas que não sabem cozinhar ou para casais recém casados que não tem muitos electrodoméstiscos. Para quem tem e sabe cozinhar, acho que é um gasto desnecessário.
Vivo sozinho há 2 meses e se tivesse dinheiro acreditem que comprava uma…máquina de lavar dispenso porque sou só eu, agora esta maravilha…
uma vez numa casa de uma amiga minha, resolvi fazer leite creme para uma jantarada e a verdade é que aquilo saiu muito bem… é fácil, rápido e mecanico, só precisamos de ter os ingredientes e saber conjugar as letras que estão no livro de receitas.
até pão, tranças,etc… se faz naquilo…
nos ultimos anos sempre ouvi as mulheres dizerem que cada vez menos os homens são necessários…pois bem, o oposto também se aplica… :mrgreen:
Hehe, tambem pensava que era assim, até ir jantar a casa de uma amiga, e ver que afinal, milagres ainda não existem.
De qualquer forma, nunca pensei em comprar uma, visto que não cozinho (que palavra mais parva), embora viva sózinho. Compro a comida toda feita.
Máquina de lavar loiça tambem não tenho. Aliás, máquinas na cozinha é o micro-ondas pra aquecer os congelados, e o frigo pra guardar o par rum/cola, e as cervejas. :lol:
engraçado este tópico surgiu depois de eu ter comido pela primeira vez algo feito na bimby.
na minha família chamam-na de ‘Bimba’. isto porque toda a gente tem granes dotes culinários e nunca ninguém precisou da Bimby para nada.
pelo que percebi a máquina faz quase tudo, e até manda livro de receitas.
as coisas que me disseram que não são boas: sopas (mais vale sermos nós a fazer) e doce de ovos, nomeadamente para bolos.
recomendo experimentarem a limonada. fica excelente. para batatas também dá muito jeito e para a base areada das tartes também é muito boa.
um dos senãos da Bimby, é que é uma chatice de lavar. ah, e o preço!
Lá em casa também é a Bimba e geralmente dis-se que está a bimbar ;D
As sopas são boas se se tiver cuidado com a quantidade e forma com que são introduzidos os ingredientes (por ser cozinhada num ambiente fechado, intensifica demais os sabores das sopas).
Em relação ao doce de ovos (mais uma vez seguindo as receitas, o que na doçaria é ainda mais importante, não só na Bimby) não tenho razões de queixa! :drool:
Sobre o lavar, na maior parte dos casos, seguindo a “receita” que referi acima basta enxaguar. No entanto nos casos mais complicados é efectivamente chata de lavar (e não é aconselhada a lavagem na máquina de loiça).
O preço, sim é o grande problema! As peças de substituição nem tanto à excepção das laminas que são caríssimas e após 5/6 anos de uso intensivo já vão dando sinais de desgaste e já não ficam bem com o método do gelo!
Outra coisa que tem boa são os acessórios para cozinhar ao vapor!
Se por essa boca sexista te referes à Bimby, creio que está entre 800 e 900€!
EDIT: parece que actualmente custa 905€
Já agora, para quem a utilizar a sério acaba por se pagar
P. Ex. (tirados do forum da bimby)
9 iogurtes bifidus com sabor a pêra»No supermercado: 4,50€»Com a Bimby. 1,32€
9 bolinhas pão saloio»Na padaria: 1,35€»Com a Bimby: 0,24€
1.5L Limonada»No supermercado. 1,20€»Com a Bimby: 0,33€
Doce de Abóbora com Nozes»No supermercado: 4,20€»Com a Bimby: 1,80€
A minha mãe como ja nao gosta muito de cozinhar, comprou a Bimby, e devo-vos dizer que faz tudo! é um espectaculo, desde caipirinhas a bacalhau com natas!..
Tirar o factor humano de uma das coisas mais nobres e aprazíveis da vida terrestre… Eu era incapaz disso. Claro que para quem tira significado ao acto de comer e enfarda hamburgers, sandes e pizzas encomendadas, passar para uma coisa dessas até acaba por ser uma melhoria.
Quem quiser pode contar comigo para o planeamento de actos terroristas contra essas maquinetas. :twisted:
Devias comprar uma
Ja imaginaram, chegarem do trabalho, cansados, chatiados e cheios de fome, e a comidinha ja feita na Bimby? :lol:
Ah pois é… :rotfl:
Claro para quem tem uma brasileira daquelas com uma bundinha de encher o olho, nao deve trocar por nenhuma maquineta. :drool: :whistle: