Ricky van Wolfswinkel [2011-2013]

Sim, tudo bem, se calhar o Cardozo falha mais do que Wolfswinkel. Não sei se falhará ou não, porque não acompanho os jogos do Benfica. Preocupa-me o Sporting e preocupa-me o endeusamento de jogadores que ainda não terão fibra para tal. Só isso. A quantidade de golos falhados em lances tão flagrantes (isolado e em penalties) parece-me que indicará já um caso crónico de falta de frieza, killer instinct, qualidade, o que for, e não apenas azar ou má forma passageira.

Então estamos a tirar mérito ao Patrício por todas as defesas que faz. Eu quando vejo uma defesa do Patrício, no tópico de jogo, vejo mais que uma vez “valha-nos São Patrício!”, mas quando é uma defesa igualmente boa, ou melhor, do guarda-redes avançado “eisshhh que falhanço!”. Não acho nada coerente. Acho que, na nossa equipa, estamos a pedir mundos e fundos aos jogadores errados, enquanto outros andam a passear-se em campo e está tudo bem. Em vez de criticar quem leva mais golos na equipa, porque não criticar quem nada faz? Carrillo é quando se lembra, Capel (por mais que goste dele) quando se lembra é. Jeffrén quase que nem conta, Viola nem conta quase. Labyad anda sozinho no meio campo ofensivo, André Martins quando entra já está tudo a dormir. E depois a culpa é de quem ainda vai marcando. Repito, para este sporting, ele chega. Tem falhas, imensas, mas também tem imensas virtudes.

Quando dizes que devemos analisar pelo lado que nos interessa, acho que estás completamente errado. Devemos analisar sem sermos tendenciosos, temos que analisar de forma neutra.

No lance que apresentas, sim podia ter feito melhor, mas também há mérito da saída do guarda-redes. Ele podia e devia ter feito melhor no 1 para 1, mas tanto os que o defendem como os que o atacam já concluíram que é uma das fraquezas dele.

Não é, claro que não. O mau é termos apenas esse rapaz para aquele lugar e, pelos vistos, não se verificarem melhorias nos lances em que o vejo falhar com demasiada frequência: lances isolado, penalties e fraco poder de antecipação (raramente procurar antecipar-se aos defesas, quando há cruzamentos).

E isto são problemas que já vêm da época passada. Tem potencial, claro que tem, mas só o vejo estagnar. Nada de pessoal contra o homem, longe de mim.

Eu hei-de continuar sempre a a ter problemas com frases como esta, porque não vejo aqui esse exagero nem o tal “endeusamento”. Vejo quem aprecia as qualidades do jogador, e lhe reconheça no geral um bom trabalho, embora esta época esteja abaixo do esperado (toda a equipa está…), e criticando-o sempre que necessário. Eu próprio faço isso.

Já do “outro lado”, vejo coisas como “pino”, “cepo” ou a famosa frase do outro forista “não sabe jogar à bola”. Esses é que são os extremos, já o “endeusamento”, sinceramente não o vejo. Não vejo aqui ninguém a dizer que o Wolfs é um matador-nato, ou que é um jogador de top.

Os penalties não são problema da época passada, muito pelo contrário. Os lances isolado, ele na época passada até marcou alguns golos assim, mas o rácio de aproveitamento é claramente baixo. É algo a melhorar, mas quando se é o único avançado da equipa, sem ninguém mais experiente a jogar ao nosso lado, torna-se difícil de evoluir. Mais, nós não sabemos o que os jogadores andam a fazer nos treinos, não sabemos se o Jesualdo o põe efectivamente a trabalhar nesse aspecto, ou deixa andar a situação.

Eu acho que muito pouca gente o anda a endeusar por aqui, acho que é mais o oposto que acontece. Muita gente cai em cima dele por tudo e por nada, quando ele é um jogador novo, em desenvolvimento, com bastante onde trabalhar para evoluir. Mas por outro lado, com todas as suas falhas, já leva 40 golos quase em quase 80 jogos. Não é um valor assim tão baixo para se deitar fora.

Sim, ele não devia ser o único avançado da equipa, mas isso não é culpa dele.

O Patrício serão outros 500, desculpa lá. São sempre os mesmos avançados a falhar diante do Patrício? É que, se forem, sim, há espaço para achar que o problema estará na finalização do avançado - e não tanto, ou apenas, na qualidade da intervenção do Patrício. Já agora, em relação ao Patrício, o que me parece ter mudado (e embora, pessoalmente, ache que houve evolução na sua qualidade) é o volume de oportunidades criadas pelos adversários. O Jorge Silva, do Salgueiros, também era um milgrareiro - pudera, com tanto remate à baliza.

Em suma, se um avançado falha frequemente lances isolado, e sempre da mesma forma, e diante de guarda-redes diferentes (uns bons, outros maus, outros assim-assim), eu reservo-me o direito de achar que o problema está no avançado. E até te digo mais: não incluí, naquela lista, a cabeçada do Ricky contra o Marítimo. Aí, parece-me que fez o que teria de ser feito. Agora, em lances em que demora uma eternidade a chutar (deixando o guarda-redes reduzir o ângulo) ou decide nunca picar a bola, mas antes chutar em força, praticamente sempre em frente? Desculpa, mas são más finalizações, antes de mais.

[b]O mau é termos apenas esse rapaz para aquele luga[/b]r e, pelos vistos, não se verificarem melhorias nos lances em que o vejo falhar com demasiada frequência: lances isolado, penalties e fraco poder de antecipação (raramente procurar antecipar-se aos defesas, quando há cruzamentos).

Mas sobre este ponto, ponho as mãos no fogo em como TODOS, os que aqui têm defendido o Ricky, estão de acordo contigo.

Quanto aos defeitos técnicos que lhe apontas, concordo com o primeiro, vejo solução para o segundo (deixa de os marcar e ponto) e discordo do fraco poder antecipação (se tivesses dito, fraco jogo de cabeça, eu estaria de acordo).

Mas o problema é que não vem só do Patrício ou do Marcelo, vem também do lado oposto. Quando acontece haver uma falha que deriva de uma boa reacção da equipa oposta, a culpa é sempre de quem falha do nosso lado. Não acho isso coerência. Ainda no outro dia o Rubio falhou em cima da linha e vem tudo dizer que foi grande falhanço e por aí fora. Eu, por outro lado, vi um enorme voo do guarda redes a cobrir a linha.

Eu referi já que toda a gente já disse, e confirmo que eu incluído, que ele tem graves falhas na finalização 1 para 1. Mas nem sempre a culpa é só dele, há muitas vezes grande mérito nos jogadores adversários, principalmente nos guarda-redes, que quando jogam contra nós têm a exibição da sua vida (não só defesas a remates do Ricky, outros incluídos claro).

Quanto a Patrício ser “outros 500”, isso é imensamente relativo. Jogadores que falham contra o Patrício (ou que ele defende) ás vezes nem têm golos no campeonato, ou têm falhanços piores que os do 1 para 1 do Ricky. Mas não há coerência porque só olhamos ao que é nosso quando nos convém, mas depois olhamos ao que é dos outros para ir buscar argumentos. E de novo, parece que contra nós toda a gente aprende a jogar à la Manchester United assim do nada.

Esta discussão, contigo, está a ser agradável somente porque tu DÁS argumentos para o que pensas, outros não dão. É muito melhor assim, cada um tem a sua opinião, e desde que a saiba defender vai haver sempre alguém para ouvir :stuck_out_tongue:

BlasphX92,

eu não olho apenas para o lado que me convém na altura. Simplesmente, como sportinguista, quero que o Wolfswinkel marque e que o Patrício defenda. Esta questão é como aquela de um penalty defendido não ser um penalty falhado. Para mim, será sempre falhado, ou, se preferires, em 99% das vezes. Mas há quem ache que, se o guarda-redes defende, não se poder falhar em penalty falhado. São opiniões.

E, carago, sabes tão bem como eu que, se um guarda-redes defende um penalty ou um lance com um avançado isolado, é um herói, mas, se não defender, ninguém o crucificará. Não é por acaso que nem se fala em frangos nesses lances (mesmo que, por vezes, o possam ser, pelo menos em parte). São lances em que se espera golo, sempre, daí que o ónus tenha de estar em quem o falha. Para mim, claro, e não invalidando que determinados lances isolados diante do guarda-redes sejam de facto enormes defesas.

Olhas, como eu olho, e como toda a gente olha. Há uma vez, no mínimo, em que tenhamos feito isso :great: Não foi uma crítica a ti, foi uma observação geral apenas.
Eu como Sportinguista quero que ganhemos jogos. Quer seja com defesas do Patrício ou golos do Ricky, ou defesas do Marcelo ou golos do Rubio. Se eles falham, eu aponto os erros, mas também aponto as coisas boas quando acertam. É simples.
Nesse ponto, eu sou dos que acha que quando é uma defesa do guarda-redes num penalty, que tenha sido razoavelmente bem marcado, é mérito do guarda-redes. Ou sorte até. Também é um erro do avançado, por vezes, mas se for bem marcado não há muito a apontar. Este último penalty é a prova disso. Ele podia ter enganado melhor o guarda-redes, não o fez e mesmo o penalty tendo sido bem marcado, foi defendido. Não acho que tenha sido falhanço, foi má sorte e mérito do guarda-redes em ler bem a situação, ou sorte, como lhe queiramos chamar.

Aí está, quando um guarda-redes defende é o “hero”, e quando o avançado falha é o “zero”. Não acho isso justo, há 50% de ser golo e 50% de não ser, devia ser equilibrado. Eu também fico chateado e irritado quando os penalties são falhados, e se ele não está bem devia ser outro a marcar, mas não vou estar a bater no assunto quando, me parece, que o problema é psicológico e não técnico. Ele no ano passado marcava-os todos, este ano falha todos. Não me parece legítimo dizer que desaprendeu.

BlasphX92,

não concordo nada, mesmo nada, com isto:

“Aí está, quando um guarda-redes defende é o “hero”, e quando o avançado falha é o “zero”. Não acho isso justo, há 50% de ser golo e 50% de não ser, devia ser equilibrado.”

Estamos a falar dum lance parado, frontal, sem barreira, a 11 metros da baliza. São jogadores que não fazem mais nada se não chutar uma bola, todos os dias, durante várias horas. Um penalty bem marcado é indefensável. Concordo que ninguém seja de ferro e que a força psicológica desempenhe um papel importante na hora de marcar um penalty, mas, para mim, não é uma lotaria. Falhar 3 penalties de forma consecutiva, sendo que nenhum deles foi bem marcado, revela que, das duas, uma: ou não se sabe marcar ou não tem força mental suficiente para o fazer, quando as coisas não estão a correr bem e a equipa precisa do golo (seja no jogo, seja na época no seu todo).

Relê, eu não disse que era “sempre” uma “lotaria” nem nada do género, disse que pode ser visto como sorte, para um lado, ou azar, para o outro, como pode ser visto como uma falha para um lado ou um “milagre” para o outro. Não acho que seja uma coisa tão literal quanto errou - falhou, marcou - ehhh. Acho que os guarda-redes estão lá para defender, alguns especializam-se em defender penalties até. Não é só sorte, mas pode haver também um bocado ao barulho, ás vezes. Como pode haver azar ao barulho na marcação de um penalty. Se fosse assim tão simples ninguém falhava penalties, nos treinos via-se quem era o melhor e punha-se esse jogador apenas a bater penalties com 100% de eficácia.

Acho que ele saber marcá-los, sabe. Acho é que anda em baixo nos níveis anímicos e isso reflecte-se em campo. Neste último não acho que tenha estado mal, acho que o guarda-redes esteve bem até. Como disse, ele no ano passado estava bem, não acho que tenha desaprendido.

Resumindo, acho um assunto impossível de analisar da maneira que estamos aqui a falar. Não acho que marcar penalties seja uma ciência que necessite de elevados conhecimentos, mas é algo que necessita de diversos factores positivos conjugados para ou se defender, ou marcar o penalty em questão.

A alcunha de Iceman não foi dada pelos “fan boys” aqui do fórum que “endeusam” RvW ( gosto sempre destas hipérboles perante quem defende um jogador de determinadas críticas ). Veio da Holanda. Por alguma razão foi. E entretanto algo se perdeu.

Não podemos dissociar os jogadores do mau rendimento colectivo. Este existe, pelo mau rendimento dos jogadores, também por falta de qualidade. Parece-me evidente, contudo, que a capacidade competitiva da equipa de futebol do Sporting, extravasou em muito, a soma da qualidade individual dos atletas, mas de forma inversa.

Assistimos à estagnação dos atletas e mesmo à regressão. Há atletas que apresentavam determinado tipo de valências, mesmo a nível técnico, que agora dificilmente o fazem, de forma consistente. Há um mal estrutural, que tem muito que se lhe diga, mas isso fica para outros tópicos.

O que me causa comichão é a crítica que considera irrelevantes os condicionalismos que todos sabemos que o Sporting vive de há muito tempo, que se sustenta, muitas vezes não mais que no descarregar de frustrações e desconsidera aspectos que mexem com factores psicológicos e emocionais, na apreciação dos jogadores e no reconhecimento do (de)mérito. Banalizando também o próprio enquadramento colectivo. Ora isto seria indiferente, para mim, em casos de manifesta falta de profissionalismo, falta de atitude e falta de valor de um jogador.

Não consigo enquadrar Wolf num caso de falta de profissionalismo e de qualidade. Já apresentou, em vários momentos, níveis de rendimento muitíssimo interessantes ( no bom periodo de Domingos ) e no melhor período de Sá Pinto. Mesmo numa conjuntura como esta , continua , com grandes dificuldades, em claro défice de confiança e não sei se motivação, porque tudo nele me parece em esforço quando anteriormente as coisas pareciam sair-lhe de forma natural, a acrescentar valor. Tem um peso brutal nos golos totais da equipa, que apresenta uma dependência anedótica das capacidades de finalização do seu jogador mais adiantado, que não tem perfil, nem qualidade, nem versatilidade em dizer “presente”, em todas as variantes de jogo. Pede-se demais a quem não pode dar tanto.

Mais uma vez, não são as insuficiências do PL que mais me afligem. Que dá resposta para alguns problemas colectivos, embora não de forma plena. O que verdadeiramente me aflige, são aqueles que dão resposta nenhuma, nunca ou quase nunca. Isto para não falar da questão central, que é a falta de identidade deste grupo de jogadores enquanto conjunto.

Relação entre nº de golos marcados por uma equipa com % dos mesmos por parte do avançado, contando com nº de concretizações por minutos efectuados.

Helder Postiga
2008/09 - Sporting: 45 golos marcados/Postiga: 5 golos marcados (11,1% dos golos da equipa). 1270 minutos, 1 golo a cada 254
2009/10 - Sporting: 42 golos marcados/Postiga: 1 golo marcado (2,4% dos golos da equipa). 1002 minutos, 1 golo a cada 1002
2010/11 - Sporting: 41 golos marcados/Postiga: 6 golos marcados (14,6% dos golos da equipa). 2004 minutos, 1 golo a cada 334
2011/12 - Não conta, apenas efectuou 3 jogos e não marcou nenhum golo. Para dado estatistico é irrelevante.

Ricky Van Wolfswinkel
2011/12 - Sporting: 47 golos marcados/RvW: 14 golos marcados (29,8% dos golos da equipa). 1941 minutos, 1 golo a cada 139
2012/13 - Sporting: 20 golos marcados/RvW: 7 golos marcados (35% dos golos da equipa). 1800 minutos, 1 golo a cada 257

Notas

• Mesmo num ano sem penalty’s concretizados, a sua média em relação à equipa subiu.
    -Ainda não dá para retirar ilações dos efeitos de produção da equipa vs minutos por golo, mas parece-me por demais óbvio que numa equipa que produz menos qualquer jogador terá piores números nesse campo. A estudar mais à frente uma relação.

Para aprofundar a os dados, irei comparar os dados deste ano de RvW com os de Éder, Cardozo e Jackson.

Éder
2012/13 - Braga: 44 golos marcados/Éder: 13 golos marcados (29,5% dos golos da equipa). 1467 minutos, 1 golo a cada 113

Cardozo
2012/13 - Milhafres: 50 golos marcados/Cardozo: 14 golos marcados (28% dos golos da equipa). 1173 minutos, 1 golo a cada 84

Jackson
2012/13 - Corruptos: 49 golos marcados/Jackson: 22 golos marcados (44,9% dos golos da equipa). 1785 minutos, 1 golo a cada 81

Notas

• Segundo estes dados, constata-se que a média de golos de RvW só não é superior à de Jackson Martinez, que apresenta mais 10% dos golos que o atleta do Sporting.
  • No entanto, superioriza-se aos outros dois rivais directos, apesar de ter menos golos marcados.
  • Para finalizar o dado estatístico, vou procurar a % de golos em relação à equipa de Liedson, de forma a, numa análise mais extensa, provar que a quantidade de golos de uma equipa é factor indicativo da probabilidade do avançado marcar mais ou menos golos
  • Já começa a ser notória correlação a entre golos marcados pela equipa (maior quantidade) e nº de minutos por golo do respectivo avançado. Estudemos a relação a longo prazo de Liédson, também.

Liédson
2003/04 - Sporting: 60 golos marcados/Liédson: 15 golos marcados (25% dos golos da equipa). 2578 minutos, 1 golo a cada 172
2004/05 - Sporting: 66 golos marcados/Liédson: 25 golos marcados (37,9% dos golos da equipa). 2695 minutos, 1 golo a cada 108
2005/06 - Sporting: 50 golos marcados/Liédson: 15 golos marcados (30% dos golos da equipa). 2720 minutos, 1 golo a cada 181
2006/07 - Sporting: 54 golos marcados/Liédson: 15 golos marcados (27,8% dos golos da equipa). 2395 minutos, 1 golo a cada 160
2007/08 - Sporting: 46 golos marcados/Liédson: 11 golos marcados (23,9 dos golos da equipa). 2340 minutos, 1 golo a cada 213
2008/09 - Sporting: 45 golos marcados/Liédson: 17 golos marcados (37,8% dos golos da equipa). 2178 minutos, 1 golo a cada 128
2009/10 - Sporting: 42 golos marcados/Liédson: 13 golos marcados (30,9% dos golos da equipa). 2462 minutos, 1 golo a cada 189

Conclusões

• Olhando para os números, é muito fácil perceber que é possível estabelecer ligações entre épocas chave e retirar os dados necessários para comprovar o que defendo:
    2003/04 e 2007/08
    2004/05 e 2008/09
    2005/06 e 2009/10
    Olhando para todos os conjuntos constatamos que, apesar da flutuação de golos marcados, a % de golos marcados se mantém idêntica, provando a tese que apresento.
  • Comparando as 3 piores épocas de Liedson, entre 2007 e 2010, todas abaixo de 50 golos, é possível constatar que, mesmo com a atípica média de 1 golo a cada 128 minutos, uma das menores da carreira, a sua média de minutos por golo é 1 golo a cada 177 minutos, ou seja, 1 golo a cada 3 jogos.
  • Com as outras 4 épocas com um valor igual ou superior a 50 golos por época, verifica-se que a sua média decresce para 1 golo a cada 155 minutos, ou seja, menos 22 minutos por cada golo marcado.
  • Se contarmos a época passada como uma época típica no período recente do Sporting, podemos então comparar os números da mesma com Ricky Van Wolfswinkel. Constata-se, assim, que com 139 minutos por golo se superioriza claramente à média de Liedson nas 3 épocas menos produtivas do Sporting, sendo que este último apenas se superiorizou a esse número em 2 épocas de um período de 7.
  • A época actual de Ricky é uma época atípica para todo o clubem, em que, mantendo os actuais números, marcará apenas 30 golos, pelo que será impossível fazer uma comparação justa. Ainda assim, a média da carreira de Ricky no Sporting é de 1 golo a cada 198 minutos, não muito distante da pior média de Liedson e com uma péssima época colectiva.
  • Fica ainda provado que, com auxilio dos números dos jogadores rivais e os próprios números de Liedson e de Ricky, o número de golos de uma equipa é um factor que influencia não só o nº de golos de um avançado mas também o nº de minutos por golo, como os números deixam bem esclarecido. Como em qualquer análise estatística, existem sempre periodos que podem fugir à regra, não devendo esses ser tomados como a própria regra.

Obrigado por reconheceres que mentiste

Ao q te deves estar a referir foi a vir trazer dados do zerozero q estao incorrectos no site. A soma total dos golos do Wolfswinkel estava escrita como 10 coisa q trouxe ao forum, mas somando 1 a 1 dava 12. Os dados incorrectos nao foram inventados por mim.
Eu ao contrário de outros, nao faço da numerologia uma religião, é claro que se o fizesse ficaria extremamente nervoso como se vê q estás, ao ver os numeros do Postiga. Seria como andar o tempo todo a defender q a terra era plana e descobria-se q é redonda.
Para o nervosismo há bastantes medicamentos, diz-se que agora até estao mais baratos

Sim esses mesmos holandeses que li eu ficaram admirados de por cá em Portugal o considerarem uma estrela. Mas de que valia dizer tais coisas, a resposta era invariavelmente “olha os numeros, olha os numeros”. Há jogadores que só no Sporting é que sao considerados bons, isto já é antigo, e quando saem do Sporting não dão em nada.

Claro porque dizer que nao sabe jogar à bola é um extremismo sem qualquer sentido visto toda a sua capacidade por exemplo de finalizar na cara do guarda redes, mas chamar-lhe ice-man todas as semanas nao é endeusamento nenhum. Vá lá que nao lhe chamaram Thor

O epíteto de estrela, não sei por quem, é-me indiferente. Cada um responde por si.

Tiveste por aqui um forista holandês que escreveu várias vezes sobre o jogador. E sim, tens os números do jogador na Holanda.

Quanto aos “outros” jogadores, evidentemente que não é como referes. Além disso, os outros não são Wolf e Wolf não é os “outros”. Cada um tem o seu percurso e define a sua história.

Mais outro falhado em frente ao GR… :o

por estas e por outras desconfio das ofertas de vários milhões que aparecem nos jornais de vez em quando…

É só mesmo para vender jornais…

Po cªralho oh Wolfs!!!

Estavas a fazer uma excelente 1ª parte e decides fazer aquilo??

Fdx… tinhas tempo para avançar, aproximar-te da baliza, preparar o remate e ainda ir dar uma cagadela ao wc… mas não!!! Quiseste rematar de 1ª que era o mais difícil!

Otario de merda…

Antes de cairem em cima dele, que é o costume, lembrem-se que ele ao menos acertou na baliza…

O vosso querido Jackson, melhor ponta de lança de Portugal e arredores, nem isso conseguiu.